Como vender no Pinterest?
Saber a resposta para essa pergunta pode fazer uma grande diferença no seu faturamento mensal!
Com mais de 300 milhões de usuários — 38 milhões apenas aqui no Brasil — , o Pinterest é considerado um “unicórnio” pelo mercado financeiro.
Já ouviu falar nesse termo? Unicórnios são startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.
Ou seja: o mercado já reconheceu o potencial do Pinterest. A empresa promete crescer ainda mais nos próximos anos, e você pode aproveitar para surfar nessa onda e ganhar dinheiro vendendo pela internet.
Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura!
Navegação rápida
O que é Pinterest?
O Pinterest é uma mistura de rede social e ferramenta de busca visual. A proposta da plataforma é ajudar pessoas a encontrarem inspiração sobre os mais diversos temas. O funcionamento do Pinterest é bem parecido com murais antigos. Sabe aqueles painéis de cortiça em que as pessoas fixam mensagens, fotos e colagens com alfinetes?

O Pinterest é basicamente uma versão moderna e digital desse tipo ? de item. Os usuários procuram imagens de seu interesse e as salvam dentro de pastas. Os itens salvos dentro de uma pasta são chamados de pin.
Cada usuário pode ter diversas pastas com múltiplos pins salvos dentro delas. Com isso, é possível coletar referências sobre uma série de assuntos e organizá-las de forma coerente.
Moda, culinária, arquitetura, estilo de vida: todos esses assuntos fazem bastante sucesso no Pinterest. O ponto central para entender os usuários da ferramenta é a palavra inspiração.
Depois de entender o básico sobre o Pinterest, você precisa saber por que é tão bom vender nesse canal. E é disso que vamos falar na sequência!
Por que vender no Pinterest?
O Pinterest nos parece bem modesto quando o comparamos com redes sociais que já ultrapassaram a casa de 1 bilhão de usuários, como Instagram e Facebook.
Mas não é exagero dizer que a plataforma ainda tem um grande espaço para crescer. Existem motivos de sobra para começar a aproveitar esse canal o quanto antes. Vamos listar alguns dos que achamos mais importantes:
Gera mais tráfego que Facebook, Snapchat e Twitter
Um estudo feito pelo próprio Pinterest concluiu que, proporcionalmente, a ferramenta gera mais tráfego que Facebook, Snapchat e Twitter.
Isso é uma consequência direta da forma como o Pinterest lida com links.
Explicamos: a maioria das redes sociais diminui o alcance de conteúdos que divulguem links, pois a ideia desse tipo de site é reter a atenção dos usuários por grandes intervalos de tempo.
O Pinterest não é assim. O compartilhamento de links faz parte do ecossistema da plataforma, ou seja, ela é uma grande aliada de quem quer gerar tráfego de referência (acessos que vêm a partir de outros sites).
Suas publicações se mantêm relevantes
Ao contrário de outras redes sociais, o Pinterest não exige publicações frequentes para manter o seu perfil relevante.
Ou seja: isso significa que você não precisa postar o tempo inteiro!
Um pin pode se manter relevante e gerar tráfego por vários meses, algo impensável em outros canais.
Quando um usuário salva o seu pin, ele se espalha e atinge mais pessoas nos resultados de pesquisas, feeds individuais e recomendações.
Essa “durabilidade” faz com que seja menos trabalhoso (e mais proveitoso) criar conteúdo para o Pinterest, pois o próprio engajamento dos usuários faz a vida útil da publicação ser mais longa.
Decisões de compra acontecem por lá
O Pinterest é o lugar perfeito para salvar referências e ideias de produtos que você deseja adquirir.
Não é por acaso que 84% dos usuários do Pinterest acessam a ferramenta quando estão tentando decidir o que comprar.
Consegue perceber a relevância desse dado? Ele nos mostra como quem usa o Pinterest é receptivo a posts produzidos por empresas — uma coisa que nem sempre acontece em outros canais.
Como vender no Pinterest?
O primeiro passo é criar uma conta business. Caso já tenha uma conta pessoal, é recomendado convertê-la em conta business para ter acesso a dados mais precisos sobre o desempenho das suas publicações.

