Como gerar uma etiqueta de frete no Melhor Envio

Entenda quais são as vantagens de utilizar o Melhor Envio e confira o passo a passo para a geração da etiqueta de frete na plataforma

Nós sabemos que o frete é uma das maiores preocupações de quem vende pela internet. A entrega de encomendas pode ser responsável por até 62% dos custos de um e-commerce.

Mas o Melhor Envio existe para oferecer as melhores condições para o seu negócio!

Ao gerar as suas etiquetas de frete em nossa plataforma, você pode comparar preços e prazos de diversas transportadoras parceiras e escolher a que melhor lhe atende.

Você também passa a ter acesso a uma série de ferramentas que facilitam a gestão do frete do seu e-commerce e pode contar com o suporte de um time de especialistas.

Este artigo é para que você entenda tudo o que envolve a cotação e geração da sua etiqueta de frete do Melhor Envio. Então, boa leitura!

Como gerar uma etiqueta de frete no Melhor Envio

Confira o passo a passo para cotar e gerar uma etiqueta de frete do Melhor Envio.

1) Para fazer a cotação, você deve acessar a calculadora de fretes do Melhor Envio. Uma das formas de fazer isso é através do Painel de Controle da sua conta.

Calculadora de fretes no Painel da conta Melhor Envio

2) Já na calculadora, basta preencher com as informações corretas de origem e destino e características da embalagem (altura, largura, comprimento e peso) e, em seguida, clicar em “Calcular”.

Cotação na calculadora de fretes do Melhor Envio

🔴 Importante: você deve pesar e medir a sua embalagem com atenção para evitar diferenças no valor final do seu frete. Entenda mais neste artigo sobre a “Conferência de Envios”.

3) Em seguida, vão aparecer as transportadoras parceiras do Melhor Envio que atendem o seu CEP. Então você deve escolher uma modalidade e clicar em “Selecionar”.

Cotação Transportadoras Parceiras do Melhor Envio

4) Na tela seguinte, você deverá preencher as informações sobre o seu destinatário e decidir entre fazer o envio com declaração de conteúdo ou nota fiscal. Depois, é só “Adicionar ao Carrinho” ou “Pagar Agora”.

5) Então, você vai ser encaminhado para a etapa de pagamento da sua etiqueta de frete. Você pode escolher entre utilizar o saldo da sua carteira virtual ou um dos meios de pagamento parceiros do Melhor Envio.

🔴 Esteja atento aos prazos de liberação da etiqueta de frete. Eles dependem do meio de pagamento escolhido. Falaremos mais sobre isso ainda neste artigo! 👇

💡 Ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento da calculadora de fretes do Melhor Envio? Então confira esses dois vídeos que explicam seu funcionamento passo a passo:

👉 Faça uma simulação de frete

👉 Calcule vários volumes no mesmo frete

Como imprimir uma etiqueta de frete

Após a aprovação do pagamento, a etiqueta vai estar disponível para impressão em Painel de Controle > Meus Envios > Envios Liberados. É onde ficam disponíveis todas as suas etiquetas compradas que ainda não foram utilizadas.

Para imprimir as etiquetas, você pode realizar um destes dois procedimentos:

👉 Selecionar as etiquetas que deseja imprimir e clicar no botão verde Imprimir

ou

👉 Clicar no símbolo da impressora e imprimir cada uma individualmente

Meus envios no Painel de Controle da conta Melhor Envio

Também é possível fazer o download da etiqueta em formato de PDF. Para isso, é só clicar em “Imprimir” e alterar as configurações do navegador para “Salvar como PDF”.

Imprimir etiqueta de frete
Salvar etiqueta de frete como PDF

Ou, se preferir, você pode compartilhar a etiqueta de frete com o seu cliente. Um recurso interessante, principalmente, quando o envio se trata de uma troca ou devolução, realizada através da logística reversa.Ao comprar uma etiqueta, na tela de impressão, existe o botão “Compartilhar”. Basta clicar nele para enviar a etiqueta de frete por e-mail.

