Como o Unboxing Experience pode aumentar as vendas da sua loja

Explorar o conceito de unboxing experience pode ajudar a fidelizar os clientes e aumentar as vendas de uma loja virtual. Leia e veja como isso é possível!

O conceito de unboxing é bem simples de entender. Em inglês, a palavra serve para descrever o ato de tirar algo de uma caixa. Mas por que o momento de desempacotar uma encomenda é tão relevante? A gente explica! Com o avanço da internet, dos smartphones e do e-commerce como um todo, os vídeos de unboxing começaram a se popularizar na rede. No começo, os próprios consumidores publicavam suas impressões sobre os produtos que recebiam em casa, mas rapidamente começaram a surgir influenciadores digitais especializados no assunto.

No YouTube, o Unbox Therapy serve como modelo do poder desse tipo de conteúdo: são mais de 16 milhões de inscritos acompanhando as atualizações do canal. E para o lojista, o que isso importa? É aí que entramos em um conceito um pouco mais amplo, para além dos vídeos. É o unboxing experience, uma estratégia de pós-venda capaz de fidelizar clientes por meio de uma boa experiência no primeiro contato com o produto. Quer saber mais? Então continue a leitura e veja como aumentar as vendas da sua loja!

Você vai encontrar neste texto:

  • O que é unboxing experience?
  • Dicas para proporcionar uma boa experiência de unboxing 
  • Unboxing experience com livros: o exemplo da TAG
  • Como criar seus próprios vídeos de unboxing
  • Conclusão sobre a importância do pós-venda
  • Bônus: e o que vem antes do unboxing?

O que é unboxing experience?

Sabe aquele ditado popular sobre a primeira impressão ser a que fica? Ele se aplica muito bem ao universo do e-commerce! Ao comprar um produto pela internet, o cliente aguarda sua encomenda com ansiedade. Em resumo, essa espera pode terminar de duas formas: satisfação ou insatisfação. Não tem meio-termo. Se o produto chegar em uma embalagem mal feita ou reaproveitada, a primeira impressão do cliente será negativa. E, quando isso acontece, dificilmente há fidelização. 

O unboxing experience trabalha para garantir ao cliente um bom primeiro contato com o produto. Ele consiste em transformar o momento da entrega — aguardado com ansiedade — em uma experiência marcante, positiva. E como fazer isso? Existem diversas formas: embalagem personalizada, recados, brindes e até aromas especiais… Tudo vai depender da sua criatividade e do orçamento disponível. Continue lendo e confira algumas dicas de como proporcionar uma boa experiência de unboxing para seus clientes!

Dicas para proporcionar uma boa experiência de unboxing

Como proporcionar um bom unboxing experience para o seu cliente? Vamos dar algumas dicas que podem ajudar a responder a essa pergunta! Algumas delas podem exigir certo nível de investimento do lojista, mas outras podem ser executadas apenas com criatividade. Vamos lá?

Capriche na embalagem

Ter uma embalagem personalizada pode ser a sua primeira estratégia para causar uma boa impressão. Mas fique ligado! A função principal da embalagem é proteger o conteúdo da encomenda. Além disso, ela influencia no valor do frete por causa do cálculo de cubagem realizado pelas empresas de transporte. 

O e-commerce de moda Amaro representa um bom exemplo de como a embalagem pode ser usada criativamente. A loja disponibiliza para seus clientes uma opção de embalagem para presente por um valor adicional. Além de ser atrativo para o consumidor, a embalagem pode se transformar em mais uma fonte de receita para o seu negócio.

Imagem: Amaro (reprodução).

Outro exemplo interessante é o da Dobra, uma marca especializada em produzir carteiras fininhas. As embalagens da Dobra podem ser transformadas em objetos para uso no dia a dia, como um porta-celular. Confira no vídeo abaixo:

Envie recadinhos escritos à mão

Essa dica é bem fácil de colocar em prática, além de ter custo praticamente nulo. A prática de enviar mensagens escritas à mão para os clientes faz parte de uma estratégia conhecida como atendimento UAU. O Nubank — fintech financeira na casa dos 20 milhões de usuários — é conhecido por encantar seus clientes com bilhetinhos e brindes.

