Por que integrar minha loja virtual a uma plataforma de frete

Você já ouviu falar em plataformas de frete? Saiba mais sobre o assunto e veja como essas ferramentas podem mudar a gestão de fretes da sua loja virtual 

 

As lojas virtuais têm muita coisa em comum com as lojas físicas: precisam manter controle de estoque, anunciar produtos, desenvolver estratégias promocionais… E a lista poderia continuar. Porém, apesar das semelhanças entre ambos os modelos de negócio, é nas diferenças que os lojistas virtuais encontram seus maiores desafios. 

O frete, por exemplo, não é uma preocupação prioritária para quem tem uma loja física, porém faz parte do cotidiano de quem tem uma loja virtual. Afinal, quem vende pela internet precisa oferecer fretes com valores atrativos para fidelizar os clientes e impulsionar as vendas. Neste artigo, iremos falar sobre as plataformas de frete e porque você deveria pensar em integrar a sua loja virtual a uma delas. Boa leitura!

 

Por que o frete é tão importante para o sucesso do e-commerce?

 

Ao contrário de quem compra em uma loja física e já sai com a sacola na mão, quem compra pela internet precisa aguardar o produto chegar. Além de ser uma fonte de expectativa para o cliente — um dos motivos pelos quais o rastreamento do pedido é tão importante — o frete representa um grande desafio para os lojistas. 

Segundo a pesquisa Logística no E-commerce Brasileiro 2019, realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o frete é responsável por 65,9% dos custos logísticos de quem tem uma loja virtual. Como é possível visualizar nas colunas azuis do gráfico abaixo, o gasto com transportadoras se mantém próximo aos 60% desde 2013, indicando que a logística é, historicamente, uma preocupação para quem vende online.

Temos, então, dois lados intimamente relacionados com o frete: um deles é o cliente, que não quer pagar caro pela entrega e gosta de acompanhar o envio do pedido. O outro é o empreendedor, que precisa oferecer fretes competitivos a fim de fidelizar sua clientela. E se houvesse alguma forma de facilitar a vida de ambos? É aí que entram em cena as plataformas de frete. Você já ouviu falar delas? Continue lendo para saber mais!

 

O que é uma plataforma de frete?

 

De maneira resumida, plataforma de frete — também chamada de gateway de frete — é uma ferramenta capaz de conectar o seu e-commerce a várias oportunidades logísticas do mercado. As plataformas de frete funcionam como intermediárias, ou seja, fazem a ponte entre o seu negócio e as transportadoras, proporcionando variedade nos preços e mais opções para a sua logística. 

Normalmente, uma plataforma de frete nada mais é do que uma empresa que tem contratos com várias transportadoras. Por possuírem grande demanda, essas plataformas conseguem negociar valores mais competitivos que a média do mercado. Basicamente, você consegue cotar fretes em várias transportadoras de maneira simultânea e aproveitar preços especiais já negociados pelas plataformas. Uma vantagem óbvia de trabalhar nesse formato é que você não precisa ter contratos com várias transportadoras para ter acesso a fretes mais competitivos. 

Mas não é só isso: dados do E-commerce Trends 2018 mostram que um frete muito caro é responsável por mais de 80% dos abandonos de carrinho. Logo, quando você oferece opções mais competitivas para os clientes da sua loja virtual, você está trabalhando para reduzir a taxa de abandono. Pense da seguinte forma: você disponibiliza diferentes modalidades de pagamento para os seus clientes, não é mesmo? Com o frete pode ser a mesma coisa!

 

Como integrar minha loja virtual a uma plataforma de frete?

 

Integrar sua loja virtual a uma plataforma de frete é permitir que o seu cliente tenha acesso a opções mais competitivas de entrega durante o ato da compra, ampliando as chances de conversão. Porém, como o mercado conta com diferentes plataformas de frete, não existe uma única maneira de integrá-las à sua loja virtual.

Quem usa plataformas de e-commerce como Webstore, Nuvemshop, Loja Integrada, Minestore (entre outras), por exemplo, precisa acessar o painel administrativo da loja e verificar se a plataforma de frete desejada está disponível para integração. Uma boa solução de fretes deve estar integrada às principais plataformas de e-commerce do mercado, além de HUBs, ERPs e marketplaces. 

A integração pode ser um pouco mais desafiadora para quem tem loja virtual própria, pois o lojista vai precisar da ajuda de um programador para fazer tudo funcionar. Por isso, é interessante optar por uma solução de fretes com API (Application Programing Interface) aberta e que forneça um manual completo para o seu desenvolvedor completar a integração. 

 

Benefícios de usar uma plataforma de frete

 

Você provavelmente já está pensando em integrar uma plataforma de frete ao seu e-commerce, não é mesmo? Então prepare-se, pois listamos alguns benefícios que podem ajudá-lo a tomar essa decisão de uma vez por todas!

 

  • Pequenos e médios lojistas conseguem oferecer fretes competitivos mesmo com baixa quantidade de envios, eliminando a necessidade de contratos individuais com transportadoras e Correios; 
  • Dependendo do tipo de integração do seu e-commerce com a plataforma, os clientes da sua loja virtual podem acessar uma maior variedade de fretes e, consequentemente, têm mais liberdade na hora de escolher uma modalidade de envio; 
  • Ao usar uma plataforma de frete, os donos de lojas virtuais economizam tempo ao automatizar funções que antes exigiam trabalho manual — como a consulta a planilhas de transportadoras, por exemplo. Mas não é só isso: eles também economizam dinheiro, uma vez que têm acesso a fretes mais competitivos e podem repassar essas condições aos clientes.

 

Além de tudo isso que a gente já falou, vale mencionar que, por oferecerem serviços de transportadoras privadas, as plataformas de frete representam alternativas viáveis ao serviço dos Correios. Como você talvez já saiba, a estatal não envia objetos com mais de 30 quilos ou com dimensões superiores a 105 cm x 105 cm x 105 cm, o que pode representar um problema para lojistas que trabalham com volumes maiores e mais pesados.

 

Integre sua loja virtual ao Melhor Envio


Agora que já falamos bastante sobre os benefícios de usar uma plataforma de frete, assista ao vídeo abaixo e confira a explicação do Rafa sobre como o Melhor Envio pode se integrar ao seu e-commerce. É rapidinho!

Posts relacionados

Deixe um comentário