Melhor Envio: calculadora de frete, etiquetas de envio e muito mais!

O Melhor Envio tem como missão simplificar o frete no e-commerce e tornar o seu negócio mais competitivo. Para isso, oferecemos uma plataforma de gestão de fretes completa, que te acompanha desde a cotação com transportadoras até o rastreio das encomendas.

Por Lívia Antunes, Andressa Barbosa, Gabriela Voigt e Lucas Zanini

Cada vez mais gente se arrisca nas vendas pela internet, seja no papel de lojista ou de cliente. Porém, o frete ainda é visto como um desafio, para os dois lados do negócio.

Mas não precisa ser assim! Com uma ajudinha da tecnologia, toda a gestão de frete e logística da sua loja virtual pode ser bem mais simples. Dessa forma, você tem mais possibilidades de oferecer uma excelente experiência do consumidor em todas as etapas das vendas, inclusive nas entregas!

melhor envio frete
Imagem: Freepik

Entendemos que, ao longo desse processo podem surgir algumas dúvidas. Afinal, como garantir que o Melhor Envio é a plataforma certa para te ajudar com o seu e-commerce? E se você tiver algum problema?

💡 Neste artigo, destacamos os principais questionamentos sobre o Melhor Envio, tanto de quem já trabalha conosco, quanto de quem está pensando em usar nossa plataforma.

Assim, se você já usa o Melhor Envio para gerar seus fretes, sabe para onde correr caso tenha algum problema. E, se ainda não usa, pode descobrir como fazemos de tudo para ajudar em todas as etapas dos envios da encomenda.

Navegação rápida

O que você precisa saber sobre o Melhor Envio

calculadora de frete
Imagem: Melhor Envio

Antes de começar, vamos explicar um pouquinho o que é o Melhor Envio. Nós somos uma plataforma de gestão de frete, que faz a intermediação entre você, lojista, e as transportadoras parceiras. 

É legal saber disso para deixar claro que em nenhum momento o Melhor Envio tem contato direto com as suas encomendas. Mas, embora a responsabilidade pelos envios seja da transportadora escolhida, oferecemos suporte para resolver problemas que possam surgir com os fretes gerados em nossa plataforma.

Mas quais são as ferramentas e serviços oferecidos pelo Melhor Envio?

✔ Cotação simultânea de frete com diferentes transportadoras

✔ Fretes com condições exclusivas

✔ Coleta de encomendas (com as transportadoras que oferecem o serviço)

✔ Rastreio das encomendas (nas transportadoras que oferecem o serviço)

✔ Logística Reversa

✔ Integrações com plataformas de e-commerce, marketplaces, HUBs, ERPs e sites de desenvolvimento próprio (por meio de API pública)

Conte com o suporte de nossos especialistas em logística

Se você tiver dúvidas ou problemas em cada uma dessas etapas, desde a cotação com as transportadoras até as integrações, pode contar com nossos especialistas em logística, que estão prontos para te ajudar a usar a nossa plataforma e buscar soluções com as empresas parceiras.

Nossos canais oficiais de atendimento são:

📧 e-mail – contato@melhorenvio.com

✉ mensagem inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio

💬 chat – https://www.melhorenvio.com.br/

💡 Vale, também ficar de olho na Central de Ajuda do Melhor Envio, que tem mais de 100 artigos, dicas e tutoriais para te dar uma forcinha!

O Melhor Envio é pago?

Depois de ter um gostinho de todas as vantagens que você pode usar em nossa tecnologia, você pode estar se perguntando: qual o custo do Melhor Envio? Nenhum! 😊 

Pode ficar tranquilo, todos esses serviços são gratuitos! Você paga apenas pelos fretes gerados em nossa plataforma e garante acesso a qualquer uma dessas vantagens.

👉 Ah, você ainda pode economizar com as entregas!

Ao contratar o frete com o Melhor Envio, você encontra condições exclusivas, que podem chegar a descontos de até 75%. Uma ótima notícia, principalmente, para pequenos e médios comerciantes, que costumam ter mais dificuldades em firmar contratos com um custo-benefício maior com as transportadoras.

Como isso é possível? Bem, na verdade nós já fizemos esses contratos com as transportadoras parceiras! E como trabalhamos com um número muito alto de envios, podemos passar essas vantagens para os lojistas que fazem a geração de etiquetas de frete conosco.

Veja como é fácil usar a calculadora de fretes do Melhor Envio:

Outra informação importante é que você não precisa ter um número mínimo de envios para usar a plataforma, ok?

Entendemos que pequenas lojas virtuais ou lojistas online iniciantes trabalham com volumes menores de encomendas, e queremos garantir que todos tenham acesso às nossas vantagens.

E quando o negócio começar a crescer, é só aumentar o limite de envios simultâneos permitido na plataforma! Fica por aqui que já vamos falar mais sobre isso.

Não tenho CNPJ. Posso me cadastrar no Melhor Envio?

Sim! Você pode fazer o cadastro na plataforma com o seu CPF e criar o perfil empresarial a qualquer momento, no painel de controle.

painel do melhor envio gerenciar perfil de lojas
Imagem: Melhor Envio

💡 Veja mais informações no artigo Melhor Envio: o que você precisa saber para começar a usar a plataforma.

Ou então, siga a leitura para saber mais sobre tudo o que o Melhor Envio oferece.

Como gerar etiquetas de frete no Melhor Envio

Depois de fazer a cotação na Calculadora de Fretes do Melhor Envio, você pode gerar e imprimir a etiqueta de frete da transportadora escolhida aqui mesmo, na plataforma.

Assim, além de escolher as condições mais vantajosas, você tem acesso a uma série de ferramentas que facilitam a gestão de fretes da sua loja virtual.

Olha só como é fácil!

Como gerar e imprimir etiquetas

1) O primeiro passo é acessar a Calculadora de Fretes, no painel de controle da sua conta. Em seguida, preencha os campos com CEPs de origem e destino, peso e dimensões da embalagem. Depois é só clicar em “Calcular”.

calculadora de fretes

2) Na página seguinte, você encontra as transportadoras parceiras que cobrem o trecho informado, prazos de entrega e valor dos fretes. Escolha a opção mais conveniente e clique em “Selecionar”.

cotação de frete

3) Complete os campos com informações sobre o destinatário (quem vai receber a encomenda) e demais dados solicitados. No fim do cadastro, escolha entre “Adicionar ao Carrinho” ou “Pagar Agora”.

etiqueta de frete melhor envio

Nesse ponto, será preciso dizer se o envio é realizado com nota fiscal ou declaração de conteúdo. Já já vamos falar sobre as diferenças entre os dois documentos, mas podemos adiantar que o uso de ao menos uma delas é obrigatório.

4) Chegou a hora de pagar pela etiqueta de frete. Escolha entre usar o saldo da carteira virtual do Melhor Envio ou usar um dos meios de pagamento disponíveis. Novamente, vamos falar mais sobre isso daqui a pouquinho!

pagar frete

5) Após a aprovação do pagamento, você deve imprimir a etiqueta de frete gerada. Para encontrá-la, clique em Painel de Controle > Meus Envios > Envios Liberados.

6) Selecione a(s) etiqueta(s) que deseja e clique em Imprimir. Para realizar impressões individuais de cada etiqueta, clique no símbolo da impressora ao lado da opção desejada. Se preferir, altere as configurações do navegador para “Salvar como PDF” para gerar um documento com a etiqueta.

