Blog Melhor Envio
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
Blog Melhor Envio
Sem resultados
Ver todos resultados
  • E-COMMERCE E MARKETPLACE
  • DATAS ESPECIAIS
  • FINANÇAS E EMPREENDEDORISMO
  • FRETE E LOGÍSTICA
  • MARKETING DIGITAL
  • SOBRE NÓS

Como gerar uma etiqueta de frete no Melhor Envio

Gabriela Voigt and Lucimara Leandro Por Gabriela Voigt and Lucimara Leandro
26 de abril de 2022
Em Frete e Logística
0
Home Frete e Logística
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe por E-mail

Entenda quais são as vantagens de utilizar o Melhor Envio e confira o passo a passo para a geração da etiqueta de frete na plataforma.

Nós sabemos que o frete é uma das maiores preocupações de quem vende pela internet. Afinal, o preço dos envios impactam os dois lados da moeda, ou seja, lojista e cliente. 

Segundo a ABComm, a entrega de encomendas é responsável por até 65,9% dos custos logísticos de um e-commerce. Já o anuário CX Trends 2022, realizado pelo Opinion Box em parceria com a Octadesk, verificou que 65% dos abandonos de carrinho foram provocados pelo alto valor da entrega. 

Diante desses dados, a gente acaba se perguntando: como é possível superar esses desafios? A resposta é simples, o Melhor Envio existe para oferecer as melhores condições para o seu negócio! Ao gerar etiquetas de frete na nossa plataforma, você pode comparar preços e prazos de diversas transportadoras parceiras e escolher a que melhor lhe atende.

Você também passa a ter acesso a uma série de ferramentas que facilitam a gestão do frete do seu e-commerce e pode contar com o suporte de um time de especialistas.

Ainda não é cliente Melhor Envio? Então, faça seu cadastro e venha otimizar a gestão de frete do seu e-commerce.

Descomplique seu frete, faça o seu cadastro no Melhor Envio!

E para quem tem dúvidas sobre a plataforma, preparamos este artigo com tudo o que envolve a cotação e geração da sua etiqueta de frete do Melhor Envio. Vamos começar?

Navegação rápida

  • 1 Como gerar uma etiqueta de frete no Melhor Envio?
  • 2 Como imprimir uma etiqueta de frete?
  • 3 Atenção aos prazos para liberação e utilização da etiqueta de envio
    • 3.1 Fique de olho também nestes prazos!
  • 4 Como cancelar uma etiqueta de frete
    • 4.1 Como colar a etiqueta de frete na embalagem?
  • 5 Dúvidas Frequentes
    • 5.1 Posso ajustar os dados incorretos na etiqueta?
    • 5.2 O pagamento foi confirmado pelo intermediador mas minha etiqueta não consta como liberada. O que eu faço?
    • 5.3 A etiqueta segue como “liberada” mesmo depois de postada. O que faço?
  • 6 As principais vantagens ao gerar as suas etiquetas de frete com o Melhor Envio
    • 6.1 Cotação simultânea com várias transportadoras
    • 6.2 Melhor Ponto
    • 6.3 Fretes competitivos
    • 6.4 Coleta de encomendas
    • 6.5 Rastreamento de encomendas
    • 6.6 Suporte de especialistas
        • 6.6.0.1 Gabriela Voigt
        • 6.6.0.2 Lucimara Leandro

Como gerar uma etiqueta de frete no Melhor Envio?

Confira o passo a passo para cotar e gerar uma etiqueta de frete do Melhor Envio.

1) Para fazer a cotação, você deve acessar a calculadora de fretes do Melhor Envio e clicar na opção Calculadora localizado no menu lateral ou, se preferir, no ícone no topo da tela. 

calculadora de fretes

2) Já na calculadora, preencha as informações solicitadas: CEP de origem e destino, valor segurado, dimensões da embalagem (altura, largura, comprimento), quantidade e o peso do objeto. Em seguida, basta clicar em “Calcular”.

📢 Considerações importantes: para fazer a cotação de uma etiqueta de frete considere as dimensões e peso do produto embalado. Isso evita divergências no valor do frete quando a transportadora realiza a conferência dos envios.

No campo “Valor segurado” é preciso informar o valor total da encomenda, o mesmo que consta na nota fiscal ou declaração de conteúdo. Logo, se você estiver enviando mais de um item no pacote, considere a soma de todas as mercadorias.

