Aproveite as datas comemorativas para o seu nicho

Pronto para explorar ao máximo as datas comemorativas e elevar os lucros do seu e-commerce? Com as nossas dicas fica fácil!

Você sabia que as datas comemorativas são ótimas oportunidades para atuar de forma assertiva na elevação das vendas de um e-commerce? E planejar o seu negócio alinhado aos principais eventos do calendário varejista é a grande sacada para criar campanhas focadas no aumento do faturamento!

Quer saber outra boa notícia? Janeiro é um período muito propício para preparar o terreno para as ações que você irá desenvolver ao longo do ano! Então o que você está esperando para entender como arregaçar as mangas e ter os melhores resultados possíveis na nova temporada

Conte com a gente, começando com esta leitura!

Explore o melhor das datas comemorativas!

Aproveite as datas comemorativas para o seu nicho | Melhor Envio

Planeje seu marketing para as oscilações do mercado e saia na frente dos concorrentes! Nessa hora, vale se organizar com antecedência por dois motivos: primeiro para conseguir realizar os preparativos em tempo hábil de colocar sua campanha na rua. 

E, segundo, para fazer a reposição do estoque antes dos preços dispararem. Afinal, os fornecedores também pensam em lucrar mais com as mesmas datas que você.

Outra dica interessante é analisar a procura pelos produtos em seu e-commerce tanto nos períodos de grande movimentação quanto nos de baixa. Esse conhecimento pode colaborar para a elaboração de estratégias capazes de colocar os artigos mais desejados em evidência nos momentos certos

Portanto, não monitore apenas os números do faturamento, faça um acompanhamento também do que você teve mais e menos sucesso em comercializar.

Crie suas próprias liquidações

Aproveite as datas comemorativas para o seu nicho | Melhor Envio

O aniversário do seu e-commerce também é um excelente motivo para criar uma data comemorativa! Afinal, o seu negócio (e o seu público) merecem um evento que marque esse dia, não é mesmo? E se esse momento servir para alavancar as vendas então, melhor ainda!

Mas qual a diferença entre as datas comemorativas e as sazonais? Você sabe distingui-las? Se a resposta é não, a gente explica: as comemorativas são as mais tradicionalmente conhecidas pelo público como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal (para citar as principais). Já as sazonais são os eventos – que até então são de menor porte – mas que também são alvos potenciais de aquecimento da procura

A orientação é de que os vendedores mesclem ambas modalidades na formulação do calendário anual para ampliar sua chance de turbinar os lucros!

Logo, quem trabalha com um negócio é nichado ou você está presente em marketplaces especializados, você tem muito a ganhar ao investir simultaneamente nas datas sazonais. É sobre isso que vamos falar a seguir!

Mas antes, você pode se interessar em ler também: 

E-commerce de nicho ou geral: como escolher o seu modelo de negócio

Invista também nas datas sazonais

Uma dica de ouro para ter sucesso em suas campanhas de marketing é não ficar preso apenas às datas comemorativas, aproveite também as sazonais. Elas são os eventos menos tradicionais, mas que não deixam de caracterizar excelentes períodos para movimentar as vendas. 

Para esclarecer melhor, vamos fazer uma comparação: Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal são datas já consolidadas no varejo físico e online. Portanto, estão entre as principais datas comemorativas. 

Já o Dia do Amigo (30 de janeiro), o Dia da Amizade (14 de fevereiro), o Dia do Esportista (19 de fevereiro) e o Dia do Frete Grátis (28 de abril) se enquadram entre os exemplos de datas sazonais.

Você também pode acompanhar neste vídeo do nosso canal do YouTube como as datas sazonais impactam no e-commerce. Vale a pena!

Leve os eventos para o seu nicho

Outra oportunidade para promover a sua loja virtual é segmentar as campanhas de marketing – o que inclui a sazonalidade do calendário – na divulgação dos produtos do seu nicho.

Quer um exemplo prático do desenvolvimento dessa estratégia? Em 2020 temos mais uma edição das Olimpíadas, ou seja, um evento sazonal. E que representa um prato cheio para quem atua com artigos esportivos, suplementos e alimentação saudável. O mesmo se aplica quando ocorre a Copa do Mundo. Afinal, a pegada é a mesma: usar um grande evento como gancho para uma liquidação.

Claro que, se você vende lingerie, fica mais difícil se encaixar no apelo descrito acima. Porém, isso não quer dizer que seja impossível encontrar um momento em que o seu nicho possa se destacar. Entenda que a importância de identificar eventos para colocar os seus itens em evidência deve ser um exercício contínuo

Neste caso (para vendedores de lingerie), o Dia dos Namorados é praticamente um Natal, não é mesmo? Entretanto, além dele tem também o Dia do Beijo (13 de abril). Você já conhecia essa data? Certamente é uma das datas sazonais que podem ser mais uma oportunidade para movimentar a sua loja!

Assuma o comando dos holofotes

Aproveite as datas comemorativas para o seu nicho | Melhor Envio

Em resumo, pense nas datas comemorativas como um todo, mas também esteja aberto a identificar os momentos-chave para o seu nicho! Estas são oportunidades de vendas que a sua marca pode se destacar da concorrência. Pense nisso!

Nesta situação ou em qualquer outra, o seu sucesso irá depender do nível de empenho com que você buscar as oportunidades ao longo do ano (ao invés de deixá-las passar em branco!).

Se acha sem inspiração para isso? Mais um motivo para pesquisar com antecedência e montar um calendário para a próxima temporada. Deixar para a última hora só servirá para adicionar uma pressão desnecessária sobre seus ombros (e um risco que você também não precisa). 

Porém, não fique preso somente ao que você elencar agora, se tiver mais ideias, insira-as no planejamento e não desperdice as brechas para ganhar dinheiro ou visibilidade. Mãos à obra hoje e sempre!

A Nação Digital fez um calendário completo que serve como um roteiro para você se guiar e não deixar passar nenhuma chance de explorar as datas comemorativas e sazonais. Faça o download neste link.

Aposte na fidelização dos clientes em cada evento

Lembre também de aumentar a sua lucratividade nas campanhas promocionais e depois da conclusão de cada evento! Como? Elabore a performance do seu e-commerce em datas comemorativas considerando os efeitos delas a longo prazo. E mensurando os resultados de cada etapa vencida.

Sabe os consumidores que adquiriram artigos com você em uma das datas comemorativas ou sazonais ? Não esqueça deles! Mande um e-mail agradecendo a compra e presenteie-o com um cupom de desconto. Esse mimo pode ser o convite ideal para aquele cliente voltar a fechar pedidos na sua loja virtual!

Veja também: A importância do e-mail marketing para a sua estratégia

Aposte no frete para encantar o público! 

Trouxemos várias dicas para ajudar o seu negócio a decolar ainda mais nos próximos meses! Mas, se você quer realmente fidelizar os clientes não pode esquecer de pensar também em oferecer um frete de qualidade!

Nessa hora conte com o Melhor Envio, uma solução completa de fretes que coloca o seu e-commerce diante de um catálogo de entregas que inclui Correios e transportadoras privadas. Tudo ao seu alcance a partir de uma simples cotação!

Não perca tempo e conheça agora mesmo as vantagens exclusivas disponibilizadas na tecnologia gratuita para gerar os fretes do seu e-commerce!



Posts relacionados

Deixe um comentário