Como calcular o frete pode transformar seu negócio

Descubra como o planejamento do envio de suas encomendas pode ser uma estratégia de vendas e um diferencial em sua loja

 

Se a logística é um dos pilares do comércio eletrônico, calcular frete corresponde ao grau de competitividade que as lojas virtuais podem atingir no mercado. Um dado importante relacionado à eficiência do processo foi apontado na pesquisa E-commerce Radar, que apresenta as tendências do setor e as preferências dos consumidores.

O estudo idealizado pela Neoatlas, empresa de solução em inteligência para e-commerces, revelou que o percentual de abandono de carrinho médio foi 82,3% em 2017. O número, que se manteve no primeiro semestre deste ano, é um forte indicador a ser considerado pelos vendedores online. Mas o que isso tem a ver com o transporte de encomendas? Tudo!

O impacto do frete sobre as vendas está ligado diretamente às taxas de abandono dos carrinhos. Quanto menor for a incidência desse custo no bolso do cliente, maior será a possibilidade dele concluir a compra.

Por isso, o comerciante que encontrar o equilíbrio na gestão do envio de encomendas pode fazer dessas escolhas um meio de alavancar seu negócio.

 

Desvendando a prática de calcular frete

 

Antes de entender como transformar o transporte de seus produtos em um diferencial, vamos explicar como o cálculo de fretes funciona.

A precificação leva em conta a informação dos CEPs de origem e destino da encomenda, a modalidade de envio (PAC, Sedex Expresso, Econômico, Aéreo, Rodoviário) e características como o peso e as dimensões do produto.

Como cada envio representa um tipo de situação diferente, não há como estabelecer uma tabela geral capaz de contemplar a variedade de serviços gerados no e-commerce. Dessa forma, é preciso fazer simulações para calcular o frete com maior precisão.

 

 

  • Correios

 

Os Correios disponibilizam a simulação de entregas na seção “Preços e Prazos” do site. No local o usuário preenche as informações, seleciona o tipos de envio e formas de pagamento.

 

 

  • Transportadoras privadas

 

Verifique quais transportadoras oferecem uma calculadora online em seus sites. Caso contrário, o caminho é contatá-las por telefone e solicitar os orçamentos.

 

Devo passar os custos para o meu cliente?

 

Após conhecer um pouco da dinâmica da precificação das entregas, chegamos ao questionamento principal: qual será a minha estratégia de gerenciamento de fretes? Existem tem três opções para administrar essa fatia da logística do seu negócio online.

Na primeira, se repassa as taxas de envio para o cliente. Pesquise os meios que disponibilizam as melhores condições e então, o consumidor escolhe a de sua preferência.

Outra alternativa é incluir o preço do transporte, ou parte dele, no valor final do produto. Obviamente, será necessário avaliar os riscos de tornar seus artigos mais caros do que a concorrência e ser preterido por outra loja com ofertas melhores do que as suas.

E por último, se o seu faturamento permitir, aposte nos fretes grátis. Mas vá com cautela, até mesmo aqui você deve ter um plano claro para garantir o aumento dos lucros e não dos gastos!

 

Foque no público certo

 

Você já reparou que diversas lojas virtuais oferecem frete grátis para as regiões Sul e Sudeste? Esta não é uma escolha aleatória. Estes são os locais com a maior concentração de consumidores online do país e da maioria dos e-commerces do Brasil.

Conforme a pesquisa E-commerce Radar, o Sudeste reúne 67,9% do faturamento do comércio eletrônico brasileiro, seguido pelo Sul, com 15%. Isso é o que motiva diversos lojistas a livrarem parte do público do pagamento dessas taxas. Esta tática é usada para elevar a competitividade diante da concorrência, e atrair a atenção dos internautas que mais compram!

 

Frete grátis é viável?

 

A operação de seu e-commerce pode trabalhar com faixas de gratuidade e conceder o benefício para as compras acima de determinado valor. É válido fixar um teto mínimo para as vendas que vão contar com este tipo de isenção.

Como a distância é um dos fatores que influencia no cálculo, você pode delimitar uma condição diferenciada para regiões mais próximas de sua sede e que o valor do serviço custe menos.

Ao abrir espaço para modalidades de entregas gratuitas, se consegue um meio de conceder um benefício atrativo para o público e que pode impulsionar seus lucros, compensando o investimento.

 

Garanta sua competitividade

 

Como você já deve ter percebido, uma boa estratégia de cálculo de frete deve oferecer condições positivas para a saúde financeira de seu e-commerce e que agradem, simultaneamente, remetente e destinatário.

No caso de pequenos ou médios vendedores virtuais (que não geram um volume alto de encomendas), esse equilíbrio pode ser alcançado mais facilmente com a ajuda de um sistema especializado de cotações.

O Melhor Envio é uma solução de intermediação de fretes que oferece gratuitamente o cálculo de fretes, conferindo maior agilidade em sua operação. Conheça a plataforma e tenha acesso a uma série de recursos para fortalecer a competitividade de seu negócio.

Confira também

Por 17 de dezembro de 2018 às 2:00

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por 17 de dezembro de 2018 às 2:00