Já parou para pensar quão prático seria se houvesse uma plataforma gratuita que centralizasse em um mesmo painel os rastreios de suas encomendas? Pois saiba que essa plataforma existe e se chama Melhor Rastreio.
O Melhor Rastreio é uma solução desenvolvida pelo Melhor Envio para facilitar a vida dos lojistas. Em um mesmo lugar, é possível cadastrar o código de rastreio de encomendas postadas. Mais do que isso, o lojista pode criar alertas para acompanhar a movimentação do pedido e enviar esses avisos para o e-mail do cliente!
Mas como usar o Melhor Rastreio? Por que é importante prestar um serviço de rastreio de qualidade? Por que o Melhor Rastreio é o melhor rastreador de encomendas do mercado? Responderemos a todas essas questões a seguir.
Mas primeiro, para começar a aproveitar toda a praticidade do Melhor Rastreio é preciso fazer o cadastro gratuito no Melhor Envio. É só clicar no botão abaixo!
Navegação rápida
O que é o Melhor Rastreio?
O Melhor Rastreio é um centralizador de rastreio de encomendas desenvolvido pelo Melhor Envio. Totalmente gratuito, este serviço permite que o lojista cadastre e acompanhe os códigos de rastreio gerados pelas transportadoras parceiras do Melhor Envio: Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Buslog e Via Brasil.
Para acessar o Melhor Rastreio, será necessário criar um login. Mas não se preocupe, o cadastro é rápido e fácil. Você vai precisar inserir dados como nome, telefone, data de nascimento, e-mail e CPF.
O que é possível fazer no Melhor Rastreio?
Além de facilitar e centralizar o rastreio online de encomendas postadas com todas as 6 transportadoras parceiras do Melhor Envio, o Melhor Rastreio permite configurar alertas de e-mails tanto para você quanto para quem vai receber a encomenda. Desta maneira, o cliente ficará a par do caminho percorrido pelo pacote até seu destino final.
Além disso, o Melhor Rastreio possui um painel de controle que possibilita a visualização não só das entregas que estão em andamento, mas também daquelas que já chegaram ao seu destino. Dessa maneira, a consulta a pedidos antigos é feita de maneira simplificada, o que facilita a vida do lojista.
Rastrear objetos Correios
Uma das maiores vantagens do Melhor Rastreio é que ele aceita o cadastro de códigos de rastreio de objetos dos Correios, mesmo que a etiqueta de frete não tenha sido gerada pelo Melhor Envio.
Dessa forma, é possível fazer o rastreamento de objetos dos Correios diretamente na plataforma. Isso gera economia de tempo ao lojista, que vai poder rastrear encomenda postada pelos Correios e pelo Melhor Envio.
Rastrear objeto Azul Cargo Express
Possui códigos de rastreio da Azul Cargo Express que não foram gerados pelo Melhor Envio? Pois saiba que eles também podem ser cadastrados e acompanhados através do Melhor Rastreio.
Basta inserir o código, dar um nome para o envio (para facilitar o acompanhamento na lista de rastreios) e pronto!
Como fazer rastreamento LATAM
Usando o Melhor Rastreio, também é possível fazer o rastreamento LATAM Cargo tanto de objetos postados com etiquetas geradas pelo Melhor Envio quando postados com outros tipos de etiquetas.
Para fazer o rastreamento LATAM, basta cadastrar o código de rastreio normalmente, conforme explicaremos mais abaixo.
Mas como aproveitar todas essas funcionalidades? A seguir apresentaremos a plataforma do Melhor Rastreio tela por tela, para que você perceba como é fácil usar a solução.
Conhecendo o Melhor Rastreio: tela por tela
Vamos fazer uma tour pelo Melhor Rastreio? Você vai perceber como é simples usar a plataforma e aproveitar todas as vantagens que a solução oferece.
Antes de mais nada, você deve fazer login no Melhor Rastreio. Após fazer isso, você se deparará com o painel inicial que possui dois blocos de informações. O primeiro deles é o Meus Rastreios.
Meus Rastreios: cadastro de código de rastreio
A opção Meus Rastreios é a primeira coisa que você vê ao fazer login no Melhor Rastreio. Esse pequeno formulário serve para que você cadastre os códigos de rastreio fornecidos pela transportadora. Para isso, basta inserir o código e dar um nome para esse pedido (para facilitar a visualização em conjunto depois).
