Checklist da Black Friday: tudo pronto para o envio das encomendas?

Com as melhores expectativas possíveis, a Black Friday 2020 está chegando! Então está mais do que na hora de fazer aquele checklist da Black Friday e garantir que está tudo pronto para realizar as entregas da sua loja online.

Este ano, a grande data do e-commerce promete alcançar números ainda mais expressivos. Uma pesquisa da consultoria Ebit Nielsen prevê um faturamento 27% maior do que foi registrado pelo período em 2019, que bateu R$ 3,2 bilhões em vendas. 

Parte dessa fatia vem de consumidores estreantes na Black Friday, já que cerca de 13% da população brasileira fez sua primeira compra pela internet em 2020, devido aos cuidados com distanciamento social.

Depois de semanas de planejamentos, definições de estratégias e muitas dicas de especialistas – inclusive em lives no Instagram do Melhor Envio -, chegou o momento de ter certeza de que a sua loja online já está preparada para esperar os clientes! 🚀 

Pensando nisso, preparamos um checklist da Black Friday, com os principais pontos que você deve conferir nesses (poucos) dias que faltam, dá uma olhada!

Checklist da Black Friday

✅ Limite de envios simultâneos no Melhor Envio

✅ Saldo disponível na Melhor Carteira

✅ Integrações do Melhor Envio

✅ Informações de contato no Melhor Envio

✅ Políticas de trocas, devoluções e logística reversa

✅ Estoque de embalagem e insumos para envio das encomendas

✅ Informações para cálculo de frete

✅ Alinhamento de prazos de entrega

✅ Divulgação da loja online

Ficou na dúvida sobre um desses itens? Sem problemas! Vamos falar um pouquinho mais sobre cada um deles e, claro, o que você precisa fazer para deixar o checklist da Black Friday no ponto certo!

Ah, e no fim do texto tem uma dica extra que promete te ajudar muito nessa Black Friday, não deixe de conferir! 😉

checklist da black friday melhor envio imagem de um caderno de notas
Imagem: Freepik

Aumente o seu limite de envios simultâneos no Melhor Envio

Assim como você, nós esperamos que o número de vendas na sua loja online na Black Friday 2020 seja maior do que nunca! 

Para deixar seus clientes satisfeitos, nada melhor do que correr para fazer a postagem das mercadorias, certo? Então, o primeiro passo é aumentar o seu limite de envios simultâneos

Se você é novo aqui no Melhor Envio, vamos esclarecer. O limite de envios é a quantidade de fretes que você pode gerar na plataforma ao mesmo tempo. 

Então, quem tem limite de 3 envios simultâneos consegue gerar três etiquetas de frete sem problemas. Porém, para encaminhar as próximas encomendas, é preciso realizar essas postagens e esperar a atualização da transportadora para liberar novos envios. 

E se tem uma palavra que ninguém quer escutar na Black Friday, é “esperar”, certo?

Para evitar este problema, você pode verificar sua conta aqui no Melhor Envio e aumentar o limite de envios simultâneos. O processo é bem simples, olha só:

✔ Faça um cópia digital (pode ser JPEG ou PDF) de um documento de identificação com foto e assinatura e do comprovante de residência

✔ No painel do Melhor Envio, acesse o menu Gerenciar > Documentos

✔ Clique em Carregar Imagem e selecione os arquivos do seu computador 

✔ Clique em Enviar Documentos

Prontinho! Agora é só aguardar a nossa equipe avaliar a documentação em um prazo de 48 horas. 

💡 Para agilizar o processo, o ideal é ver todos os detalhes e documentos aceitos no artigo Como aumentar o limite de envios no Melhor Envio.

💡 E aqui nós temos um vídeo com o passo a passo para verificação de conta:

Tenha saldo disponível na Melhor Carteira

Essa é outra dica de ouro para agilizar a postagem das suas encomendas! Ao pagar suas etiquetas de frete com a carteira virtual do Melhor Envio, elas são liberadas imediatamente, prontas para serem impressas e coladas na embalagem do seu produto.

🔴 Vale lembrar, o prazo de liberação da etiqueta de envio com os outros meios de pagamento, podem levar até 3 dias úteis, tá?