Em fretes de troca ou devolução, você pode compartilhar esta etiqueta com o seu cliente, para que ele faça a postagem de volta para a loja online. Para isso, é só clicar no botão Compartilhar e seguir os passos indicados.

Atenção aos prazos!

foto de ampulheta prazos
Imagem: Freepik

Prontinho! Agora é só colar a etiqueta de frete na embalagem e fazer a postagem na agência mais próxima da transportadora escolhida.

Mas é importante ficar atento aos prazos informados, ok? A impressão da etiqueta só pode ser realizada após a aprovação do pagamento, que tem prazos diferentes de acordo com o meio escolhido.

🕓 Depois disso, você tem 7 dias corridos para realizar a impressão (a partir do momento que o pagamento é confirmado) e mais 7 dias corridos para postar a encomenda na transportadora. Após esse período, não é possível realizar a postagem. 🕓   

💡 Para mais informações e detalhes, confira nosso artigo Como gerar uma etiqueta de frete no Melhor Envio.

Meios de pagamento do Melhor Envio

Para pagar o frete com o Melhor Envio, você tem duas opções:

✅ Usar um dos meios de pagamento aceitos pela plataforma

ou

✅ Usar o saldo da sua carteira virtual

Enquanto os envios pagos com a carteira virtual são liberados imediatamente, o pagamento com outros meios podem levar até 72 horas úteis para serem aprovados. Só então será possível imprimir a etiqueta de frete. Logo, se você tem pressa, é melhor optar pela nossa carteira virtual. Daqui a pouquinho vamos falar mais sobre ela!

Antes disso, conheça os outros meios de pagamento disponíveis:

  • Wirecard (Antigo MOIP) – Saldo em conta, cartão de crédito, cartão de débito ou débito online.
  • Mercado Pago – Saldo em conta, boleto bancário (disponível apenas para pagamentos acima de R$40), pagamento em lotérica ou cartão de crédito.
  • Paypal – Saldo em conta ou cartão de crédito. 
  • Levpay – Transferência bancária, com o valor mínimo de R$40.
  • Pagseguro – Saldo em conta ou cartão de crédito.
  • Picpay – Saldo em conta, boleto bancário ou cartão de crédito.
  • PagHiper – Boleto bancário, com o valor mínimo de R$40.

Ao realizar o pagamento de uma etiqueta de frete ou inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio, a solicitação é encaminhada para a plataforma financeira, que faz a análise e aprovação antes de repassar o valor ao Melhor Envio.

Em algumas situações, esse prazo costuma ser bem curtinho, como com pagamentos feitos com saldo em conta. Contudo, pagamentos com cartão de crédito podem levar até 48 horas para serem liberados, enquanto boleto bancário tem prazo de até 3 dias úteis.

print de tela envios liberados

Por isso, é importante se planejar com alguma antecedência e, sempre que possível, ter saldo disponível na carteira do Melhor Envio. Assim fica mais fácil evitar atrasos nos envios, ok? 

💡 Veja mais detalhes no artigo Meios de Pagamento do Melhor Envio.

Quais são as transportadoras parceiras do Melhor Envio?

Uma das maiores vantagens de se cadastrar no Melhor Envio é realizar a cotação simultânea de fretes com diferentes transportadoras. Assim, você economiza tempo ao ver diferentes opções de prazos e condições e escolher a mais conveniente, sem precisar entrar em vários sites para fazer o cálculo de frete.

Mas quais são as transportadoras parceiras do Melhor Envio? Será que elas oferecem os serviços que sua loja virtual precisa?

Vamos a um resuminho do que você encontra por aqui:

Correios

Os serviços dos Correios são os mais usados por lojistas de todo o país. Aqui no Melhor Envio, você pode contratar fretes nas modalidades PAC (serviço padrão), SEDEX (entrega expressa) e Mini Envios (alternativa econômica para embalagens menores). Os produtos enviados devem estar acompanhados por nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Além disso, você pode, ainda, contratar serviços extras nas entregas por PAC e SEDEX, como “Mão Própria” ou “Aviso de Recebimento”. Mas eles vêm acompanhado de uma taxa adicional, ok? 

PAC 

📏 Pacotes com até 105 cm em cada lado, desde que a soma das medidas (altura, largura e comprimento) não ultrapasse 200 cm.

📏 Medidas mínimas – Altura de 1 cm, largura de 10 cm e comprimento de 15 cm.

📏 Envio para outros estados – Peso máximo de 30 Kg 

📏 Envio dentro do mesmo estado – Peso máximo de 50 Kg 

SEDEX

📏 Pacotes com até 105 cm em cada lado, desde que a soma das medidas (altura, largura e comprimento) não ultrapasse 200 cm.

📏 Medidas mínimas – Altura de 1 cm, Largura de 10 cm e Comprimento de 15 cm.

📏 Envio dentro ou fora do estado – Peso máximo de 30 Kg 

Mini Envios

📏 Pacotes de até 24cm x 16cm x 4cm.

📏 Envio dentro ou fora do estado – Peso máximo de 300 gramas

limites pesos e medidas envios correios

🔴 Na Central de Ajuda do Melhor Envio, você encontra a lista de objetos que os Correios não transportam.

Veja como é fácil gerar uma etiqueta de frete dos Correios no Melhor Envio:

Jadlog

A Jadlog transporta encomendas com origem e destino em todo o Brasil, por meio do modal rodoviário. Os envios devem ser acompanhados de nota fiscal ou declaração de conteúdo.

🔴 Atenção: objetos com origem em Itajaí/SC ou no estado do Paraná devem estar acompanhados de nota fiscal, por serem regiões de fronteira e portuária, respectivamente.

As modalidades disponíveis na Jadlog são .Package, opção econômica, e a .Com, que é a entrega expressa da transportadora.

📏 Dimensões máximas de 80cm x 80cm x 80cm (Volumes maiores podem ser transportados, mas uma taxa extra será cobrada pela unidade responsável pela entrega).

📏 Peso máximo de 120Kg

imagem limites peso e medidas jadlog

🔴 Conheça as restrições de objetos transportados pela Jadlog.

Veja como gerar uma etiqueta de frete da Jadlog no Melhor Envio:

Via Brasil

A empresa opera com o modal transaereo e também disponibiliza transporte rodoviário para as etiquetas geradas no Melhor Envio com origem na Região Metropolitana de São Paulo (e entregas para todo o Brasil).

📏 Dimensões máximas de 200cm x 200cm x 240cm (altura, largura e comprimento, respectivamente).

📏 Peso máximo de 200Kg

imagem limite pesos e medidas via brasil

🔴 Conheça as restrições de objetos transportados pela Via Brasil.
Veja como gerar uma etiqueta de frete da Via Brasil no Melhor Envio:

LATAM Cargo

Como já dá para imaginar, a LATAM Cargo trabalha com a modalidade aérea, e também aceita envios com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Por enquanto, o transporte de encomendas com a LATAM Cargo no Melhor Envio está disponível apenas para cargas com origem na cidade de São Paulo – SP.

📏 Dimensões máximas de 105cm x 110cm x 160cm (altura, largura e comprimento, respectivamente).

📏 Peso máximo de 200Kg.

imaem limite pesos e medidas latam cargo

🔴 Veja as restrições de objetos transportados pela LATAM Cargo.

