Descubra como empreender no e-commerce ou trazer sua loja física para o mundo digital. E de quebra, veja como utilizar ferramentas gratuitas do Melhor Envio para impulsionar as vendas online e alavancar seu negócio.
Empreender no comércio eletrônico parece uma tarefa relativamente fácil, mas para ter sucesso com as vendas online e montar uma loja que vende é preciso ter um plano de negócios bem estruturado e investir em estratégias para promover seu e-commerce na internet.
Afinal, milhares de lojistas estão começando a empreender online ou trazendo suas lojas físicas para o digital. Segundo dados da pesquisa realizada pela ABComm o número de lojas virtuais abertas durante a pandemia teve um crescimento de 400%. Cerca de 100 mil comércios físicos migraram para a internet durante o período.
Pensando nos desafios das vendas online, preparamos um conteúdo para ajudar tanto quem está começando a vender na internet quanto lojistas que querem migrar do comércio físico para o eletrônico.
Neste artigo você vai descobrir:
- Como funcionam as vendas online e porque empreender no e-commerce.
- Como escolher plataformas de e-commerce para o seu negócio.
- Como escolher o que vender na internet e quais são os produtos mais vendidos.
- Estratégias de venda e marketing digital para ter sucesso com as vendas online.
- Ferramentas gratuitas do Melhor Envio que facilitam a vida de quem empreende online.
- E muito mais!
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Navegação rápida
Como começar a trabalhar com vendas online?
Fazer um plano de negócios para o seu e-commerce é o primeiro passo para ter sucesso com as vendas online. Coloque no papel todas as variáveis do mercado, da concorrência e do seu negócio, esboçando objetivos, cronogramas, logística, planejamento financeiro, etc.
📌Se você não sabe nem por onde começar, sugerimos a leitura de um artigo do blog, onde explicamos como fazer um plano de negócios do zero e quais informações precisam constar no documento.
A seguir, listamos alguns pontos específicos que precisam ser considerados ao montar um plano de negócios para a sua loja virtual.
Defina seu nicho
Ao contrário de quem está migrando da loja física para a virtual e já possui uma área de atuação, novos lojistas precisam encontrar um nicho de mercado para o negócio. As chances de ter sucesso segmentando a área de atuação da sua loja online são bem maiores do que tentar vender um pouco de cada segmento.
Além disso, se você optar por algum nicho de mercado bem específico, a concorrência tende a ser menor e a sua loja ainda tem a chance de se destacar como um empreendimento de referência.
💬 Ao longo do artigo, vamos mostrar segmentos de produtos que vendem bem na internet. Então, continue a leitura para descobrir os melhores nichos do mercado.
Escolha bons fornecedores
Encontrar bons fornecedores é essencial para o sucesso tanto das vendas online quanto físicas. O segredo para manter o estoque em dia e conseguir oferecer aos clientes preços mais competitivos é contar com uma boa rede de parceiros.
O ideal é ter no mínimo dois fornecedores de um determinado insumo ou serviço, assim você tem mais opções caso aconteça algum imprevisto no fornecimento das mercadorias e ainda pode negociar valores, prazos, condições de pagamento e etc. Afinal, o andamento do seu e-commerce não está nas mãos de uma única empresa.
Escolha o domínio e a hospedagem do seu site de vendas online
No comércio físico você precisa escolher um endereço e encontrar um ponto comercial para abrir sua loja, certo? Na internet, você também vai precisar dessas duas coisas, mas o processo é um pouco diferente. O primeiro passo é escolher um endereço online - a URL - para a sua loja virtual.
Neste caso, é necessário comprar um domínio, ou seja, um nome que vai permitir que os clientes encontrem seu e-commerce nos mecanismos de busca. Por exemplo, vamos supor que você registrou “lojatal.com.br”. É por meio deste endereço que os clientes vão conseguir acessar a sua loja.
O processo de registro é bem rápido. Primeiro, defina um nome para o e-commerce. Depois acesse o site de empresas de registro de domínio como a Locaweb ou Registro.br, por exemplo. No campo de busca, digite o nome desejado e verifique a disponibilidade. Se o nome estiver disponível, é só escolher por quanto tempo você deseja manter o domínio (um ano, dois anos ou mais) e realizar o pagamento.
