Como usar o Tiktok para vender no seu e-commerce

Você já deve ter reparado que de tempos em tempos surge um novo aplicativo que vira febre rapidinho, não é?! Foi assim com o Facebook, com o Instagram, e o queridinho da vez é o TikTok. Já são bilhões de usuários pelo mundo. Em um primeiro momento, pode até parecer que o aplicativo é voltado apenas para o entretenimento e que nada tem a ver com os seus negócios. Mas você sabia que muitas empresas já estão usando o TikTok para vender? Veja como!

O que é TikTok?

O TikTok (antigo Music.ly) é o aplicativo do momento, número 1 na lista de gratuitos das apps store com mais de 1 bilhão de downloads no mundo.

O maior público está na China, seu país de origem. No Brasil, o aplicativo começou a se popularizar no ano passado. Mas em 2020, ganhou muitos novos usuários, principalmente adolescentes e também youtubers e influencers.

A ideia é que os “tiktokers” – como são conhecidos os usuários do app – criem, editem e compartilhem vídeos curtos (de até 60 segundos). E para isso, eles podem abusar da criatividade com efeitos especiais, filtros, stickers, trilhas sonoras e muito mais.

A plataforma funciona como uma rede social, uma vez que, além de compartilhar os próprios vídeos, é possível ver o que outros usuários estão produzindo, seguir, curtir e comentar.

Os mais comuns são os vídeos de dança, humor, DIY (faça você mesmo) e esportes. Mas o mundo dos negócios, aos poucos, começa a também explorar o potencial do TikTok para vender.

E por isso, é bom que você fique de olho e pense como o aplicativo mais popular do momento pode colaborar com a estratégia do seu e-commerce. Afinal, o seu negócio precisar estar onde o público está, não é verdade?!

As principais características do TikTok

Pode-se dizer que, o que primeiro chama a atenção no TikTok, é a facilidade para criar e editar vídeos.

O funcionamento da ferramenta é bastante simples e intuitivo. Por isso, não é preciso ter conhecimento prévio sobre programas de edição de vídeo, basta usar a criatividade.

Vale destacar, ainda, outras características como:

Algoritmo Inteligente

O algoritmo inteligente do TikTok privilegia os conteúdos produzidos próximo a você e relacionados aos assuntos de seu interesse.

Logo que é publicado, o vídeo passa por três etapas de visibilidade para verificar sua qualidade:

👉 Na primeira etapa, ele é mostrado para 500 pessoas, no máximo. A partir disso, o algoritmo faz testes de engajamento (verifica se gerou interação, com curtidas, por exemplo). Se é aprovado, passa para a etapa seguinte.

👉 Na segunda etapa, o vídeo aparece para até 50 mil pessoas e, se novamente passa no teste, vai para a terceira e última etapa.

👉 Na terceira etapa, o vídeo é mostrado para até 500 mil pessoas e, se continua gerando interesse no público, é considerado um viral e passa a ser mostrado para todos os usuários do aplicativo.

Dessa forma, qualquer vídeo compartilhado no TikTok tem potencial para alcançar muitas pessoas, independentemente do número de seguidores do usuário. O que define o seu alcance é a reação que provoca no público.

Crossover

Mesmo que não tenha baixado e acessado o aplicativo ainda, você provavelmente já viu algum vídeo com a marca d’água no canto inferior direito.

Isso porque o aplicativo permite fazer o download dos vídeos e, em seguida, compartilhar o conteúdo da forma que quiser. 

Por isso, muitas empresas têm utilizado o TikTok apenas como ferramenta de edição e compartilhado o conteúdo em outras redes, como o Facebook e o Instagram, onde já tem seu público consolidado.

A isso se dá o nome de crossover, termo em inglês para algo que se mistura.

💡 Veja também: “Instagram para e-commerce: tudo o que você precisa saber para vender mais na rede social”.

Explore a rede social

Antes de saber como usar o TikTok para vender, que tal baixar o aplicativo e navegar pelo que já tem por lá? Você pode analisar o tipo de conteúdo que está em alta e ter ideias para as suas produções.

Passo a passo para instalar o TikTok

👉 1º passo: baixar o app

Vá  até a loja de aplicativos do seu celular e faça o download gratuito.