Azul Cargo Express

Assim como a LATAM Cargo, a Azul Cargo Express também opera com transporte aéreo de cargas, mas com origem e destino em todo o Brasil. São duas modalidades disponíveis: Amanhã e E-commerce, com diferenças no limite de peso permitido.

📏 Amanhã – Dimensões de até 100cm x 80cm x 70cm e peso máximo de 60 Kg.

📏 E-commerce – Dimensões de até 100cm x 80cm x 70cm e peso máximo de 5 Kg.

limite pesos e medidas azul cargo express

OBS.: As dimensões mínimas são de 15cm x 15cm x 15cm e peso de 100g.

É possível realizar envios com nota fiscal ou declaração de conteúdo. Contudo, lembre-se que cada documento deve ser utilizado em situações distintas, para evitar transtornos com a fiscalização, ok? Siga com a leitura para entender as diferenças entre essas duas opções.

🔴 Veja as restrições de objetos transportados pela Azul Cargo Express.

💡 Acesse nosso artigo Como é a postagem com cada transportadora parceira do Melhor Envio e fique por dentro de todos os detalhes sobre o assunto!

Como postar as encomendas com as etiquetas de frete geradas no Melhor Envio?

Etiqueta de frete pronta, produto embalado para envio… E agora, como postar as encomendas?

A resposta vai depender da transportadora escolhida. Veja como proceder com cada empresa:

👉 Correios – Postagem realizada em qualquer unidade da empresa

👉 Jadlog – Postagem realizada na unidade escolhida na compra da etiqueta de frete

👉 Via Brasil – Coleta domiciliar sem custo extra para cliente no Melhor Envio 

👉 Azul Cargo Express – Postagem realizada na unidade escolhida na compra da etiqueta de frete

👉 LATAM Cargo – Postagem realizada no terminal de cargas do aeroporto escolhido na compra da etiqueta de frete (Guarulhos ou Congonhas)

No caso dos Correios, Jadlog e Azul Cargo Express, é possível negociar o serviço de coleta domiciliar diretamente na unidade com a qual você costuma trabalhar. 

Contudo, esse acordo é realizado sem a participação do Melhor Envio, e todas as condições serão apresentadas pela agência. Da mesma forma, o pagamento por este serviço não passa pelo Melhor Envio. Aqui, você vai pagar apenas pela etiqueta de frete gerada.

Além disso, o objeto só será rastreado a partir do momento da postagem finalizada. Ou seja, não teremos como localizar o pacote no período entre a coleta domiciliar e a postagem. Por isso, indicamos que, nestas situações, você peça que o atendente responsável pela coleta assine uma segunda via de nota fiscal ou etiqueta de frete, comprovando a entrega do objeto.

Já com a Via Brasil, o serviço de coleta faz parte dos fretes gerados pelo Melhor Envio. O agendamento da coleta é automático, sempre no primeiro dia útil após a impressão da etiqueta de frete. 


Veja todos os detalhes no artigo Transportadoras do Melhor Envio: como fazer a postagem.

Como inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio

Já deu para perceber que o Melhor Envio está cheio de opções para você enviar suas encomendas com mais facilidade, certo? 

A nossa Carteira Virtual deixa esse processo ainda mais rápido e prático! Com a ferramenta, você pode imprimir a etiqueta de frete logo após sua geração, já que o pagamento é confirmado imediatamente.

print tela inserir saldo carteira virtual melhor envio

Acompanhe o nosso passo a passo e veja como é fácil inserir saldo na sua carteira virtual:

1) Após entrar na sua conta, clique no botão Melhor Carteira, localizado no Painel de Controle.

2) Clique em Inserir Saldo, informe o valor e o meio de pagamento.

3) Finalize o pagamento! Agora é só esperar pela confirmação do meio de pagamento escolhido, ok? Lembre-se que esse prazo pode ser de até 3 dias úteis.

Você também pode inserir saldo na Melhor Carteira por meio de transferência bancária. O serviço tem intermediação da Levpay e está disponível para valores a partir de R$ 40. 

1) Ao selecionar a transferência bancária via Levpay, observe o aviso de que será preciso enviar o comprovante de pagamento pelo sistema da plataforma.

print aviso levpay

2) Escolha um dos bancos disponíveis: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú. 

3) Conclua a transferência no site ou aplicativo do seu banco.

4) Finalmente, envie o comprovante de pagamento.

print envio comprovante levpay

Veja o nosso vídeo com o passo a passo para inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio:

Ficou com alguma dúvida? Acesse o nosso artigo Passo a Passo para inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio!

Nota fiscal e declaração de conteúdo: qual a diferença?

Essas palavrinhas já apareceram por aqui e são uma das principais fontes de dúvidas entre os clientes do Melhor Envio.

Então, vamos esclarecer de uma vez: qual a diferença entre nota fiscal e declaração de conteúdo? Como saber qual documento usar nos envios da loja online?

Para começar, vale saber que essas documentações têm duas funções principais: 

👉 Fiscalização

👉 Requisição do seguro por extravio ou avaria das cargas

Por conta da fiscalização, todas as transportadoras exigem que a postagem esteja acompanhada de um desses documentos. E isso não vale apenas para as empresas parceiras do Melhor Envio ou para os fretes realizados por aqui, pois é uma exigência geral do setor de transporte de cargas no Brasil.

Para evitar problemas na postagem do objeto, é super importante prestar atenção às condições de cada transportadora, já que todas são bem inflexíveis nesse sentido. Sem a documentação correta, o seu objeto não será postado.

Afinal, uma única encomenda com o documento irregular pode causar a retenção de uma carga inteira, resultando em atrasos. Inclusive, a recusa da encomenda é um direito da transportadora, ok?

nota fiscal ou declaração de conteúdo
Imagem: Freepik

O ponto do seguro também merece atenção. Em muitos casos, o valor máximo segurado varia de acordo com o documento utilizado na postagem, que é menor nos envios com declaração de conteúdo.

Com isso em mente, vamos às diferenças entre nota fiscal e declaração de conteúdo:

Nota fiscal

A nota fiscal comprova a existência de uma transação comercial, que nesse caso é a compra e venda de uma mercadoria. 

Assim, a receita obtida com aquela venda é formalizada perante o governo, garantindo o pagamento dos tributos necessários. O documento também atesta a procedência de mercadorias em circulação no país.

Vale lembrar, o não pagamento destes tributos caracteriza crime de sonegação fiscal, previsto na lei nº 8.137. Já a lei nº 8.846 prevê a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal.

Logo, se o seu envio é uma transação comercial, ele deve ser obrigatoriamente acompanhado de uma nota fiscal.

Declaração de conteúdo

A declaração de conteúdo deve ser usada quando a obrigatoriedade da nota fiscal não se aplica. No documento, o remetente deve informar os dados sobre os itens da carga, valor e quantidade enviada.

Lembre-se que, ao optar pela declaração de conteúdo, o remetente atesta não se enquadrar no conceito de contribuinte, e afirma que aquela carga é isenta de ICMS. Ou seja, a documentação só pode ser usada quando o objeto enviado não está sujeito à tributação.

exemplo de declaração de conteúdo

💡 Veja mais informações no artigo Declaração de conteúdo: o que é? Para que serve? Como fazer?

Mais informações importantes sobre nota fiscal e declaração de conteúdo

Já deu para notar que a emissão de uma nota fiscal ou uma declaração de conteúdo é um ponto super importante dos envios no e-commerce. Por isso, é normal que as dúvidas apareçam. Alguns dos questionamentos mais comuns são:

✅ Quando sou obrigado a emitir nota fiscal?

