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8 dicas para planejar o frete para o Dia das Mães

Descubra quais elementos você deve priorizar para ter entregas eficientes para acompanhar o aumento da demanda no Dia das Mães

 

O Dia das Mães é uma das datas mais fortes do cronograma de vendas do varejo. Mas quando falamos em e-commerce, precisamos colocar um peso importante na balança da decisão de compra do público.

Se você pensou no frete, parabéns! É exatamente da influencia da entrega no fechamento dos pedidos que estamos falando aqui. E foi pensando em como usar este elemento a seu favor, que reunimos oito dicas para usar o envio das suas encomendas como um aliado. Confira!

 

 

1) Inclua o frete em sua estratégia de vendas para o Dia das Mães

 

 

Sem dúvida, o Dia das Mães é um momento importante para ganhar novos clientes. Prova disso, foi o desempenho em 2018 ter sido o maior dos últimos cinco anos.

Ainda sobre a edição anterior do evento comercial, o Top 10 dos agrados mostra necessidades diversas de frete. Reforçamos, inclusive, que o ranking revela dois pontos que requerem a atenção dos lojistas virtuais.

O primeiro demonstra que há espaço para vendedores que atuam tanto com produtos de pequeno como de grande porte. Já o segundo atesta que, exatamente pelo fato anterior, a demandas de transporte divergem. Veja os artigos líderes em vendas:


Como planejar o frete para o Dia das Mães

Além de confirmar os produtos que possam voltar a ficar em alta em 2019,  a imagem acima serve a outro propósito: evidenciar a importância de planejar o frete dos produtos que você vender no Dia das Mães. E é sobre isso que vamos falar a seguir!

 

2) Prepare o frete para os pedidos nesta data

 

Provavelmente, você já ouviu falar que o Dia das Mães é uma das datas comemorativas com maior apelo no calendário varejista. Então, se a ideia é aproveitar o aquecimento do mercado para faturar, vamos arregaçar as mangas!

Seu e-commerce precisa estar preparado para o aumento da demanda. Mas antes, observe a proporção do que estamos falando:

Como planejar o frete para o Dia das Mães

 

Agora que você está ciente do tamanho do objetivo, vamos às primeiras sugestões:

 

  • Analise sua gestão de fretes e identifique gargalos a serem minimizados
  • Pense na escalabilidade dos seus envios e busque ferramentas para otimizar sua política de frete
  • Amplie suas opções de entregadores e fique um passo à frente diante de greves ou paralisações no setor dos transportes
  • Procure condições de entrega competitivas e dentro da realidade do seu negócio

 

3) O impacto do frete em todos os bolsos

 

O índice registrado pela pesquisa E-commerce Trends, da Rock Content, especialista em marketing digital, traz um alerta. O valor do frete importa bastante para o consumidor, tanto que ele é responsável por 82,3% do abandono do carrinho.

 

Por isso, esta é uma das razões que mobilizam o e-commerce a oferecer entregas gratuitas. Afinal, a proposta é reduzir o alto impacto do frete na desistência da compra.

 

Como planejar o frete para o Dia das Mães

Fonte: E-commerce Trends

 

Obviamente, o frete grátis sinaliza uma grande sacada na hora de criar incentivos de venda. Entretanto, enquanto você ainda não é um grande player, precisa ter cuidado antes de se jogar de cabeça nesse plano.

Além de analisar quais as condições do seu negócio para aderir à estratégia é necessário entender como ela funciona. Tenha cautela para não criar um rombo em seu faturamento.

Para ajudá-lo a decidir isso com segurança, vamos esclarecer o que está por trás disso tudo.

 

4) A lógica da entrega gratuita



O frete grátis não é uma tática utilizada a esmo, sem uma base estratégica. Pelo contrário. Como você já deve ter percebido, a maior parte da gratuidade é destinada às regiões Sudeste e Sul. Sabe por quê? Por serem as localidades com as maiores concentrações de consumidores online. Confira.


Como planejar o frete para o Dia das Mães

Um método interessante para evitar dores de cabeça e criar uma oferta de fretes grátis assertiva é a segmentação. Ou seja, elenque condições específicas que terão a isenção ou abatimento na taxa de entrega.  

