Como facilitar a gestão de frete em seu e-commerce

Como facilitar a gestão de frete em seu e-commerce

Confira as dicas para ajudar a tornar a sua gestão de frete mais fácil e descubra como as suas escolhas influenciam neste processo

 

Mesmo que você não tenha um volume grande de vendas é importante desenvolver com assertividade a gestão de seus fretes. Imagine um vendedor que usa uma forma diferente de envio a cada produto vendido. Neste caso, fica difícil criar um padrão de eficiência e mais ainda em facilitar processos. Afinal, de quais procedimentos estaríamos considerando para aperfeiçoar?

Se o transporte caracteriza um elemento fundamental no e-commerce, ele não deve ser executado aleatoriamente conforme as demandas chegam. O que torna essencial o planejamento e controle de sua estratégia de entregas.

Neste artigo, vamos mostrar como a facilidade na administração de envios é uma combinação de escolhas prévias com as ações empregadas na rotina de sua loja virtual.

 

Desenvolva uma gestão de frete própria

 

Existem diversas opções para transportar seus pedidos, entre elas, enviar diretamente pelos Correios ou transportadoras privadas. Também é possível firmar contratos com a estatal ou empresas de logística. Você pode utilizar ainda uma plataforma de cotação e geração de fretes.

Seja qual for a opção escolhida, o ideal é não deixar as decisões ao acaso. Determine a metodologia que mais se encaixa às necessidades da sua loja virtual. Isso irá facilitar suas entregas agora e deixará seu negócio melhor preparado para o futuro.

 

Saiba como funciona o cálculo do frete

 

Para ter facilidade na gestão de entregas, o primeiro passo é entender como funciona o cálculo do frete. Para isso, você precisa compreender o que está envolvido na logística de transporte.

Os principais elementos que norteiam a atividade são os dados de origem, de destino e dimensões do pacote (peso, altura, largura e comprimento). O prazo escolhido também ocupa papel central.  

Mas a lógica do cálculo é mais complexa, incluindo outras variáveis empregadas pelas transportadoras na construção das tabelas de frete. A cubagem (peso cúbico ou peso cubado) está entre os diversos fatores considerados na precificação dos serviços.

Entender melhor como a entrega funciona no e-commerce é fundamental para qualquer vendedor saber o que colocar na balança. Isso porque este conhecimento colabora para a escolha de ações para facilitar o envio de pedidos.

Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendamos que leia o conteúdo que aborda detalhadamente o tema no link abaixo:

Como calcular frete e comparar preços

 

Use a tecnologia para otimizar sua logística

 

Outro ponto importante para facilitar sua gestão de fretes é aproveitar o que a tecnologia tem a  oferecer. Uma das opções neste nicho são os sistemas de gerenciamento. Eles ajudam a controlar diversas etapas no transporte de encomendas.

Essas plataformas são acessíveis a lojistas de qualquer porte, auxiliando empreendedores online a acessarem várias ferramentas de otimização. Cotações de fretes, geração de etiquetas e acompanhamento da movimentação do pacote até o destinatário integram os principais recursos disponíveis.

No Brasil, podemos encontrar diversas soluções em logística capazes de facilitar seus envios hoje e ainda mais quando as vendas aumentarem. Sem falar que o suporte tecnológico traz benefícios tanto para os lojistas quanto para os consumidores finais.

 

O que você ganha através da tecnologia

  • Agilidade para a realização das etapas de envio de encomendas
  • Automatização de processos
  • Redução do tempo para a realização de ações rotineiras
  • Maior facilidade para acessar ferramentas de otimização logística como cotações de fretes, rastreamento e geração de etiquetas de envio, por exemplo

 

Antecipe-se ao aumento da demanda

 

Assim como nas lojas físicas, o e-commerce também opera baseado na sazonalidade. Dessa forma, os vendedores não devem ficar de olho apenas nas oportunidades para faturar mais nas datas comemorativas.

A atenção também deve ser direcionada ao preparo para o aumento do volume de pedidos. Neste ponto, percebemos que facilitar a gestão de fretes vai além de automatizar processos. Portanto, o sucesso da tática depende também da avaliação constante do gerenciamento dos envios.

A dica então é verificar frequentemente as opções que você dispõe para encaminhar suas mercadorias aos destinatários. Antes de cada período de aquecimento nas compras, questione-se se suas opções realmente atendem a elevação dos pedidos.

 

Diversifique as alternativas de entregas

 

Como já mencionamos, as suas escolhas repercutem no grau de facilidade que a sua gestão de fretes pode alcançar. Para esclarecer melhor, vamos citar os transtornos causados por greves ou paralisações nos transportes.

Lojistas que utilizam um fornecedor, ou modal único, como o terrestre, estão mais propensos a atrasar envios quando rodoviários suspendem os serviços. É o caso das greves dos caminhoneiros. Situação semelhante também pode ocorrer com paralisações como a dos Correios.  

Ambos contextos representam o risco assumido pelos vendedores que usam apenas uma opção de frete. Por outro lado, quando se amplia as alternativas de transportadores, você abre um rol maior de possibilidades.

Evitar ficar refém de um único agente logístico facilita a sua estratégia como um todo. Veja:

 

Facilidades do uso de múltiplas transportadoras

  • Assertividade para encontrar alternativas de envio durante greves ou paralisações
  • Acesso a opções variadas de entrega a qualquer momento
  • Elevação da sua competitividade ao contar com condições e valores diferenciados

 

Tenha uma política de trocas e logística reversa

 

No e-commerce, os consumidores têm o direito garantido de desistir da compra em até sete dias após a entrega do produto. Neste contexto, não poderíamos deixar reforçar a importância da política de trocas e devoluções de encomendas.

É aqui que entra a logística reversa, que é a postagem de retorno do volume do endereço do cliente para o CEP do lojista. Sua gestão de fretes precisa ter uma logística reversa definida e pronta para ser colocada em prática!

Além de facilitar os processos de substituição ou devolução das mercadorias, investir nessa estratégia o ajudará  a economizar tempo. E, possivelmente, você minimizará custos maiores devido à falta de organização.

Outro ganho é demonstrar uma postura proativa para a apresentação de soluções. Lembre-se que o profissionalismo é uma qualidade em qualquer ramo.

 

Um conjunto de facilidades para o seu frete

 

Esperamos que as dicas que elencamos colaborem para tornar o dia a dia de quem vende pela internet mais simples. E para completar nosso checklist de estratégias, vamos reforçar o potencial da tecnologia para facilitar suas entregas.

Por isso, você deve conhecer o Melhor Envio, uma solução de fretes com tecnologia própria para facilitar a vida dos vendedores online.

Acesse os principais recursos e ferramentas para qualificar a sua estratégia de transporte na mesma plataforma. Cote fretes simultaneamente com diversas transportadoras, comparando diferentes condições de envio.

A liberdade para facilitar a gestão de suas entregas e torná-la mais competitiva está a poucos cliques!  Visite aqui nosso site e confira!

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Por 29 de abril de 2019 às 2:00

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