Com a rápida expansão do comércio eletrônico, o frete para e-commerce se tornou figura chave das estratégias de vendas das lojas virtuais. Questões como o valor do envio e campanhas baseadas em desconto ou gratuidade na entrega podem ser fatores determinantes para o cliente comprar na sua loja virtual.
Para se ter uma ideia do momento que estamos vivendo, dados do Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia as vendas gerais de varejo, mostram que o crescimento do e-commerce no Brasil foi de 75% entre janeiro e dezembro de 2020, em comparação a 2019.
Quem já atua com frete para e-commerce sabe que o preço e a agilidade na entrega acabaram se tornando diferenciais competitivos em um mercado cada vez mais disputado. A partir de agora, você vai ler um panorama completo sobre frete e logística para e-commerce que com certeza vai esclarecer muitas de suas dúvidas e dar alguns insights importantes para o seu negócio. Vamos lá?
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A importância do frete para e-commerce
O frete é um dos últimos passos do processo de compra do cliente. Justamente por ser a etapa antes da satisfação do consumidor (o momento em que ele recebe o que adquiriu), a entrega tem papel muito importante na experiência do usuário e pode ser determinante para dizer se ele vai ou não voltar a fazer negócio.
Além disso, um frete caro ou muito demorado também pode afastar o consumidor, pois esses são apontados como fatores de grande relevância que levam ao abandono de carrinho. De acordo com o E-Commerce Radar, a taxa de abandono de carrinho no Brasil é de 82%, uma das mais elevadas do mundo.
Pensando nisso, se atentar a tópicos como gestão logística eficiente, agilidade do frete para e-commerce e preocupação com a boa experiência de compra do usuário podem ajudar o seu negócio a se destacar no mercado.
Sua loja online tem uma gestão logística eficiente?
Podemos entender a gestão logística como um conjunto de cuidados e ações que envolvem todo o processo de armazenamento, controle, transporte, rastreio e a entrega de produtos. Em alguns casos, o processo de devolução ou troca das mercadorias, chamado de logística reversa, também requer ações por parte deste departamento.
📌 Todo o trabalho entre a confirmação do pedido e a postagem da encomenda na transportadora, o rastreio do pacote, o cumprimento dos prazos de entrega e a garantia de que o produto chegará em perfeitas condições a seu destinatário também fazem parte da gestão logística.
Há bastante coisa envolvida nessa jornada e muitos indicadores que precisam ser monitorados. Por isso, criamos um artigo especialmente estruturado para te dar as informações necessárias sobre esse assunto tão importante. Leia Descubra se a loja online tem uma gestão logística eficiente e aprenda sobre Click to Ship, Índice de Avarias, controle de estoque, logística reversa e muito mais!
A agilidade do frete influencia na experiência do cliente
A consultoria americana PwC divulgou na pesquisa Global Consumer Insights que 40% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar um pouco mais para receber suas encomendas o mais rápido possível. Para esses consumidores, a agilidade do frete é um fator determinante para a boa experiência de compra.
De fato, investir na agilidade do frete do seu e-commerce pode ser a mudança que faltava para o seu negócio crescer. Mas como fazer isso? O primeiro passo é analisar os pontos fracos da sua estratégia de frete para e-commerce e os gargalos que devem ser trabalhados.
Você sabe quanto tempo gasta para separar e embalar as encomendas? Esse é um fator que pode impactar no prazo de entrega.
Mais uma dica sobre a agilidade do frete e melhoria da experiência do usuário é preparar-se com antecedência para as datas comemorativas, especialmente aquelas que afetam o nicho no qual seu negócio está inserido. Quem não se organiza para essas ocasiões enfrenta gargalos, descumpre prazos e frustra o consumidor, o que pode trazer danos permanentes para a imagem da empresa.
A seguir, trazemos diversas dicas sobre como cuidar do frete para e-commerce em datas comemorativas e como esses períodos podem trazer grandes oportunidades quando bem aproveitados.
Black Friday, Semana do Cliente, Dia das Mães: como estruturar o frete em datas comemorativas?