Após registrar o endereço do seu e-commerce na internet você vai precisar contratar um serviço de hospedagem de site. No caso das vendas online, a hospedagem funciona como um “ponto comercial”, onde todos os dados do site como imagens, vídeos, textos e arquivos em geral vão ficar guardados.
Portanto, escolha um plano com um espaço de armazenamento que suporte todos os dados do seu site e permita o acesso simultâneo de clientes sem apresentar lentidão ou problemas de conexão.
Comece a pensar no estoque
Durante o processo de montagem de um e-commerce, é preciso pensar onde você vai armazenar as mercadorias da sua loja online. Você vai ter um espaço físico para armazenar os produtos? Ou vai trabalhar com o modelo dropshipping, ou seja, realizar vendas online sem ter um estoque próprio? Apesar de parecer uma etapa um pouco distante, lembre-se de acrescentar esse tópico no plano de negócios.
Fique de olho na concorrência
Conferir o que os concorrentes estão fazendo, seja de bom ou ruim, ajuda a nortear os rumos do negócio. Inclusive, na hora de precificar os produtos.
💡 Aprenda como fazer a precificação correta no e-commerce e evite prejuízos!
💬 Neste artigo, vamos mostrar outros pontos importantes que precisam constar no plano de negócios do seu e-commerce, os benefícios das vendas online, produtos mais vendidos na internet, como usar ferramentas gratuitas do Melhor Envio para impulsionar as vendas e muito mais. Portanto, continue a leitura até o fim!
Plataformas de venda online
Existem diversas maneiras de começar a vender na internet. Em meio a tantas opções, é comum ter dúvidas na hora de escolher uma plataforma de e-commerce. E não existe alternativa certa ou errada, a escolha é individual e varia de acordo com cada negócio.
A seguir, listamos as melhores plataformas de vendas online para quem deseja começar a empreender online. Confira!
Plataformas de e-commerce tradicionais
As plataformas de e-commerce são sistemas que permitem gerenciar e criar uma loja online. Basicamente, você encontra três opções no mercado: gratuitas, pagas e com código fonte aberto.
As gratuitas costumam ser mais limitadas. Normalmente, existe um limite de cadastro de produtos e no acesso a ferramentas ou customização.
👉 Quer começar a vender na internet sem investir muito? Então, conheça 6 plataformas de e-commerce para criar uma loja virtual grátis!
As plataformas pagas oferecem um suporte maior, mas costumam cobrar uma assinatura fixa ou uma porcentagem em cima de cada venda. De acordo com o plano contratado, o lojista consegue personalizar as páginas e pode usar ferramentas extras de pagamento, gestão de estoque, integração com soluções de frete e logística, entre outras.
Finalmente, as plataformas de e-commerce de código fonte aberto (open source) também oferecem planos gratuitos e contam com as principais funcionalidades das opções pagas. Você pode montar sua loja virtual do zero utilizando o Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS, na sigla em inglês) como o WordPress e Magento, por exemplo, ou contratar um profissional para desenvolver o site.
Uma das principais vantagens de criar um e-commerce por conta própria é que você pode migrar a sua loja online para outra plataforma sempre que desejar e tem mais liberdade para customizar as páginas, pois é possível fazer alterações no código fonte.
Por outro lado,o lojista precisa ter alguns conhecimentos básicos para colocar a loja virtual no ar. Também é possível optar por contratar um desenvolvedor, porém os custos podem ser um pouco mais elevados.
Conheça algumas plataformas de e-commerce que você pode usar para montar a sua loja virtual:
E claro, essas são apenas algumas alternativas, mas existem inúmeras opções no mercado. Antes de escolher uma plataforma, verifique se as funcionalidades de cada uma são capazes de atender às necessidades do seu negócio. Portanto, cabe checar pontos relevantes como:
👉Segurança: a maioria das plataformas possuem certificados de segurança, mas é sempre bom verificar essa informação antes de contratar um serviço. Se você optar por criar sua loja online do zero, vai precisar inserir no site de venda selos de segurança. Esses certificados são muito importantes para aumentar a credibilidade do seu negócio e fazem com que o consumidor se sinta mais seguro para comprar na sua loja.