Não é obrigatório ter conta business para usar o Pinterest para vendas, porém isso ajuda a aproveitar melhor os recursos da plataforma.
E depois de ter a conta? Quais são os próximos passos?
Crie pastas
Comece a criar pastas para organizar o seu conteúdo de forma clara.

Crie pins
Depois de criar pastas, é hora de começar a elaborar seus pins. Para isso, é só selecionar este ícone "" no site ou aplicativo. Uma tela como a da imagem abaixo vai aparecer para você:

É nessa etapa que você pode inserir imagens, texto e links para as suas páginas de produto!
Ah, e uma dica: sempre escreva as descrições dos seus pins pensando em SEO (Search Engine Optimization).
Assim como o Google, o Pinterest funciona com um sistema de buscas orientado por palavras-chave. Usar as palavras certas faz o seu conteúdo chegar até as pessoas certas, ok? ?
Quando você tiver criado várias pastas e pins, o seu perfil no Pinterest vai ficar mais ou menos assim:

Bem interessante, né?
Em resumo, você só precisa:
- ✅Criar uma conta business no Pinterest
- ✅Criar pastas para separar os seus produtos por categoria
- ✅Criar pins com links para suas páginas de produto
Especificações para imagens e vídeos
É interessante prestar atenção aos formatos de imagens e vídeos (sim, você também pode publicar vídeos!) aceitos pelo Pinterest.
Isso vai te ajudar a produzir um conteúdo adequado aos padrões da ferramenta.
Especificações de pin padrão (imagem)
- Imagens em formato PNG ou JPEG e tamanho máximo de 32 MB
- Proporção recomendada: 1000 x 1500 pixels
- O título pode ter até 100 caracteres
- A descrição pode ter até 500 caracteres (sendo que os primeiros 50-60 têm mais chance de aparecer no feed dos usuários)
Especificações de pin de vídeo
- Arquivos nos formatos .mp4, .mov ou .m4v com tamanho máximo de 2 GB
- Duração entre 4 segundos (mínimo) e 15 minutos (máximo)
- O Pinterest recomenda o uso de vídeos quadrados (proporção 1:1) ou verticais (proporção 2:3 ou 9:16)
Uma boa alternativa para criar imagens atraentes mesmo sem saber muito sobre design é a ferramenta Canva. Ela pode ser utilizada gratuitamente e já conta com templates pré-configurados para o Pinterest, você só precisa montar o seu layout.

Não sabe que tipo de conteúdo publicar? Sem problema! O Pinterest tem uma página com várias dicas úteis para quem quer começar a postar na ferramenta. Clique aqui para acessar e se inspirar!
Quem está vendendo no Pinterest?
Por ser um canal usado por quem busca inspiração e referências, alguns nichos específicos fazem sucesso no Pinterest. Moda, vestuário, decoração, artesanato, acessórios, cosméticos, culinária, turismo… Ufa, é uma lista longa, né?
Todos esses assuntos são bastante populares na ferramenta! Se você já trabalha com algum deles, saiba que o Pinterest pode te fazer ganhar mais dinheiro.
Confira algumas empresas que já estão aproveitando o potencial do canal:
Natura

A Natura é uma das marcas de produtos de beleza mais reconhecidas do Brasil e do mundo, mas nem por isso deixa de investir em canais relativamente novos como o Pinterest.
A recompensa por essa atitude antenada às tendências é que o perfil da empresa recebe quase 1 milhão de visitantes por mês!
Tok&Stok