Compartilhar etiqueta de frete
Enviar etiqueta de frete por e-mail

👉 E esta é uma etiqueta de frete do Melhor Envio:

Etiqueta de frete do Melhor Envio

Esteja atento aos prazos para liberação e utilização das etiquetas de frete

As suas etiquetas de frete do Melhor Envio são liberadas para impressão logo após a confirmação de pagamento por parte da plataforma intermediadora.

Atualmente, o Melhor Envio trabalha com 7 plataformas, e cada uma delas tem um prazo diferente para cada método de pagamento.

💡 Para entender mais confira: O que você precisa saber sobre os meios de pagamento no Melhor Envio.

Já as etiquetas pagas com o seu saldo na carteira virtual do Melhor Envio são liberadas na hora e podem ser impressas imediatamente.

🔴 Fique de olho também nestes prazos!

A partir do momento em que o pagamento é confirmado, a sua etiqueta de frete fica disponível para ser impressa por 7 dias corridos. E após a impressão, você tem até 7 dias corridos para utilizar a sua etiqueta. 

Então, evite transtornos e não deixe para postar a sua etiqueta no último dia de validade!

Como cancelar uma etiqueta de frete

Se você já é um usuário verificado do Melhor Envio, você mesmo pode cancelar etiquetas de frete que não vai utilizar.

1) Acesse Painel de Controle > Meus Envios > Envios Liberados e selecione os envios que deseja cancelar.

2) Clique em Cancelar.

3) Você também pode excluir as etiquetas individualmente, clicando no ícone da lixeira.

Porém, se você ainda não for um usuário verificado, deverá entrar em contato com o suporte do Melhor Envio e solicitar o cancelamento da etiqueta de frete. Os nossos canais de atendimento estão disponíveis no fim deste artigo 👇!

💡 Veja: Como enviar os seus documentos e se tornar um usuário verificado do Melhor Envio

🔴 Atenção ao prazo de cancelamento!

Se o ícone da impressora estiver com o sinal verde (✔), significa que a etiqueta já havia sido gerada e o nosso sistema já havia comunicado a transportadora sobre o frete, que nos gerou um custo.

Por isso, para cancelar, precisamos obter o estorno da transportadora e o processo pode levar até 12h corridas.

Assim que concluído o estorno, o valor do envio estará integralmente disponível em sua carteira virtual na plataforma do Melhor Envio.

E para envios em que você tenha solicitado a coleta de encomenda (disponível nas transportadoras LATAM Cargo ou ViaBrasil) e já tenha realizado a ação de imprimir a etiqueta, é necessário que você entre em contato com o suporte do Melhor Envio para solicitar o cancelamento. 

Isso porque, ao gerar e imprimir a etiqueta, você realiza o agendamento da coleta, que em caso de cancelamento do envio, precisa ser comunicado à transportadora.

Já as etiquetas de frete que nunca tiveram a ação de imprimir realizada, podem ser canceladas a qualquer momento e o ressarcimento é realizado imediatamente.

💡 Algumas dicas!

Embalagem pronta para envio com a etiqueta de frete do Melhor Envio

Na hora de colar a etiqueta na sua encomenda você deve estar atento ao seguinte:

  • A etiqueta precisa ficar visível. Ela deve ser colada na face da embalagem que tiver o tamanho maior.
  • Imprima a etiqueta na melhor qualidade, nunca em rascunho. Isso facilita a leitura do código de barras.
  • Não passe fita adesiva em cima do código de barras. Ele precisa ficar acessível para leitura durante o envio.
  • Se houver dúvida, procure se informar com a agência ou unidade da transportadora onde você deseja postar a sua encomenda. Os atendentes poderão dar dicas sobre qual a melhor disposição dos documentos na sua caixa ou pacote, visando facilitar a rotina dos transportadores.
  • Lembre de anexar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) do seu pedido ou a declaração de conteúdo do envio. Esses documentos precisam ser colados do lado de fora da sua encomenda. Quando for anexada uma nota fiscal, o ideal é que a Chave de Acesso (a sequência numérica com 44 dígitos presentes no DANFE, Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) esteja aparente. Você deverá dobrar este documento de modo que, ao colar na encomenda, a sequência fique legível. Se for anexada uma declaração de conteúdo, os endereços do remetente e do destinatário precisam ficar aparentes. Para que isso seja possível, basta fazer dobras com a parte escrita sempre para o lado de fora. Depois, você pode proteger estes documentos com saquinhos, envelopes plásticos ou fitas adesivas.