O “Aviso de recebimento” e “Mão Própria” são serviços adicionais exclusivos dos Correios que garantem mais segurança, no entanto, têm um custo extra. Para saber mais detalhes, confira o artigo: Como calcular e gerar etiqueta de envio dos Correios usando o Melhor Envio?

Já a opção Logística Reversa, deve ser marcada quando o lojista precisa providenciar uma troca e devolução.

calcular-frete-Melhor-Envio

3) Na próxima etapa, vão aparecer as transportadoras parceiras do Melhor Envio que atendem o seu CEP. Compare as condições de cada uma e escolha a modalidade de frete desejada, clicando em “Selecionar”.

modalidade-de-frete

4) Na tela seguinte, decida entre a declaração de conteúdo ou nota fiscal (neste artigo explicamos quando e como usar cada documento). Lembrando que a nota fiscal é obrigatória nos envios que possuem fins comerciais. Além disso, algumas transportadoras não aceitam pacotes que possuam apenas a declaração de conteúdo.

Se você optar pela nota fiscal, insira a chave da sua nota fiscal ou clique em “Anexar arquivo XML”.

documento-de-envio

No caso de quem não quer usar a nota fiscal, basta clicar no campo “Declaração de conteúdo”. Dependendo da transportadora escolhida, vai aparecer um modal com informações sobre a declaração de conteúdo. Leia com atenção os termos e, se estiver de acordo, clique em “Concordo”

declaração-de-conteúdo

Agora é só preencher com as informações do produto que será enviado (nome do item, valor unitário e a quantidade). Se você estiver enviando mercadorias diferentes, por exemplo duas camisetas e um boné, clique em “Adicionar item” e repita o processo. 

Vale ressaltar que o valor total da declaração deve ser o mesmo informado durante a cotação da etiqueta de envio, no campo “Valor segurado”.

declaração-de-conteúdo

Terminada essa etapa, role a página até encontrar “Dados de envio”. Selecione a unidade desejada, priorize uma que seja de fácil acesso ou fique próxima ao seu endereço. 

📍 O campo “Lembrete” é usado apenas para controle interno e é impresso fora da margem da etiqueta de envio.

dados-de-envio

Na sequência, preencha as informações do remetente e destinatário, preste bastante atenção para evitar erros. Em envios para pessoa física informe o CPF. Mas se o destinatário for pessoa jurídica, clique em “Trocar para CNPJ” e inclua o CNPJ do cliente.

Inserir CPF ou CNPJ

Importante: o uso do CPF ou CNPJ é obrigatório nos envios feitos via Correios. 

Também é recomendado preencher o campo “Telefone”. Os Correios, por exemplo, utilizam o número informado durante a geração da etiqueta de frete para enviar SMS sobre as mudanças no status do pedido, tanto ao remetente quanto para a pessoa que vai receber a encomenda.

Já a Jadlog disponibiliza o serviço Predict, uma funcionalidade gratuita que avisa o cliente, cerca de uma hora antes, que a encomenda está a caminho. Entretanto, o Predict atende apenas capitais, regiões metropolitanas e cidades de grande movimento.

Por fim, leia as “regras de embarque” da transportadora escolhida e, se você concordar com os termos, marque “Estou ciente e aceito as regras de embarque da transportadora”. 

regras-de-embarque

5) Por fim, clique em “Pagar Agora” para finalizar o pagamento. Mas se quiser gerar mais etiquetas de frete ou pagar depois, clique em “Adicionar ao carrinho”.

pagamento-etiqueta-de-frete

Em seguida, você será encaminhado para a etapa de pagamento da sua etiqueta de frete. Você pode escolher entre utilizar o saldo da sua Melhor Carteira ou um dos meios de pagamento parceiros do Melhor Envio.

Dica: para usar algum cupom de desconto do Melhor Envio é preciso ativá-lo previamente. Depois é só inserir as etiquetas no carrinho e escolher o cupom desejado no campo “Selecione um cupom de desconto”. 

Antes de finalizar o pagamento, confira se todas as informações estão corretas. Se você encontrar algum erro, clique no ícone em formato de lixeira, no topo da página, para excluir a etiqueta de envio. 

cupom-de-desconto-Melhor-Envio

Fique atento também aos prazos de liberação da etiqueta de envio, pois eles podem variar de acordo com a forma de pagamento escolhida. Mas não se preocupe, falaremos sobre isso ao longo do artigo.

Como imprimir uma etiqueta de frete?