Você não precisa fazer isso sempre, mas pode ser interessante de tempos em tempos, pois a prática consolida o relacionamento do cliente com a sua empresa e contribui para a fidelização. E lembre-se: manter um cliente antigo pode ser até 5x mais barato que conquistar um novo.

a foto mostra um cachorro e um bilhete escrito pelo nubank para um cliente. a prática de mandar recadinhos escritos à mão faz parte do unboxing experience
A imagem mostra um dos atendimentos do Nubank. Após ter seu cartão danificado pela sua cachorra, Belinha, o cliente entrou em contato com a fintech, que enviou uma cartinha acompanhada de um brinde para a pet. Encantador, não é mesmo?

Todo mundo adora brindes

Os brindes provavelmente são uma das poucas unanimidades no planeta! Todo mundo adora receber algo de graça, mesmo se for um item sem muito valor agregado. Você pode aproveitar essa característica para enviar uma lembrancinha para seus clientes. Não precisa ser nada muito elaborado ou caro. A função do brinde está em demonstrar cuidado da empresa em relação ao cliente, uma preocupação com a experiência pós-venda.

Aqui vale citar novamente o exemplo da Dobra. Ao comprar um produto da marca, o cliente recebe (além da embalagem montável) um cartão-semente para plantar em casa. É algo bem simples, mas simbólico. No caso da Dobra, o brinde serve para estabelecer o posicionamento da empresa como uma marca preocupada com a sustentabilidade ambiental. Consegue perceber como os brindes podem transmitir emoções intensas para seus clientes?

bilhete com o texto "feito com amor pra vc", usado pela marca dobra para presentear seus clientes. um bom exemplo de unboxing experience.
O cartão-semente da Dobra é um brinde de longo prazo. Após germinar, a planta serve como uma lembrança permanente da marca. Imagem: Dobra (reprodução).

Incentive publicações nas redes sociais

A sua embalagem pode conter alguma personalização que incentive o cliente a publicar fotos do produto nas redes sociais. E não precisa nem ser uma caixa ou pacote especial, caso o seu orçamento não comporte esse tipo de coisa. Um simples folheto com uma mensagem pode ser suficiente. Por exemplo: “Ei, Fulano, tudo bem? Obrigado por comprar com a gente! Se gostar do produto, que tal fazer um post nas redes sociais? E pode marcar os nossos perfis, vamos adorar! Um abraço!”.

Segundo a pesquisa E-commerce Quality Index, 95% dos clientes leem reviews e opiniões de outros consumidores antes de comprarem algo pela internet. As publicações feitas pelos seus clientes podem ajudá-lo a conseguir mais vendas. Legal e fácil de fazer, não acha?

Ofereça cupons de desconto para compras futuras

Que tal incluir um cupom de desconto em algumas das suas embalagens? E sim, estamos falando de um cupom de desconto físico! Você pode imprimi-los no formato de cartões corporativos, peças gráficas de fácil produção e custo baixo. Esse é um jeito bem poderoso de incentivar o cliente a realizar outra compra!

Ideias que você pode aproveitar nos seus de cupom de desconto:

  • Frete grátis na próxima compra
  • Crédito de R$ 15 no próximo pedido
  • Desconto de 10% em produtos da categoria X e/ou Y
Imagem mostra a prática de enviar cupons de desconto para incentivar compras futuras (reprodução).

