O frete do meu pedido atrasou. E agora? Saiba como encontrar soluções!

Um frete atrasado certamente é uma dor de cabeça e tanto para o lojista. Não há como negar isso. A pressão do cliente que fica inseguro com a compra no seu e-commerce quando há algum entrave na entrega é um problema real e que não pode ser ignorado. 

Mas, você sabia que agir na hora certa e da maneira correta em cada situação pode ser a diferença para resolver o problema com uma carga de tensão menor para você? Acredite! Aqui também estamos diante de outro fato.

Você é um usuário do Melhor Envio e já passou por algo parecido? Então, não pode perder esse artigo! Hoje vamos esclarecer o que você precisa entender para agilizar a coleta de informações sobre a entrega da sua encomenda e resolver problemas de atrasos nos fretes com Correios e Jadlog!

Atrasos no frete: um cenário sem precedentes na logística

Desde que a pandemia por coronavírus foi deflagrada em março de 2020 toda a cadeia logística brasileira foi impactada e teve sua operação comprometida. 

Praticamente da noite para o dia, as transportadoras precisaram fazer uma série de ajustes para garantir o serviço mesmo diante de adversidades como fechamento de locais de entrega, a redução dos efetivos e o trabalho interno com portas fechadas, por exemplo.

Se você não utiliza uma transportadora com coleta, certamente sentiu na pele essa dificuldade quando foi postar suas mercadorias nas unidades.

Bom, cerca de quatro meses depois, muitas pessoas se questionam se já não houve tempo suficiente para as transportadoras conseguirem voltar aos eixos. Mas, infelizmente, a resposta não é tão simples assim. 

A questão é que, durante a pandemia, o Brasil gerou uma quantidade de fretes maior do que a registrada na Black Friday 2019: a data com a maior demanda de vendas do comércio eletrônico do ano inteiro! 

Então, da mesma forma que muitos vendedores nem sequer imaginavam ter que migrar suas lojas físicas para o e-commerce para continuar em atividade, as transportadoras foram obrigadas a expandir sua capacidade operacional para absorver o boom do e-commerce em decorrência da covid-19.

Paralelamente à elevação dos pedidos online, a malha aérea foi reduzida em 90%! E sem voos, a única alternativa foi transferir para o modal terrestre toda essa sobrecarga de envios.

Crescimento exponencial da demanda impacta logística

O frete do meu pedido atrasou. E agora? Saiba como encontrar soluções!

Em meio a esse turbilhão, as taxas de SLA (Service Level Agreement), sigla inglesa empregada pelas transportadoras para sinalizar o cumprimento de prazos de entrega, também sofreram uma queda. Conforme você pode visualizar na imagem acima.

Mas o seu cliente não quer saber disso, não é? Quem compra os seus produtos quer recebê-los o quanto antes. Mas, é fundamental que cada lojista compreenda o cenário em que o e-commerce brasileiro se encontra hoje: o de um crescimento vertiginoso que impacta fortemente o setor logístico. 

Para reverter esse quadro, as transportadoras e o Melhor Envio não estão medindo esforços para qualificar o serviço oferecido.

O frete do meu pedido atrasou. E agora? Saiba como encontrar soluções!

Enquanto isso, você merece ser bem informado sobre a situação real, principalmente, para poder ser transparente com o público da sua loja e não perder clientes.

O que o Melhor Envio faz por você quando seu frete atrasa?

Assim como é comprometido em oferecer as condições de frete mais competitivas para os lojistas economizarem tempo e dinheiro, o Melhor Envio também tem o objetivo de amparar os usuários para que a entrega ocorra com sucesso. Você não está sozinho!

Isso quer dizer o suporte da tecnologia envolve também a busca por soluções para resolver eventuais dificuldades entre a postagem e a chegada do volume no endereço informado quando você gera sua etiqueta de frete na plataforma. 

Ou seja, os lojistas que utilizam a tecnologia podem ficar tranquilos que o Melhor Envio entra em contato com os operadores logísticos sempre que for preciso coletar informações e cobrar providências em nome de seus usuários.

Porém, o serviço de gestão de fretes não tem acesso completo aos bancos de dados das transportadoras parceiras. Por isso, quando ocorre algum problema no envio, e o volume não é entregue dentro do prazo estimado, o Time de Customer Service entra em ação. O objetivo é procurar a transportadora responsável por aquele frete, descobrir o que aconteceu e reivindicar a resolução para o impasse.

Quer saber como isso funciona no dia a dia e como a sua loja virtual é amparada e pode potencializar essa ajuda? Continue essa leitura!

Frete atrasado: o que lembrar primeiro?

O frete do meu pedido atrasou. E agora? Saiba como encontrar soluções!

