O Melhor Envio gera a etiqueta de frete automaticamente quando você informa os dados sobre o remetente e o destinatário da encomenda. Saiba como!
O frete é uma das maiores preocupações de quem vende pela internet. Afinal, o preço dos envios impactam os dois lados da moeda, ou seja, lojista e cliente.
Segundo o anuário CX Trends 2023, feito por Opinion Box em parceria com a Octadesk, 65% dos abandonos de carrinho foram provocados pelo alto valor da entrega.
Com esses dados, a gente acaba se perguntando: como superar esse desafio?
A resposta é simples, o Melhor Envio existe para oferecer as melhores condições para o seu negócio!
Ao gerar etiquetas de frete na nossa plataforma, você compara preços e prazos de diversas transportadoras, inclusive Correios, e escolhe a que melhor atende o seu negócio.
Ainda não usa Melhor Envio? Crie sua conta gratuita e comece a otimizar a gestão de frete do seu e-commerce!
Navegação rápida
Como gerar uma etiqueta de frete no Melhor Envio?
Confira o passo a passo para calcular frete e gerar uma etiqueta pelo Melhor Envio.
Passo 1 – Para fazer a cotação, você deve acessar a Calculadora de Fretes do Melhor Envio e clicar na opção Calculadora no menu lateral ou, se preferir, no ícone no topo da tela.
Passo 2 – Na Calculadora, preencha as informações solicitadas: CEP de origem e destino, valor segurado, dimensões da embalagem (altura, largura, comprimento), quantidade e o peso do objeto. Em seguida, basta clicar em “Calcular”.
Passo 3 – Aqui você vê as transportadoras parceiras do Melhor Envio que atendem o seu CEP. Compare as condições de cada uma e escolha o frete desejado, clicando em “Selecionar”.
Passo 4 – Na tela seguinte, escolha entre a Declaração de Conteúdo ou Nota Fiscal
Agora é só preencher as informações do seu produto (nome do item, valor unitário e a quantidade). Se você estiver enviando mercadorias diferentes, por exemplo duas camisetas e um boné, clique em “Adicionar item” e repita o processo.
Lembre-se que o valor total da declaração deve ser o mesmo informado durante a cotação da etiqueta de envio, no campo “Valor segurado”.
Passo 5 – Terminada essa etapa, role a página até encontrar “Dados de envio”. Selecione a unidade desejada, priorize uma que seja de fácil acesso ou fique próxima ao seu endereço.
Na sequência, preencha as informações do remetente e destinatário, preste bastante atenção para evitar erros.
Em envios para pessoa física informe o CPF. Mas se o destinatário for pessoa jurídica, clique no ícone “CNPJ” e inclua o CNPJ do cliente.
Importante: o uso do CPF ou CNPJ é obrigatório nos envios feitos pelos Correios.
Passo 6 – Em seguida, leia as “regras de embarque” da transportadora escolhida e, se você concordar com os termos, marque “Estou ciente e aceito as regras de embarque da transportadora”.
Passo 7 – Clique em “Pagar agora” para finalizar o pagamento. Mas se quiser gerar mais etiquetas de frete ou pagar depois, clique em “adicionar ao carrinho”.
Em seguida, você terá todas as informações sobre a etiqueta gerada. Após conferir todas as informações sobre o envio você poderá: voltar e “gerar mais etiquetas”, pagar com Pix com um clique ou “finalizar o pagamento”. Basta escolher a opção desejada.
Passo 8 – Agora é só escolher a forma de pagamento e clicar em “Pagar agora”.
Prontinho! Atenção aos prazos de liberação da etiqueta de envio, pois eles podem variar de acordo com a forma de pagamento escolhida.
Como gerar etiqueta de frete usada anteriormente (recompra de etiqueta).
O recurso de duplicar etiquetas está disponível para todos os envios que você gerar com Declaração de Conteúdo. Todo o processo é feito no seu painel de controle do Melhor Envio.
Confira o passo a passo para gerar uma etiqueta que você já usou antes no Melhor Envio:
Passo 1. Clique em “Meus envios” no menu lateral esquerdo.
Passo 2. Navegue pela aba “Envios Liberados” ou “Envios Postados” para encontrar a etiqueta que deseja duplicar.
Passo 3. Clique nos três pontinhos e em seguida em “Duplicar etiqueta”.
Passo 4. Clique em “Continuar” na janela que irá se abrir para adicionar a etiqueta duplicada ao seu carrinho de compras e finalize o pagamento.
Depois que o pagamento da etiqueta duplicada for aprovado, ela estará disponível na aba “Envios Liberados” do seu painel de controle!
🚩 A duplicação de etiquetas de frete não está disponível para envios comerciais gerados com Nota Fiscal.
Como imprimir uma etiqueta de frete?
Após a aprovação do pagamento, a etiqueta de frete vai ficar disponível para imprimir.
Passo 1: Acesse o Painel de Controle. Depois vá até “Meus Envios” e em “Envios Liberados”.
Passo 2: Para imprimir as etiquetas de frete, clique no símbolo da impressora e clique no botão “Imprimir”.