Pense que este checklist vale tanto para o Dia das Mães como também  para outras datas sazonais.

 

Ofereça frete grátis de forma segura

  • Defina faixas de preço para o frete grátis, como por exemplo, nas compras acima de R$ 300
  • Determine regiões que serão contempladas com o benefício (vale optar pelas que tem mais clientes digitais)
  • Crie combos de produtos, que quando comprados juntos, ficam com entrega gratuita
  • Dê visibilidade à oferta de frete grátis: invista em uma campanha de marketing que destaque visualmente a promoção no site e redes sociais de seu e-commerce

 

5 ) Use a entrega para criar um senso de urgência

 

Aqui vamos levar a conversa para um lado mais psicológico do marketing ao abordar a ação dos gatilhos mentais. Para quem não está familiarizado com o tema segue um resumo rápido: os gatilhos mentais são estímulos que podem influenciar o cérebro na tomada de decisões. Complexo demais?

Não. Você verá que é bem simples. E mais: como essa técnica de persuasão pode ser usada para alavancar o seu negócio!

Para esclarecer melhor, lembre das vezes que você viu em outros sites, ou até mesmo usou, expressões como “por tempo limitado”, “até durarem os estoques” ou “só hoje”. Isso sem falar no famoso “frete grátis”.

Mas o que essas palavras tem em comum? Elas ativam o mesmo tipo de gatilho de escassez e urgência. Através desses recursos, você impulsiona uma oferta, até então comum, e provoca no consumidor um sentimento de chance única.

A dica então é transformar o seu frete nessa arma de persuasão. Seja com a gratuidade, o valor mais em conta, ou na agilidade da entrega. Faça o seu transporte gerar esse senso de uma oportunidade imperdível e incremente as vendas!

 

6) Conte com um monitoramento assertivo no Dia das Mães

 

O preparo de toda a sua gestão de frete para o Dia das Mães não pode deixar de fora um bom rastreamento dos pedidos. Isso faz do monitoramento da entrega dos pacotes um marco essencial. Seja para otimização da sua logística, ou para o cliente que escolheu o seu e-commerce ter segurança da compra.

Por isso reforçamos: você não pode abrir mão de saber onde seu pacote está durante o trajeto. Muito menos a que distância ele está do cumprimento do prazo de entrega. Este é o grande cerne da questão.

Acompanhar a movimentação do pacote, obtendo atualizações do status rumo ao destinatário é uma ferramenta crucial para a transparência. Verifique se a plataforma onde sua loja está hospedada possui este tipo de serviço. Ou procure separadamente um serviço que ofereça rastreamento.

 

7) Otimize sua política de trocas

 

Outro elemento importante a levar em conta para garantir o sucesso de sua estratégia está na sua política de trocas. Pense que assim como a demanda das vendas pode aumentar repentinamente, a por substituições de artigos também. Como você faz isso? Desenvolva uma logística reversa eficiente.

Caso você não conheça detalhadamente o que é, a logística reversa é o caminho de volta de um produto para o vendedor. Essa necessidade surge pela desistência da compra em até sete dias (garantida por lei) ou pela substituição do produto.

Em ambos os casos, você terá que gerar um novo frete e realizar uma nova postagem. Atente que, além do custo desse envio ser sua responsabilidade, é uma forma de fidelizar o cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo que produzimos exclusivamente sobre logística reversa.

 

8) A competitividade do seu frete ao seu alcance

 

Bom, se você leu até aqui é porque realmente tem interesse em fazer do seu frete um diferencial para alavancar as vendas no Dia das Mães. Então vamos dar mais uma dica para esse empurrão na sua competitividade.

Aposte em uma plataforma de frete para otimizar sua gestão de entregas.

Para isso, conheça o Melhor Envio, uma tecnologia que ajuda a tornar seu frete mais prático automatizando seu trabalho, desde a cotação de fretes, até a geração de etiquetas de postagem.

Visite nosso site e confira as ferramentas que dispomos para potencializar os seus resultados com um frete assertivo!

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