Você também pode clicar em “mais opções” e fornecer dados adicionais sobre o pedido, como o CEP de entrega e a categoria na qual o produto se enquadra. Quanto mais informações preencher, mais fácil ficará para gerenciar o pedido na lista de rastreios (da qual falaremos a seguir).
A interface do formulário Meus Rastreios é essa aqui:
Se você quiser que o cliente receba e-mails quando houver mudança no status do pedido, não deixe de preencher o campo E-mail adicional. Falaremos mais sobre isso adiante.
Lista de rastreios
O segundo item que aparece na tela inicial logo após fazer login no Melhor Rastreio é a Lista de Rastreios. Trata-se do painel geral de controle de todos os códigos cadastrados.
👉 A Lista de Rastreios possui três abas: Ativos, Entregues e Histórico. Dessa maneira, é possível acompanhar não apenas os pedidos que estão em andamento, mas também aqueles que foram entregues recentemente e o histórico geral de fretes do seu e-commerce.
Note que na aba Ativos há quatro colunas: Status, Nome do pacote, Código de rastreamento e Movimentação. Eis a importância de fornecer dados completos na hora de cadastrar o código de rastreio. Lembre que quanto mais dados você informar, mais fácil será consultar os pedidos na lista de ativos.
A interface da Lista de Rastreios é a seguinte:
Perceba que logo abaixo das abas existe uma caixa de pesquisa que permite que você consulte rapidamente um código cadastrado. A interface do Melhor Rastreio foi desenvolvida para ser o mais simples e intuitiva possível.
Meus Envios
Reparou que no canto esquerdo da sua tela logada há um menu? Nós já vimos o que é possível fazer na primeira aba desse menu, em Meus Rastreios. Agora vamos navegar pelas próximas abas. A segunda se chama Meus Envios.
Na aba Meus Envios ficam as informações das etiquetas geradas pela plataforma do Melhor Envio. Aqui não aparecem os dados de código de rastreio de encomendas postadas por outros meios.
Como usar o código de rastreamento nessa tela? Basta inserir o código de rastreio, dar um nome para a postagem e clicar em Cadastrar Envio. Simples, não é mesmo?

Notificações
Essa é uma das funcionalidades mais legais do Melhor Rastreio. Na aba Notificações é possível configurar alertas para receber informações no e-mail toda vez que houver movimentação e mudança de status nos pedidos rastreados.
O mais interessante é que você pode ativar alertas tanto para seu próprio e-mail quanto para o e-mail do cliente que vai receber a encomenda. Dessa maneira, você demonstra um cuidado a mais com o cliente, pois ele não precisará ir até o site da transportadora para rastrear objeto e checar se há alteração no status do frete.
📌 Importante: para que o consumidor receba e-mails sobre a movimentação dos pedidos, é necessário colocar o e-mail do cliente no momento em que for cadastrar o código de rastreio, preenchendo o campo ‘E-mail adicional’.
A interface de notificações é a seguinte:
Note que na terceira linha há um link para que você faça as configurações dos alertas que pretende disparar. Ao clicar neste link, você será direcionado a um formulário. Veja só:
Uma das possibilidades dessa aba de configurações de alertas e e-mails é ser informado caso o envio seja cancelado (por qualquer motivo que seja). Caso isso aconteça, será necessário entrar em contato com a transportadora responsável para entender o que aconteceu.
Suporte
A última opção no menu lateral esquerdo da plataforma do Melhor Rastreio chama-se Suporte. Como o próprio nome sugere, nesse menu você encontra os canais de atendimento do Melhor Envio.
Também há o link para o FAQ (Perguntas Frequentes). Há uma base de dados bastante robusta que provavelmente responderá a suas questões. Sinta-se à vontade para consultar o FAQ sempre que surgir uma dúvida (e deixe salvo em seus favoritos 😉). Em todo caso, se necessário, sinta-se à vontade também para entrar em contato nos canais de atendimento.
Por que o rastreio de encomendas é importante?
Você já conheceu a plataforma do Melhor Rastreio e descobriu o que é possível fazer com a solução. Mas deve estar se perguntando: o rastreio de encomendas é tão importante assim? A resposta é sim! E vamos explicar os porquês.
