Resgate o cliente que deixou o carrinho abandonado em sua loja virtual

Compreenda os motivos que afastam a clientela do fechamento dos pedidos e reverta a incidência do carrinho abandonado em seu negócio!

No caminho entre a pesquisa de um produto e a efetivação de compra no e-commerce há muito o que ser considerado. O valor do frete, a segurança do site, a qualidade da navegação das páginas. Tudo isso conta e muito na hora de um cliente realmente clicar no botão para confirmar uma aquisição online.

O problema é que nem sempre essa jornada acontece como deveria e, por algum motivo, o resultado é o carrinho abandonado! Reverter esse quadro é o desafio diário de todo o lojista virtual. Sobretudo, quando até as pesquisas demonstram a fragilidade da relação interesse x conclusão do pedido. 

Conforme o levantamento da Forrester Research, 44% dos consumidores apontam o preço do frete como um dos motivadores das desistências. A maturação da importância da compra é outro indicativo revelado no estudo, já que 44% dos clientes assumiram não estar prontos para fechar os pedidos, enquanto 27% queriam ter a oportunidade de comparar preços.

Isso sem mencionar o percentual de internautas, na faixa dos 24%, que inseriram os artigos no carrinho apenas para guardar o item para outro momento. Quer entender melhor esse cenário e usar os números em favor do seu negócio? Nós apontamos o melhor caminho. Continue com a gente!

Entenda a relação carrinho abandonado X frete

O público já assimilou que a diferença entre o varejo físico e o online é a necessidade de aguardar a chegada do produto no endereço informado após a compra. Ainda assim, a entrega é um dos pontos críticos da jornada de compra e não é à toa que é uma das maiores vilãs do carrinho abandonado no e-commerce. 

O problema é que mesmo ciente de que o item chegará depois da conclusão do pedido o cliente anseia por agilidade e flexibilidade no transporte da encomenda. Este é o fator determinante para colocar o frete como um motivador do carrinho abandonado

Conforme a pesquisa E-commerce Trends, da Rock Content, o preço elevado do envio é responsável por 82,3% das compras deixadas para trás. Ou seja, sem a devida atenção, temos um problemão aqui!

gráfico de colunas mostra como o valor do frete é o principal motivo de carrinho abandonado no e-commerce brasileiro
Conforme pesquisa da Rock Content, a taxa de frete alta é a maior causa dos carrinhos abandonados

Experiência do usuário: agrade ou perca o cliente

Vários fatores podem influenciar em uma compra que não se efetiva resultando no carrinho abandonado. Mas, além do desacordo do público com as opções de frete oferecidas, existem também outros elementos que podem prejudicar a eficiência do seu e-commerce. Como uma navegação difícil pelas páginas ou o site não passar segurança, por exemplo. 

Veja a seguir que mais está envolvido no percurso de um carrinho abandonado:

Principais motivos do carrinho abandonado

  • Logística: frete caro ou custos adicionais que para o cliente não compensam o custo-benefício da compra
  • Segurança: site não transmitir confiança para transações financeiras
  • Navegação: site confuso ou que dificulta o acesso a informações importantes para a conclusão do pedido
  • Concorrência: produto encontrado com preço mais baixo em outro e-commerce
  • Financeiro: poucas opções de meios de pagamento

Reduza as chances de abandono de carrinho

Agora que você já sabe os principais problemas que podem levar os clientes a desistirem dos pedidos, vamos às dicas de como virar o jogo e converter o abandono de carrinho em vendas! Continue esta leitura e veja o que está em jogo!

Reforce a segurança da sua loja virtual

O medo do roubo de dados é outra barreira capaz de impor obstáculos consideráveis no e-commerce. E não é para menos! Paralelamente às vantagens do comércio eletrônico, um viés que precisa gerenciado é o da segurança das informações.

É natural o cliente se sentir receoso em inserir números de documentos, endereço e cartões de crédito para efetuar uma compra. O perigo de sofrer algum tipo de fraude não pode ser negligenciado. É por isso que o vendedor deve assumir a responsabilidade de garantir a segurança das compras na loja virtual!

