Como cadastrar seu e-commerce no Instagram Shopping

Confira como usar o apelo do Instagram Shopping para levar mais clientes para o seu e-commerce e faturar ainda mais!

Imagine usar uma vitrine capaz de fisgar o consumidor e levá-lo direto para os produtos que você está vendendo. Isso é o que representa o Instagram Shopping, a sua chance de colocar os produtos do seu e-commerce na palma da mão dos seus clientes!

Se você ainda não sabe, isso não só é possível, como pode ser a estratégia ideal para impulsionar as suas conversões. Segundo o próprio Instagram aponta, 60% dos usuários afirmam descobrir novos produtos através da rede social e mais de 200 pessoas acessam perfis comerciais no aplicativo diariamente. 

Até agora citamos apenas alguns motivos pelos quais você não pode negar o potencial do Instagram para alavancar o seu negócio. Mas isso é apenas a ponta do iceberg! 

Quem continuar essa leitura não terá dúvidas de que o Instagram Shopping é essencial para lucrar muito no e-commerce!

Se você quiser ir ainda mais longe e entender como cadastrar a sua loja virtual para usar essa ferramenta, continue com a gente!

O que você vai ver neste post

  • O que é Instagram Shopping
  • Por que você deve usar essa estratégia
  • Como funciona o Instagram Shopping
  • Como ativar o serviço gratuito

O que é Instagram Shopping?

exemplos de uso do instagram shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta da rede social que permite às empresas adicionarem links para a venda de produtos diretamente nas imagens

Assim como podemos marcar pessoas nas fotos publicadas no aplicativo, com o Instagram Shopping os vendedores podem sinalizar os preços dos produtos nas próprias fotos e conduzir o consumidor sem desvios para a compra. Rápido, intuitivo, e o melhor, direto!

O recurso foi criado nos Estados Unidos em 2017, mas só chegou ao Brasil em 2018. Desde então, ganha cada vez mais força entre os lojistas brasileiros, assim como os de outros países que também dispõem da estratégia para turbinar as vendas.

O que você ganha ao aderir à estratégia

Com mais de um 1 bilhão de contas ativas mensalmente em todo o mundo, o Instagram é o aplicativo no qual 80% dos perfis seguem contas comerciais. Isso faz da rede uma excelente solução de marketing para quem vende no e-commerce. 

Seja tanto pela inovação das abordagens – mais próximas do consumidor e menos invasivas – quanto pela atratividade dos anúncios, o Instagram Shopping é a oportunidade do momento!

É praticamente a união do útil ao agradável, afinal, as pessoas estão mais receptivas ao conteúdo mostrado enquanto elas navegam pelo feed. Nesse convite ao engajamento reside o conceito do Instagram Shopping: uma ferramenta que se beneficia da pré-disposição do público em buscar conteúdos.

O que poderia ser apenas uma navegação despretensiosa por fotos e imagens bonitas se torna uma jornada de compra fluida, intuitiva e prática! Bem-vindo à nova era dos anúncios!

instagram shopping sendo utilizado no perfil do magazine luiza para vender um tênis

Como você pode ver na imagem acima, a estratégia de vendas no Instagram Shopping aposta em boas fotos (exatamente a pegada da rede) para chamar a atenção do público e incentivá-lo a consumir produtos através do feed da rede social.

Um verdadeiro convite às compras

Só para você ter uma ideia do apelo da ferramenta empresarial, temos um exemplo de aplicação prática e recente que comprova a força do Instagram Shopping no momento mais aguardado do ano: a Black Friday!

A questão é que não foi à toa que as vendas no Instagram ultrapassaram as dos Facebook na Black Friday 2019. Na edição mais recente da grande liquidação, o varejo online faturou R$3,2 bilhões, o que representa um crescimento de 23,6% em comparação a 2018, quando foram comercializados R$ 2,6 bilhões.

A informação foi confirmada pela Ebit | Nielsen, uma das maiores referências em dados sobre o e-commerce e demonstra o sucesso da rede que promove a descoberta de novos produtos e marcas.

Amplie suas chances de conversão usando o feed do Instagram como um grande catálogo para os seus produtos. E sabe qual a boa notícia disso tudo? O serviço é gratuito! 

Então não perca tempo e aproveite logo para destacar o que sua loja tem de melhor para oferecer aos clientes e crie conjuntos de anúncios através dos formatos Carrossel e Coleção.