👉Flexibilidade para trocar de plano de acordo com o crescimento do negócio: todas as plataformas de e-commerce possuem limitações de acordo com o plano contratado pelo lojista. Por exemplo, em pacotes mais básicos, o número de acessos simultâneos no site e a quantidade de produtos que podem ser cadastrados costuma ser reduzida.
Para quem está começando a trabalhar com vendas online, vale contratar pacotes mais simples, porém verifique se existe a possibilidade de trocar de plano se o volume de vendas aumentar. Assim, você não corre o risco de perder vendas porque a plataforma não permite inserir mais produtos ou porque o site não suporta um volume alto de acessos.
👉Personalização da loja virtual: com o boom do comércio eletrônico, milhares de lojistas estão migrando para o digital. Por isso, investir na customização da sua marca é essencial para se diferenciar da concorrência e, de quebra, você acaba chamando mais a atenção dos seus clientes. Nesse sentido, dê preferência por plataformas de e-commerce que permitam a personalização das páginas e que ofereçam opções variadas de layouts.
📌 Veja como usar o Canva para criar artes para sua loja virtual.
👉Otimização para sites de busca: dê preferência para plataformas amigáveis para SEO (Search Engine Optimization). Aplicar estratégias SEO na sua loja virtual é essencial para que o site apareça bem nas buscas do Google, por exemplo.
👉Permite integração com outras funcionalidades: verifique se a plataforma permite integração com ferramentas de automação de marketing digital e atendimento online. Se ela pode ser integrada a diferentes meios de pagamento ou empresas intermediadoras de frete (como o Melhor Envio, por exemplo), entre outras soluções que sejam interessantes para o bom desempenho do seu e-commerce.
Lembre-se de escolher funcionalidades que agregam valor à experiência de compra do cliente. Por exemplo, lojas que oferecem mais de uma opção de frete e meios de pagamentos variados, possuem mais chances de satisfazer o cliente.
👉Suporte: não adianta contratar os serviços de uma empresa que entrega todas as funcionalidades que a sua loja precisa se o atendimento deixa a desejar. Portanto, certifique-se que a plataforma escolhida oferece um bom suporte e se você pode acioná-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, você tem a certeza de ter alguém disponível sempre que precisar.
👉 Design responsivo e/ou Mobile Friendly: escolher plataformas que possuem design responsivo melhora consideravelmente a experiência do consumidor. Afinal, o site consegue se adaptar a diferentes formatos de tela (smartphone, tablet, notebook, etc) sem comprometer a navegação.
Agora, se a maior parte do seu público costuma comprar pelo smartphone, vale investir um pouco mais e optar pelas plataformas Mobile Friendly, que são desenvolvidas exclusivamente para as telas de dispositivos móveis.
📌 Conheça 4 plataformas para e-commerces pequenos e as principais características de cada uma delas!
Redes sociais, WhatsApp e outros canais
Você não precisa ter uma loja virtual para começar a vender online. Um jeito relativamente fácil de empreender no e-commerce é usando as redes sociais.
Para facilitar, listamos alguns canais que podem ser usados para vender pela internet e que ajudam a impulsionar o tráfego da sua loja online, já que em algumas redes sociais não é possível concluir a compra diretamente pelo aplicativo.
É muito importante incluir as redes sociais nas estratégias de venda, pois elas ajudam a aumentar o engajamento e, consequentemente, levar os leads para o seu site de venda. Veja como usá-las ao seu favor:
Instagram Shopping
Usando a ferramenta Instagram Shopping os vendedores conseguem adicionar links com os preços dos produtos diretamente nas fotos. Ao tocar na sacolinha, o cliente é direcionado para a página de compra. É possível finalizar o pedido diretamente pela rede social ou conduzir o consumidor até o site de venda, no caso de quem já possui uma loja virtual.
Além disso, você pode criar anúncios usando o Instagram Ads para impulsionar o alcance das publicações. Isso é importante para gerar mais tráfego para a loja e, consequentemente, aumentar o engajamento do público com a sua marca e as vendas online.
💡 No canal do Melhor Envio no YouTube, você confere mais dicas sobre como vender pelo Instagram e como usar a Calculadora de Fretes do Melhor Envio para fazer frete dos produtos.
WhatsApp Business
Você também pode usar o aplicativo de mensagens para fazer vendas online. Utilizando o recurso catálogo de produtos é possível criar catálogos com descrição, preço e até adicionar links de compra para as mercadorias.