Quem nunca viu a ansiedade aumentar enquanto monitorava o frete de um pedido até a chegada no endereço do cliente? Que atire a primeira pedra aquele que não desconfiou que a entrega ia atrasar e já ficou pensando num plano B para evitar que isso acontecesse.

Por outro lado, uma das primeiras coisas que todo lojista precisa ter em mente é que um frete só é considerado realmente atrasado quando o prazo de entrega se esgota. Ou seja, se o rastreio parece mais lento do que o comum, não quer dizer que a mercadoria vai chegar depois da data informada.

Porém, há casos em que isso realmente o ocorre e o produto não chega em mãos do destinatário a tempo. Se isso já ocorreu com você em um frete dos Correios gerado no Melhor Envio, vamos explicar agora o que fazer para encontrar a alternativa mais rapidamente.

Na sequência, falaremos como resolver problemas nos fretes gerados com a Jadlog no sistema do Melhor Envio. Se você tem dúvidas sobre essa transportadora, pode pular direto para o guia que fizemos sobre a Jadlog. Só não esqueça de voltar aqui em cima e conferir os procedimentos que listamos para te auxiliar com os Correios também, tá?

Frete atrasado X frete prestes a atrasar

Dizer que um frete só está atrasado quando o prazo limite se esgota pode parecer óbvio. Mas, na prática, não é tanto. É bastante comum as pessoas procurarem atendimento para envios atrasados, quando na realidade, se tratam de entregas que ainda estão dentro do prazo.

Esta é a razão que justifica a norma da maioria das transportadoras do mercado de que um envio é considerado como atrasado no dia seguinte à data informada para a chegada do pacote no endereço informado.

Logo, se você tem um volume em que a estimativa do frete aponta a entrega entre 10 e 20 de agosto, somente no dia 21 de agosto esse envio irá caracterizar como atrasado.

No caso dos fretes gerados no Melhor Envio, a plataforma trabalha com uma empresa terceirizada que abre automaticamente Pedidos de Informação (PI) no sistema dos Correios quando uma entrega atrasa.

Isso quer dizer que até mesmo quando um usuário não identifica o fim do prazo, o serviço do Melhor Envio já garante a cobrança de informações daquela remessa junto aos Correios. 

Claro que isso não anula a possibilidade de o cliente entrar em contato com a plataforma e solicitar esclarecimentos. Contudo, é importante lembrar que o envio só configura como atrasado um dia após o prazo expirar, ok? 

Antes disso, não há como protocolar um Pedido de Informação, nem mesmo como uma medida preventiva, caso o remetente desconfie de alguma lentidão na movimentação da carga. 

Os Correios possuem regras rígidas que impossibilitam esse registro enquanto o prazo de entrega ainda estiver dentro do limite indicado. Com a Jadlog, é importante monitorar a movimentação do pacote durante o transporte para não perder alertas importantes sobre pendências que podem dificultar a chegada do pedido ao destinatário.

Frete atrasado com os Correios. O que fazer?

Bom, se o prazo estimado acabou e a mercadoria não chegou ao seu cliente, o envio caracteriza como atrasado e deve receber atenção especial

Como falamos mais acima, o Melhor Envio já monitora esse tipo de situação e registra automaticamente um Pedido de Informação (PI) no sistema dos Correios.

Observe como funciona o processo:

1 – Pedido de Informação

Quando um frete atrasa, a primeira ação a ser tomada é registrar um Pedido de Informação no site dos Correios. O procedimento (feito diretamente pelo Melhor Envio) busca descobrir o que retardou a entrega e repassar as possíveis soluções para o usuário.

 Como o retorno não é instantâneo, os Correios solicitam um prazo de 5 dias úteis para dar uma resposta ao PI ser protocolado. Entretanto, como as equipes da estatal estão reduzidas como forma de prevenção à contaminação de covid-19, está sendo registrada uma demora maior neste atendimento.

2 – Cobrança na Ouvidoria dos Correios

Caso a estatal não responda o Pedido de Informação em aproximadamente 15 dias, o próximo passo é registrar uma reclamação na Ouvidoria dos Correios

O Melhor Envio também realiza essa intervenção em nome de seus usuários, que podem acompanhar os desdobramentos das tratativas entrando em contato com o nosso atendimento.

Assim, quando seu envio atrasar, você tem duas opções iniciais:

1 – Conferir se já foi registrado um Pedido de Informação (PI) do seu frete no sistema dos Correios

2 – Entrar em contato com o Melhor Envio

Verifique se o PI já foi aberto e economize tempo

A sugestão é que você cheque primeiro se já existe um Pedido de Informação sobre o seu envio. Lembra que o Melhor Envio faz isso automaticamente para você? 

