Invista na agilidade do frete em seu e-commerce | Melhor Envio

Invista na agilidade do frete em seu e-commerce

Veja quais elementos da gestão de frete influenciam na sua capacidade de trabalhar com entregas de encomendas mais ágeis e assertivas

 

O frete das compras feitas pela internet é motivo de muita ansiedade. Para todos. De um lado temos o público que, logo após fechar a compra, já ativa uma contagem regressiva para a entrega. De outro estão os vendedores online, responsáveis por fazer as escolhas certas para que essa engrenagem funcione direito.

Mas como transportar as encomendas com a menor chance de atrasos e agilidade necessária para vencer a concorrência? É sobre isso que vamos falar neste artigo: as soluções inteligentes para otimizar seu frete e torná-lo mais ágil!


Seja assertivo em sua gestão de frete

 

O primeiro passo para quem procura agilidade no envio de encomendas é desenvolver uma gestão assertiva de frete. Conheça bem o seu negócio e a demanda de entregas gerada em sua loja virtual. Se este mapeamento ainda não está claro para você, então comece imediatamente essa avaliação.

O maior tiro no pé que um vendedor pela internet pode dar é deixar para resolver as situações conforme elas surgem. A agilidade é consequência de um planejamento proativo para preparar seu e-commerce para diversas situações.

Para começar esse investimento com o pé direito, analise os pontos fracos da sua estratégia e os gargalos que devem ser atacados. Você pode não acreditar, mas a organização da sua logística é capaz de definir o quanto seu frete pode ser ágil. Ou exatamente o oposto!

Uma ótima maneira de evitar a lentidão no transporte do seus pedidos é preparar-se com antecedência para as datas comemorativas. Inclua o aumento das vendas em períodos promocionais no seu planejamento estratégico. Ao saber o que fazer em cada situação e ter as opções ao seu alcance deve ser sua meta. Continue esta leitura e vamos explicar como.

 

Otimize o preparo da encomenda

 

Antes de entrarmos nas questões mais complexas da logística de frete, vamos chamar a atenção para elementos básicos. Mas que fazem toda a diferença no grau de agilidade das entregas da sua loja virtual.

Você deve saber com precisão o tempo gasto para embalar as encomendas para não perder tempo com isso. Ter sempre em mãos as embalagens e materiais para embrulhar ou acomodar os itens é fundamental. Faça um checklist dessa demanda e não deixe faltar os insumos para liberar o mais rápido possível a encomenda.

O alerta é ainda mais urgente se o seu e-commerce trabalha com embalagens customizadas. Uma experiência diferenciada na entrega não justifica o atraso no transporte. Contabilize o tempo de preparo do pacote junto ao prazo de entrega informado ao cliente.

Neste sentido, atentar para a emissão da nota fiscal, se você utiliza esse procedimento, também é importante. Afinal, quanto mais demorado for este passo, mais lento será o despacho do pedido.

O mesmo conselho vale para quem envia encomendas com declaração de conteúdo. Não deixe nada para depois. Evite o acúmulo de processos que podem ser concluídos logo.

Leia mais sobre os tipos de nota fiscal no artigo a seguir:

A importância da nota fiscal no e-commerce

 

Busque novos meios de entrega

 

Pode não parecer à primeira vista, mas a agilidade do frete está associada às opções de envio que você dispõe. Para esclarecer isso vamos lembrá-lo da Greve dos Caminhoneiros, responsável pelo atraso de centenas de pedidos do e-commerce.

Lembre-se, que quando falamos em agilizar processos, falamos tanto das suas ações em logística, quanto o cumprimento dos prazos de entrega. Ou seja, investir em envios rápidos quer dizer estar um passo à frente de possíveis turbulências e imprevistos.

Assim como no bloqueio das rodovias, quando os Correios realizam paralisações é outro problema. Afinal, em ambas situações a chance de fretes fora do prazo geralmente se confirma. Para desespero dos lojistas e a fúria dos clientes.