Todo lojista que trabalha com comércio eletrônico deve ter sempre em mãos um calendário do e-commerce com as datas comerciais mais importantes. Se você pretende aproveitar as ocasiões comemorativas para lucrar, precisa começar o planejamento das estratégias de frete para e-commerce meses antes da data especial.
É muito importante que o empreendedor se prepare para a Black Friday, por exemplo, pois a data é bastante aguardada por consumidores de todo o país. De acordo com o Reclame Aqui, problemas com atraso no envio aparecem como o maior motivo de reclamação dos clientes, responsável por 49,62% dos registros relacionados à data no site. Por isso, planejar o frete para e-commerce é fundamental para quem quer ver resultados realmente positivos na campanha.
Outra data que vem sendo muito aproveitada pelo e-commerce é a Semana do Cliente, que acontece em setembro. Se o lojista agir com estratégia, ele pode usar esse período como um esquenta para a Black Friday (que acontece em novembro) e aproveitar para testar se os seus canais de atendimento e sua gestão de frete estão prontos para a demanda que vai chegar.
Preparamos uma série de artigos que vão te ajudar a planejar a gestão de fretes da sua empresa para a Black Friday e também para muitas outras datas comemorativas importantes do comércio eletrônico. Dá só uma olhada:
👉 Aproveite as datas comemorativas para o seu nicho
👉 Dia do Consumidor: prepare-se para não perder vendas
👉 Como planejar o frete das vendas do Dia das Mães
👉 Dia do Cliente: use o frete como estratégia para vender mais
👉 Como definir sua estratégia de frete para a Black Friday
👉 Como usar o frete como estratégia de marketing na Black Friday
Mas como calcular o frete do seu e-commerce de modo a ter um diferencial competitivo sem prejudicar a saúde financeira do seu negócio? Há diversos pontos que podem ser levados em consideração, conforme você vai ver a seguir.
Como calcular o frete para e-commerce?
Aprender a calcular o frete do e-commerce corretamente é muito importante para a boa gestão da empresa. Na verdade, essa não é uma tarefa complicada, mas requer atenção a alguns detalhes. Você sabe o que é levado em consideração para calcular o frete para e-commerce? As informações básicas são:
👉 CEP de origem
👉 CEP de destino
👉 Peso da embalagem
👉 Dimensões da embalagem (altura, largura e comprimento)
👉 Tipo de entrega (normal, expressa, etc)
👉 Prazo
Todo cálculo de frete envolve as questões acima. Quanto mais rápido é o frete, mais caro ele tende a ser. Da mesma maneira, o peso e o tamanho da embalagem também impactam diretamente no preço final do envio.
Outra questão que entra no cálculo do frete para e-commerce é a cubagem. Já ouviu falar nesse termo? A cubagem faz uma relação entre o peso real e o volume ocupado pelo objeto. A medida é calculada assim:
*Fator de Cubagem = é um valor que muda de acordo com a transportadora escolhida. O Fator de Cubagem dos Correios e da JadLog, por exemplo, é 6000.
Realizada a conta acima, as transportadoras comparam o peso real e o peso cúbico da encomenda, e consideram o maior valor no cálculo do frete. Ou seja, uma embalagem maior que o necessário pode aumentar o custo de envio.
Entender como calcular frete para e-commerce é muito importante para assegurar a saúde financeira do seu negócio e garantir que o frete não vai representar um problema na gestão da loja virtual.
Leia também:
📍 Como calcular o frete dos Correios?
📍 Transportadora Jadlog: o que é, calculadora de cotação e envio de encomendas [guia completo]
📍 Azul Cargo Express: tipos de frete e como enviar encomendas pelo Melhor Envio
📍 LATAM Cargo: como gerar o frete pelo Melhor Envio?
Também vale a pena assistir ao vídeo que preparamos com dicas sobre como calcular o frete ideal:
Quais são os tipos de frete para e-commerce mais comuns?
Cada transportadora dá nomes especiais aos seus serviços de fretes, de modo a diferenciá-los no mercado. No entanto, percebemos que há tipos de frete em comum na maioria delas, que consideram fatores como velocidade da entrega, nível de fragilidade e de especificidade do produto transportado e área de abrangência da transportadora.
