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Como vender no Pinterest: nichos para quem quer ganhar dinheiro

Lucas Zanini and Camila Melo Por Lucas Zanini and Camila Melo
26 de julho de 2022
Em Marketing Digital
0
Home Marketing Digital
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Buscando novas formas de como vender no Pinterest e ganhar dinheiro pela internet, mas não faz ideia por onde começar? Pare o que estiver fazendo e confira as dicas que preparamos de como anunciar no Pinterest e explorar ao máximo o potencial desta ferramenta.

Como vender no Pinterest?

Essa dúvida habita a cabeça de muita gente, pode ter certeza. E, saber a resposta para essa pergunta pode parecer um bicho de sete cabeças, mas também pode fazer uma grande diferença no seu faturamento mensal. 

Com mais de 459 milhões de pessoas usando a plataforma — 46 milhões apenas aqui no Brasil —, o Pinterest é considerado um “unicórnio” pelo mercado financeiro. 

Já ouviu essa palavra por aí? Unicórnios são startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares, ou seja, o mercado já reconheceu o potencial do Pinterest. 

A empresa promete crescer ainda mais nos próximos anos, e você pode aproveitar para surfar nessa onda e ganhar dinheiro pela internet.

Quer saber como ganhar dinheiro com o Pinterest? Então continue a leitura!

Descomplique o seu frete: faça o Melhor Envio!

Navegação rápida

  • 1 O que é Pinterest e como funciona?
        • 1.0.0.1 📍 Siga o Pinterest oficial do Melhor Envio
  • 2 Por que vender no Pinterest?
      • 2.0.1 Gera mais tráfego que Facebook, Snapchat e Twitter
      • 2.0.2 Suas publicações se mantêm relevantes
      • 2.0.3 Decisões de compra acontecem por lá
  • 3 Como vender no Pinterest?
      • 3.0.1 Crie pastas de sugestões
      • 3.0.2 Crie pins de produtos do Pinterest
      • 3.0.3 Especificações para imagens e vídeos
  • 4 Quem está vendendo no Pinterest?
        • 4.0.0.1 Natura
        • 4.0.0.2 Tok&Stok
        • 4.0.0.3 Mimoo Toys
        • 4.0.0.4 Mimos da Chris
  • 5 E se for usar o Pinterest…
  • 6 Que bom que você chegou até aqui…
        • 6.0.0.1 Lucas Zanini
        • 6.0.0.2 Camila Melo

O que é Pinterest e como funciona?

Criada em 2010 por Ben Silberman, o Pinterest é uma mistura de rede social e ferramenta de busca visual que permite descobrir, compartilhar e salvar ideias. A proposta da plataforma é ajudar pessoas a encontrarem inspiração sobre os mais diversos temas. 

Sabe aqueles painéis de cortiça em que as pessoas fixam mensagens, fotos e colagens com alfinetes?

O funcionamento do Pinterest é parecido com esses murais antigos usado entre jovens da década de 90, é daí que vem o nome da rede: pin, alfinete e interest, interesse.

O Pinterest é basicamente uma versão moderna e digital desse tipo de item. Disponível na versão para Web, e para dispositivos Android e iOS, a plataforma possui um layout bastante simples.

Ao navegar pela internet ou pelas publicações da rede as pessoas podem encontrar inspirações e criar pastas (públicas ou privadas) que reúnem diversas referências sobre assuntos do seu interesse.

Quem usa a plataforma procura imagens de seu interesse e as salvam em pastas. Os itens salvos dentro de uma pasta são chamados pin. 

como vender no pinterest imagem mostra mulher trabalhando em um quadro de post its
O Pinterest funciona como aqueles painéis de cortiça em que as pessoas fixam mensagens, fotos e colagens com alfinetes. Reprodução: Unsplash.

Cada pessoa pode ter diversas pastas com múltiplos pins salvos dentro delas. Com isso, é possível coletar referências sobre uma série de assuntos e organizá-las de forma coerente.  

Moda, culinária, arquitetura, estilo de vida: todos esses assuntos fazem bastante sucesso no Pinterest. O ponto central para entender quem usa a ferramenta é a palavra inspiração.

Depois de entender o básico sobre o Pinterest, você precisa saber por que é tão bom vender nesse canal. E é disso que vamos falar na sequência!