💡 Quer aprender a usar o WhatsApp Business nas suas estratégias de venda? Temos um post completíssimo onde mostramos passo a passo como usar o aplicativo para vendas online. Se você preferir, no canal do Melhor envio no YouTube temos um guia completo para usar a ferramenta. Aperte o play e veja as dicas do Rafa!
A melhor maneira de usar o Pinterest para vender pela internet é criando uma conta Business na rede social. Se você já possui uma conta, é só convertê-la para a versão Business. Feito isso, você pode acompanhar o desempenho das publicações, inserir textos, imagens e links para as páginas de venda.
💡 Quer saber como empreender online usando a rede social? Então, dê uma olhada no artigo Como vender pelo Pinterest!
Facebook Marketplace
Esta ferramenta é muito parecida com as páginas de classificados. Qualquer pessoa pode vender no Facebook Marketplace. Para tanto, é só procurar o ícone da lojinha e informar alguns dados como valor, descrição, título e adicionar a foto do produto.
Já com o Facebook Ads você pode criar campanhas personalizadas de mídia paga de acordo com o perfil dos clientes, e alcançar um número maior de pessoas.
💡 Quer aprender a vender Facebook Marketplace? Temos um conteúdo ensinando como criar uma loja na rede social. Vem ver!
TikTok
A rede social pode ser uma opção muito interessante se o público-alvo do seu negócio for, em sua maioria, pessoas mais jovens. Sobretudo, a “Geração Z”, já que os usuários que mais consomem conteúdo do TikTok têm idade entre 16 e 24 anos.
💡 Confira como usar o TikTok for Business para vender no e-commerce.
Atenção: Uma das dificuldades de vender pelas redes sociais é o cálculo do frete, que fica inteiramente por conta do lojista e acaba sendo uma tarefa um pouco trabalhosa. Afinal, é preciso fazer cotações de frete toda vez que alguém demonstra interesse em comprar algum item.
Mas não se preocupe, como a missão do Melhor Envio é simplificar a vida de quem vende online, temos uma solução gratuita que permite aos lojistas enviar links de cotação de frete dos produtos vendidos para os clientes.
Para descobrir como a ferramenta funciona, basta ir até o final do artigo. Ou continue a leitura e aprenda mais dicas valiosas para ter sucesso com as vendas online!
Marketplaces
Os marketplaces podem ser alternativas interessantes para quem quer começar a vender online, mas não pode ou não quer investir em uma loja virtual. Além de economizar com a criação do e-commerce, uma das principais vantagens é que os lojistas que vendem por essas plataformas não precisam investir em estratégias de marketing digital para atrair tráfego para o site.
Afinal, grandes players do mercado como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, etc, já possuem um volume alto de acessos diariamente e investem pesado em estratégias de marketing digital para captar leads e convertê-los.
Por outro lado, lojistas que vendem em marketplaces precisam pagar algumas taxas e comissões para utilizar os serviços e os valores podem variar bastante de uma plataforma para outra.
📍 Dica: Em marketplaces que não possuem soluções de logística interessantes ou tabelas de fretes integradas, uma alternativa para baratear o preço dos envios é usando o gerador de tabela de frete do Melhor Envio.
Para aprender como fazer isso, leia nosso artigo ou acompanhe o tutorial que preparamos no Youtube ensinando como gerar tabelas de frete do Melhor Envio para marketplaces.
💡 Aproveite e confira também no canal do Melhor Envio no YouTube erros que você deve evitar ao realizar vendas online em plataformas de marketplace.
Porque vender online
A seguir, confira alguns benefícios das vendas online e as vantagens desse modelo de negócio em relação às lojas físicas.
- A internet não possui barreiras geográficas: em outras palavras, ao montar uma loja virtual, você pode vender para qualquer região do país. Dependendo do quanto você está disposto a investir e do porte do seu e-commerce, é possível expandir as vendas para qualquer lugar do mundo.
- Economia: os custos para abertura e manutenção do e-commerce são menores que os de uma loja física, o que torna o investimento relativamente baixo.
- Funciona em tempo integral: ao contrário do comércio físico que tem um horário de funcionamento limitado, as lojas virtuais funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Ou seja, você não corre o risco de perder uma venda por estar com as portas fechadas.
