Como resolver problemas de frete no e-commerce

Veja quais são os principais transtornos envolvidos na logística de entregas e confira as soluções para reverter as dificuldades no seu frete

 

Ter um negócio na internet livra os vendedores digitais de diversos aspectos que tornam operação de uma loja física mais complicada. Não é preciso pagar o aluguel de um bom ponto, nem se preocupar com o espaço que as prateleiras irão ocupar e, muito menos, com o horário de funcionamento.

Por outro lado, os lojistas online precisam atentar constantemente para outro elemento, igualmente fundamental: o frete. Afinal, a compra no e-commerce só é concluída com sucesso quando o cliente recebe o produto satisfatoriamente. E é aí que os desafios começam!

Continue esta leitura e veja que para cada problema, podemos encontrar também soluções para continuar a impulsionar as vendas.

 

Atraso nas entregas: um dos problemas mais graves de frete

 

Uma das maiores responsabilidades de quem vende no comércio eletrônico é garantir que os produtos cheguem no prazo informado ao cliente. Isso porque quando a entrega atrasa é a reputação do seu negócio que entra em dúvida. Pois, é assim que o consumidor começa a ver o seu e-commerce: com desconfiança.

O primeiro passo neste caso está na identificação dos possíveis motivos dessa situação. O que causou o atraso? Foi um problema com a transportadora? Ou a origem do prazo expirado está na logística interna? Perguntas como estas ajudam a mapear pontos fracos na sua estratégia e, a partir do conhecimento das falhas, você pode trabalhar nas soluções.

Alguns cuidados são capazes de reduzir a chance de transtornos. Confira! 

 

Solução | Otimize o despacho da encomenda

 

Saiba com exatidão o tempo necessário para separar o produto no estoque, embalá-lo, emitir a nota fiscal (ou declaração de conteúdo) e despachá-lo para a transportadora.

Confira periodicamente se você tem em mãos todos insumos para empacotar as encomendas. Caixas de variados tamanhos e itens de proteção dos objetos não podem faltar na hora de enviar a mercadoria! Mantenha essa reserva em condições de suportar a demanda.

Também vale adicionar uns dois dias ao prazo final de entrega informado ao consumidor. Isto permitirá um fôlego extra para o despacho do volume sem impactar na contagem do transporte. Melhor ampliar o prazo do que perdê-lo, não é mesmo?

Entretanto, se você tem certeza de ter feito tudo certo e constatar que a demora foi motivada pela transportadora, então a tática pode ser um pouco diferente. Vamos falar disso a seguir.

 

Problemas logísticos externos

 

Conforme mencionamos acima, há momentos em que mesmo com uma organização interna de despacho correta, as encomendas atrasam. Ou seja, isso pode acontecer também devido a fatores externos como problemas envolvendo as transportadoras

Várias razões podem colocar em risco a eficiência da entrega, como por exemplo, a paralisação temporária do serviço. Você já precisou administrar transtornos nos envios durante uma paralisação dos Correios? Ou quando os caminhoneiros deflagaram uma greve? 

Esses dois exemplos demonstram a importância de estarmos sempre preparados, e munidos de um plano B, para minimizar danos à imagem do nosso e-commerce. Afinal, quando o frete atrasa, quem você acha que o cliente irá procurar para reclamar? Você!

 

Solução | Invista em alternativas de fretes

 

 Uma estratégia interessante para ampliar seu rol de escolhas, principalmente, durante um período de conflito no setor logístico, é diversificar suas opções de frete. Mesmo para quem possui um contrato vantajoso com uma transportadora, vale a pena pensar em utilizar outros serviços de entrega.

Para esclarecer melhor, voltemos ao exemplo de uma paralisação dos Correios. Você tem duas opções neste caso: manter seus fretes com a estatal mesmo quando o serviço esteja prejudicado ou, utilizar temporariamente outra empresa.

A mesma consideração serve para quando se utiliza apenas o modal rodoviário e manifestantes bloqueiam as estradas. Este é um indicativo para avaliar a possibilidade de enviar seus artigos também por avião.

Mas como acessar tão facilmente os serviços de transportadoras distintas? Com o apoio de uma solução de fretes, que são plataformas que oferecem envios com variados serviços e modais graças aos contratos que possuem com as transportadoras.

Saiba mais sobre o recurso neste conteúdo que traz detalhes sobre o assunto:

O que é uma solução de fretes e como usar?

 

Abandono de carrinho motivado pelo frete caro

 

Outra barreira com potencial para interferir na assertividade do frete é vista quando o cliente considera a taxa de envio muito alta. É o caso no qual o consumidor encontra o produto desejado, manda para o carrinho mas, ao se deparar com o custo da entrega, não conclui o pedido.

Ao ser o motivo para a desistência de 82,3% das compras no e-commerce, conforme a pesquisa E-commerce Trends, o frete caro demonstra sua influência na decisão, ou não da compra. 

Então este número precisa ser levado em conta no planejamento e avaliação da sua estratégia de entregas. Portanto, sempre que a taxa de abandono de carrinho subir em sua loja virtual, preste atenção neste alerta.

 

Solução | Negocie condições mais competitivas de frete

 

Se o envio anda espantando a clientela, não há escapatória. Você precisa rever sua estratégia de frete. O objetivo então passa a ser encontrar maneiras de tornar suas entregas mais atrativas para o público.

Negociar melhores condições de frete desponta como uma das saídas mais assertivas. Então, mesmo que seu e-commerce conte com um contrato satisfatório, pode ser interessante conversar com a transportadora contratada e tentar a inclusão de mais benefícios neste acordo.

 

Solução | Avalie se é possível oferecer frete grátis

 

Você também pode reverter a impressão negativa que o envio causa na experiência do cliente livrando-o deste custo. Uma forma de fazer isso é com a criação de campanhas de frete grátis. Mas antes de descartar ou aceitar a ideia logo de cara, analise as condições de sua loja virtual para empregar essa tática.

Por quanto tempo você poderá testar uma campanha de transporte gratuito para seus consumidores? A partir de qual valor é possível usar este recurso sem impactar seu orçamento? Vale embutir parte do investimento na estratégia no valor final do produto?

Questionamentos como estes colaboram para direcionar o planejamento de uma campanha de frete grátis. Inclusive, já podemos antecipar algumas possíveis respostas para vendedores como você cogitarem para preparar um piloto focado em fazer dos envios um aliado nas vendas:

 

  • Estipule uma duração para a campanha, que pode ser realizada junto às promoções focadas nas datas comemorativas
  • Fixe um limite mínimo de compras de R$ 200,00, por exemplo, para o usuário contar com a gratuidade na entrega
  • Estude a viabilidade de aumentar em torno de 10% o valor dos seus produtos para isentar o público da taxa de envio

 

Transforme o frete em um aliado da sua estratégia

 

Esperamos que para cada problema na logística de frete tenha ficado claro também uma solução compatível com a operação do seu negócio. Por isso, aproveitamos para reforçar que o frete não precisa ser o vilão do seu negócio. 

Pelo contrário, com a estratégia certa, vendedores digitais podem encontrar na gestão de entrega de encomendas um diferencial para alavancar as vendas! Nessa hora, conte com o Melhor Envio, uma solução de fretes capaz de reunir todos os recursos para tornar o transporte de seu produtos mais prático, fácil e eficiente.

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