Como definir sua estratégia de frete para a Black Friday

Saber como planejar o frete dos pedidos é fundamental para se ter sucesso na Black Friday. Por isso, não perca as dicas que reunimos para você neste post!

O consumidor brasileiro já se apropriou da cultura da Black Friday ao consolidá-la como um evento conhecido para sair à procura de itens em promoção. Consequentemente, o aquecimento nas vendas caracteriza uma das maiores oportunidades de venda do calendário varejista.

A maior liquidação, e que abre a temporada de vendas de final de ano, é aguardada por muitos consumidores que chegam a esperar vários meses para buscar exatamente nessa época os artigos desejados com descontos maiores.

As oportunidades são ótimas para todos, tanto para os clientes que encontram os produtos esperados – e durante a busca encontram outros e compram junto – quanto para os vendedores que podem superar as marcas de faturamento.

Mas é importante ficar atento a alguns pontos essenciais, como a qualidade do frete, principalmente nesta época. 

Para você ter uma ideia da importância da entrega durante a liquidação, na edição 2018, o site Reclame Aqui registrou 97,2 mil reclamações.

E o alerta vermelho não para por aqui, pois no topo das queixas o atraso no envio aparece como o maior problema relatado por 33% dos clientes.

Quer saber como evitar experiências negativas em seu e-commerce com a criação de uma estratégia para acertar em cheio no frete para a Black Friday? Não perca essa leitura!

Como planejar as entregas para a Black Friday

Para começar, não podemos deixar de lado o fato da marca de quase 100 mil insatisfações comunicadas no Reclame Aqui ter sido registrada entre 21 de novembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019. 

Ou seja, os consumidores continuaram a relatar impasses por quase dois meses após a Black Friday. E a troca/devolução do produto foi outro problema identificado na época. Veja:

Reclamações chegaram à marca de 97 mil na edição da Black Friday 2018
Das quase 100 mil queixas, o frete atrasado na Black Friday 2018 esteve no topo da lista no Reclame Aqui

Por isso, é preciso compreender que vender mais é sempre positivo, afinal é para isso que você se empenha tanto. Porém, o aumento da demanda coloca a sua rotina em um novo fluxo de trabalho, certamente mais acentuado do que o normal.

Você precisa estar preparado para garantir a qualidade da experiência de compra em seu e-commerce ainda mais em tempos de aquecimento do mercado! Dessa forma, entenda que a sua logística de entregas precisará ser reforçada para ter maior agilidade na Black Friday!

Para ajudá-lo, fizemos uma pequena lista com os principais pontos a serem considerados em sua estratégia. Os detalhes deles você confere ao longo deste post!

  • Planeje-se com antecedência 
  • Faça uma previsão do aumento dos esforços em logística para suprir a elevação da demanda
  • Considere estratégias para evitar atraso no prazo de entrega
  • Invista no aumento da eficiência na expedição dos pedidos
  • Garanta que a sua reputação nos marketplaces não seja prejudicada
  • Qualifique sua logística reversa

Atenção ao prazo de entrega

Uma boa alternativa para se preparar para grandes eventos é avaliar a possibilidade de aumentar o prazo de envio informado ao clientes. A tática pode dar o tempo extra para você, ou à sua equipe, conseguirem atender o aumento da demanda sem atrasar o transporte das encomendas.

Pense em estratégias para evitar o atraso no envio das mercadorias
Pense em estratégias para evitar o atraso no envio das mercadorias

Assim, é possível ter mais tempo para processos internos como a emissão da nota fiscal, o empacotamento e o despacho do pedido para a transportadora.

Por outro lado, só recorra a esta opção se realmente for necessário um período maior para essas atividades. Afinal, um prazo menor também é um influenciador na decisão de compra

Então, tenha bom senso ao estudar o prazo ideal para garantir o envio dentro do prazo! 

Se você tem um time maior, é mais um motivo para gerenciar com assertividade a expedição das mercadorias. Já se você for o único responsável por embalar os pedidos, não hesite em fazer hora extra ou trabalhar no final de semana. Cumpra os prazos!

Envio no prazo = reputação das suas vendas

Como você já deve ter percebido, a meta de evitar o atraso do frete dos produtos comprados em seu e-commerce é primordial. A pesquisa do Reclame Aqui indica exatamente isso!

Fique atento para as avaliações da qualidade das entregas do seu e-commerce
Fique atento para as avaliações da qualidade das entregas do seu e-commerce

Lembre-se que os clientes são implacáveis ao avaliar a experiência de compra e o frete ocupa um papel central nessa hora.

Inclusive, se você comercializa seus artigos também em marketplaces a atenção deve ser redobrada: muitos canais de vendas possuem programas de reputação para profissionalizar as vendas.

