Dia do Frete Grátis: o que você precisa saber para montar sua estratégia

O Dia do Frete Grátis está batendo à sua porta! Você já pensou que táticas irá usar para aproveitar a data e vender mais? A gente ajuda! 

Assim como na Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro, os lojistas online têm à disposição outra oportunidade para faturar com uma data comemorativa móvel: o Dia do Frete Grátis!  

O evento promocional também é uma data que muda a cada ano, agendada tradicionalmente para a última semana de abril. Seguindo esta lógica, você deve se preparar para estar com a sua estratégia de 2020 pronta com antecedência! Afinal, a ideia é fazer bonito entre 26 e 30 de abril com essa sacada!

Considerando que a entrega é uma das barreiras mais difíceis de ultrapassar quando se vende pela internet, apostar em uma ocasião para livrar os consumidores do custo do envio é uma ótima tática. 

Ainda mais quando um levantamento da Rock Content indica a necessidade de reduzir a taxa de 82,3% de carrinhos abandonados exatamente porque os clientes acham o frete caro demais.

Este é o motivo pelo qual os vendedores brasileiros estão se apropriando de mais uma ideia originalmente norte-americana para impulsionar os lucros. Nos Estados Unidos a data é chamada de Free Shipping Day e, diferentemente do Brasil, acontece em dezembro, como um incremento às compras natalinas. 

O que não impede os consumidores locais de aguardarem este momento para irem às compras por aqui aproveitando o frete grátis.

O Dia do Frete Grátis e a cultura de conveniência

Dia do Frete Grátis: o que você precisa saber para montar sua estratégia

A National Retail Federation, mais conhecida como NRF e que em tradução livre significa Federação Nacional de Varejo, é uma entidade que apresenta insights interessantes. Principalmente por se aplicarem à realidade de diversos países quando o assunto é e-commerce.

Conforme a NRF, 9 em cada 10 consumidores escolhem uma loja baseados no grau de conveniência que a loja é capaz de proporcionar antes de clicar no botão de comprar. 

Seja para ter mais tempo ou para economizar, a verdade é que, na experiência do cliente, tem muito mais em jogo do que somente o produto. O que faz do frete um elemento-chave nessa questão.

Segundo o Statista, cerca de 56% das pessoas desistem de uma compra quando se deparam com custos adicionais, entre eles, o envio do pedido. E este é apenas um dos motivos que colocam o frete grátis como um importante aliado dos vendedores virtuais!

Então, não é à toa que empreendedores americanos e brasileiros apostam em uma data específica para usar esse apelo como estratégia de marketing. E este é o motivo de chamarmos a sua atenção neste artigo para essa área: queremos te ajudar a ver o potencial de lucratividade do Dia do Frete Grátis!

Dia do Frete Grátis: veja as principais vantagens

Como falamos acima, o frete grátis caracteriza um mecanismo importante para alavancar as vendas no e-commerce. Logo, uma data sazonal que tenha esse lema sinaliza uma excelente oportunidade de vender mais no comércio eletrônico

Bora conferir as primeiras dicas que reunimos? Vamos lá!

  • Aproveita um alto potencial de negócio para ser empregado em datas especiais
  • Afasta um dos principais vilões das vendas: o valor do frete
  • Contribui para atrair mais clientes e turbinar os lucros
  • Caracteriza um diferencial extra para vencer a concorrência
  • Impacta no aumento do ticket médio com a ampliação do faturamento
  • Possibilita fazer um giro no estoque para vender aqueles produtos parados ou com baixa procura
  • É uma forma de divulgação que amplia a visibilidade de lojas virtuais

Como começar a elaborar a estratégia para a data

Obviamente, é preciso tomar alguns cuidados e antecipar elaboração da sua estratégia. Mas, fique tranquilo, nós te ajudamos a começar o checklist!

Organize sua campanha

  • Faça seu planejamento com antecedência
  • Defina quais produtos vão fazer parte da ação promocional (os mais leves e com maior ticket médio são as melhores opções)
  • Invista na visibilidade das ofertas que você preparar no Dia do Frete Grátis
  • Otimize a gestão da entrega dos pedidos

Divulgue sua promoção de frete grátis

Dia do Frete Grátis: o que você precisa saber para montar sua estratégia

Preste atenção que temos mais um recado sobre um detalhe essencial: divulgue sua promoção! As pessoas precisam saber que a sua loja está com essa oportunidade aberta para os consumidores. Caso contrário, todos seus esforços serão em vão!