A seguir, listamos os tipos de frete mais comuns nas transportadoras brasileiras.
📌 Frete econômico: trata-se do frete mais barato, porém com um prazo de entrega maior. É um tipo de envio que as lojas virtuais devem oferecer, pois barateiam o custo da entrega. Nos Correios, por exemplo, o frete econômico recebe o nome de PAC. Na Jadlog, há o serviço Jadlog Package e na Azul Cargo Express há a modalidade de envio chamada e-Commerce.
📌 Frete expresso: é uma modalidade de frete de prazo mais curto, mas com custo maior. É importante para o lojista oferecer a opção de entrega expressa, pois muitos consumidores têm urgência em receber seus pedidos, e estão dispostos a pagar mais caro para terem logo em mãos aquilo que compraram. O exemplo mais conhecido de frete expresso é o Sedex, dos Correios. Mas também há serviços como Jadlog Express, da Jadlog, e o Amanhã, da Azul Cargo Express.
Além dos tipos de frete descritos acima, amplamente praticados no e-commerce, temos outros dois conceitos importantes: frete CIF e frete FOB. Eles são mais ligados ao tipo de transação do que a modalidade de entrega em si:
👉 Frete CIF: a sigla significa Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete). Trata-se de uma modalidade de transação de frete onde a responsabilidade pelo envio fica a cargo da empresa fornecedora do produto (chamada de embarcador). É a modalidade padrão das vendas no e-commerce e no modelo B2C (empresa para consumidor).
👉 Frete FOB: a sigla quer dizer Free on Board (Livre a Bordo). Essa é uma modalidade de transação onde a responsabilidade pelo envio é do comprador da mercadoria (destinatário). Nesse tipo de frete, o comprador adquire a mercadoria e precisa retirá-la e transportá-la até o seu destino final. O frete FOB é mais usado nas relações entre empresas, chamadas de B2B.
👉 Leia também: Entrega no mesmo dia é possível fora dos grandes players?
Além das modalidades econômica e expressa, as transportadoras costumam oferecer fretes personalizados para entregas mais específicas. Vale a pena consultar a transportadora para obter mais informações sobre esses serviços. Por exemplo, o Mini Envios, dos Correios, é um serviço disponível pelo Melhor Envio para envio de pequenas encomendas a um custo mais baixo.
Há uma questão relacionada ao frete para e-commerce que tira o sono dos lojistas: algumas vezes, mesmo com entregas na modalidade econômica, o valor do frete fica mais caro que o valor do produto. Como resolver esse impasse? Falaremos sobre isso a seguir.
Como resolver a questão do frete mais caro que o produto?
Um dos maiores problemas que pequenos e-commerces enfrentam é o valor do frete ser mais caro que o produto em si. Sem dúvidas, essa questão pode motivar o abandono de carrinho, já que o cliente não considera justo pagar mais pela entrega do que pelo produto. Como resolver esse dilema na sua loja virtual?
O primeiro passo é buscar entender o que está acontecendo: por que o frete é mais caro que o produto? Essa análise pode fazer emergir questões como: precificação dos produtos, tamanho da embalagem, modalidade do frete e área de abrangência de entregas. Muitos desses fatores são controláveis pelo lojista e, às vezes, é possível ajustar embalagem, modalidade de frete ou outro fator para evitar que a entrega fique mais cara que o produto.
Mas há situações em que, mesmo analisando as questões acima, o valor do frete continua mais caro que o produto. O que o lojista pode fazer para tentar diluir essa diferença e tornar seus preços mais atrativos? Seguem algumas dicas:
✔️ Crie kits de produtos de modo a girar estoque e oferecer vantagens
✔️ Descubra se fulfillment (terceirização da logística) é uma opção viável para o seu negócio
✔️ Conheça o serviço Registro Módico dos Correios para envio de impressos a preços baixos
✔️ Use o Melhor Envio para oferecer opções aos clientes
✔️ Crie fretes fixos para regiões específicas
Gostaria de mais informações? Não se preocupe, preparamos um artigo chamado 7 dicas realistas para resolver o problema de frete mais caro que o produto, onde damos detalhes sobre todas as dicas citadas acima.