Baixar o TikTok para vender na app store

👉 2º passo: criar uma conta

Para isso, você pode utilizar o seu número de telefone ou e-mail, ou ainda, vincular a sua conta ao Facebook, ao Google ou ao Twitter. 

Criar uma conta no TikTok para vender

Na sequência, crie seu nome de usuário (lembre que ele vai aparecer para todos no aplicativo).

Criar nome de usuário no TikTok

Depois, o TikTok pede que você escolha os seus interesses. É com base neles que você irá receber recomendações de vídeos personalizadas.

Escolher interesses no TikTok

👉 3º passo: verificar conta 

Após realizar o cadastro, o TikTok poderá pedir que você vincule seu e-mail ou número de telefone à conta na plataforma. Essa mensagem aparecerá na tela:

Verificar conta no TikTok

Insira o seu e-mail ou número de telefone e, em seguida, o código de segurança que será enviado para o meio que você escolheu.

👉 4º passo: explorar a ferramenta

Após finalizar a criação e verificação da sua conta, você será direcionado para a tela inicial do aplicativo.

Para ver o que outros tiktokers já criaram, deslize a tela para cima.

Explorar TikTok para vender

Na lateral direita da tela, você pode interagir com o conteúdo. 

Interagir no TikTok

Clicando no “+” em cima da foto do usuário, você começa a seguir aquela pessoa. No coração, você curte o vídeo e, no balão, pode deixar um comentário naquele vídeo. Já se quiser compartilhar o conteúdo, é só clicar na setinha. E para fazer o download, basta clicar em “salvar vídeo”.

Compartilhar conteúdo do TikTok

👉 5º passo: começar a criar

Para começar a criar o seu próprio conteúdo, clique no “+” no centro da tela. O aplicativo irá abrir a sua câmera e lhe mostrar todas as ferramentas disponíveis para a criação e edição do vídeo.

Criar no TikTok para vender

Você poderá adicionar sons, filtros e efeitos. Use a criatividade e faça alguns testes!

Como usar o TikTok para vender

Especialistas afirmam que, ao criar uma estratégia de marketing para rede social, o primeiro passo é entender se o público-alvo do seu negócio está presente nela.

No caso do TikTok, o aplicativo não divulga dados oficiais. Mas, segundo a empresa de análise Sensor Tower, o público predominante é da faixa etária de 16 a 24 anos, a chamada “Geração Z”.

Assim, o TikTok pode ser considerado um espaço interessante para as empresas que pretendem alcançar o público jovem.

Mas para isso – mais do que nunca – é preciso usar a criatividade!

👇 Veja como algumas empresas estão usando o TikTok para vender:

Anúncios patrocinados (TikTok for Business)

Para a criação de anúncios patrocinados, o aplicativo possui uma plataforma exclusiva, chamada TikTok for Business.

Nela, os anúncios podem ser criados em dois formatos, que são os vídeos publicitários ou banners.

TikTok for Business

Assim como acontece em outras redes sociais, a plataforma permite a segmentação do público por dados demográficos ou comportamento.

💡 Veja também: Descubra como anunciar no Instagram Ads

Porém, uma das vantagens em relação às outras redes é que no TikTok os vídeos de anúncio não podem ser pulados. Além disso, o aplicativo utiliza inteligência artificial para direcionar os anúncios para o público que considera mais interessante para a campanha.

Para usar a plataforma, é preciso criar uma conta (além da conta que você já criou para acessar o aplicativo). Ela está disponível em idiomas como o inglês e o espanhol, mas ainda não em português.

O cadastro é gratuito, mas é importante que você saiba que ele não é aprovado automaticamente. O suporte do aplicativo entrará em contato para aceitar a sua candidatura.

Parceria com “TikTokers”

Devido ao caráter democrático da rede (incentivado pelo algoritmo inteligente como explicamos anteriormente), o TikTok acaba sendo um espaço bastante propício para o surgimento de novos influenciadores digitais.

E uma das formas de usar o aplicativo para vender é explorando o potencial desses influenciadores.

Um exemplo disso é a campanha da Nestlé com o “tiktoker” Mário Júnior. Ele faz sucesso na plataforma com histórias românticas para adolescentes.