Rastrear objeto ajuda a reduzir a ansiedade do cliente
Manter o cliente sempre informado sobre o trajeto de sua encomenda ajuda a controlar a ansiedade dele. Um cliente munido de informações, estará mais disposto a voltar a comprar no seu e-commerce.
👉 Só para se ter uma ideia, a pesquisa Comportamento do Consumidor no E-commerce, feita pela Opinion Box, mostrou que 52,5% dos consumidores consideram que os comentários e avaliações deixados pelos clientes nas lojas virtuais são fatores decisivos para a compra. Além disso, 59% dos entrevistados não voltariam a comprar em sites onde tiveram problemas.
Esses dados indicam que o rastreio de encomendas pode ser uma ferramenta importante para manter o cliente calmo e compreensivo. A falta de informações pode acarretar tanto na má avaliação do e-commerce quanto na perda do cliente.
Construção de reputação digital
De acordo com a nova pesquisa O Impacto da Pandemia de Coronavírus, elaborada pelo Sebrae em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), 7 em cada 10 empresas brasileiras já atuam nas redes sociais, aplicativos ou internet para impulsionar as vendas.
Esse dado vai ao encontro de muitos outros que mostram a explosão do e-commerce no Brasil. Mas como atrair e fidelizar clientes sendo que a empresa é nova no ambiente digital?
💡 O rastreio de encomendas pode ser uma estratégia importante no processo de construção de reputação digital. Quando o cliente dá um voto de confiança ao seu e-commerce e é informado sobre a movimentação de sua encomenda a cada novo status de entrega, ele se sente mais seguro sobre a escolha que fez.
Atuação rápida em situações atípicas
Quando enviamos uma encomenda pela transportadora, esperamos que ela chegue ao destino em boas condições e no prazo estipulado. Mas sabemos que situações atípicas podem acontecer e nesses casos o rastreio de encomendas pode ser decisivo.
📌 Quando o lojista usa o Melhor Rastreio para rastrear objeto, ele pode perceber situações complexas mais rapidamente. Por exemplo, se a encomenda está muito tempo parada em um mesmo status, a luz amarela se acende e pode ser o caso de entrar em contato com a transportadora.
Além disso, o rastreio serve como dado oficial para prestar contas ao cliente que fizer algum questionamento. Ao fazer o rastreio da encomenda, o lojista consegue responder com mais propriedade questões como “por que minha encomenda que deveria ter chegado ainda não chegou?”.
Em situações como essa, o rastreio de encomendas permite saber onde a encomenda está e, dessa maneira, dar uma explicação completa e realista ao cliente. Não vai evitar o estresse, mas pode amenizar.
Rastreio online ajuda a evitar reentregas
A reentrega causa má experiência para todos os envolvidos: comprador, transportadora e também para o lojista. Ela acontece quando a transportadora vai entregar a encomenda mas não encontra ninguém no endereço e precisa voltar outro dia. Em alguns casos, a reentrega pode ocasionar até mesmo gastos extras para o lojista caso se esgote o limite de 3 tentativas de entrega (problema agravado quando a empresa oferece uma quantidade ainda menor do procedimento).
Por todos esses motivos, o rastreio online de encomendas ajuda o cliente a se planejar para receber a encomenda na data estipulada, ajudando a reduzir esse tipo de problema.
Rastreio Melhor Envio: cadastre-se agora mesmo!
Reparou que realizar o rastreio de encomenda só traz vantagens? Fazer isso pelo Melhor Rastreio é ainda melhor, pois integra diversas transportadoras em uma mesma plataforma e permite que o cliente receba notificações sobre a movimentação do pedido.
Por isso, cadastre-se no Melhor Rastreio gratuitamente e aproveite desde já as vantagens da plataforma! Basta criar uma conta rapidamente.
O Melhor Rastreio é um centralizador de rastreio de encomendas desenvolvido pelo Melhor Envio. Totalmente gratuito, este serviço permite que o lojista cadastre e acompanhe os códigos de rastreio gerados pelas transportadoras parceiras do Melhor Envio: Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Buslog e Via Brasil.
Além de facilitar e centralizar o rastreio online de encomendas postadas com todas as 6 transportadoras parceiras do Melhor Envio, o Melhor Rastreio permite configurar alertas de e-mails tanto para você quanto para quem vai receber a encomenda. Desta maneira, o cliente ficará a par do caminho percorrido pelo pacote até seu destino final.
Jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.