- Comodidade: você pode fazer vendas online do conforto da sua casa, do mesmo jeito que o cliente pode aproveitar essa comodidade para comprar sem sair de casa.
Quais produtos mais vendem online
Uma dúvida comum de quem começa a empreender online é como escolher produtos para vender na internet. Afinal, o e-commerce é um campo vasto e o lojista pode se perder na hora de definir um nicho.
A pesquisa Movimento Compre & Confio e o relatório Neotrust mostraram que os produtos de Moda e Acessórios, Beleza, Perfumaria e Saúde e Entretenimento lideram o ranking de compras no primeiro trimestre de 2021.
Para facilitar, confira a lista com as categorias de produtos mais vendidos na internet. Assim, você consegue visualizar as tendências do mercado e escolher o que vender online:
Se você ainda tem dúvidas de como escolher produtos para vender na internet, considere os seguintes fatores:
- Escolha produtos que você conheça ou tenha afinidade: conhecer o produto que você vende é muito importante tanto para sanar dúvidas dos clientes quanto para convencê-los a comprar.
- Avalie o custo-benefício: verifique se o preço final do produto é capaz de manter a margem de lucro que você deseja. Além disso, leve em consideração a qualidade das mercadorias que serão vendidas na sua loja.
- Avalie a capacidade de produção: não adianta você escolher produtos que vendem bem na internet, mas não dar conta de manter o estoque em dia para atender a demanda. Por isso, considere se você (no caso de fabricação própria) ou o seu fornecedor conseguem manter a capacidade de produção, conforme as vendas aumentarem.
📌 Ainda tem dúvidas sobre o que vender online? Confira nosso artigo sobre negócios em alta em 2023.
Pontos de atenção para ter sucesso com as vendas online
Agora que você já sabe como funcionam as vendas online, veja alguns pontos de atenção que é preciso considerar ao vender na internet para alcançar resultados.
Frete e logística
Quem já trabalha com frete e logística para e-commerce sabe que o preço e agilidade na entrega pesam muito na decisão de compra do consumidor. Nesse sentido, contar com apenas uma opção de transporte e frete não é o ideal.
Para pequenos e médios negócios pode ser mais difícil oferecer mais de uma modalidade de frete ou fechar contratos com diferentes transportadoras, já que é preciso manter cotas de envios mensal e nem sempre a loja consegue manter o número exigido pelas empresas de transporte.
Nestes casos, uma solução para não comprometer o bom desempenho do e-commerce, oferecer envios mais rápidos e fretes com preços mais competitivos é utilizar plataformas de intermediação de fretes como o Melhor Envio.
Além de ser um serviço gratuito, no qual o cliente só paga pela etiqueta de frete que gerar na plataforma, com o Melhor Envio os lojistas podem fazer cotações de fretes com as transportadoras parceiras e escolher os melhores prazos e condições de entrega.
Além disso, se o cliente solicitar trocas ou devoluções, usuários do Melhor Envio podem usar gratuitamente a ferramenta de logística reversa para fazer a cotação do frete reverso e enviar a etiqueta para o consumidor.
Leia também:
- Como calcular frete para e-commerce
- Saiba como o frete pode salvar ou quebrar o seu negócio
- Quais são as diferenças entre frete CIF e frete FOB?
- Melhor Envio: calculadora de frete, etiquetas de envio e muito mais!
Atendimento pós-venda
Manter um canal de atendimento pós-venda de qualidade ajuda a conquistar a confiança dos consumidores, pois eles se sentem mais seguros em comprar em uma loja que tenha boa reputação na internet e se mostra disposta a resolver problemas após a compra. Outro benefício do pós-venda é melhorar a retenção e fidelização dos clientes.
O atendimento pós-venda começa assim que o cliente finaliza a compra de um item no seu site. A partir desse momento, o ideal é entrar em contato e informar o consumidor sobre as próximas etapas do processo logístico, como a confirmação de pagamento, envio do código de rastreamento do produto, aviso de postagem, data prevista de entrega, etc.
Vale ressaltar que oferecer soluções como rastreamento da encomenda é muito importante tanto para o lojista quanto para o cliente, pois permite acompanhar todas as movimentações do produto até a entrega na casa do destinatário, gerando mais segurança.