Frete grátis é uma opção viável?
Cada vez mais usada por lojistas que buscam diferencial de mercado, a estratégia de frete grátis pode ser muito atrativa, mas será que ela é saudável para o seu negócio? Antes de simplesmente decidir oferecer frete grátis, é necessário analisar uma série de questões que dirão se a sua loja virtual está financeiramente pronta para colocar em prática essa estratégia.
Neste sentido, uma das primeiras coisas que o lojista deve fazer é verificar se o seu ticket médio permite frete grátis, mesmo que seja apenas para uma ação promocional. Para isso, é preciso descobrir o ticket médio do seu negócio. É uma conta bem simples:
Ticket médio = Faturamento ÷ Número de Vendas
Por exemplo, imagine que uma loja virtual faturou R$ 100 mil com um total de 620 vendas. Conforme aplicação da fórmula acima, o ticket médio do período foi de R$ 161,29.
Com o dado acima em mãos, fica mais fácil decidir se é possível oferecer frete grátis. Uma estratégia bastante adotada por lojistas é determinar um valor bem acima do ticket médio como margem mínima para oferta do frete grátis. Por exemplo, usando os valores do exemplo acima, a loja pode determinar que clientes que fizerem compras de mais de R$300,00 poderão ter frete grátis.
Esse tipo de estratégia é adotada por e-commerces que querem estimular o consumo e atrair clientes. Pode ser interessante do ponto de vista de ganho de mercado, mas deve ser adotado com cautela.
Outra estratégia muito usada no e-commerce é a oferta de frete grátis apenas para o estado ou a região em que o e-commerce está localizado. Isso significa que o lojista estará absorvendo esses custos mas arcará com valores mais em conta, pois os fretes nesses casos são mais baratos.
Uma terceira estratégia usada com frequência é oferecer frete grátis apenas para determinados produtos, visando ganhar mercado naquele nicho ou até mesmo se livrar do estoque parado.
Por fim, há lojistas que se preparam o ano inteiro para oferecer frete grátis apenas em datas especiais, como a Black Friday ou o Natal, de modo a se destacarem de seus concorrentes.
Como você viu acima, o frete grátis é uma estratégia que deve ser usada quando o lojista tem um objetivo claro em mente: ganhar mercado, fazer seu estoque girar, se tornar referência na área, se destacar em uma data comemorativa e por aí vai. Fazendo os cálculos certos e não banalizando a ação, o frete grátis pode sim ser um aliado do lojista.
Para te ajudar a entender ainda mais a estratégia do frete grátis, leia os artigos a seguir:
👉 Saiba como o frete pode salvar ou quebrar o seu negócio
👉 Dia do Frete Grátis: o que você precisa saber para montar sua estratégia
Além dos artigos, também preparamos um vídeo especialmente para falar sobre o assunto frete grátis. Olha só:
Como resolver problemas relacionados ao frete para e-commerce?
Não tem jeito, por melhor que seja a gestão logística do seu negócio, problemas relacionados a frete para e-commerce sempre vão aparecer. Atraso no prazo de envio, extravio de mercadorias, problemas no rastreamento de encomendas, problemas com a nota fiscal ou a declaração de conteúdo… São muitas as questões que podem vir a ser encaradas.
Para resolver problemas relacionados ao frete, antes de mais nada o lojista deve manter um canal aberto de comunicação com o cliente e informá-lo sobre qualquer eventualidade o mais rápido possível.
Também é importante acionar a transportadora para tentar entender o que está causando o problema e, se for o caso, solicitar o seguro.
Um dos problemas mais comuns relacionados ao frete para e-commerce é o atraso na entrega do produto. O e-commerce brasileiro cresce rapidamente e as transportadoras precisaram se adaptar a essa demanda, que em parte é resultado da pandemia de Covid-19. Só para se ter uma ideia, dados da 6ª edição do Relatório Neotrust apontam que 301 milhões de compras foram realizadas no e-commerce brasileiro em 2020, alta de 68,5% em relação a 2019.
