Como usar o frete como estratégia de marketing na Black Friday

Confira neste guest post, produzido pelos nossos parceiros da Válvula, como o frete pode impactar na sua taxa de conversão

Por David Pepe | CEO da Válvula 

 

Para que um e-commerce venda o máximo possível nessa data, é crucial ter um bom planejamento de marketing. Contar com diferentes opções de envio e melhorar os custos do frete também são pontos essenciais para aumentar as vendas durante a Black Friday.

Quer ficar por dentro do assunto e investir em um diferencial para sair na frente da concorrência na maior liquidação do ano? Continue esta leitura!

Como o frete impacta nas conversões

A taxa de conversão consiste no percentual do número de usuários que acessam o seu e-commerce e finalizam uma compra. O valor do frete e o tempo de entrega são fatores que influenciam diretamente nessa taxa. Um estudo realizado pelo Baymard Institute revelou que 60% dos consumidores tendem a abandonar o carrinho de compras se o custo de entrega for muito elevado. Sabendo disso, buscar maneiras de diminuir esse valor, além de oferecer opções de envio para o cliente, é super importante. 

Assim como fornecer valores competitivos, é necessário oferecer diferentes opções de escolhas ao usuário. Limitar o consumidor a uma única opção de frete pode aumentar a probabilidade de desistência de compra. 

Isso porque o cliente pode precisar, ou querer, receber o seu produto com maior agilidade, por exemplo, sem se importar em pagar um valor maior por isso. 

Como incorporar o frete à sua estratégia de marketing

A logística tem um papel muito importante na gestão de um e-commerce. Por esse motivo, incorporar o frete à sua estratégia de marketing é essencial. Mas como fazer isso? 

Assim como você divulga seus produtos e serviços, divulgar suas condições de frete especiais ou investir mais em campanhas para as regiões onde o seu frete é mais competitivo se faz necessário. Dessa forma, você otimiza o seu orçamento, aumentando a taxa de conversão do seu site. 

Frete grátis

O frete grátis deve ser visto como uma ação estratégica. Porém, antes de adotar essa tática é preciso ter um bom planejamento, para evitar prejuízos ao final da ação. 

Uma abordagem simples, que já tem sido adotada por boa parte das lojas virtuais, é estipular um valor mínimo para oferecer a isenção do frete. Essa estratégia é benéfica por dois motivos: primeiro, pois a sua loja passa a ter a atratividade do frete grátis. Segundo, porque além de vender mais, você aumenta o ticket médio do seu negócio

Oferecer o frete grátis para os seus clientes não quer dizer que este gasto deixe de existir. Para que essa estratégia seja viável, a empresa deve arcar com os custos ou embutir o valor do frete nos produtos, de forma que não apareça destacado para o comprador. 

Mas cuidado! Antes de adotar essa ação, certifique-se que ela é possível dentro da realidade do seu negócio. Afinal, é necessário ter um equilíbrio entre o custo adicional e as vendas, de forma a não haver prejuízos. 

Frete com valor fixo

Como o nome sugere, essa estratégia consiste em adotar um único valor de entrega para todos os produtos da loja, independentemente da região da entrega.Antes de adotar essa estratégia, é importante saber que, embora o valor do frete seja compensado em alguns produtos, a margem de lucro de outros pode diminuir. 

Por conta disso, antes de definir o frete fixo como única opção, é importante analisar com cautela o volume das vendas de cada produto, além de considerar seus pesos e tamanhos. 

Ganhe tempo e economize dinheiro

Escolher uma plataforma de gestão de fretes permite economizar tempo e possibilita que você, por exemplo, foque em conseguir mais vendas para o seu negócio. 

Isso acontece porque, ao invés de levar 2 horas para emitir de 20 a 30 etiquetas, com um gateway de frete, você consegue realizar a mesma tarefa em apenas 30 minutos.

Além de proporcionar aos clientes opções de entrega e prazos mais atraentes, as ferramentas de gestão de fretes possibilitam que os cálculos de preço e prazo sejam feitos de forma ágil e precisa. Ou seja, além de oferecer melhores condições de entregas para os seus clientes, você ainda economiza tempo.

Lucro operacional

Dar mais opções de fretes, com valores mais vantajosos, e de forma automatizada, possibilita que você aumente o número de vendas do seu e-commerce sem que, necessariamente, você amplie o tamanho da sua equipe. 

Criar um plano de fretes e aliá-lo à sua estratégia de marketing, fará com que suas vendas durante a Black Friday sejam ainda maiores.

Invista em alternativas para ter um frete competitivo

Se você está em busca de oferecer melhores condições de frete para os seus clientes, o Melhor Envio se faz um grande aliado. Por conta do alto volume de envios, as transportadoras oferecem condições exclusivas aos usuários da plataforma. Com isso, você e seu público acessam opções de entregas melhores do que a concorrência.

Este conteúdo é um guest post e foi produzido por David Pepe, CEO da Válvula 

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