📍 Siga o Pinterest oficial do Melhor Envio

Por que vender no Pinterest?

O Pinterest nos parece bem modesto quando o comparamos com redes sociais que já ultrapassaram a casa de 1 bilhão de pessoas usando, como Instagram e Facebook.

Mas não é exagero dizer que a plataforma ainda tem um grande espaço para crescer. Existem motivos de sobra para começar a aproveitar esse canal quanto antes. Vamos listar alguns dos que achamos mais importantes:

Gera mais tráfego que Facebook, Snapchat e Twitter

Um estudo feito pelo próprio Pinterest concluiu que, proporcionalmente, a ferramenta gera mais tráfego que Facebook, Snapchat e Twitter. 

Isso é uma consequência direta da forma como o Pinterest lida com links. 

Explicamos: a maioria das redes sociais diminui o alcance de conteúdos que divulguem links, pois a ideia desse tipo de site é reter a atenção dos usuários por grandes intervalos de tempo.

O Pinterest não é assim. 

O compartilhamento de links faz parte do ecossistema da plataforma, ou seja, ela é uma grande aliada de quem quer gerar tráfego de referência (acessos que vêm a partir de outros sites). 

Suas publicações se mantêm relevantes

Ao contrário de outras redes sociais, o Pinterest não exige publicações frequentes para manter o seu perfil relevante. 

Ou seja: isso significa que você não precisa postar o tempo inteiro!

Um pin pode se manter relevante e gerar tráfego por vários meses, algo impensável em outros canais. 

Quando uma pessoa que usa a plataforma salva o seu pin, ele se espalha e atinge mais pessoas nos resultados de pesquisas, feeds individuais e recomendações.

Essa “durabilidade” faz com que seja menos trabalhoso (e mais proveitoso) criar conteúdo para o Pinterest, pois o próprio engajamento de quem usa a ferramenta faz a vida útil da publicação ser mais longa. 

Decisões de compra acontecem por lá

O Pinterest é o lugar perfeito para salvar referências e ideias de produtos que você deseja adquirir. 

Não é por acaso que 80% das pessoas que usam o Pinterest acessam a ferramenta quando estão tentando decidir o que comprar.

Consegue perceber a relevância desse dado? Ele nos mostra como quem usa o Pinterest recebe bem os posts produzidos por empresas — uma coisa que nem sempre acontece em outros canais.

O Pinterest funciona como uma plataforma para gerar tráfego orgânico para blogs, páginas de vendas, vídeos no YouTube e até para o Instagram. Foto: Unsplash.

Como vender no Pinterest?

O primeiro passo é criar uma conta business gratuita na plataforma.

É importante lembrar que caso já tenha uma conta pessoal, é recomendado transformá-la em conta business para ter acesso a dados mais precisos sobre o desempenho das suas publicações.

Criando uma conta comercial gratuita no Pinterest. Reprodução: Melhor Envio.

Não é obrigatório ter uma conta business para usar o Pinterest para vendas, mas isso ajuda a aproveitar melhor os recursos da plataforma.

Uma boa vantagem oferecida pela plataforma — que você deveria considerar usar — é a opção de escolher temas e tópicos relacionados ao seu negócio. Isso facilita que as pessoas te encontrem pelas pessoas interessadas no mesmo tema. Ou seja, logo de cara o seu negócio já pode se destacar — isso não é ótimo?

E depois de ter a conta? Quais são os próximos passos?

Talvez nesse momento esteja passando pela sua cabeça: “mas como usar o Pinterest a favor do meu negócio?”. É simples, eu te mostro.

Crie pastas de sugestões

Comece a criar pastas para organizar o seu conteúdo de forma clara.

como vender no pinterest
Demonstração de como criar pastas de sugestões no Pinterest. Reprodução: Melhor Envio.

As pessoas que usam o Pinterest estão sempre buscando inspirações temáticas. Por isso, uma boa estratégia é ter uma abordagem criativa para divulgar os seus produtos e serviços de forma que agregue algum valor a quem está vendo o seu conteúdo.

Crie pins de produtos do Pinterest

Depois de criar pastas, é hora de começar a elaborar seus pins. Para isso, é só selecionar este ícone “+” no site ou aplicativo no canto direito da tela. Uma imagem como essa abaixo vai aparecer para você:

como vender no pinterest
Demonstração de como criar um pin de conteúdo no Pinterest. Reprodução: Melhor Envio.