Como funciona

As fotos com ofertas aparecem para os usuários diretamente no feed com um ícone de uma sacolinha no canto inferior esquerdo. Para conferir as promoções, basta apenas um toque e uma pequena caixinha com a descrição do produto e o preço aparece na tela

Além de poder colocar os produtos à venda nas próprias publicações, a ferramenta possibilita ainda a adição de uma aba “Comprar” no perfil do seu e-commerce no Instagram. Observe:

o perfil da hering usa o instagram shopping para vender roupas. na foto, vemos três modelos usando blusas que estão à venda no aplicativo

Clean, bonito e ágil

Assim como as fotos pessoais, os anúncios podem apostar em imagens bem produzidas (exatamente como a proposta original do Instagram). É por isso mesmo que vemos apenas um ícone pequeno de uma sacolinha para indicar que existe informação disponível naquele post.

Instagram Shopping: como ativar

O primeiro passo é baixar o aplicativo e criar uma conta no Instagram. Caso você já tenha uma conta do seu e-commerce no Facebook, vincule-a ao novo perfil no Instagram. Esta etapa é fundamental para você criar os anúncios posteriormente. Portanto, se a sua loja ainda não está no Facebook, certifique-se de garantir isso também.

A seguir, transforme o perfil recém-criado do Instagram (ou o que você já usa no seu negócio) em uma conta comercial. Essa é uma das principais exigências para a habilitação do Instagram Shopping e para a liberação dos recursos da ferramenta. 

Para ativar a conta e começar a adicionar produtos a um catálogo, solicite a liberação do recurso diretamente na plataforma do Instagram Shopping. Faça isso acessando o menu “Configurações >Empresa > Cadastre-se para compras”

Após a aprovação do pedido, o ícone da sacolinha irá aparecer nas publicações do seu e-commerce na rede de compartilhamento de imagens e você estará pronto para vender pelo Instagram!

Veja abaixo tudo o que você precisa para configurar o serviço e começar a vender pela rede social.

Pré-requisitos para a solicitação

  • Ter uma página do e-commerce no Facebook conectada ao Instagram
  • Estar de acordo com as regras e políticas comerciais do Facebook
  • Ter um perfil comercial do Instagram (caso o seu não seja, altere para o modo empresarial conforme explicaremos a seguir)
  • Vender apenas produtos na sua conta, ou seja, o perfil empresarial do Instagram não permite a venda de serviços

Transforme seu perfil em uma conta empresarial

Para acessar os recursos de venda do Instagram e as configurações de publicação de anúncios, a plataforma exige que os usuários tenham uma conta empresarial. 

Então, se você ainda não tem uma, vamos ajudá-lo a modificá-la para o seu e-commerce estar habilitado ao uso do Instagram Shopping. Veja como ajustar!

  • Vá até o canto superior direito do seu perfil e selecione o botão com três risquinhos
  • Toque no ícone de engrenagem para acessar as “Configurações”
  • Acesse o menu “Conta”
  • Escolha a alternativa “Mudar para conta profissional”
  • Selecione uma categoria para o seu negócio
  • Se a sua conta ainda não está vinculada ao Facebook, aproveite esse momento para fazer isso nesta mesma seção

Aprenda a configurar o Instagram Shopping: passo a passo em vídeo 

Agora que você já leu tudo sobre o Instagram Shopping, que tal assistir a um vídeo que mostra o passo a passo para ativar a função?

O Rafa, nosso youtuber, preparou um tutorial em que ele mostra exatamente o que você precisa fazer para começar a usar o Instagram Shopping. 

👇Assista e compartilhe nos seus grupos de empreendedores, com certeza esse conteúdo pode ser útil para muita gente! 

Informação a serviço do seu sucesso!

Curtiu as dicas que trouxemos para você alavancar as suas vendas usando o melhor que as redes sociais podem proporcionar para o seu negócio? Da nossa parte foi um prazer contribuir na busca pela assertividade do seu e-commerce!

Sabe o que mais? A nossa ajuda não precisa terminar por aqui. Basta você se inscrever na newsletter do Melhor Envio para garantir que os nossos conteúdos cheguem com exclusividade no seu e-mail! 

O cadastro fica aqui embaixo deste post 😊

Posts relacionados

Deixe um comentário