Dessa forma, a alternativa mais rápida do cliente verificar como está a situação do seu frete atrasado é averiguando se o PI foi registrado

Indicamos que você use esse recurso prioritariamente porque através dele é possível verificar detalhes sobre a situação em poucos cliques. Ou seja, o primeiro passo é ver se os Correios já foram acionados para apresentar mais detalhes sobre o envio.

Sabemos o quanto cada minuto na rotina dos vendedores virtuais vale ouro ao longo do dia. Ainda mais quando o cliente que comprou o produto com você certamente estará te cobrando uma posição sobre a entrega atrasada, não é mesmo? 

Por isso, é importante que você priorize as ações que podem te trazer um retorno inicial e uma explicação, mesmo que preliminar, mais rápido.

Portanto, se você obter a confirmação de que seu pedido já está recebendo os cuidados necessários para resolver o atraso no envio, você ganha tempo. 

A seguir, você já pode informar o seu cliente de que o atraso na entrega já está sendo verificado e em breve você terá mais informações para passar sobre a nova data.

Veja como pesquisar se a sua entrega atrasada já conta com Pedido de Informação registrado:

Verificar se o Pedido de Informação já foi aberto é o primeiro passo para averiguar a situação

🔎Para checar se já foi aberto um Pedido de Informação do seu frete no sistema dos Correios clique aqui

🔎Digite o código de rastreio do volume no campo “Código do Objeto

🔎Preencha o espaço “Documento de Identificação” com o CNPJ do Melhor Envio: 15.165.312/0001-22

🔎 Marque a caixa de diálogo “Não sou um robô” e a seguir clique em “Consultar

Exemplo de confirmação da abertura do Pedido de Informação realizada pelo Melhor Envio no site dos Correios

O atraso no frete não é um problema que você precisa resolver sozinho. Pelo contrário! Leia este artigo e saiba como aproveitar a ajuda do Melhor Envio!

Exemplo de confirmação quando o Pedido de Informação não foi aberto

Ainda não foi registrado o PI do meu frete atrasado

Se na pesquisa que demonstramos acima você verificou que o Pedido de Informação ainda não foi protocolado no site dos Correios, contate o Melhor Envio por um de seus canais oficiais:

📌E-mail: contato@melhorenvio.com.br

📌Chat no site do Melhor Envio

📌Mensagem inbox no Facebook Messenger 

IMPORTANTE: é indicado que você utilize a seção de acompanhamento de manifestação dos Correios como uma fonte de pesquisa e não para tentar registrar um Pedido de Informação em seu próprio CPF. Veja por quê:

1 – Os Pedidos de Informação são abertos pelo Melhor Envio no CNPJ da empresa para fins de registro de atrasos de forma automatizada.

2-  O procedimento serve como ferramenta para o Melhor Envio cobrar providências posteriormente no caso de sinistro ou extravios e também para melhorar os serviços.

Mini Envios

Outro aviso relevante é que a modalidade Mini Envios, destinada ao transporte de pequenas encomendas (com dimensões entre 1cm x 10cm x 15cm e 4cm x 16cm x 24cm e com peso máximo de 300g), possui somente rastreamento parcial.

Isso quer dizer que a atualização do transporte informará só os dados da postagem e os da entrega da remessa. Ou seja, diferentemente de outras modalidades, o Mini Envios não apresenta atualizações de status referentes ao deslocamento do pacote. Você verá unicamente as informações de origem e destino. 

Lembre-se disso sempre que usar o serviço e não estranhe quando não aparecer dados da movimentação da encomenda, ok? Isso é perfeitamente normal e representa que o seu frete segue rumo ao endereço informado com segurança!

Dicas extras

O prazo de envio dos Correios é atualizado diariamente, portanto, a previsão informada na cotação do Melhor Envio pode ser diferente da apresentada pela agência na hora da postagem. 

Por isso, o ideal é que você sempre confira a data de entrega estimada depois de postar o volume na agência. Assim você terá uma estimativa de entrega mas próxima da data que o produto será entregue. 

Também vale ficar de olho no rastreamento da encomenda para acompanhar se está tudo correndo certinho ou não. Separamos aqui alguns links para te ajudar a fazer isso e a entender melhor o funcionamento dos principais serviços das nossas transportadoras parceiras. 

Salve esses atalhos nos seus favoritos!

👉Central de Ajuda do Melhor Envio

👉Melhor Rastreio

👉Rastreamento dos Correios

Frete atrasado com a Jadlog. O que fazer?

Apesar de o envio só caracterizar atraso ao término do prazo, nos fretes da Jadlog gerados no Melhor Envio, a movimentação no rastreamento pode indicar a necessidade de medidas para garantir que a encomenda chegue com sucesso.

A seguir listamos alguns exemplos em que o rastreamento da transportadora pode indicar dificuldades na entrega da encomenda e, assim, resultar no atraso do frete ao cliente final. 

