Como desenvolver a gestão de frete para loja virtual | Melhor Envio

Como desenvolver a gestão de frete para loja virtual

Entenda melhor os principais tipos de frete para loja virtual e saiba o que considerar para turbinar sua estratégia de entrega de mercadorias

 

Sem dúvida, a entrega de encomendas é um dos pontos mais importantes das vendas online. Além disso, a expectativa do cliente pela chegada do produto coloca o frete entre os pontos mais críticos da jornada de compra. Isso faz com que vendedores como você precisem dedicar atenção especial à logística de envio de mercadorias. 

Mas como saber quais as formas de entrega se encaixam melhor no perfil do seu negócio? O que levar em consideração para desenvolver uma estratégia de frete para loja virtual assertiva? 

É sobre isso que vamos falar no post de hoje!

 

Formas de frete para loja virtual

 

No comércio eletrônico, os tipos de frete para loja virtual mais comuns são os dos Correios e os das transportadoras privadas. Com a maior em todas as cidades, os Correios são a opção escolhida pela maioria dos vendedores virtuais. Entretanto, a busca por condições mais competitivas, capazes de tornar o envio mais em conta, leva os empreendedores a procurarem outras alternativas. 

Paralelamente à concorrência entre Correios e transportadores privados,  cresce também a oferta de soluções de frete. Estas são plataformas que disponibilizam o serviço através de contratos com estatal e outras empresas de transporte.

Também é possível entregar encomendas com motoboys ou de carro, se o destinatário estiver na mesma cidade que você. Vale ainda permitir a retirada na loja física, caso sua atuação também esteja neste ambiente.

Entretanto, neste post, vamos nos concentrar nas demandas de envio mais distantes, como para outros municípios ou estados. Portanto, fique atento! Falaremos sobre cada uma dessas formas de frete e suas peculiaridades a partir de agora.

 

Correios

Como mencionamos há pouco, os Correios estão presentes em todo o território nacional, o que os faz os primeiros a serem lembrados pelo público. Considerando os termos práticos, realmente a estatal propõe um bom custo-benefício para os pequenos e microempreendedores.

Então, se o frete para a sua loja virtual tem uma demanda de objetos com até 30 quilos, tudo certo. Mas, caso você tenha intenção de expandir suas atividades e vender produtos mais pesados, será um problema. Isso porque a estatal recebe postagens com até 105 cm x 105 cm x 105 cm e peso máximo de 30 kg. 

A forma de embalar a encomenda também influencia no uso do serviço dos Correios, que possuem uma tarifa extra em algumas situações. É o caso dos objetos caracterizados como de manuseio especial por formato ou dimensão.

 Essa restrição consiste na cobrança de R$ 79,00 a mais nos pacotes que não sejam retangulares, ou tenham formato cilíndrico ou em rolo (dados referentes à data de publicação deste post). O mesmo vale para as mercadorias que ultrapassarem 70 cm em uma de suas dimensões (altura, largura ou comprimento).

Você pode saber mais neste artigo que trata detalhadamente do assunto:

Como enviar encomendas grandes ou em formatos especiais

 

Transportadoras privadas

 

Dimensões maiores não são um problema quando se fala em envio de encomendas com transportadoras privadas. Neste segmento, as lojas virtuais encontram uma variedade superior de dimensões de postagem

Chamamos a atenção aqui de que o volume das postagens aceitas pode variar de uma empresa para outra. Desse modo, o usuário precisará verificar individualmente os limites máximos de embarque. 

Outra boa notícia é que até as companhias aéreas de transporte de passageiros atuam no envio de encomendas. LATAM Cargo e Azul Cargo são exemplos que podemos citar neste nicho. Então, além dos modais terrestres espalhados pelos municípios brasileiros, há opções de fretes aéreos.

O mercado da logística privada também está abrindo caminho para que empresas de ônibus intermunicipais também estejam entre as alternativas. É o caso da Buslog.

Por outro lado, em comparação aos Correios, a abrangência pode ser consideravelmente menor. Afinal, vai depender de cada operador logístico a disponibilidade de atender a sua cidade.

 

Soluções de frete

 

Como citamos no início do post, as soluções de frete são uma alternativa em crescimento no mercado, principalmente, pelo conjunto de ferramentas disponibilizadas aos usuários. As soluções são plataformas que usam tecnologia e inteligência para automatizar diversos processos da logística de fretes. 

O catálogo dos serviços inclui cotações de fretes com várias transportadoras, simultaneamente. Este diferencial permite comparar condições distintas de envio como preços e prazos de entrega em poucos segundos. As simulações apresentam, inclusive as opções de entrega em modalidades distintas, como as expressas (mais rápidas) e as comuns (entrega normal).