A necessidade de adaptação das transportadoras frente ao rápido aumento da demanda esbarra em questões estruturais, como por exemplo a dependência de transporte rodoviário e a diminuição da oferta de transporte aéreo.
Os dados na imagem abaixo ilustram como o rápido aumento trazido pela pandemia impactou no aumento do número de atrasos nas entregas no primeiro semestre de 2020:
Dessa maneira, é importante que o lojista acompanhe de perto o andamento de seus pedidos e mantenha-se em contato com as transportadoras caso note que algo possa estar errado.
Mas como descobrir se o frete está atrasado ou prestes a atrasar? É importante que o lojista fique de olho no rastreamento das encomendas.
Como rastrear suas encomendas
O rastreamento de encomendas ajuda o lojista a ter um melhor controle sobre os produtos enviados e os prazos que devem ser cumpridos. Auxilia ainda a informar o cliente caso algo fuja do esperado e haja a necessidade de mudança no prazo de entrega. Esse rastreio de fretes é feito com o código de rastreamento que consta na etiqueta anexada ao pacote.
Uma dica para facilitar a vida do empreendedor é usar o Melhor Rastreio, plataforma gratuita desenvolvida pelo Melhor Envio que centraliza em um mesmo painel o rastreio das encomendas enviadas em quatro grandes transportadoras: Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Azul Cargo Express.
O Melhor Rastreio permite ao lojista configurar alertas de e-mail tanto para seu endereço quanto para o do cliente que vai receber a encomenda. Dessa maneira, ambos podem acompanhar em tempo real a movimentação do produto, desde a sua postagem no balcão da transportadora até a chegada no endereço do destinatário.
A plataforma permite o cadastro de códigos de rastreio de etiquetas de fretes que não foram geradas pelo Melhor Envio, desde que sejam de uma das transportadoras citadas anteriormente. Dessa maneira, a gestão de fretes ficará muito mais fácil e organizada.
Por fim, o lojista pode sempre contar com o atendimento do Melhor Envio para ajudá-lo a resolver problemas relacionados ao frete para e-commerce junto às transportadoras.
📌 Importante: um frete só é considerado atrasado quando o prazo de entrega se esgota e a encomenda ainda não chegou ao destinatário. Muitas vezes, o lojista faz o rastreio e percebe que o produto está parado em determinada parte do trajeto, mas o prazo para entrega ainda não expirou. Nesses casos, ele até pode entrar em contato para saber o que está acontecendo, mas o frete em si ainda não é considerado atrasado.
Estruture campanhas de frete para e-commerce
Segundo uma pesquisa realizada pelo Moosend, o preço do frete é o principal fator que leva ao abandono de carrinho, sendo responsável por 60% das desistências em lojas virtuais. Outra pesquisa, o relatório Webshoppers 2021, produzido pela EBIT|Nielsen, mostrou que o valor do frete é uma questão importante para o consumidor. Segundo o relatório, quanto mais caro o valor da entrega, maior é a taxa de reclamações dos clientes.
Por todos esses motivos, estruturar campanhas de frete para e-commerce pode ser um diferencial competitivo que vai chamar a atenção dos clientes e ajudar a aumentar as vendas. Além disso, esse tipo de campanha tende a trazer visibilidade para a marca e pode ser uma oportunidade para projetar sua loja virtual para um público muito maior.
Mas quando falamos de campanhas de frete para e-commerce, quais as estratégias mais usadas?
📌 Campanhas de frete a preço fixo
Esse tipo de campanha é mais praticado regionalmente, quando o lojista tem uma noção clara sobre a média do valor do frete para a localidade. Outra maneira comum de aplicação da estratégia é estipular um valor mínimo de compra e, a partir daí, oferecer um preço padrão para a entrega. Fretes fixos são interessantes pois estimulam o consumidor a comprar mais e também podem fazer com que seu e-commerce cresça regionalmente.