✅ Quando posso usar a declaração de conteúdo?

✅ Sou MEI. Preciso emitir nota fiscal?

✅ Qual a cobertura do seguro em cargas com nota fiscal?

✅ Qual a cobertura do seguro em cargas com declaração de conteúdo?

✅ Quais transportadoras aceitam declaração de conteúdo e quais exigem a nota fiscal?

💡 No nosso artigo Nota fiscal e declaração de conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber, você encontra todas as respostas e mais detalhes sobre o assunto!

Integrações do Melhor Envio deixam a rotina mais fácil

Entre as ferramentas disponíveis no Melhor Envio, estão as integrações com diferentes plataformas de e-commerce, marketplaces, HUBs e ERPs. O objetivo é deixar a sua rotina mais fácil e reduzir as chances de erros manuais. 

Um exemplo prático: digamos que você faça 20 vendas por dia. Isso quer dizer que você vai precisar repetir todo o processo de cálculo de frete e geração de etiqueta de envio na transportadora em cada uma dessas vendas? Claro que não! 😊 

envios simultâneos melhor envio
Imagem: Freepik

É aqui que entram as integrações do Melhor Envio, que pode ser feita com sites de desenvolvimento próprio por meio de API pública ou com mais de 40 das nossas plataformas parceiras. Dessa forma, você pode ter algumas vantagens, tais como:

✔ Oferecer as opções de frete disponíveis diretamente em sua loja virtual, para que o cliente escolha a opção mais conveniente

✔ Automatizar a geração de etiquetas de frete do seu negócio

✔ As possibilidades variam de acordo com o tipo de integração. Mas, sem dúvidas, este recurso vai deixar o seu dia a dia mais fácil de alguma forma.

Onde encontrar as integrações do Melhor Envio

print tela integrações

Para ativar as integrações com as plataformas parceiras, clique na aba “Integrações” no Painel de Controle da sua conta no Melhor Envio. Ali você visualiza todas as possibilidades e pode selecionar a plataforma utilizada no seu e-commerce.

Todas as integrações disponíveis contam com manuais de uso, onde você encontra as informações que precisa saber. Outros materiais de apoio são encontrados na nossa Central de Ajuda e no canal do Melhor Envio no Youtube. E, claro, você pode pedir uma ajudinha extra ou tirar dúvidas a qualquer momento, enviando um e-mail para 📧 contato@melhorenvio.com.br.

Já quem trabalha com sites de desenvolvimento próprio encontra as informações no link API pública do Melhor Envio

Minhas Vendas: ferramenta exclusiva do Melhor Envio

O recurso Minhas Vendas está disponível nas integrações desenvolvidas tecnicamente pelo time do Melhor Envio. 

A ferramenta aparece no Painel de Controle e exibe automaticamente as vendas realizadas na loja virtual

Assim, você tem visualização rápida das vendas que tiveram o pagamento confirmado e já podem ser enviadas, além daquelas que estão aguardando a confirmação, agilizando o processo de impressão de etiquetas de frete. 

🔴 Importante! Embora as informações sejam importadas da loja virtual, você pode realizar as edições necessárias na própria plataforma do Melhor Envio, antes de realizar o pagamento do frete ou a impressão da etiqueta. Isso vale, inclusive, para troca na modalidade de frete.

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Outro ponto de atenção é que esses envios precisam estar acompanhados da nota fiscal. Para as encomendas que vão usar declaração de conteúdo, é preciso gerar a etiqueta de frete manualmente, por meio da Calculadora de Fretes do Melhor Envio.

💡 Acesse o artigo e saiba tudo sobre as Integrações do Melhor Envio.

O que é a conferência de envios?

Depois de gerar uma etiqueta de frete no Melhor Envio, é preciso realizar a postagem da encomenda na transportadora. Neste momento, o volume passa por um processo chamado conferência de envios, ou conciliação de medidas. Em termos simples, a transportadora escolhida verifica que as dimensões indicadas na etiqueta correspondem ao objeto postado.

foto de balança
Imagem: Freepik

Para isso, o atendente da transportadora vai conferir as medidas (altura, largura e comprimento) e o peso da embalagem. Os dados são, então, cadastrados no sistema e repassados ao Melhor Envio.

Em seguida, a nossa plataforma faz um novo cálculo, considerando as novas informações, e compara com o valor pago na etiqueta de frete gerada por aqui. Qualquer diferença neste resultado final, para mais ou para menos, são repassadas para o lojista.

Ou seja, se o frete pago no Melhor Envio tiver o valor mais caro do que o cobrado pela transportadora, você terá essa diferença em forma de saldo na plataforma do Melhor Envio. Contudo, caso o valor pago conosco seja mais baixo do que o cotado na postagem, é gerado um débito.

Essa movimentação fica disponível na aba “Postagens Conferidas”, no Painel de Controle da sua conta no Melhor Envio. Em “Conferidos”, você visualiza todas as postagens, inclusive aquelas que não apresentaram divergências. 

postagem conferidas

E em “Diferenças”, você encontra os fretes que geraram saldo ou débito.

print tela diferenças

O que pode causar diferenças na conferência de envios

Para reduzir ao máximo essas possíveis diferenças, é importante que todos os dados informados no cálculo de fretes do Melhor Envio estejam certinhos. E lembre-se: as medidas devem ser do objeto já embalado para postagem!

Contudo, além dessas informações desencontradas, outros fatores podem resultar em diferenças durante a conferência de envios:

Peso faturado (Peso real x peso cúbico)

As transportadoras comparam duas medidas na hora de realizar o cálculo de frete: o peso real e o peso cúbico, e consideram aquele de maior valor.

Vale saber, o peso cúbico serve para fazer uma relação entre o peso real e o volume que a encomenda vai ocupar no transporte. Esta medida é calculada da seguinte maneira:

imagem cálculo de cubagem

*Fator de Cubagem – coeficiente usado pelas transportadoras, que varia de acordo com as empresas e a modalidade de transporte. Nos Correios, por exemplo, o fator de cubagem é 6.000.

O sistema do Melhor Envio considera as especificidades de cada transportadora parceira e realiza a cotação de frete levando em conta o peso a ser faturado, seja ele o peso real ou peso cúbico.

Contudo, essa diferença pode ser responsável por divergências na conferência de envios. Por isso, verifique as informações inseridas durante a postagem na transportadora e tenha certeza que os dados correspondem ao peso faturado.

Faixa de peso

Uma pequena diferença na balança pode resultar em uma grande variação de valor, já que muitas transportadoras trabalham com faixas de peso. Por isso é tão importante informar os valores certinhos na calculadora de fretes do Melhor Envio.

Local de postagem

Não é nenhuma surpresa que, além das características da embalagem, o cálculo de frete também considera os CEPs de origem e destino da encomenda. 

Logo, se você faz a cotação utilizando um CEP, mas realiza a postagem em uma agência localizada em outra faixa de CEP, os valores podem apresentar divergências na conferência de envios.

Para evitar este problema, o ideal é realizar a postagem em uma agência localizada na mesma faixa de CEP do endereço de remetente, mesmo que essa não seja a mais próxima fisicamente. E lembre-se que estas faixas são definidas pelas próprias transportadoras.