Também é possível fazer o download da etiqueta em formato de PDF. Para isso, é só clicar em “Imprimir” e alterar as configurações do navegador para “Salvar como PDF”.
Passo 4: Prontinho! Tudo certo para imprimir. Esta é uma etiqueta de frete do Melhor Envio:
Prazos para liberação e uso da etiqueta de envio
As suas etiquetas de frete do Melhor Envio são liberadas para impressão logo após a confirmação de pagamento por parte da plataforma intermediadora.
Atualmente, o Melhor Envio trabalha com 7 plataformas de pagamento e cada uma delas tem um prazo diferente.
Já as etiquetas pagas com o saldo disponível na sua Melhor Carteira são liberadas na hora e podem ser impressas imediatamente.
Validade da etiqueta de frete
A partir do momento em que o pagamento é confirmado, a sua etiqueta de frete fica disponível para ser impressa por 7 dias corridos. E, após a impressão, você tem até 7 dias corridos para utilizar a sua etiqueta.
Então, evite transtornos e não deixe para postar a sua etiqueta no último dia de validade!
Como cancelar uma etiqueta de frete
Vamos imaginar a seguinte situação: você gerou a sua etiqueta de frete no Melhor Envio, mas o cliente te manda uma mensagem dizendo que o endereço estava errado. O que fazer neste caso?
Bem, se o ícone da impressora estiver com o sinal verde (✅), significa que a etiqueta de envio já tinha sido gerada e o nosso sistema já havia comunicado a transportadora sobre o frete, que nos acarretou um custo.
Por isso, para cancelar a etiqueta de frete, precisamos obter o estorno da transportadora e o processo pode levar até 12h corridas. Assim que o estorno é concluído, o valor do envio fica disponível integralmente em sua carteira virtual na plataforma do Melhor Envio.
Para envios em que você tenha solicitado a coleta de encomenda e já tenha realizado a ação de imprimir a etiqueta, é necessário que você entre em contato com o suporte do Melhor Envio para solicitar o cancelamento.
Isso porque, ao gerar e imprimir a etiqueta, você realiza o agendamento da coleta, que em caso de cancelamento do envio, precisa ser comunicado à transportadora.
Já as etiquetas de frete que nunca tiveram a ação de imprimir realizada, podem ser canceladas a qualquer momento e o ressarcimento é realizado imediatamente.
Clientes que já têm conta verificada no Melhor Envio conseguem cancelar as etiquetas de frete por conta própria. Confira como:
- Acesse o Painel de Controle > Meus Envios > Envios Liberados e selecione os envios que deseja cancelar.
- Clique em “Cancelar”.
- Você também pode excluir as etiquetas individualmente, clicando no ícone da lixeira.
Se você ainda não for um usuário verificado, precisa entrar em contato com o suporte do Melhor Envio e solicitar o cancelamento da etiqueta de frete.
Como colar a etiqueta de frete na embalagem?
Na hora de colar a etiqueta na sua encomenda você deve estar atento ao seguinte:
- A etiqueta de envio precisa ficar visível. Ela deve ser colada na face da embalagem que tiver o tamanho maior.
- Imprima a etiqueta de frete na melhor qualidade, nunca em rascunho. Isso facilita a leitura do código de barras.
- Não passe fita adesiva em cima do código de barras. Ele precisa ficar acessível para leitura durante o envio.
- Se houver dúvida, procure se informar com a agência ou unidade da transportadora onde você deseja postar a sua encomenda. Os atendentes poderão dar dicas sobre qual a melhor disposição dos documentos na sua caixa ou pacote, visando facilitar a rotina dos transportadores.
Lembre de anexar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou a Declaração de Conteúdo do envio. Esses documentos precisam ser colados do lado de fora da sua encomenda.
Quando você anexar a Nota Fiscal, o ideal é que a Chave de Acesso (a sequência numérica com 44 dígitos presentes no DANFE, Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) esteja aparente e legível.
Se for anexar uma Declaração de Conteúdo, os endereços do remetente e do destinatário precisam ficar visíveis.
Aproveite todas as vantagens do Melhor Envio
O Melhor Envio é uma plataforma gratuita para cotar e gerar fretes para e-commerces de todos os tamanhos.
Só aqui você consegue calcular fretes com diversas transportadoras ao mesmo tempo e economiza até 80% nas etiquetas.
Quem usa o Melhor Envio conta ainda com uma série de vantagens, como:
Melhor Ponto: unidades físicas espalhadas por todo o Brasil onde é possível postar em um só lugar pedidos entregues por diferentes transportadoras.
Melhor Rastreio: serviço de rastreio para conferir o andamento de entregas dos Correios e das principais transportadoras do país. Esse é um serviço de logística essencial para quem possui loja online.
Melhor Nível: clube de vantagens do Melhor Envio, onde quanto mais envios você faz mais benefícios são liberados, como fretes baratos e atendimento prioritário.
Faça como milhares de lojistas de todo o Brasil, comece a calcular fretes no Melhor Envio e aproveite a melhor alternativa para um envio mais rápido e econômico.