Assim, nesta situação ou em qualquer evento promocional, impulsione as postagens no Facebook, reforce seus anúncios no Instagram Shopping e dê a publicidade que os produtos com frete grátis requerem para serem encontrados pelos compradores. 

Quem trabalha com e-mail marketing também pode disparar mensagens para a base de clientes. Outro recurso interessante é o contato direto com o público através do WhatsApp Business

Só recorra ao frete grátis se a condição financeira permitir

Dia do Frete Grátis: o que você precisa saber para montar sua estratégia

Fique atento para o custo do frete não ser maior do que a margem de lucro, ou é prejuízo na certa! Portanto, saber calcular a sua margem de lucro é fundamental para empregar a entrega gratuita com sucesso.

Outra dica bacana para não prejudicar a saúde financeira do seu negócio é avaliar o valor do ticket médio do seu e-commerce. Temos um conteúdo exclusivo para detalhar esse tema neste link. Vale a pena a leitura!

Saiba também que lojistas como você precisam lembrar que a margem de contribuição (lucro) é fixa por produto. Por outro lado, o valor do frete é variável (já que depende do destino). Portanto, o custo da entrega muda conforme a distância até o destinatário. 

Juntos, esses fatores são essenciais para determinar quais produtos vale realmente incluir em uma campanha de frete grátis. Por isso é tão comum ver promoções do gênero abrangerem somente algumas regiões e não todas. Veja alguns exemplos: 

  • Sudeste: onde estão concentrados a maior quantidade de consumidores digitais.
  • Por que geralmente o Nordeste costuma ficar de fora? Simples. A menos que a loja virtual esteja localizada próxima aos estados dessa região, a distância é um agravante que encarece o preço do envio.

Para esclarecer melhor: leve em conta o que você está vendendo (peso), qual a margem de lucro (específica daquele item) e qual a forma mais econômica de enviar essas encomendas. Apostar em itens mais leves é uma boa tática!

De qualquer maneira, contar com uma solução de fretes pode ajudar bastante a otimizar os gastos com o transporte dos pedidos

Outro alerta: não esqueça de mensurar os dados da edição 2020 do Dia do Frete Grátis. Essas informações são importantes para verificar o grau de acertos neste ano e para identificar pontos a serem aprimorados futuramente.

O exemplo Netshoes

Dia do Frete Grátis: o que você precisa saber para montar sua estratégia

A Netshoes tem realizado com frequência campanhas próprias de envio gratuito de pedidos em seu site. Ou seja, a gigante dos produtos esportivos recorre várias vezes à pegada do Dia do Frete Grátis.

Mas você deve estar se perguntando aí: “como eu, um lojista pequeno, posso usar a mesma estratégia de um grande varejista conhecido em todo o país?”. Simples: se inspirando na proposta e adaptando-a à realidade do seu negócio!

Nossa sugestão é que você se prepare para o próximo Dia do Frete Grátis e, além de impulsionar as vendas para o evento, use esse aprendizado como um piloto para outros momentos.

Pense no exemplo da Netshoes como um incentivo para abrir espaços extras entre as datas comemorativas convencionais. Como? Incluindo ofertas de envio de graça para sua clientela mais vezes nas épocas em que a concorrência não faz o mesmo.

Resumindo, faça deste Dia do Frete Grátis um marco para testar sua viabilidade técnica para repetir a dose e turbinar o faturamento mais vezes ao longo do ano. Invista no aumento da autonomia do seu e-commerce e se destaque diante de outros lojistas!

Reforçamos, entretanto, que é fundamental empregar a ideia da Netshoes como um case para criar as suas próprias promoções! Afinal, como é possível ver na imagem acima, eles oferecem a gratuidade sem valor mínimo para compras. Isso é inviável no seu caso. 

Ou seja, tenha cautela! Sua estratégia, suas regras, né?

Use uma solução inteligente para facilitar suas entregas

Entre as várias orientações que falamos neste post, ressaltamos a importância de procurar no mercado por soluções que contribuam com suas campanhas. Com o Dia do Frete Grátis e as diversas oportunidades do calendário varejista não poderia ser diferente.

Assim, a nossa dica final de hoje é que nós sabemos exatamente como fazer isso: com o Melhor Envio!

Visite o nosso site e veja como é fácil garantir aos seus clientes fretes de qualidade, com os melhores prazos e com condições competitivas feitas para a realidade do seu negócio!

Temos o que seu e-commerce precisa para que os seus consumidores se sintam satisfeitos e você ganhe tempo e dinheiro remetendo seus pedidos através da nossa tecnologia. Confira as principais vantagens:

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