Mario Jr. no TikTok

Em seus vídeos, conversa com uma personagem fictícia e misteriosa, que nunca tem seu rosto revelado já que os vídeos são feitos no estilo POV (abreviação para “point of view”, termo em inglês que se refere aos vídeos gravados em primeira pessoa, quando o locutor olha diretamente para a câmera dando a impressão de que está conversando com o expectador).

Os mais de 20 milhões de visualizações em suas produções chamaram a atenção da marca. No vídeo da campanha, o tiktoker se declara para a “Leite Moça”.

@lzmaario

Gente, tenho que admitir. Só tem uma moça que nunca sai da minha cabeça. #pov #RoiMoça #ad

♬ Death Bed – sleep.ing

Uso de hashtags

O TikTok permite que a sua empresa crie hashtag própria e produza conteúdos ou desafios marcando ela nos posts. Essa é uma prática bastante popular na rede social, principalmente entre os influenciadores digitais.

Isso porque essas marcações podem ampliar o alcance do conteúdo e ajudar a conquistar mais seguidores para a sua conta.

Além disso, enquanto empresa, você pode incentivar os seus clientes e seguidores a usarem a hashtag em suas publicações. Assim, ganhará divulgação gratuita na rede social.

👉 Mas aqui vai uma dica: não coloque muitas hashtags nos seus posts. Primeiro porque mais vale uma hashtag forte, que identifique de fato a ideia que você quer transmitir. E segundo porque 100 caracteres é o limite definido pelo TikTok para as legendas das publicações, então é importante que você seja objetivo. 

Desafios do TikTok: ideias para se inspirar

Os desafios do TikTok são propostas que os usuários lançam na rede social para incentivar outros tiktokers a produzirem conteúdo sobre um determinado tema.

Os vídeos de desafio devem ser sempre identificados por uma hashtag e podem pedir para contar uma história (#historiasdetiktok), compartilhar dicas (#dica), participar de uma campanha (#outubrorosachallenge) ou fazer uma brincadeira (#comquemepareço).

Para saber quais as hashtags e desafios que estão fazendo mais sucesso no momento, acesse a aba “Descobrir”, na sua conta TikTok.

Descobrir no TikTok

👇 Confira abaixo alguns exemplos de desafios lançados por empresas que estão alcançando o público e usando o TikTok para vender:

Netflix

Para anunciar sua chegada no TikTok, a Netflix lançou o #TudumChallenge, com artistas que fazem parte das produções do streaming. Logo milhares de usuários já estavam publicando vídeos com a hashtag.

Pantene

A Pantene usou a rede social para lançar a 3ª edição do reality “Cabelo Pantene”. E foi além! Uma etapa da inscrição para participar da competição também foi através do aplicativo, com o desafio #meucabelodiz.

@maisa

tô mt feliz! Vou apresentar o reality #CabeloPantene3 ♡As inscrições começam dia 26/09 através do TikTok com o challenge #MeuCabeloDiz @pantenebrasil

♬ Oh My Gold Hair Holiday – Pantene Pro-V

Magazine Luiza

A Magazine Luiza usa o perfil no TikTok para dar dicas para o dia a dia usando os produtos que #TemNoMagalu. A marca também lança desafios do momento com a Lu, a assistente virtual.

Conclusão

O sucesso do TikTok entre o público mostra que o futuro da publicidade passa pelo uso de vídeos nas estratégias de marketing de conteúdo.

Segundo a pesquisa Content Trends 2019, o vídeo é o formato mais consumido pelos usuários (68,2%), superando até mesmo os posts em redes sociais e blogs.

Tanto que outros aplicativos correram atrás e também criaram recursos semelhantes, como o Reels do Instagram.

Então, se você ainda não usa os recursos do audiovisual a favor do seu negócio, está mais do que na hora de começar, não acha?!

Aproveite as facilidades e recursos da ferramenta e use o TikTok para vender e chamar a atenção para o seu e-commerce.

Mas lembre que o público procura por conteúdo autêntico e criativo. Por isso não tenha medo de ousar e testar o que dá certo para o seu negócio, combinado?

Para receber mais conteúdos como esse, se cadastre na nossa newsletter! Prometemos não enviar SPAM, apenas boas dicas para as suas vendas! 😉

Posts relacionados

Deixe um comentário