No canal do Melhor Envio no YouTube o Rafa explica passo a passo como manter um atendimento pós-venda de qualidade no seu -ecommerce:
E aí, você utiliza alguma solução do Melhor Envio para impulsionar suas vendas online? Conte para gente nos comentários! E se você ainda não utiliza os serviços do Melhor Envio, cadastre-se agora mesmo e simplifique a gestão logística do seu negócio.
Legislação e LGPD
Adequar o seu e-commerce às leis vigentes pode evitar problemas jurídicos no futuro. A Lei do E-commerce, por exemplo, exige que o lojista cumpra uma série de regras.
A seguir, elencamos as principais, mas recomendados que você faça a leitura do decreto na íntegra. Lembrando que essas informações podem mudar de tempos em tempos, portanto, cabe ficar de olho no site do governo para verificar possíveis alterações.
- Informar dados da empresa como nome da loja ou do vendedor, endereço, CNPJ/CPF. O lojista é obrigado a deixar essas informações bem visíveis no rodapé das páginas do site.
- Deixar bem claro nos anúncios os valores dos produtos vendidos e informar todas as despesas que estão inclusas no preço do produto como frete, seguro, garantias, etc.
- Oferecer pelo menos um canal de atendimento ao consumidor.
- O consumidor tem direito de trocar produtos com defeito. Para bens duráveis o prazo de troca é de 30 dias. Já os bens não duráveis podem ser trocados em até 90 dias.
- O cliente tem até 7 dias para se arrepender da compra e solicitar a troca do produto.
Outro ponto que merece atenção é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O principal objetivo da LGPD é regulamentar como os dados pessoais de usuários e empresas (públicas ou privadas) são tratados e proporcionar mais transparência sobre como informações consideradas sensíveis são cadastradas, armazenadas, transferidas ou excluídas. Portanto, cabe conferir a fundo como a lei funciona e atualizar a Política de Privacidade do seu e-commerce para atender a exigências.
📌Conheça mais detalhes sobre a LGPD e os riscos que a não adequação às diretrizes pode trazer para o seu site de vendas.
Sistemas de Backoffice e ERP
Os sistemas de back office e ERP (Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão integrado, em tradução livre) operam praticamente em tempo real. Existem diversos softwares de backoffice e ERP no mercado, que permitem ao lojista rastrear, coletar e examinar informações sobre compras e vendas online, estoque, fornecedores, funcionários, clientes e demais operações do negócio.
Basicamente, você consegue acompanhar todas as métricas do seu e-commerce e tomar decisões mais assertivas. Inclusive, é possível identificar eventuais problemas e solucioná-los antecipadamente. Portanto, sistemas de Backoffice e ERP são indispensáveis para o sucesso das vendas online.
Marketing digital
Abri minha loja virtual e agora? Bem, o próximo passo é atrair visitas para sua loja e converter os leads em clientes. E não, isso não é uma tarefa fácil. Afinal, com tanta concorrência, dificilmente as pessoas vão chegar sozinhas ao seu e-commerce.
Por isso, para ter sucesso com as vendas online é preciso traçar um plano de marketing digital que seja capaz de atrair visitantes para o seu site e converter esses usuários em clientes.
👉 Aplique técnicas de SEO: Aparecer nas primeiras páginas do Google é mais difícil do que você imagina. Por isso, otimizar seu site para os mecanismos de busca aumentam as chances de o seu e-commerce ser encontrado de maneira orgânica na internet.
Boas práticas de SEO para aplicar no seu e-commerce:
- Escolha palavras-chave estratégicas, que tenham relação com o nicho do seu negócio e com o seu público alvo, e utilize-as nas páginas de produtos da sua loja virtual. Você pode pesquisar as palavras-chave em ferramentas como Google Trends, SEMrush, entre outras
- Utilize URLs curtas e amigáveis. Por exemplo, “melhorenvio.com.br/cadastre-se”.
- Mantenha o site rápido e responsivo.
- Mantenha as categorias e subcategorias da loja online organizadas.
- Sempre que possível, produza conteúdos relevantes para sua audiência como artigos para o blog do e-commerce, post em redes sociais, newsletter e etc.