Mas há como evitar ou, no mínimo, minimizar esses transtornos na sua loja virtual ao contar com a diversificação das alternativas de frete. Chamamos a atenção aqui para que os vendedores não se tornem reféns de suas entregas. Isso pode acontecer quando você possui apenas uma única fonte para enviar suas mercadorias.

Certamente, você terá maior eficiência se puder recorrer à disponibilidade das transportadoras privadas durante uma paralisação dos Correios. O mesmo se aplica quando se usa apenas o modal rodoviário e a categoria realiza mobilizações que interrompem temporariamente o serviço.

Pense em sempre ter outras cartas na manga. Nessa hora, a escolha prévia de alternativas de transporte aéreo o livrará de uma enorme dor de cabeça. Então, a dica é apostar na combinação de diferentes modais e transportadoras para formar um catálogo de fretes.



A agilidade enquanto diferencial na hora da compra

 

Todos sabemos que a concorrência é uma batalha árdua em vários setores e no e-commerce não é diferente. Tanto que, para uma fatia considerável de clientes, o tempo de entrega pode ser mais importante do que o preço do frete. Neste caso, não é apenas da agilidade da sua logística que estamos falando. O ponto central aqui é como a rapidez se destaca como um fator influenciador na decisão de compra.

Se você mora em uma capital, ou em regiões metropolitanas, uma opção ágil que você pode oferecer ao seu público é a Entrega Expressa. Nesta modalidade de envio é possível efetuar a entrega do objeto no mesmo dia do fechamento do pedido.

Para contar com este diferencial, verifique quais as transportadoras oferecem esta modalidade de entrega e inclua a medida entre suas estratégias de vendas.

 

Use a tecnologia para otimizar seu frete

 

Como falamos anteriormente, você não deve focar seus recursos de tempo apenas na logística das suas entregas. E para ganhar em agilidade, a tecnologia desponta como uma ótima estratégia, principalmente, para cotar envios com múltiplas transportadoras.

Com uma calculadora de fretes, você pode consultar valores e condições de entregas em segundos. Imagine ter acesso a diferentes opções de transporte sem precisar ter contratos com várias empresas. Este é apenas um dos benefícios que podem ser encontrados nas plataformas de frete.

A sua capacidade de otimizar processos também pode dar um salto com este tipo de suporte. Entre as facilidades do serviço, estão o monitoramento de cargas, o que confere maior qualidade e segurança ao transporte de seus pedidos. Além disso, o rastreamento integrado caracteriza um elemento-chave para a sua política de trocas e devoluções.

Ainda sobre as vantagens de utilizar uma solução de fretes, está reduzir as chances de erros de processos manuais tradicionais, mais lentos e trabalhosos. Suas ações também ficam mais rápidas com a geração de várias etiquetas de envio juntas. Isso sem falar em poder gerenciar todos os seus envios em um só painel.

 

Tenha uma logística de frete eficiente

 

As dicas que reunimos neste artigo foram úteis para você? Esperamos que sim! E para ajudá-lo a tornar suas entregas mais ágeis, vamos apresentá-lo à ferramenta capaz de tornar isso realidade: o Melhor Envio.

Desenvolvemos tecnologia própria para oferecer uma solução de fretes que torne as entregas do e-commerce competitivas para pequenos e médios lojistas.

Agilidade, praticidade e eficiência é exatamente o que nossa plataforma proporciona ao disponibilizar o cálculo de frete com Correios e múltiplas transportadoras. Além de comparar diversas condições de envio para gerar suas etiquetas de postagem, temos também um rastreamento inteligente.

Visite nosso site e veja como nossas ferramentas podem tornar sua política de entregas mais rápida e assertiva!

Confira também

Categorizados em:

Tag:

Por 5 de junho de 2019 às 2:00

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por 5 de junho de 2019 às 2:00