Seguros e taxas específicas

Cada transportadora trabalha com seguros e taxas específicas, que podem resultar em divergências nos valores. Um exemplo é a taxa de risco, cobrada nos envios de objetos pequenos, mas de alto valor.

Para evitar surpresas, é sempre bom perguntar sobre estas taxas quando for realizar a postagem na transportadora.

OBS.: o valor segurado também é considerado no cálculo de frete. Contudo, é bem importante informar o valor real do produto, mesmo que isso resulte em uma cobrança maior. Afinal, é esse valor que será levado em conta caso ocorra algum problema com a carga, ok?

A conferência de envios gerou um saldo/débito na minha conta. O que eu faço?

Imagem: Freepik

Reforçamos que qualquer diferença de valor é repassada para você. Todas essas ocorrências podem ser visualizadas na área Diferenças na aba Postagens Conferidas. Veja o que fazer em cada situação:

Conferência de envios gerou um saldo na sua conta

Isso acontece quando o valor pago na plataforma do Melhor Envio é mais alto do que o cobrado pela transportadora. Nesse caso, a diferença fica como saldo no Melhor Envio, que pode ser resgatado ou usado na geração de outras etiquetas de frete.

Conferência de envios gerou um débito na sua conta

A transportadora cobrou um valor mais alto do que o pago no Melhor Envio? Não precisa se preocupar! Faça a postagem normalmente, sem pagar nada no balcão da transportadora.

O valor faltante vai aparecer como débito na sua conta do Melhor Envio, e pode ser pago usando qualquer um dos meios de pagamento disponíveis na plataforma, inclusive com o saldo da carteira virtual.

E se você não concordar com as métricas informadas pela transportadora? 

Caso você não concorde com as informações repassadas pela transportadora, é possível contestar a conferência de envios e solicitar o ajuste métrico. Contudo, este processo é diferente em cada uma das parceiras do Melhor Envio. 

💡 Para saber como proceder, e ver mais informações, acesse o artigo Conferência de Envios: o que é e como evitar diferenças no valor do frete.

Como aumentar o limite de envios no Melhor Envio

Muita gente nos pergunta se tem como aumentar o limite de envios simultâneos na plataforma. E é claro que sim!

Vamos esclarecer melhor. Assim que você faz o cadastro no Melhor Envio, já pode gerar a sua primeira etiqueta de frete. Contudo, para ter um limite maior de envios simultâneos é preciso verificar a conta na plataforma.

Mas não se preocupe, todo o processo é online e bem fácil de fazer! Ah, e sem custo nenhum, pode ficar tranquilo.

Quais são as vantagens de ter uma conta verificada no Melhor Envio?

A principal vantagem é ter um limite de envios maior, podendo chegar a até 10 envios simultâneos, ou seja, podendo chegar a até 10 etiquetas ao mesmo tempo, antes de despachar as encomendas nas transportadoras. 

OBS.: logo mais vamos falar, também, como fazer para ir além desta quantidade, ok?

Além disso, uma conta verificada permite que você faça o cancelamento de envios por conta própria, sem entrar em contato com o nosso atendimento. Finalmente, o processo aumenta a sua segurança, já que impede que outras pessoas façam um cadastro com documentos clonados.

O primeiro passo para verificar a conta do Melhor Envio é separar a documentação necessária:

✔ 1 documento de identificação que esteja dentro do prazo de validade, tenha foto e assinatura.

✔ 1 selfie com o seu documento de identificação. 

✔ 1 comprovante de residência em nome do titular da conta emitido nos últimos 4 meses. Aqui são aceitos vários documentos: conta de água, luz ou internet, fatura de cartão de crédito, carnês de cobrança como IPVA e IPTU… Confira a lista completa aqui

Em seguida, acesse o Painel de Controle da sua conta no Melhor Envio e clique em “+ Limite de Envios”, como mostra a imagem. Ou então, clique em “Gerenciar” e selecione a opção “Documentos”.

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Depois é só seguir as instruções para o envio dos documentos e aguardar a análise. Caso seja necessário, podemos solicitar o reenvio de um ou mais documentos, e explicar o motivo dele não ter sido aprovado. Fique de olho nas instruções, para agilizar este processo.

print tela documento recusado

Veja como fazer o upload dos documentos nesse vídeo do nosso canal do Youtube:

Precisa de mais envios simultâneos? Sem problemas!

Seu e-commerce já pede mais do que 10 envios simultâneos por dia? Ótimo! Usuários que têm a conta verificada podem aumentar esta quantidade ao assinar nosso contrato.

Mas calma! O contrato que você assina com o Melhor Envio não representa nenhuma taxa, cobrança adicional, cláusula de fidelidade ou número mínimo de envios. Você continua pagando apenas pelos fretes gerados na plataforma!

Este documento é apenas uma formalidade, que materializa a parceria entre o Melhor Envio e os empreendedores do e-commerce, garantindo mais segurança para os dois lados. Veja como fazer isso:

✔ Clique em Painel de Controle > Gerenciar > Documentos

✔ Baixe e imprima o contrato

✔ Assine 4 vezes de próprio punho, nos locais indicados (atenção! Essa assinatura deve a mesma do documento de identificação enviado na verificação da conta no Melhor Envio)

✔ Siga as instruções para enviar o contrato (pode deixar, é tudo dentro da plataforma!)

✔ Pronto! Agora é só aguardar a análise.

Quando estiver tudo confirmado, você ganha mais 10 envios simultâneos, somados aos que você já tem.

💡 Para ver um passo a passo detalhado sobre verificação de conta e contrato, acesse o artigo Como aumentar o limite de envios no Melhor Envio? Veja como enviar seus documentos e ser um usuário verificado!

O frete atrasou. E agora? O Melhor Envio pode me ajudar?

foto de caminhão na estrada
Imagem: Freepik

Como falamos antes, o Melhor Envio faz a intermediação entre os lojistas e as transportadoras parceiras. Ou seja, nós não somos responsáveis pelas entregas, e em nenhum momento entramos em contato com as suas encomendas.

Entretanto, entendemos que ajudar na solução de possíveis problemas faz parte do serviço que oferecemos. Afinal, o nosso principal objetivo é deixar a vida do lojista mais fácil, lembra? 😊 

E sabemos que, se tem algo que atrapalha a vida do lojista, é o atraso no frete. Por isso, já estamos preparados para lidar com estes imprevistos. E uma coisa podemos adiantar: saber como e quando agir ajuda bastante a diminuir a tensão nessas situações.

Se você está com um frete atrasado, ou quer se antecipar e preparar a rotina caso isso venha a acontecer, fique de olho nas próximas linhas!

Quando o frete é considerado em atraso?

👀 Aqui vai o primeiro aviso: uma entrega só é considerada atrasada quando o prazo informado se esgota. Ou seja, um rastreio que apresente um comportamento mais lento que o normal não significa que aquele volume está em atraso, ok?

É importante ter isso em mente para entender as rotinas de suporte do Melhor Envio e, principalmente, saber quando o lojista deve ligar o sinal de alerta e o que fazer nestes momentos.

Frete atrasado nos Correios

Assim que o Melhor Envio identifica que um frete com os Correios gerado na plataforma está em atraso, um Pedido de Informação (PI) é aberto automaticamente no sistema da transportadora, mesmo que o cliente não entre em contato conosco para fazer a solicitação. 

Sendo assim, é possível que o PI esteja aberto antes mesmo do lojista identificar o atraso. Contudo, é importante lembrar que esse registro só pode ser feito quando a encomenda passou do prazo indicado. 