Então o melhor é garantir que o saldo da nossa carteira virtual seja suficiente para fazer todos os envios dos produtos vendidos na Black Friday! Mais uma solução para que seus clientes recebam os as mercadorias em menos tempo!

💡 Leia o artigo completo sobre como inserir saldo na carteira virtual no Melhor Envio ou veja o passo a passo no vídeo do nosso canal do YouTube:

Aproveite as integrações do Melhor Envio

Já deu para perceber que a gente dá muita importância para a agilidade da sua loja online, né? E não é só na Black Friday!

Tanto que nossa equipe vem desenvolvendo diversas integrações com plataformas de e-commerce, marketplaces, HUBs e ERPs. Essas parcerias têm, basicamente, dois objetivos:

👉 Exibir as opções de fretes disponíveis no site da sua loja, para que o cliente escolha a melhor alternativa

👉 Automatizar a geração de etiquetas de frete, importando as informações principais sobre cada venda realizada

Bem, as funções variam de acordo com cada integração, mas é certo que você vai encontrar ferramentas úteis para o ano inteiro, inclusive na Black Friday!

E como aproveitar essas vantagens? Simples! No painel do Melhor Envio, clique na aba Integrações e veja as alternativas.

Escolha a plataforma com a qual você já trabalha e clique em Selecionar. Depois disso, é só seguir o manual de integração, que já está lá te esperando, e ativar o Melhor Envio na sua loja!

💡 Para saber mais, acesse o artigo sobre as Integrações do Melhor Envio.

Tenha certeza de que está tudo certo com o seu cadastro no Melhor Envio

Em meio a tantos preparativos, isso pode parecer só um detalhe bobo, mas não é! Claro que todos esperam que dê tudo mais do que certo com as vendas da Black Friday, mas imprevistos acontecem. Nesses momentos, agilidade e uma boa comunicação são essenciais!

Da mesma forma que você pode entrar em contato com a nossa equipe de suporte, é super importante que o Melhor Envio – ou uma de nossas transportadoras parceiras – consiga falar com você se for necessário.

Então dê uma olhadinha no seu cadastro no Melhor Envio e veja se as informações estão atualizadas, principalmente endereço, e-mail e telefone!

É só acessar o Painel de Controle do Melhor Envio, clicar em Gerenciar > Perfil e confirmar seus dados.

Ah, e aqui estão os canais de atendimento oficiais do Melhor Envio:

📍 e-mail – contato@melhorenvio.com 

📍 mensagem inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio 

📍 chat – https://www.melhorenvio.com.br/ 

💡 Vale, também ficar de olho na Central de Ajuda do Melhor Envio, que tem mais de 100 artigos, dicas e tutoriais para te dar uma forcinha!

checklist da black friday imagem com sacolas de compras em fundo preto
Imagem: Freepik

logística reversa não pode faltar no checklist da black friday

Trocas e devoluções são bem comuns no e-commerce, e podem ser ainda mais frequentes no período da Black Friday. Quanto mais rápido a loja online resolver a solicitação dos clientes, melhor.

Mas você já sabe o que fazer nestas situações? Quais são os passos que os clientes devem seguir para conseguir realizar a troca ou devolução de uma mercadoria na sua loja virtual? Quanto tempo, em média, demora para este processo ser finalizado? Estas informações estão claras e acessíveis no site?

É super importante que você tenha essas respostas na ponta da língua, antes que os pedidos de troca ou desistência dos clientes comecem a chegar!

Algumas etapas que devem ser consideradas: 

👉 Formulário para solicitação de troca ou devolução

👉 Passo a passo do que o cliente precisa fazer para mandar um produto de volta à loja online

👉 Definição das rotinas internas do e-commerce, como envio de etiquetas de frete para os clientes e reenvio de uma nova mercadoria

💡 Se quiser mais dicas sobre o assunto, acesse o artigo O que é logística reversa e como usar a ferramenta do Melhor Envio.

Estoque de embalagens e outros insumos para envio das encomendas

Provavelmente você já está com o estoque de produtos da Black Friday 2020 em dia, certo? Ótimo! 

Mas, para garantir que as mercadorias cheguem dentro do prazo, você não pode esquecer dos outros materiais necessários para finalizar os envios

Certifique-se de que o estoque de embalagens, fita adesiva e tinta para imprimir etiquetas de frete e notas fiscais, por exemplo, sejam suficientes para postar todos as mercadorias vendidas no período.