É nessa etapa que você pode inserir imagens, texto e links para as suas páginas de produto.

Assim como o Google e outros sites na internet, o Pinterest é um local onde você deve usar palavras-chave e estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para ranquear seus conteúdos. Usar as palavras-chave certas faz o seu conteúdo chegar até as pessoas certas.

Capriche nas informações de seus produtos, mas sem ser excessivamente formal. Essa é uma oportunidade de mostrar o que sua loja tem de melhor e, ao mesmo tempo, desenvolver um relacionamento sadio com os seguidores. Sempre escreva as descrições de seus pins pensando em SEO.

Quando já tiver criado várias pastas e pins, o seu perfil no Pinterest vai ficar mais ou menos assim: 

reprodução da página do tastemade brasil no pinterest
Demonstração de um perfil no Pinterest após criar um pin de conteúdo. Imagem/Direitos: Tastemade Brasil.

Bem interessante, né? 

Em resumo, para vender no Pinterest, você só precisa:

  • criar uma conta business no Pinterest
  • criar pastas para separar os seus produtos por categoria
  • criar pins com links para suas páginas de produto

👉 Confira mais dicas de como vender no Pinterest no Youtube do Melhor Envio.

Especificações para imagens e vídeos

É interessante prestar atenção aos formatos de imagens e vídeos (sim, você também pode publicar vídeos!) aceitos pelo Pinterest. 

Isso vai te ajudar a produzir um conteúdo adequado aos padrões da ferramenta. 


Especificações de pin padrão (imagem)

  • Imagens em formato PNG ou JPEG e tamanho máximo de 32 MB
  • Proporção recomendada: 1000 x 1500 pixels
  • O título pode ter até 100 caracteres
  • A descrição pode ter até 500 caracteres (sendo que os primeiros 50-60 têm mais chance de aparecer no feed dos usuários)

Especificações de pin de vídeo

  • Arquivos nos formatos .mp4, .mov ou .m4v com tamanho máximo de 2 GB 
  • Duração entre 4 segundos (mínimo) e 15 minutos (máximo)
  • O Pinterest recomenda o uso de vídeos quadrados (proporção 1:1) ou verticais (proporção 2:3 ou 9:16)

Uma boa alternativa para criar imagens atraentes mesmo sem saber muito sobre design é a ferramenta Canva. 

Ela pode ser utilizada gratuitamente e já conta com templates pré-configurados para o Pinterest, você só precisa montar o seu layout.

reprodução do Canva
Demonstração de como criar um design para postar foto no Pinterest. Imagem/Direitos: Canva

Quem está vendendo no Pinterest?

Por ser um canal usado por quem busca inspiração e referências, alguns nichos específicos fazem sucesso no Pinterest. Moda, vestuário, decoração, artesanato, acessórios, cosméticos, culinária, turismo… Ufa, é uma lista longa, né?

Todos esses assuntos são bastante populares na ferramenta! 

Então se você já trabalha com algum deles, saiba que o Pinterest pode te fazer ganhar mais dinheiro. Confira algumas empresas que já estão aproveitando o potencial do canal:

Natura
perfil da natura no pinterest
Demonstração de um perfil no Pinterest. Imagem/Direitos: Natura Brasil.

A Natura é uma das marcas de produtos de beleza mais reconhecidas do Brasil e do mundo, mas nem por isso deixa de investir em canais relativamente novos como o Pinterest.

A recompensa por essa atitude antenada às tendências é que o perfil da empresa recebe quase 1 milhão de visitantes por mês!


Tok&Stok
perfil da tok&stok no pinterest
Demonstração de um perfil no Pinterest. Imagem/Direitos: Tok&Stok Brasil.

A Tok&Stok é referência em design e decoração. Com 7 milhões de visualizadores mensais, a marca aproveita o Pinterest para compartilhar referências de ambientes encantadores criados com os produtos vendidos pela própria empresa

Com isso, quem está interessado em deixar a casa de cara nova com certeza encontra uma série de inspirações no perfil da Tok&Stok — algo ótimo para o público e para a marca, né?

Mimoo Toys
perfil mimoo toys no pinterest
Demonstração de um perfil no Pinterest. Imagem/Direitos: Mimoo Toys.

