Como o frete influencia na decisão de compra do cliente | Melhor Envio

Como o frete influencia na decisão de compra do cliente

Entenda como otimizar a sua estratégia de entrega de encomendas e faça o seu frete causar uma boa impressão nos  consumidores

 

O frete é uma das principais dores de cabeça de quem quer começar ou já possui um e-commerce. Afinal, a importância da entrega influencia ambos os lados: vendedores e consumidores.

Na prática, de um lado temos empreendedores que precisam criar uma estratégia para garantir a sustentabilidade do transporte sem afetar sua lucratividade. De outro, ficam os clientes que podem usar o frete como um critério a favor ou contra a concretização da compra.

O que fazer para encontrar o equilíbrio desse cenário? Continue esta leitura e entenda o que você precisa saber para o seu frete causar uma impressão positiva!

 

Abandono de carrinho: quando o frete espanta o público

 

Conforme a pesquisa E-commerce Trends, da empresa de marketing digital Rock Content, o frete caro é responsável por 82,3% do abandono do carrinho.

Isso acontece quando o cliente encontra o produto por um preço aceitável, mas desiste devido ao valor do frete. Ou seja, ao cotar a entrega, o consumidor considera que o custo do transporte não compensa para adquirir o item daquele vendedor.

O fato é que as condições da entrega, quando consideradas desfavoráveis pelo público, tem alto potencial para inibir a compra. O que leva o visitante a procurar um frete melhor na concorrência.

 

Como reduzir o abandono de carrinho no seu e-commerce

Fonte: E-commerce Trends

 

O risco de abandono é agravado quando a cotação do frete está disponível apenas no checkout (página de finalização do pedido). A frustração do cliente nessa situação é ainda pior. Afinal, ele colocou o item no carrinho e reconsiderou a compra quando se deparou, lá adiante, com o preço do frete.

Não faça o internauta clicar em comprar apenas para consultar o cálculo de preço e prazo. Evite testar a paciência dele ao irritá-lo com uma cotação escondida, pois isso reforçará o aspecto negativo do transporte.-

Dessa forma, uma sugestão interessante é oferecer a simulação na página do produto. Serve tanto para evitar o abandono de carrinho quanto para qualificar a experiência do cliente.  

 

O preço do frete importa para o consumidor

 

O consumidor tem um limite aceitável do que está disposto a pagar pela entrega do produto. O que implica na importância dos vendedores procurarem condições mais competitivas para o frete. É responsabilidade do lojista negociar melhores possibilidades e encontrar meios de reduzir o impacto do transporte na compra.

Entretanto, é necessário ter bom senso para não fazer do poder de decisão do cliente seu único objetivo. Para realmente dar certo, qualquer estratégia para atrair a clientela deve envolver a avaliação do custo-benefício para o negócio. Não comprometa cegamente sua margem de lucro por medo de perder vendas.

 

Use a estratégia certa para convencer os visitantes

 

Até agora apontamos situações de alerta que merecem uma avaliação detalhada. Porém, como minimizar a ameaça do frete que espanta a freguesia? Como diminuir a chance das pessoas saírem da sua loja sem concretizar a compra?

Criar uma faixa de frete grátis pode tornar o artigos mais atrativos. Afinal, a isenção do custo da entrega colabora para o cliente gastar mais. Dessa forma, é possível conseguir o aumento do ticket médio enquanto você convence o consumidor daquela compra.

Por outro lado, não basta apenas colocar em prática esta estratégia para seduzir o visitante. Você precisa dar visibilidade ao frete grátis e fazer as pessoas perceberem que este recurso está disponível.

Vale investir em uma mensagem na página do carrinho para avisar o cliente dessa oferta. O foco principal, inclusive, são as pessoas com um pedido em aberto de valor abaixo do mínimo definido para a gratuidade.

Neste caso, além de comunicar o diferencial, você pode incentivar o visitante a comprar outros artigos para alcançar o frete grátis. Com este foco, sugira produtos relacionados ao que está no carrinho, por exemplo. Mostre ao público que ele pode fazer um bom negócio levando mais itens juntos para ficar livre do pagamento do frete.

 

Aposte em um rastreamento eficiente

 

Não podemos esquecer também que a jornada do cliente não se encerra com o fechamento do pedido. Pelo contrário, até o item chegar ao consumidor, e como ele chega, é um elemento fundamental no e-commerce.

Lembre-se que no comércio eletrônico, há uma grande ansiedade por ter logo o item adquirido em mãos, o que faz do rastreamento da encomenda uma peça essencial nesta jornada.

Uma forma interessante para amenizar a preocupação do destinatário com a entrega é disponibilizar um rastreio capaz de mostrar o trajeto percorrido pelo produto. Além de conferir segurança às vendas e tranquilizar o usuário, o acompanhamento compartilhado qualifica a experiência de compra.

 

Busque fretes mais competitivos

 

Como falamos neste conteúdo, é essencial que os empreendedores digitais encontrem fretes competitivos. O que quer dizer:  preços e prazos acessíveis, tanto para os lojistas, quanto para seus clientes.

Porém, para o pequeno vendedor, não ter quantidade suficiente de pedidos dificulta conseguir um contrato satisfatório com as transportadoras. E é por este motivo que o Melhor Envio é o que você precisa.

A plataforma permite que você cote frete e compare condições de envio gratuitamente com múltiplas transportadoras.  Tudo isso com poucos cliques e sem volume mínimo de fretes ou mensalidades.

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Por 12 de junho de 2019 às 2:00

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