A recomendação, neste caso, é investir em certificados SSL (sigla inglesa para Secure Socket Layer) cujo significado é de que aquele estabelecimento usa uma conexão segura. 

Agora, mais do que nunca, os usuários estarão vigilantes com relação a este fator, principalmente, com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) marcada para agosto de 2020. 

Portanto, é crucial que os vendedores digitais que possuem lojas virtuais próprias estejam atentos à regulamentação e adaptem o seu negócio! A segurança das informações dos usuários cadastrados em seu e-commerce é sua responsabilidade. Logo, você terá que garantir que esses dados estejam seguros e não corram risco de vazamentos.

Ou seja, inclua o mais rápido possível uma revisão do seu site para confirmar que seus clientes estão seguros ao comprar com você. Ou identifique possíveis falhas e providencie os ajustes necessários para revertê-las. Melhor prevenir do que nem ter como remediar depois, ok?

Convença o visitante a retornar e fechar a compra

Que jogue a primeira pedra quem nunca esteve na posição de comprador e colocou um item no carrinho como uma forma de “guardá-lo” para depois. A questão é que quando voltamos depois para concluir a compra, tudo bem. Porém, quando isso não ocorre, aquele objeto entra para as estatísticas (e se torna motivo de dor de cabeça para o lojista!). 

Vamos então à primeira estratégia que pode ser utilizada para trazer o cliente de volta ao seu e-commerce e lembrá-lo do produto esquecido no carrinho: o e-mail marketing!

Esta abordagem tem um potencial que não pode ser ignorado quando o assunto é converter o visitante em cliente. Além disso, a possibilidade de automação do envio de diferentes mensagens também se destaca entre os pontos positivos da técnica. 

Confira a seguir o que considerar na personalização das mensagens de e-mail marketing focadas em resgatar carrinhos abandonados:

  • Lembre o visitante de que ele deixou um produto no carrinho oferecendo um benefício para a conclusão da compra (vale oferecer cupons de desconto ou frete grátis)
  • Refresque a memória do consumidor mandando uma mensagem perguntando se ele recorda de ter deixado um objeto para trás no carrinho e qual é o motivo da desistência da compra
  • Sugira produtos relacionados ou similares ao artigo deixado no carrinho abandonado

Leia mais em: A importância do e-mail marketing para a estratégia do seu e-commerce

Não esconda o cálculo de frete

carrinho abandonado

Se você atua em marketplaces, será preciso seguir a configuração desses canais de venda. Entretanto, se os seus produtos também são vendidos em uma loja virtual própria temos uma dica importante: facilite a vida do consumidor e deixe o cálculo de frete disponível na mesma tela do anúncio.

Quanto mais prática e fácil for a navegação pelos itens disponíveis, melhor será a experiência de compra. Portanto, é um risco desnecessário permitir que o visitante só consiga simular as condições de entrega no checkout. 

Torne a cotação acessível na página inicial, próximo das imagens e descrições que vendem o item. Quando isso não acontece, o cliente se obriga a colocar o item no carrinho só para verificar o valor do envio. Afinal, o que acontece a seguir você já sabe.

Então, se ele ainda não estava confiante daquela aquisição, já vai mais irritado para o checkout e quando se depara com um resultado diferente do que esperava não pensa duas vezes: apenas fecha a janela e deixa o carrinho abandonado! Evite isso!

Ofereça sempre o melhor para os seus clientes!

Curtiu os insights que reunimos aqui? Esperamos que eles tenham feito sentido para você e o ajudem a aprimorar as estratégias do seu e-commerce! Porém, se o seu objetivo é ser ainda mais assertivo, invista também em uma solução de fretes.

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Com a tecnologia do Melhor Envio, você encontra fretes competitivos para o seu negócio e mais atrativos para os clientes. Tudo isso somado a uma série de produtos exclusivos e gratuitos, como o Melhor Rastreio, no qual os vendedores podem monitorar a movimentação do pacote até o destinatário (e compartilhar com ele as atualizações). 

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