Ou seja, se a previsão de entrega foi dia 1º de dezembro, o Pedido de Informação só será aberto no dia 2. A partir daí, os Correios têm até 15 dias para dar uma resposta. Caso isso não aconteça, o passo seguinte é registrar uma reclamação na Ouvidoria dos Correios.

Meu frete com os Correios atrasou. O que faço?

Como o Melhor Envio dá início a esse atendimento, o lojista que identificar um atraso nos Correios tem duas opções iniciais:

✔ Entrar em contato com o Melhor Envio

ou

✔ Conferir se o Pedido de Informação (PI) do seu frete já foi gerado no sistema da transportadora. Veja como fazer isso:

  • Acesse este link 
  • Digite o código de rastreio no campo “Código do Objeto”
  • Preencha o espaço “Documento de Identificação com o CNPJ do Melhor Envio: 15.165.312/0001-22
  • Marque a caixa de verificação “Não sou um robô” e clique em “Consultar”

Caso o Pedido de Informação não esteja protocolado, entre em contato com o Melhor Envio: 

📌E-mail: contato@melhorenvio.com.br

📌Chat no site do Melhor Envio

📌Mensagem inbox no Facebook Messenger 

🔴 Importante! Utilize a seção de acompanhamento de manifestação dos Correios como uma fonte de pesquisa, e não faça o registro de um pedido com o seu CPF. Este procedimento, realizado automaticamente pelo Melhor Envio, pode auxiliar na tomada de providências em casos de avarias ou extravios, além de fornecer dados sobre os serviços das transportadoras parceiras da plataforma.

É claro que a simples possibilidade de um atraso no frete gera ansiedade, tanto para o lojista, quanto para o cliente. Por isso é normal ficar de olho no rastreio da encomenda. Para isso, você pode usar os seguintes links:

👉 Melhor Rastreio

👉 Rastreamento dos Correios

E não deixe de compartilhar o código de rastreamento com o seu cliente! Além disso, caso identifique um atraso, entre em contato com o comprador e mostre que você já está ciente da situação e em busca de uma solução.

💡 O Melhor Rastreio é o serviço de rastreamento de encomendas exclusivo do Melhor Envio, para que você possa acompanhar vários envios, com transportadoras diferentes, em um só lugar. Bem prático, não é?! Assim como os demais recursos, este serviço também é gratuito e você pode acompanhar até envios que não foram realizados na plataforma!

Meu frete com a Jadlog atrasou. O que faço?

Nas encomendas enviadas com a Jadlog pelo Melhor Envio, vale a pena ficar de olho na movimentação do rastreamento, para identificar a necessidade de medidas que garantam a entrega dentro do prazo e evitar o retorno do volume ao destinatário. 

Aqui, o objetivo é fornecer possíveis informações adicionais necessárias ou antecipar situações que exijam atenção especial, tais como:

📦Endereço não localizado ou insuficiente

📦Número não localizado

📦Retenção fiscal

📦Entrega em Zona Rural

🔎 Quando entrar em contato com o Melhor Envio e solicitar intervenção para o seu frete?

📦 Quando a carga não estiver em deslocamento entre a origem e o destino

📦Se a remessa estiver atrasada 

Mais uma vez, você pode acompanhar a sua encomenda com a Jadlog nos links:

👉 Melhor Rastreio

👉 Rastreamento Jadlog

Ao perceber a falta de movimentação do pacote ou identificar outro problema com a Jadlog, entre em contato com o Melhor Envio. A transportadora tem um prazo de 10 dias úteis para completar possíveis dados de entrega, antes que a encomenda retorne ao destinatário. Por isso, o ideal é que a equipe do Melhor Envio saiba o quanto antes do seu problema, para melhor aproveitamento deste prazo.

E não esqueça: assim que tomar conhecimento de algum destes problemas, entre em contato com o seu cliente para avisar que a situação foi identificada e que você já está dando a atenção necessária. 

Como agilizar o seu atendimento

Além de identificar a hora certa de agir, também é válido se preparar para solicitação de atendimento no Melhor Envio. Isso vale para solicitações relativas a qualquer uma de nossas transportadoras parceiras, ok?

O ideal é que você abra seu chamado no Melhor Envio por meio de apenas um de nossos canais de atendimento, para evitar o desencontro de informações. Veja como você pode nos ajudar a agilizar o seu chamado:

✔ Registre a solicitação no canal de sua preferência, com todas as informações sobre o atraso do seu frete

✔ Forneça o e-mail cadastrado na plataforma do Melhor Envio

✔ Informe o código de Rastreio do Envio na mensagem

✔ Inclua um relato completo do problema

💡 Para ter mais informações e entender o cenário atual das entregas no e-commerce brasileiro, leia o artigo O frete do meu pedido atrasou. E agora? Saiba como encontrar soluções!

Carga com avaria ou extravio: o que fazer

Ao lado do atraso das entregas, este é outro medo de lojistas e consumidores no e-commerce. Receber um produto com avarias é realmente frustrante, para ambos os lados. Pior do que isso, só mesmo se a carga for extraviada.

Bem, por mais que as transportadoras trabalhem para evitar isso, imprevistos acontecem, infelizmente. E, assim como no caso das entregas, o Melhor Envio está pronto para oferecer o suporte que o lojista precisa para lidar com estas situações.

Só para lembrar, o Melhor Envio faz apenas a intermediação do serviço de frete. Logo, a responsabilidade pela integridade das encomendas é da transportadora escolhida, ok? Mas é claro que não vamos deixar nossos lojistas desamparados neste momento! 😊 

Veja como proceder em casos de violação, avaria ou extravio de suas cargas:

A importância do valor segurado

Se você já conheceu nossa Calculadora de Fretes, reparou que um dos campos solicitados é o Valor Segurado. Seu preenchimento é obrigatório na contratação de fretes com transportadoras privadas e opcional com os Correios. 

print tela valor segurado na calculadora de frete

Contudo, indicamos que o valor seja informado em qualquer caso, já que ele é usado como base no pagamento de indenizações por violação, avaria ou extravio.

Outro ponto importante é que o valor segurado, muitas vezes, é usado também no cálculo do frete. Ou seja, o transporte de um objeto com valor mais alto vai ser um pouco mais caro. Todavia, não deixe de informar o valor correto, pois isso vai evitar uma dor de cabeça em caso de problemas, ok?

🔴 Importante: o pagamento das indenizações é de responsabilidade das transportadoras, e os valores seguem as políticas de cada empresa.

O que fazer em casos de avaria ou extravio da encomenda

Antes de falar sobre os procedimentos com cada transportadora do Melhor Envio, vamos dar mais uma dica. Oriente seu cliente a abrir o pacote transportado na frente do entregador. Assim, ele pode sinalizar imediatamente qualquer problema com a encomenda (avaria, violação ou outro dano).

imagem de entregador segurando encomendas
Imagem: Freepik

Agora sim, veja o que fazer!

Correios

Avaria ou violação

A avaria ou violação de uma encomenda dos Correios deve ser sinalizada no momento do recebimento. Caso seu cliente identifique algum problema, ele deve recusar a entrega.

Reclamações posteriores à entrega do volume não são indenizadas pelos Correios.

Caso a avaria ou violação seja identificada durante o transporte, o objeto é encaminhado à agência mais próxima do endereço de destino. Cabe ao destinatário ir até o local indicado e decidir se recebe ou não a encomenda.