Considere, inclusive, reforçar as embalagens dos produtos vendidos na Black Friday. Assim como as lojas online, as transportadoras também vivem um aumento considerável na demanda neste período. 

🔴 É uma boa ideia garantir que seus produtos fiquem mais protegidos do que nunca durante o transporte, especialmente aqueles itens mais frágeis, reduzindo as chances de avarias. Afinal, queremos que seus clientes recebam os produtos em perfeitas condições, certo?

💡 Este vídeo do canal do Melhor Envio no YouTube tem ótima dicas sobre embalagens no e-commerce, dá uma olhada:

Confira as informações para o cálculo de frete

Qualquer desencontro de informações pode resultar em um cálculo de frete errado, fazendo com que o valor informado ao cliente fique mais alto ou mais baixo do que o custo real do envio.

Por isso, nesses últimos dias antes da Black Friday 2020, tire um tempinho para conferir as informações de peso e dimensões cadastradas nos produtos da loja online. 

🔴 Lembre-se que as medidas informadas devem ser dos itens já embalados para envio, já que são esses os dados considerados pelas transportadoras no momento da postagem, ok?

💡 Você pode ver mais dicas no artigo sobre a importância do cálculo de frete no e-commerce.

E mais uma dica: sempre que possível, confira o CEP de destinatário informado pelo cliente da sua loja online antes de finalizar a geração da etiqueta de frete. Dessa forma, caso você perceba que há algo errado, pode entrar em contato com o consumidor para conferir as informações, evitando a demora na entrega da encomenda ou mesmo cobranças extras desnecessárias.

Alinhe as expectativas sobre prazos de entrega

Mesmo sabendo que a entrega vai levar mais tempo, o cliente começa a esperar pelo produto no segundo em que finaliza o pagamento no site da loja. Logo, cada dia de atraso na chegada da compra é um problema para o seu negócio

🔴 Por isso é importante alinhar as expectativas. Jamais informe um prazo que você não será capaz de cumprir, ok?

Aliás, considerando a maior demanda da Black Friday, pode até ser uma boa ideia adicionar um ou dois dias ao prazo de entrega do objeto

Lembre-se que o período de separação e empacotamento dos itens, impressão da nota fiscal e postagem na transportadora também devem fazer parte deste cálculo. Com esse tempinho extra você vai ter mais tranquilidade para realizar os processos internos do e-commerce, sem deixar seu cliente ainda mais ansioso!

Divulgue as promoções da loja online

Assim como você, os clientes também estão se preparando para a Black Friday 2020, principalmente nesta semana que antecede a data. Pode acreditar que as pesquisas por produtos e promoções estão super em alta!

Nada mais justo do que você aproveitar esses dias para dar aquele “último gás” no marketing da loja online e conquistar novos compradores! 🚀 

É hora de apostar no alcance de redes sociais, principalmente Instagram, Facebook ou WhatsApp, que permitem campanhas mais ágeis e direcionadas, com ferramentas desenvolvidas para promover compras pela internet. 

Mais do que nunca, esteja onde o seu público está e deixe que eles saibam tudo o que sua loja pode oferecer na Black Friday!

💡 No artigo Marketing digital para e-commerce você tem várias dicas para turbinar as redes sociais da loja virtual!

Conseguiu marcar todos os itens na checklist da Black Friday? Então, como foi prometido, pega essa última dica extra!

Conheça a Blue Friday do Melhor Envio!

frete black friday melhor envio blue friday

É claro que a gente não ia ficar de fora da maior data do e-commerce no Brasil! Aqui no Melhor Envio, a Black Friday virou a Blue Friday, com uma programação especialmente pensada para te ajudar a jogar as vendas lá para o alto! 🚀 

Dá uma olhadinha no que você encontra na Blue Friday:

✔ Sorteio de R$ 5 mil em fretes no Melhor Envio

✔ Conteúdos exclusivos sobre diversos temas

✔ Bate-papo com especialistas em e-commerce

✔ Diagnóstico gratuito do planejamento da sua Black Friday

✔ Cupons de desconto em diversas plataformas

Gostou? Pode deixar que ainda dá tempo de aproveitar!

Posts relacionados

Deixe um comentário