Imagine uma loja de brinquedos com mais de 1 milhão de visitantes por mês. 

Imaginou? É mais ou menos esse o número de visualizações mensais no perfil da Mimoo Toys no Pinterest.

Segundo a fundadora da loja, Branca Polegato, o Pinterest funciona como um catálogo de produtos permanente. “É como um blog, só que com muito mais visibilidade”, acrescenta a lojista.

Mimos da Chris
Demonstração de um perfil no Pinterest. Imagem/Direitos: Mimos da Chris.

A Mimos da Chris é uma loja de artesanatos em feltro criada pela lojista Christine Lima. A empresa tem um perfil movimentado no Pinterest: são mais de 573,6 mil visualizadores mensais!

Como Chris é nossa parceira e usa o Melhor Envio para otimizar o frete de suas vendas pela internet, resolvemos perguntar quais impactos o Pinterest vem causando no negócio dela.

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Chris, conta pra gente como está sendo a sua experiência com o Pinterest?

Chris

“O Pinterest é uma plataforma nova pra mim. Ainda descobrindo e aprendendo. Pelo pouco tempo que tenho usado, o alcance já é imenso. Penso que a longo prazo isso possa me trazer ainda mais resultados e principalmente visibilidade. Eu entendo que o Pinterest é o lugar onde as pessoas vão para se inspirar, para buscar ideias… não necessariamente para compras. Então estar presente lá ajuda a construir uma boa reputação. Para ser visto como referência/inspiração pra outras pessoas.”

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Você acredita que o Pinterest é relevante para vendas?

Chris

“Não consigo precisar especificamente se as vendas aumentaram. Mas sem dúvidas a visibilidade e audiência sim. Não creio que seja a principal ferramenta para vendas. No meu caso, utilizo em prol de visibilidade e reconhecimento dentro do meio que pretendo alcançar. Mas, considerando o alcance que as publicações tomam, pode sim converter uma hora ou outra.”

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E qual é o impacto do Pinterest no tráfego da sua loja?

Chris

“É sempre a segunda ou terceira maior fonte de origem para minha loja no Elo7. Perdendo apenas para Instagram e Google.” 

Obrigado por falar com a gente, Chris. Sucesso e boas vendas!

E se for usar o Pinterest…

Não se limite a fazer ofertas: use os seus produtos para criar conteúdos envolventes. Como já falamos, a inspiração é o que move o Pinterest. Nunca se esqueça disso. 

Vende roupas? Em vez de postar fotos isoladas dos seus produtos, crie pastas e separe as peças para criar looks personalizados para diferentes ocasiões e estações.

Vende artesanato? Aproveite para conectar os seus produtos a ocasiões do dia a dia. Por exemplo: um conteúdo que fale sobre “dicas de decoração para festas infantis” consegue mais visibilidade que uma foto fora de contexto.

Ter esse tipo de pensamento é essencial para aproveitar todo o potencial da rede. Então já sabe: se for usar o Pinterest, aposte na criação de conteúdo inspirador.


📍 Siga o Pinterest oficial do Melhor Envio

Que bom que você chegou até aqui…

Conseguiu perceber que alguns nichos são mais procurados do que outros no Pinterest? Com isso, a gente entende que a ferramenta não pode ser aproveitada da mesma forma por lojistas de todos os nichos de mercado.

Áreas como moda, vestuário, decoração, entre outras, têm um potencial maior de ganhar dinheiro pela internet usando o Pinterest. Isso por enquanto, é claro. A rede ainda está crescendo e pode atingir um público muito maior com o passar do tempo. 

Agora que você já sabe como vender no Pinterest, é importante acompanhar o desempenho de seus pins e da sua conta. Monitorar seus dados é essencial para tomar boas decisões e melhorar a taxa de conversão.

Crie hoje mesmo suas estratégias e construa conteúdo de qualidade para fazer seus serviços e produtos bombarem na internet.

E se quiser receber mais conteúdos como este, assine a nossa Newsletter e fique por dentro das tendências do e-commerce.

Lucas Zanini
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Jornalista que lê de tudo um pouco e escreve sobre um pouco de tudo. Apaixonado por criar materiais úteis para quem vende online, Lucas integra a equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma que simplifica o frete para milhares de lojistas.

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Redatora, graduada em Letras e apaixonada por animes. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que simplifica o frete para milhares de lojistas.

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