Extravio

Você já sabe que, assim que uma entrega tem o prazo atrasado, o Melhor Envio entra com um Pedido de Informação (PI) nos Correios.

O mesmo ocorre com suspeitas de extravio do objeto. O Melhor Envio monitora o transporte da encomenda e, caso haja suspeita de extravio, abre o PI automaticamente no site dos Correios. A partir disso, a transportadora tem até 30 dias para investigar e localizar a carga em seu fluxo de envio.

Caso seja localizada, os Correios devolvem o objeto ao remetente e o valor do frete é ressarcido. 

Todavia, esse procedimento nem sempre é realizado de forma automática. Por isso é importante que você entre em contato com o suporte do Melhor Envio, para que possamos repassar o valor em forma de saldo na sua carteira virtual.

Se a carga não for encontrada, é confirmado o extravio e iniciado o processo de indenização. Os Correios têm o prazo de 60 dias para realizar este pagamento.

Isso quer dizer que, entre o pedido de informação no site dos Correios (realizado pelo Melhor Envio) e o pagamento de uma possível indenização por parte da transportadora, o prazo total é de 90 dias: 30 dias para investigação e 60 dias para o pagamento.

Este valor é pago ao Melhor Envio na primeira quinzena de cada mês, e repassado a você em forma de saldo na carteira virtual. Logo, o prazo final para que a indenização esteja disponível é de até 120 dias.

Quais os valores de indenização dos Correios?

Se você tiver preenchido o campo Valor Segurado ao gerar a etiqueta de fretes do Melhor Envio, este montante será considerado no cálculo da indenização. Todavia, existe um seguro máximo que pode ser contratado para cada modalidade:

  • PAC – R$ 3 mil
  • SEDEX – R$ 10 mil
  • Mini Envios – R$ 100,00

Ah, além do valor do seguro, você também terá de volta o valor pago na geração da etiqueta, ok?

OBS.: se o campo Valor Segurado for deixado em branco, o envio terá cobertura do seguro automático dos Correios.

Jadlog

A identificação de violação da embalagem ou avaria da carga deve ser feita no momento da entrega. Mais uma vez, é importante que o cliente abra a encomenda na frente do entregador. Caso veja que há um problema, ele deve recusar o recebimento.

Violação

Se o cliente reparar a ausência de algum item descrito na nota fiscal da embalagem, ele deve recusar o recebimento e realizar uma ressalva ao entregador, informando a descrição e quantidade dos objetos que faltam.

Avaria

O processo é bem parecido com a situação anterior. O cliente deve conferir a mercadoria no ato da entrega. Se notar algum tipo de avaria, ele deve recusar o recebimento e realizar uma ressalva indicando a quantidade e descrição dos itens avariados.

Se a avaria for constatada APÓS a abertura da embalagem e sem a presença do entregador, a transportadora vai coletar o objeto e realizar uma análise. Este processo pode ser solicitado em até 7 dias corridos após a entrega do volume, em um dos canais de atendimento do Melhor Envio.

Importante: para que a análise seja realizada pela Jadlog, o cliente deve guardar a embalagem e os produtos recebidos, no mesmo endereço da entrega.

Extravio

Os fretes com a Jadlog gerados no Melhor Envio são monitorados. Assim, é possível identificar os extravios e abrir o processo de indenização automaticamente.

Mas você também pode ficar de olho! Se você rastrear a encomenda e notar uma movimentação incomum, entre em contato com o suporte do Melhor Envio.

🔴 Importante: a Jadlog indeniza apenas objetos enviados com nota fiscal. Volumes acompanhados por declaração de conteúdo não têm seguro coberto por avaria, apenas por extravio.

Quais os valores de indenização da Jadlog?

Nos envios com declaração de conteúdo, a indenização máxima é de R$ 1.000 em caso de extravio.

Nas indenizações para fretes gerados com nota fiscal Eletrônica modelo 55, é importante que o valor segurado informado seja o mesmo do valor do produto indicado na nota fiscal, que será o teto da indenização. Caso contrário, será considerado o menor valor.

O pagamento da indenização é realizado pela Jadlog entre 60 e 90 dias após constatação da avaria. O valor é disponibilizado como saldo na carteira virtual do Melhor Envio, e pode ser usado na geração de outras etiquetas de frete ou resgatado.

Azul Cargo Express

A solicitação de indenização por avaria com a Azul Cargo Express deve ser realizada em até 7 dias corridos após a entrega da encomenda. É preciso que o destinatário envie fotos dos objetos avariados e guarde o produto e a embalagem, para possível avaliação da transportadora.

O pagamento da indenização é realizado pela Azul Cargo Express entre 60 e 90 dias após constatação da avaria. O valor é disponibilizado como saldo na carteira virtual do Melhor Envio, e pode ser usado na geração de outras etiquetas de frete ou resgatado.

LATAM Cargo

A LATAM Cargo não aceita reclamações posteriores à entrega. Por isso, o seu cliente deve verificar a encomenda na frente do entregador e recusar o recebimento se notar algum problema.

Para os objetos enviados com nota fiscal, a indenização é paga em casos de avaria, roubo ou extravio da carga.

Contudo, os objetos enviados com declaração de conteúdo têm indenização APENAS por roubo ou extravio.

O pagamento da indenização é realizado pela Latam Cargo entre 60 e 90 dias após constatação da avaria. O valor é disponibilizado como saldo na carteira virtual do Melhor Envio, e pode ser usado na geração de outras etiquetas de frete ou resgatado.

🔴 Importante: a quantia informada no campo Valor Segurado deve ser o mesmo indicado na nota fiscal do produto. Caso contrário, será considerado o menor valor.

Via Brasil

A Via Brasil não aceita reclamações posteriores à entrega. Por isso, o seu cliente deve verificar a encomenda na frente do entregador e recusar o recebimento se notar algum problema. Não são aceitas reclamações posteriores.

O pagamento da indenização é realizado pela Via Brasil em até 25 dias úteis após constatação da avaria. O valor é disponibilizado como saldo na carteira virtual do Melhor Envio, e pode ser usado na geração de outras etiquetas de frete ou resgatado.

A encomenda foi extraviada ou está atrasada?

Sempre que você gera um etiqueta de frete no Melhor Envio, recebe um código de rastreamento da encomenda. Assim, você pode acompanhar a sua entrega.

Normalmente, os casos de extravio de encomendas são identificados pelas próprias transportadoras. Contudo, se você identificar um atraso maior ou uma interrupção atípica no fluxo de entrega, entre em contato com o suporte do Melhor Envio

Dessa forma, podemos entrar em contato com a transportadora responsável e investigar a situação.

Como solicitar a indenização?

A solicitação de indenização por extravio ou avaria de carga deve ser realizada conosco, em um dos canais de atendimento do Melhor Envio. 

Temos um time de especialistas pronto para lidar com estas situações e entrar em contato com as transportadoras para resolver o seu problema!

Dica extra: atenção à embalagem

Prevenir é sempre melhor do que remediar! Para reduzir as chances de que seus produtos sejam entregues com danos ou avarias, vale a pena dar uma atenção extra às embalagens!

Aliás, vale saber que, durante a análise das solicitações, as transportadoras podem se recusar a pagar a indenização se identificar que o problema foi causado por empacotamento indevido.