Após a aprovação do pagamento, a etiqueta de frete vai ficar disponível para impressão.

Basta acessar o Painel de Controle. Depois vá até  Meus Envios e em Envios Liberados, onde ficam disponíveis todas as suas etiquetas compradas que ainda não foram utilizadas.

imprimir-etiqueta-de-frete

Para imprimir as etiquetas de frete individualmente, clique no símbolo da impressora. Outra alternativa é selecionar várias etiquetas ao mesmo tempo e clicar no botão verde Imprimir. Isso agiliza o processo de impressão e facilita a rotina de quem tem uma demanda alta de envios diários.

imprimir-etiqueta-de-frete

Também é possível fazer o download da etiqueta em formato de PDF. Para isso, é só clicar em “Imprimir” e alterar as configurações do navegador para “Salvar como PDF”.

salvar-etiqueta-em-PDF

Ou, se preferir, você pode compartilhar a etiqueta de envio com o seu cliente. Este recurso é interessante, principalmente, quando o envio se trata de uma troca ou devolução, realizada através da logística reversa. Para isso, clique no botão “Compartilhar”, localizado no topo da tela de impressão.

compartilhar-etiquetas

Depois, escolha entre: copiar o link da etiqueta de frete e compartilhar com a pessoa que vai receber a encomenda ou enviar diretamente por e-mail. 

compartilhar-etiquetas

📍E esta é uma etiqueta de frete do Melhor Envio:

etiqueta melhor envio

Atenção aos prazos para liberação e utilização da etiqueta de envio

As suas etiquetas de frete do Melhor Envio são liberadas para impressão logo após a confirmação de pagamento por parte da plataforma intermediadora.

Atualmente, o Melhor Envio trabalha com 7 plataformas de pagamento e cada uma delas tem um prazo diferente. Para entender cada uma funciona, confira: O que você precisa saber sobre os meios de pagamento no Melhor Envio.

Já as etiquetas pagas com o saldo disponível na sua Melhor Carteira são liberadas na hora e podem ser impressas imediatamente.

Fique de olho também nestes prazos!

A partir do momento em que o pagamento é confirmado, a sua etiqueta de frete fica disponível para ser impressa por 7 dias corridos. E, após a impressão, você tem até 7 dias corridos para utilizar a sua etiqueta. 

Então, evite transtornos e não deixe para postar a sua etiqueta no último dia de validade!

Como cancelar uma etiqueta de frete

Vamos imaginar a seguinte situação: você gerou a sua etiqueta de frete no Melhor Envio, mas o cliente te manda uma mensagem dizendo que o endereço estava errado. O que fazer neste caso? 

Bem, se o ícone da impressora estiver com o sinal verde (✅), significa que a etiqueta de envio já tinha sido gerada e o nosso sistema já havia comunicado a transportadora sobre o frete, que nos acarretou um custo.

Por isso, para cancelar a etiqueta de frete, precisamos obter o estorno da transportadora e o processo pode levar até 12h corridas.Assim que o estorno é concluído, o valor do envio fica disponível integralmente em sua carteira virtual na plataforma do Melhor Envio.

Para envios em que você tenha solicitado a coleta de encomenda (disponível nas transportadoras LATAM Cargo ou Via Brasil) e já tenha realizado a ação de imprimir a etiqueta, é necessário que você entre em contato com o suporte do Melhor Envio para solicitar o cancelamento. 

Isso porque, ao gerar e imprimir a etiqueta, você realiza o agendamento da coleta, que em caso de cancelamento do envio, precisa ser comunicado à transportadora.

Já as etiquetas de frete que nunca tiveram a ação de imprimir realizada, podem ser canceladas a qualquer momento e o ressarcimento é realizado imediatamente.

Clientes que já têm conta verificada no Melhor Envio conseguem cancelar as etiquetas de frete por conta própria. Veja:

1) Acesse o Painel de Controle > Meus Envios > Envios Liberados e selecione os envios que deseja cancelar.

2) Clique em “Cancelar”.

3) Você também pode excluir as etiquetas individualmente, clicando no ícone da lixeira.

Porém, se você ainda não for um usuário verificado, deverá entrar em contato com o suporte do Melhor Envio e solicitar o cancelamento da etiqueta de frete. Os nossos canais de atendimento estão disponíveis no fim deste artigo. 

Veja como enviar os seus documentos e se tornar um usuário verificado do Melhor Envio! 

Como colar a etiqueta de frete na embalagem?