O cumprimento do prazo de entrega é um dos requisitos avaliados. Tome cuidado para os envios atrasados não prejudicarem a sua reputação e implicar em penalizações!

E a dica básica, mas que não pode deixar de ser reforçada: nunca, em hipótese alguma, minta sobre o prazo de entrega. A veracidade dessa informação é primordial no relacionamento com o público!

Acelere a expedição das encomendas

Sabe aquele produto que está no topo das apostas de vendas da Black Friday em seu e-commerce? Alguns vendedores conseguem deixar kits montados, apenas no aguardo da colagem da etiqueta de envio e da fixação da nota fiscal (ou declaração de conteúdo) no volume.

Agilize o empacotamento e despacho dos pedidos para cumprir os prazos de envio
Agilize o empacotamento e despacho dos pedidos para cumprir os prazos de envio

Então, se você tem uma ideia de quais produtos poderão ter uma saída maior durante a liquidação, que tal adiantar o trabalho e ter algumas unidades previamente embaladas

Organizar um cronograma com os turnos em que você (ou cada membro da sua equipe) irá se dedicar ao empacotamento dos pedidos também desponta como uma boa ideia para tornar essa etapa da venda mais ágil.

Como administrar possíveis problemas na Black Friday

Para tornar seu planejamento de frete para a Black Friday ainda mais certeiro, é interessante antecipar formas de resolver problemas, não é mesmo? Desse modo, sugerimos algumas soluções para contratempos que são verdadeiras cartas na manga. Confira a seguir!

Atraso no envio

Se mesmo com todo o cuidado prévio em seu planejamento alguma entrega atrasar, tome a iniciativa e avise o cliente da situação. Se for possível, informe a nova previsão de entrega.

Essa proatividade e transparência é uma saída positiva para reduzir as chances do cliente cancelar o pedido ou terminar essa experiência insatisfeito. Portanto, se posicione e comunique o comprador para ele ficar ciente do impasse temporário!

A atitude também caracteriza a qualidade do atendimento, já que essa atenção deixará o consumidor mais tranquilo com a escolha da compra em seu e-commerce.

Logística reversa

Se você ainda não ouviu falar, logística reversa é como se chama o frete de retorno do produto do consumidor para o lojista. Esse transporte de volta pode acontecer quando é necessário trocar o artigo por algum motivo ou devido à devolução do item.

Para quem vende no e-commerce é fundamental definir os procedimentos de logística reversa e ter uma estratégia pronta para colocar em ação sempre que for preciso.

Um exemplo que pode ser citado neste caso é o da devolução do produto – assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor – que garante o direito do usuário desistir da compra em até sete dias após a entrega.

Outra situação é quando o item apresenta algum defeito ou, como acontece bastante no vestuário, quando a peça enviada não é do tamanho realmente desejado.

Tenha procedimentos de logística reversa bem definidos e prontos para serem colocados em prática
Tenha procedimentos de logística reversa bem definidos e prontos para serem colocados em prática

Em ambas ocorrências, o vendedor é responsável pela logística reversa, portanto, deve assumir este custo e gerar o frete de retorno da encomenda, seguido do novo envio do pedido correto.

Então, após a compra frete de logística reversa, o lojista tem duas opções: solicitar que o cliente leve o artigo até uma unidade de postagem ou, agilizar um transporte que tenha coleta no endereço informado pelo consumidor.

 Uma forma interessante para adiantar a emissão do frete da logística reversa é disponibilizar um formulário no seu site ou na página do e-commerce para que o usuário possa solicitar o serviço com maior facilidade.

Não esqueça de conferir agilidade ao frete também nessa hora, pois a experiência do cliente dependerá da atenção, do cuidado e dedicação que o seu e-commerce lidar com essa demanda! 

Vale optar, inclusive, por um frete expresso nos casos de troca de mercadorias. Saiba mais neste post: 

Logística Reversa: o que é e como ter uma de qualidade

Conte com a logística de um gateway de fretes

Agora que você já viu o que está envolvido na definição de uma estratégia assertiva de frete para a Black Friday, saiba também os ganhos possíveis ao usar uma plataforma de fretes.

Como mencionamos neste post, qualidade e agilidade andam juntas, então, para ganhar tempo e, porque não, dinheiro, utilize um gateway como o Melhor Envio.

Somos uma tecnologia de gestão completa de fretes na qual você pode comparar e gerar entregas com Correios e transportadoras privadas em segundos!

Sem falar na facilidade para fazer a logística reversa, pois em nossa plataforma, os dados de remetente e destinatário podem ser reaproveitados facilmente para o retorno da encomenda ao vendedor.

Visite o site, conheça nossa calculadora de fretes e os serviços que dispomos para otimizar o transporte de suas encomendas!

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