Dá uma olhada neste vídeo do canal do Melhor Envio do Youtube e veja 12 dicas para embalar corretamente sua encomenda:

💡 Leia, também, o nosso artigo Embalagem no e-commerce: como enviar o seu produto. https://blog.melhorenvio.com.br/embalagem-no-e-commerce/

💡 Ficou com alguma dúvida? Veja o artigo completo Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço?

Logística reversa com o Melhor Envio

Seu produto chegou na casa do cliente e dentro do prazo! Tudo resolvido, certo? Na maioria das vezes, sim. 

Porém, não podemos esquecer da possibilidade de um pedido de troca ou devolução. Afinal, pode ser que o cliente tenha recebido um item diferente do que ele queria, com algum defeitinho que não foi notado na entrega ou, ainda, apenas desista da compra.

É aí que aparece a logística reversa, o caminho de volta que uma encomenda precisa fazer, do cliente para a loja online.

foto de placa de trânsito indicando retorno
Imagem: Freepik

Tudo bem, não é o cenário ideal em um e-commerce, mas é inevitável. E quando isso acontece, é preciso ter agilidade e transparência. Ter processos bem definidos de logística reversa é uma parte importante a gestão de fretes do e-commerce, e pode render bons pontos na avaliação positiva do cliente sobre a sua loja.

Lembre-se que o consumidor está ansioso para ter o produto certo em mãos ou resolver qualquer problema que ele tenha. Nada mais justo do que você mostrar que se preocupa com ele, certo?

Mais uma vez, o Melhor Envio está pronto para te ajudar! A plataforma conta com uma ferramenta específica para logística reversa, que te ajuda a agilizar a troca ou devolução do produto. Veja como funciona:

Como gerar uma etiqueta de logística reversa no Melhor Envio

A primeira coisa que você precisa saber é que você pode fazer a logística reversa com o Melhor Envio mesmo que a primeira entrega não tenha sido realizada com a plataforma ou uma das transportadoras parceiras.

A cotação e geração da etiqueta de frete para esses envios funciona como qualquer outro. Você só precisa usar a nossa calculadora de fretes e escolher a opção mais conveniente. Ah, e continua utilizando a opção de pagamento de sua escolha sem problemas.

Contudo, este processo tem algumas pequenas diferenças em relação aos demais envios que você faz conosco.

A primeira aparece logo na calculadora de fretes, onde você precisa selecionar a opção “Logística reversa”. Com isso, o CEP que normalmente você utiliza como remetente vai, automaticamente, para o campo do destinatário. E não esqueça: desta vez, você vai colocar o CEP do seu cliente no campo de Remetente.

print de tela melhor envio botão logística reversa

Outro ponto de atenção é o campo Dados dos Envios, no qual você precisa colocar informações sobre a nota fiscal ou declaração de conteúdo. 

🔴 Aqui, o número da nota fiscal não pode ser o mesmo número da nota usada para venda do produto. É preciso emitir uma Nota de Devolução, o que pode ser feito no mesmo sistema usado na geração da nota regular para o seu e-commerce. Ou então, opte pela declaração de conteúdo, mas lembrando das implicações desta escolha, principalmente em casos de extravios ou avarias.

print de tela dados de envio

Compartilhe a etiqueta de frete e as informações importantes com o seu cliente

Normalmente, depois de gerar a etiqueta de frete você faz a impressão, certo? Aqui está mais uma diferença para ficar atento na logística reversa. Dessa vez você precisa compartilhar esta etiqueta de envio com o seu cliente. Afinal, é ele que vai realizar a postagem do volume (e já vamos falar mais sobre essa parte também!).

Para fazer isso, siga normalmente com a geração de etiqueta até a parte da impressão, como mostramos anteriormente. Após selecionar a opção Imprimir Etiqueta, clique em Compartilhar. Isso pode ser feito de diferentes maneiras:

👉 Selecione a chave “Tornar o link público” e envie este link por e-mail (ou como achar melhor)

print de tela tornar link publico

👉 Clique em Enviar por E-mail e insira o e-mail informado pelo cliente. Pode deixar que o Melhor Envio manda o link por você!

print de tela enviar por e-mail

👉 Você também pode enviar a etiqueta de frete como um arquivo em PDF. Nesse caso, clique em Imprimir e, nas configurações de impressão, escolha “Salvar como PDF”.

Como o cliente faz a postagem?

A postagem poderá ser feita em qualquer agência da transportadora escolhida. Porém, indicamos que seja no local mais próximo possível ao endereço de remetente informado, para evitar divergências de valor.

Aliás, caso isso aconteça, a diferença (para mais ou para menos) será informada na sua conta do Melhor Envio, da mesma forma que informamos no tópico sobre conferência de envios, ok?

Quando a transportadora oferecer serviço de coleta domiciliar, a informação é exibida na cotação de frete. O lojista pode optar ou não por incluir o serviço, mas é sempre uma boa prática perguntar o que é melhor para o seu cliente, mesmo que isso represente um custo extra.

🔴 Atenção! Diferente no que acontece na logística reversa dos Correios, a impressão da etiqueta de frete é indispensável nos envios realizados aqui na plataforma, em qualquer uma das transportadoras escolhidas, ok?

Acompanhando a encomenda da logística reversa

É claro que você e seu cliente podem acompanhar cada etapa do retorno do produto à loja. Assim como as demais entregas, os produtos em logística reversa também serão exibidos na aba Meus Envios na plataforma. Ali você pode pegar o código de rastreamento e compartilhar esta informação com o consumidor.

Com este código, o acompanhamento pode ser feito no site da transportadora escolhida ou na nossa ferramenta Melhor Rastreio.

melhor rastreio do melhor envio

Otimize a logística reversa do seu e-commerce

A agilidade é realmente importante ao resolver situações que exigem logística reversa. A forma como você atende ao pedido do cliente, mesmo em situações de troca ou devolução, é essencial para conquistar a confiança do consumidor e garantir uma boa experiência do cliente. 

Por isso, tente seguir essas dicas:

Antecipe as necessidades e dúvidas do cliente

Antes de tudo, tenha um processo de logística reversa bem definido. Assim, você fica pronto para agir rápido e responder qualquer dúvida do seu cliente. 

Tenha transparência nas políticas de troca e devolução

Disponibilize suas políticas de troca e devolução em algum lugar do site da sua loja. Melhor ainda se você oferecer, também, um formulário para que essas solicitações sejam realizadas.

Vale incluir, ainda, detalhes sobre este processo, antes mesmo que o cliente tenha dúvidas. 

Por exemplo, o que ele precisa fazer para pedir a troca ou devolução do produto?

Como ele deve acessar, imprimir e colar a etiqueta de frete na embalagem?

Ele vai precisar ir até uma agência ou a loja vai escolher uma transportadora com coleta domiciliar?

Deixar todos os pontos bem claros mostra que você quer oferecer o melhor serviço possível em qualquer situação.

💡 Para mais informações, acesse o artigo O que é logística reversa e como usar a ferramenta do Melhor Envio.

Faça seu cadastro no Melhor Envio

Se você chegou até aqui, sabe que, mais do que uma calculadora de fretes, o Melhor Envio oferece soluções completas para as entregas do seu e-commerce.

Entendemos que, quanto mais fácil for este processo, mais tempo você terá para dedicar às vendas e clientes da sua loja online. Parece uma ótima ideia, certo?

Então, o que você está esperando? Faça como milhares de lojistas online de todo o Brasil e cadastre-se no Melhor Envio.

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