Dúvidas Frequentes

Posso ajustar os dados incorretos na etiqueta?

Não. Após gerar uma etiqueta de frete no sistema ela não pode mais ser editada. Por isso, é importante verificar os dados inseridos antes de finalizar a etiqueta.

No momento do preenchimento da etiqueta já é possível conferir ou até mesmo na etapa de pagamento.

Caso a etiqueta já tenha sido gerada, ao perceber algum erro ou dado incompleto, você deve cancelar a etiqueta. O valor irá retornar como crédito para a sua carteira virtual do Melhor Envio.

O pagamento foi confirmado pelo intermediador mas minha etiqueta não consta como liberada. O que eu faço?

Como a liberação da etiqueta ocorre via integração com o meio de pagamento, em raros casos, é possível que a automação falhe e a etiqueta permaneça como pendente mesmo depois da confirmação do pagamento.

Se isso acontecer, não se preocupe! Entre em contato com o suporte do Melhor Envio. Os nossos canais de atendimento estão disponíveis no fim deste artigo 👇.

Nossa equipe vai verificar o pagamento manualmente e liberar o seu envio.

A etiqueta segue como “liberada” mesmo depois de postada. O que faço?

Caso a sua etiqueta permaneça no sistema como liberada mesmo após a postagem da encomenda, é fundamental que você entre em contato com o suporte do Melhor Envio. Assim, nossos especialistas vão poder realizar as atualizações necessárias na plataforma e corrigir qualquer erro que possa ter ocorrido.

Essa informação é muito importante, principalmente, por dois motivos:

👉 Para a liberação do seu limite de envios, que fica restrito por conta das etiquetas que não tiverem o status atualizado para “enviado”.

👉 Para a atualização das informações na conferência de envios.

Os canais de atendimento do Melhor Envio estão disponíveis no fim deste artigo 👇.

As principais vantagens ao gerar as suas etiquetas de frete com o Melhor Envio

Cotação simultânea com várias transportadoras

Como você viu no início deste artigo, ao gerar as suas etiquetas de frete com o Melhor Envio você pode comparar as condições oferecidas por diferentes transportadoras e escolher a que melhor atende o seu negócio.

Isso é possível graças à tecnologia do Melhor Envio e à parceria que a nossa plataforma possui com os Correios e com algumas das principais transportadoras privadas do país.

Fretes competitivos

Comparando as condições e escolhendo a que melhor lhe atende, você garante um frete mais competitivo para o seu negócio. E isso sem precisar negociar contratos individualmente com as transportadoras. O Melhor Envio faz isso por você e garante descontos especiais nos seus envios.

Coleta de encomendas

Algumas das transportadoras parceiras do Melhor Envio oferecem o serviço de coleta de encomendas. 

Você pode selecionar essa opção durante a geração da sua etiqueta de frete ou, em casos específicos, solicitar o serviço diretamente com a empresa de transporte.

💡 Para saber mais, confira o artigo da nossa Central de Ajuda: Postagem e coleta com cada transportadora.

Rastreamento de encomendas

Todas as etiquetas de frete geradas na plataforma do Melhor Envio, contam com um código de rastreamento: disponível também no Melhor Rastreio.

Assim, você e o seu cliente podem acompanhar a movimentação da encomenda até o momento da entrega.

Suporte de especialistas

Para qualquer dúvida ou problema que você encontrar durante a sua experiência com o Melhor Envio, temos um time de especialistas à sua disposição!

Nós lhe oferecemos suporte em todas as etapas: desde a cotação do seu frete, passando pela geração da sua etiqueta até a entrega da sua encomenda por parte da transportadora parceira.

Basta entrar em contato através dos canais de atendimento do Melhor Envio, que são:

📧 email – contato@melhorenvio.com

✉ mensagem inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio

💬 chat – https://www.melhorenvio.com.br/

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