Porém, em diversos casos é possível evitar que a falta de informações para concluir a entrega, por exemplo, impeça a remessa de ser entregue, já que a Jadlog costuma informar quais impedimentos foram encontrados em seu rastreamento. 

Monitoramento para antecipar e resolver pendências

Nos envios com a Jadlog é indicado que o lojista monitore o rastreio do pacote desde a postagem até a chegada ao destinatário. Esse acompanhamento pode ser um aliado importante para evitar atrasos.

Assim é possível identificar problemas como os descritos abaixo e fornecer pontos de referência, complementar o endereço e até mesmo contatar o comprador do produto para resolver pendências a tempo e dentro do prazo informado. 

Dessa forma, é possível reduzir as chances de que contratempos no frete impactem a imagem do seu e-commerce junto ao público. Afinal, antes mesmo do envio atrasar, sua loja poderá ser transparente avisando o cliente de que houve um problema com a entrega e já tranquilizando-o antes mesmo de que uma reclamação chegue até você.  

 Veja alguns desses casos que podem requerer atenção especial:

📦Endereço não localizado ou insuficiente

📦Número não localizado

📦Retenção fiscal

📦Entrega em Zona Rural

🔎Confira em que momentos você deve ficar alerta e contatar o Melhor Envio para informar a situação e solicitar intervenção para o seu frete:

📦 Quando a carga não estiver em deslocamento entre a origem e o destino

📦Se a remessa estiver atrasada 

 Lembre-se de salvar esses links em seus favoritos!

👉Central de Ajuda do Melhor Envio

👉Melhor Rastreio

👉Rastreamento Jadlog

Conte com a intervenção do Melhor Envio

Como mencionamos agora há pouco, assim que o lojista perceber a falta de movimentação do pacote ou ler algum alerta da Jadlog no rastreio, o primeiro passo é avisar o Melhor Envio.

A Jadlog aguarda 10 dias úteis para que sejam informados os dados que impedem a entrega. Logo, o quanto antes a equipe de atendimento souber do problema, mais tempo hábil os atendentes do Melhor Envio terão para solucionar as pendências apontadas em defesa do lojista e de seu negócio.

O objetivo principal é minimizar o risco da entrega ser devolvida ao remetente por falta de informações. Principalmente porque o frete sob essas circunstâncias não é reembolsado.

Por este motivo o rastreamento deve ser monitorado constantemente pelo lojista e o Melhor Envio se compromete em redobrar o cuidado contatando a Jadlog e colaborando para que o frete gerado na plataforma não atrase. 

Agimos dessa forma para facilitar o dia a dia dos vendedores. Nosso objetivo é que pessoas como você não tenham problemas com o frete. 

Afinal, isso é sinônimo de desgaste para qualquer empreendedor que se depara com a fúria de um consumidor cobrando providências do seu e-commerce ou cancelando alguma compra.

Informe os dados completos e agilize seu atendimento

Além de prestar atenção às formas de operação dos Correios e da Jadlog, outra dica importante é evitar entrar em contato com o Melhor Envio através de vários canais em busca de resposta para a mesma demanda. Isso aumenta a quantidade de chamados e provoca uma lentidão maior no atendimento por conta das mensagens duplicadas. 

Para você lembrar o que não pode faltar na hora de fazer o contato com o Melhor Envio, separamos aqui uma listinha para otimizar o seu chamado. Assim você ganha tempo para se concentrar nas vendas e tem a sua demanda atendida mais rápido. 😉

✅ Registre a solicitação de atendimento apenas em um canal, com todas as informações sobre o atraso do seu frete e aguarde o retorno

✅Forneça o e-mail de cadastro no Melhor Envio

✅Cole o Código de Rastreio do Envio na mensagem

✅Faça o relato completo do problema

Conclusão

Lidar com atrasos no frete é aquele tipo de situação pela qual ninguém quer passar. É inconveniente para o vendedor e para o comprador ao mesmo tempo. Em um mundo ideal, as entregas sempre seriam feitas no prazo, sem inconvenientes no percurso.

Mas esse não é o caso, infelizmente. Alguns problemas não podem ser evitados. Só que isso não significa que você precise passar por eles por conta própria! O Melhor Envio está aqui para te ajudar.

Como falamos no começo do artigo, a nossa missão não se resume a oferecer fretes mais competitivos para o e-commerce. Também nos esforçamos para amparar nossos clientes quando imprevistos acontecem.Não podemos impedir que alguns problemas aconteçam, mas podemos estar ao seu lado quando eles aparecerem no seu caminho. Conte com a gente!

Comentários (2)

Parabéns pelo excelente conteúdo, muito explicativo e fácil de compreender!

Obrigada, Pedro! Ficamos muito felizes em te ajudar a compreender melhor o assunto! 😉

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