Na hora de colar a etiqueta na sua encomenda você deve estar atento ao seguinte:

  • A etiqueta de envio precisa ficar visível. Ela deve ser colada na face da embalagem que tiver o tamanho maior.
  • Imprima a etiqueta de frete na melhor qualidade, nunca em rascunho. Isso facilita a leitura do código de barras.
  • Não passe fita adesiva em cima do código de barras. Ele precisa ficar acessível para leitura durante o envio.
  • Se houver dúvida, procure se informar com a agência ou unidade da transportadora onde você deseja postar a sua encomenda. Os atendentes poderão dar dicas sobre qual a melhor disposição dos documentos na sua caixa ou pacote, visando facilitar a rotina dos transportadores.

Lembre de anexar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou a Declaração de Conteúdo do envio. Esses documentos precisam ser colados do lado de fora da sua encomenda. 

Quando você for anexar a nota fiscal, o ideal é que a Chave de Acesso (a sequência numérica com 44 dígitos presentes no DANFE, Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) esteja aparente e legível. 

Se for anexar uma declaração de conteúdo, os endereços do remetente e do destinatário precisam ficar visíveis. Você deve proteger estes documentos com saquinhos, envelopes plásticos ou fitas adesivas.

Dúvidas Frequentes

Posso ajustar os dados incorretos na etiqueta?

Não. Após gerar uma etiqueta de envio no sistema ela não pode mais ser editada. Por isso, é importante verificar, durante a cotação ou na etapa de pagamento, se os dados foram inseridos corretamente.

Caso a etiqueta já tenha sido gerada, ao perceber algum erro ou dado incompleto, você deve cancelar a etiqueta. O valor irá retornar como crédito para a sua carteira virtual do Melhor Envio.

O pagamento foi confirmado pelo intermediador mas minha etiqueta não consta como liberada. O que eu faço?

Como a liberação da etiqueta ocorre via integração com o meio de pagamento, em raros casos, é possível que a automação falhe e a etiqueta permaneça como pendente mesmo depois da confirmação do pagamento.

Se isso acontecer, não se preocupe! Entre em contato com o suporte do Melhor Envio. Os nossos canais de atendimento estão disponíveis no fim deste artigo. Nossa equipe vai verificar o pagamento manualmente e liberar o seu envio.

A etiqueta segue como “liberada” mesmo depois de postada. O que faço?

Caso a sua etiqueta permaneça no sistema como liberada mesmo após a postagem da encomenda, é fundamental que você entre em contato com o suporte do Melhor Envio. 

Assim, nossos especialistas vão poder realizar as atualizações necessárias na plataforma e corrigir qualquer erro que possa ter ocorrido.

Essa informação é muito importante, principalmente, por dois motivos:

  1. Para a liberação do seu limite de envios, que fica restrito por conta das etiquetas que não tiverem o status atualizado para “enviado”.
  2. Para a atualização das informações na conferência de envios.

As principais vantagens ao gerar as suas etiquetas de frete com o Melhor Envio

Cotação simultânea com várias transportadoras

Como você viu no início deste artigo, ao gerar as suas etiquetas de frete com o Melhor Envio você pode comparar as condições oferecidas por diferentes transportadoras e escolher a que melhor atende o seu negócio.

Isso é possível graças à tecnologia do Melhor Envio e à parceria que a nossa plataforma possui com os Correios e com algumas das principais transportadoras privadas do país.

Melhor Ponto

Com o Melhor Ponto, centralizador de encomendas do Melhor Envio, clientes da plataforma podem postar encomendas de diferentes transportadoras em um mesmo local. Para agilizar a postagem, é só procurar uma unidade do Melhor Ponto mais próxima do seu endereço.

O Melhor Ponto ainda oferece cashback de 10% sobre o valor das etiquetas de frete postadas e é totalmente gratuito. Demais, né?!

Para descobrir como usar o serviço e ficar por dentro das facilidades que o Melhor Ponto oferece, confira nossa artigo ou assista o vídeo abaixo: 

Fretes competitivos

Comparando as condições e escolhendo a que melhor lhe atende, você garante um frete mais competitivo para o seu negócio. E isso sem precisar negociar contratos individualmente com as transportadoras.

 O Melhor Envio faz isso por você e garante descontos especiais nos seus envios.

Coleta de encomendas

Algumas das transportadoras parceiras do Melhor Envio oferecem o serviço de coleta de encomendas. 