Mas as vantagens não param por aí. Outro ganho é poder gerar etiquetas de postagem com diversas transportadoras sem precisar ter contratos individuais com as empresas. Tudo é feito online, através da plataforma que oferece também serviços como rastreamento do pacote até o destinatário.

Assim como você não utiliza somente um fornecedor para compor seu estoque, o frete também pode ter múltiplas opções. E é exatamente isso que uma solução de frete torna possível. 

Quando for escolher a sua, verifique também se ela possui integração com a plataforma de e-commerce, ERP ou HUB utilizados em sua loja virtual. 

Se você quiser compreender melhor o que pode ser encontrado neste tipo de tecnologia, sugerimos que leia também:

O que é uma solução de frete e como usar?

 

O que considerar na gestão do frete da sua loja virtual

 

Após esclarecemos os detalhes das formas de envio mais usadas no e-commerce, vamos aos pontos para reforçar sua estratégia. Já adiantamos que você não irá encontrar uma fórmula infalível com a listagem do frete ideal.

Cada loja virtual tem sua própria realidade, com características e necessidades distintas. Localização geográfica, tamanho, peso e até mesmo o preço dos produtos que você comercializa são elementos que impactam na escolha da logística de frete.

Dessa forma, vamos elencar aqui algumas condições que os lojistas devem considerar na busca pela competitividade das suas entregas. Ou seja, na hora de ter fretes com preços, prazos e qualidade que agrade os consumidores e caiba no orçamento do seu negócio. Confira!

 

Pesquise antes de decidir qual o frete do seu negócio

 

Um bom ponto de partida para investir em uma gestão assertiva de frete para loja virtual é avaliar o que o mercado oferece. Antes de determinar qual o meio de transporte oficial do seu negócio, pesquise as opções disponíveis. Analise os aspectos relevantes para o seu e-commerce para poder avaliar qual o tipo de entrega se encaixa melhor na sua loja virtual. 

Faça perguntas como, por exemplo, “para quais regiões eu vendo mais?”. “Onde está minha maior fatia de público? Quais alternativas de transporte aceitariam a postagem dos meus produtos? Quais as limitações/restrições de cada serviço?

 

Use os questionamentos para nortear sua busca

 

Indagações simples como as descritas acima são uma ótima ferramenta para fazer comparações entre os serviços oferecidos no setor. Lembre-se também de conferir os recursos adicionais que cada empresa atua e podem ser vantajosos para você.

Seria interessante não ter que levar as encomendas até uma unidade de postagem? Então, transportadores que atuam com coleta de pacotes podem ser o que você precisa. Acredita ser importante garantir que somente o destinatário receba o objeto? Os Correios proporcionam envios com diferenciais como Mão Própria, que garantem exatamente isso. 

Ou você busca ter a confirmação de que o usuário recebeu a mercadoria? Na estatal, você pode utilizar também o serviço de Aviso de Recebimento (AR)

Viu só? Com apenas algumas perguntas básicas é possível ampliar seu rol de pesquisa rumo à escolha do frete para loja virtual. 

 

Negocie condições melhores de envio de encomendas

 

Outra limitação comum para quem começa uma loja virtual é não ter uma quantidade expressiva de vendas que justifique um contrato com uma transportadora. Assim, a menos que seu e-commerce já esteja em um nível avançado e gere uma quantidade expressiva de pedidos, será difícil ter um contrato vantajoso.

Neste momento temos duas sugestões para apresentar. A primeira é que se você já tem um contrato com um transportador, procure negociar condições ainda melhores. 

A segunda dica é para quem ainda não conseguiu firmar um contrato: mesmo assim você pode ter condições competitivas! Com uma solução de frete, por exemplo, qualquer e-commerce acessa alternativas de frete com diferenciais exclusivos como os dos contratos de grandes lojistas.

 

Otimize seus fretes agora mesmo

 

Esperamos ter colaborado para sua loja virtual ter uma base mais sólida para você gerir seus fretes. Nosso objetivo foi fornecer subsídios para você construir uma estratégia de entregas coerente com a realidade do seu negócio.

Agora se você quer facilitar ainda mais a sua logística qualificando o transporte de encomendas hoje mesmo, conheça o Melhor Envio.

Somos uma solução de fretes completa para cotar envios com Correios e transportadoras privadas em segundos. Visite nosso site e confira como é fácil gerar etiquetas de postagem em nossa plataforma!

 

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Por 31 de julho de 2019 às 2:00

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