📌 Campanhas de frete expresso
Nas campanhas de frete expresso, o diferencial é a rapidez na entrega. Conforme citado anteriormente, de acordo com a PwC, 40% dos consumidores estão dispostos a pagar a mais para receberem suas encomendas no menor tempo possível. Dessa maneira, oferecer rapidez na entrega pode ser um plus que agradará uma parcela significativa do público. Mesmo que você não faça campanhas de frete expresso, é importante sempre oferecer a modalidade de envio expresso aos consumidores.
📌 Campanhas de frete grátis
Sem dúvidas a campanha que mais gera engajamento, o frete grátis costuma trazer retorno rápido e volumoso. No entanto, antes de executar uma ação desse tipo, o lojista precisa ter duas coisas em mente: essa campanha precisa ter data explícita de começo e fim (geralmente em ocasiões especiais) e é preciso fazer as contas para garantir que a gratuidade do frete não irá comprometer a saúde financeira do negócio.
As vendas esperadas em uma campanha de frete grátis devem ser boas o suficiente para cobrir os gastos com os envios. Caso contrário, essa talvez não seja uma boa opção para o seu negócio.
Envio de produtos frágeis e unboxing experience são parte do frete para e-commerce
Muitos lojistas trabalham com objetos que requerem cuidados especiais no transporte. Prestar atenção a esse ponto é muito importante, pois ajuda a evitar problemas com frete para e-commerce como a danificação do produto e os eventuais gastos com logística reversa. Mas como enviar produtos frágeis sem comprometer a integridade da encomenda?
Primeiro, é importante sinalizar na embalagem que trata-se de um produto frágil. Outra dica é embrulhar o objeto em jornal ou plástico bolha e também preencher todo o espaço dentro da caixa com plástico bolha, bio pack ou qualquer outro material que impeça que o objeto se movimente durante o transporte.
💡 Quer mais sugestões? Leia nosso artigo sobre Como enviar produtos frágeis. Você também poderá gostar do conteúdo que vai encontrar em Quais cuidados tomar em embalagens para e-commerce
Por falar em embalagens… Já parou para pensar que a maneira como você embala o produto e o cuidado que tem ao pensar na experiência do cliente para desempacotá-lo podem ser complementos interessantes para sua estratégia de frete para e-commerce?
Essa preocupação com a experiência do consumidor ao receber e abrir o produto se chama unboxing experience. Quando o lojista dá atenção a esse detalhe, ele pode estimular o marketing espontâneo de sua loja virtual, ajudar a fidelizar o cliente e também aumentar as vendas de seu e-commerce.
👉 Para receber dicas de como criar uma estratégia de entrega que faça com que o cliente tenha uma ótima percepção da sua loja, confira as sugestões que preparamos em Como seu e-commerce pode surpreender os clientes na entrega de produtos
A importância das integrações para uma boa estratégia de frete
Dar opções de frete ao cliente é uma maneira de o lojista atender os mais diversos públicos. Mas, e se ele pudesse ir além disso? Existe uma plataforma no mercado que permite que o empreendedor ofereça diversas modalidades de frete para e-commerce em várias transportadoras. Essa ferramenta se chama Melhor Envio.
O Melhor Envio é uma plataforma de cotação e contratação que possibilita que o lojista pesquise o preço do frete em diferentes modalidades de entrega com sete transportadoras: Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express e Buslog.
O mais bacana é que a plataforma é gratuita e pode ser integrada com dezenas de marketplaces, e-commerces, Hubs e também com lojas virtuais desenvolvidas por conta própria. Dessa maneira, o lojista pode oferecer ao cliente fretes mais baratos ou mais rápidos, de acordo com a preferência de cada um.
Dá uma olhada nesse vídeo rápido e informativo que preparamos para te mostrar as vantagens da integração da sua loja virtual ao Melhor Envio.
Graças a cotação de fretes em grandes quantidades, o Melhor Envio consegue oferecer preços de frete muito mais baratos do que os ofertados diretamente nos balcões das transportadoras. E o melhor: para todo o Brasil!
Demais, não é? Cadastre-se gratuitamente no Melhor Envio e comece a aproveitar as vantagens de usar umas das soluções de frete para e-commerce que mais crescem no Brasil!