Você pode selecionar essa opção durante a geração da sua etiqueta de frete ou, em casos específicos, solicitar o serviço diretamente com a empresa de transporte.

Para saber mais, confira o artigo da nossa Central de Ajuda: “Postagem e coleta com cada transportadora“.

Rastreamento de encomendas

Todas as etiquetas de frete geradas na plataforma do Melhor Envio, contam com um código de rastreamento disponível também no Melhor Rastreio.

Dessa forma, você e o seu cliente podem acompanhar a movimentação da encomenda até o momento da entrega.

Suporte de especialistas

Para qualquer dúvida ou problema que você encontrar durante a sua experiência com o Melhor Envio, temos um time de especialistas à sua disposição!

Nós lhe oferecemos suporte em todas as etapas: desde a cotação do seu frete, passando pela geração da sua etiqueta até a entrega da sua encomenda por parte da transportadora parceira.

Basta entrar em contato através dos canais de atendimento do Melhor Envio, que são:

E-mail – contato@melhorenvio.com

Mensagem Inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio

Chat – https://www.melhorenvio.com.br/

E para receber mais conteúdos como este, se cadastre na nossa newsletter:

Gabriela Voigt
+ posts

Jornalista e produtora de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojas virtuais de todo o país. Em seus artigos, tem o objetivo de ajudar lojistas a simplificar os desafios de seus negócios.

  • Gabriela Voigt
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/gabriela-voigt/
    Tudo sobre os meios de pagamento no Melhor Envio
  • Gabriela Voigt
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/gabriela-voigt/
    Aprenda como calcular frete dos Correios usando o Melhor Envio
  • Gabriela Voigt
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/gabriela-voigt/
    Aproveite as datas comemorativas para o seu nicho
  • Gabriela Voigt
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/gabriela-voigt/
    Planner 2021 - Planeje o ano do seu negócio
Lucimara Leandro
Lucimara Leandro
Website | + posts

Jornalista que ama escrever e ouvir histórias. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma responsável por simplificar a cotação de frete e ajudar milhares de lojistas a reduzir os custos com serviços de envio.

  • Lucimara Leandro
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/lucimara-leandro/
    Seguro de cargo: como funciona e a importância de contratar  
  • Lucimara Leandro
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/lucimara-leandro/
    Como inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio?
  • Lucimara Leandro
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/lucimara-leandro/
    Mídia paga: como ter retorno sem investir muito? [Guia 2022]
  • Lucimara Leandro
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/lucimara-leandro/
    4 maneiras de usar o serviço de rastreamento dos Correios
Tags: dicas para e-commercemelhor envio
Postagem anterior

Envio de encomendas no e-commerce: aprenda como enviar para todo Brasil de forma descomplicada

Próxima postagem

Como usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Próxima postagem
Gerenciador de Anuncios do Facebook

Como usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Pesquise um conteúdo

Sem resultados
Ver todos resultados

Mais acessados

  • 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

    12 ideias de conteúdos para postar no Instagram: como aproveitar a rede social de forma estratégica

    maio, 2022
  • Como rastrear um pedido com código de rastreio?

    abril, 2022
  • Declaração de conteúdo: o que é? Para que serve? Como fazer?

    junho, 2022
  • Melhor Envio: calculadora de frete, etiquetas de envio e muito mais!

    junho, 2022
  • Nota fiscal e declaração de conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos

    maio, 2022
Conheça nosso YouTube

Parabéns! Você está perto de ter fretes mais baratos. Fique de olho no seu e-mail!
Ocorreu algum erro. Tente novamente.

Sobre Nós

Como inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio?

Como inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio?

junho, 2022
Cupom Melhor Envio: como usar cupom de desconto no site

Cupom Melhor Envio: como usar cupom de desconto no site

junho, 2022
como-alterar-meus-dados-no-Melhor-Envio

Como alterar meus dados na plataforma?

abril, 2022
Melhor Rastreio Melhor Envio
Melhor Envio 2021
Todos os direitos reservados
Fale com a gente
Termos de uso
  • 10 dicas para planejar o seu e-commerce e vender ainda mais no Dia dos Namorados
  • 4 dicas para planejar o seu e-commerce para o Dia das Mães 2022
  • Blog – Home
  • Como se preparar para o final do ano
  • Home
  • Instagram
  • Materiais gratuitos
  • O que é o Melhor Envio
  • Blog – Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • Site
  • Suporte
  • Login
  • Cadastre-se

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.