👉 Redes sociais: Você pode trabalhar tanto engajamento pago quanto orgânico nas redes sociais. Se o orçamento estiver apertado, aposte na mídia orgânica. Você pode criar posts bem atrativos e interagir com os seguidores, por exemplo. Crie conteúdos que chamem a atenção, informem e fortaleçam a imagem da sua marca.
Outra maneira de usar as redes sociais é investindo em mídia paga. Neste caso, você precisa definir um orçamento para ser usado em anúncios e links patrocinados para aumentar as vendas.
Depois de escolher palavras-chave e fazer a segmentação do seu público-alvo, os anúncios irão aparecer para os potenciais clientes e, assim, você vai conseguir atingir um número maior de pessoas.
👉 E-mail marketing: Resumidamente, o e-mail marketing consiste em fazer disparos de e-mails para listas de contatos que possuem interesse em receber informações ou novidades sobre o seu e-commerce.
Confira alguns tipos de e-mail marketing que você pode usar no seu negócio:
- E-mail marketing transacional informando sobre avisos de entrega e confirmação de compra, por exemplo.
- E-mail marketing promocional: serve para divulgar descontos, liquidações e promoções.
- Newsletter: cujo principal objetivo é manter sua base de contatos informada e atualizada sobre as novidades.
- E-mail marketing automático: pode ser usado em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, aniversários, etc.
👉 Remarketing e links patrocinados: O remarketing é uma estratégia de marketing digital que consiste em exibir anúncios pelo Google Ads ou pelo Facebook Ads, para pessoas que demonstraram algum tipo de interesse em produtos da sua loja virtual.
Inclusive, essa estratégia de mídia paga é muito usada para recuperar carrinhos abandonados. Sabe quando você vai até um site, interage com o produto, mas não finaliza a compra e, em seguida, começa a visualizar anúncios da mercadoria? Então, provavelmente você vivenciou o remarketing na prática.
👉 Marketing de Influência: Fazer parcerias com influenciadores digitais que estejam alinhados com valores da sua marca e com o seu público-alvo pode ser uma ótima maneira para divulgar o seu e-commerce e conquistar consumidores.
Leia também:
- 7 estratégias de marketing para e-commerce de moda
- Como impulsionar o seu e-commerce com o marketing de relacionamento
- Marketing digital para e-commerce: guia completo para usar as redes sociais e vender online
Soluções do Melhor Envio que facilitam a vida de quem empreende online
O Melhor Envio é uma plataforma completa de gestão de fretes. Utilizando a Calculadora de Fretes o lojista consegue fazer cotação de preços, prazos e gerar etiquetas de frete com os Correios e transportadoras privadas, com condições exclusivas. Clientes do Melhor Envio recebem descontos de até 80% em relação ao preço de balcão das transportadoras.
Além disso, o catálogo de serviços e ferramentas gratuitas do Melhor Envio foi desenvolvido para facilitar a vida de quem vende pela internet. Entre as soluções você encontra:
👉 Integração com marketplaces e plataformas: o Melhor Envio possui integrações com as principais plataformas de e-commerce, ERP, hubs e meios de pagamentos. Ou seja, independente da plataforma que você utiliza, é possível usar os nossos serviços e conseguir descontos.
👉 Rastreio inteligente: o Melhor Rastreio é um serviço de rastreamento de encomendas do Melhor Envio que permite ao lojista acompanhar e cadastrar códigos de rastreio da Azul Cargo Express, dos Correios, da LATAM Cargo e da Jadlog em um único lugar. Sendo que é possível configurar alertas para que você e o cliente monitorem todas as movimentações do pacote durante o processo de entrega.
👉 Frete para quem vende pelas redes sociais: a solução Meus Links de Frete foi pensada para facilitar a vida de lojistas que vendem pelas redes sociais, mas também pode ser usado caso a sua plataforma de e-commerce não tenha integração com o Melhor Envio. O lojista só precisa cadastrar as informações do produto e enviar o link para os clientes fazerem a cotação por conta própria.
👉 Centralizador de encomendas: o Melhor Ponto chegou para simplificar a postagem das encomendas. Clientes Melhor Envio não precisam mais se deslocar até as unidades de diferentes transportadoras para despachar os pacotes, basta deixar os produtos embalados no Melhor Ponto que as próprias empresas vão até o local fazer a coleta.
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