Unboxing experience com livros: o exemplo da TAG

A TAG Livros é uma empresa que se vale bastante do conceito de unboxing experience. Para quem não conhece, a TAG é um clube de assinatura de livros. O usuário paga uma mensalidade e recebe títulos surpresa em casa. Talvez você se pergunte: por que assinar um serviço sem saber quais livros serão enviados? Essa surpresa é parte do encanto (e razão do sucesso) da TAG: os assinantes esperam com ansiedade a caixinha do mês! Em entrevista ao Jornal do Comércio, a gerente de conteúdo da TAG Livros, Thaís Mahfuz, disse que a surpresa do leitor representa um valor intangível para a empresa.

Além dos livros, os assinantes recebem brindes exclusivos todos os meses. Marcadores de página, planners, chaveiros, copos… São diversos itens personalizados e exclusivos! A TAG mostra como o unboxing experience é importante e pode — por si só — se tornar um produto. Cada caixinha representa uma experiência única e, por isso, é valiosa do ponto de vista do consumidor. Apresentamos o exemplo da TAG para servir de inspiração para o seu e-commerce. O que achou? 

caixa aberta da tag livros. contém livros, revistas e marcadores de página.
Imagem mostra kit da TAG Livros.

Aproveite e veja como usar o Pinterest para e-commerce!

Comece a criar seus próprios vídeos de unboxing

Já vimos que o unboxing experience vai muito além dos vídeos, mas você não deve deixar de aproveitar o poder desse formato para conquistar e fidelizar clientes. Segundo o Google, o consumo de vídeos pelos brasileiros aumentou 135% entre os anos de 2014 e 2018. Outro estudo — este feito pelo Neil Patel, o guru do marketing — afirma que quem assiste a um vídeo de produto tem até 85% mais chances de realizar a compra. Que tal aproveitar essa tendência?

As câmeras cada vez mais poderosas dos smartphones podem ajudá-lo a gravar vídeos de unboxing com bastante facilidade. Esse tipo de conteúdo é relativamente simples de fazer e desperta o interesse do consumidor. O canal da Lu (do Magalu) é uma boa referência para quem procura inspiração:

Passo a passo para gravar um vídeo de unboxing

  • Escolha um local com boa iluminação.
  • Use um smartphone ou câmera para mostrar todos os ângulos do produto.
  • Você pode narrar as características do seu produto, mas não esqueça de adicionar legendas na tela para as funcionalidades mais importantes. Segundo dados do Facebook, mais de 80% dos vídeos postados na rede social são reproduzidos sem som, então as legendas são importantes para reter o público.
  • Existem diversos programas gratuitos de edição de vídeo, alguns para desktop e outros para smartphone. Você pode utilizá-los para dar acabamento profissional ao seu unboxing.
  • Se quiser adicionar uma trilha sonora ao seu vídeo, acesse a Biblioteca de Áudio do YouTube para baixar músicas gratuitas e livres de direitos autorais. 
  • Depois é hora de divulgar o vídeo para a rede! YouTube, Facebook, WhatsApp: aproveite a variedade de canais para disseminar o seu conteúdo para o maior número de potenciais clientes!

Conclusão

O unboxing experience pode contribuir bastante para fidelizar o cliente. E, ao contrário do que possa parecer, a estratégia não é exclusividade das grandes marcas. Como vimos ao longo deste texto, existem várias ações de unboxing experience que podem ser desenvolvidas com custos baixos para os pequenos lojistas. 

E por que isso é importante? Bem, muito tempo e recursos são dedicados ao processo de venda, porém pouca atenção se dá ao pós-venda. E esse problema é comum em muitas empresas. Ou seja: existe aqui uma oportunidade para quem quer se destacar. Oferecer boas experiências para seus clientes é um jeito de sair na frente da concorrência!

E antes do unboxing, o frete…

Pera! Não vai embora ainda! Sabe o que vem antes do unboxing? O frete! Se você quer oferecer entregas mais competitivas no seu e-commerce, cadastre-se no Melhor Envio e aproveite as vantagens da nossa tecnologia. Somos uma conexão entre transportadoras e lojistas que já ajudou a entregar mais de 2 milhões de encomendas!

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