A Tok&Stok é referência em design e decoração. Com 1,6 milhão de visualizadores mensais, a marca aproveita o Pinterest para compartilhar referências de ambientes encantadores criados com os produtos vendidos pela própria empresa.
Com isso, quem está interessado em deixar a casa de cara nova com certeza encontra uma série de inspirações no perfil da Tok&Stok — algo ótimo para o público e para a marca, né? ?
Mimoo Toys

Imagine uma loja de brinquedos com mais de 600 mil visitantes por mês. Imaginou? É mais ou menos esse o número de visualizações mensais no perfil da Mimoo Toys. Segundo a fundadora da loja, Branca Polegato, o Pinterest funciona como um catálogo de produtos permanente. “Como um blog, mas com muito mais visibilidade”, acrescenta a empreendedora.
Posthaus

O Posthaus é um portal de moda que recebe quase 5 milhões de visitas mensais em seu perfil no Pinterest.
Quem vende produtos de vestuário pode se inspirar bastante com o feed da empresa, que aposta na criação de pastas com looks específicos para diferentes estações.
Mimos da Chris

A Mimos da Chris é uma loja de artesanatos em feltro criada pela empreendedora Christine Lima. A empresa tem um perfil bastante movimentado no Pinterest: são mais de 280 mil visualizadores mensais!
Como a Chris é nossa parceira e usa o Melhor Envio para otimizar o frete de suas vendas online, resolvemos perguntar para ela quais impactos o Pinterest vem causando no negócio.
Blog Melhor Envio
Chris, conta pra gente como está sendo a sua experiência com o Pinterest.
Chris
“O Pinterest é uma plataforma nova pra mim. Venho usando há uns 3 ou 4 meses. Ainda descobrindo e aprendendo. Pelo pouco tempo que tenho usado, o alcance já é imenso. Penso que a longo prazo isso possa me trazer ainda mais resultados e principalmente visibilidade. Eu entendo que o Pinterest é o lugar onde as pessoas vão para se inspirar, para buscar ideias... não necessariamente para compras. Então estar presente lá ajuda a construir uma boa reputação. Para ser visto como referência/inspiração pra outras pessoas.”
Blog Melhor Envio
Você acha que o Pinterest é relevante para vendas?
Chris
“Nao consigo precisar especificamente se as vendas aumentaram. Mas sem dúvidas a visibilidade e audiência sim. Não creio que seja a principal ferramenta para vendas. No meu caso, tenho utilizado em prol de visibilidade e reconhecimento dentro do meio que pretendo alcançar. Mas, considerando o alcance que as publicações tomam, pode sim vir a converter uma hora ou outra.”
Blog Melhor Envio
E qual é o impacto do Pinterest no tráfego da sua loja?
Chris
“É sempre a segunda ou terceira maior fonte de origem para minha loja no Elo7. Perdendo apenas para Instagram e Google.”
Obrigado por falar com a gente, Chris! Sucesso e boas vendas! ?
E Se for usar o Pinterest…
Não se limite a fazer ofertas: use os seus produtos para criar conteúdos envolventes. Como já falamos, a inspiração é o que move o Pinterest. Nunca se esqueça disso.
Vende roupas? Em vez de postar fotos isoladas dos seus produtos, crie pastas e separe as peças para criar looks personalizados para diferentes ocasiões/estações.
Vende artesanato? Aproveite para conectar os seus produtos a ocasiões do dia a dia. Por exemplo: um conteúdo que fale sobre “dicas de decoração para festas infantis” consegue mais visibilidade que uma foto fora de contexto.
Ter esse tipo de pensamento é essencial para aproveitar todo o potencial da rede. Então já sabe: se for usar o Pinterest, aposte na criação de conteúdo inspirador. ?
Conclusão
É possível notar que alguns nichos são mais procurados do que outros no Pinterest. Por isso, a ferramenta não pode ser aproveitada da mesma forma por empreendedores de todos os setores.
Áreas como as já citadas acima ☝ (moda, vestuário, decoração e etc) têm um potencial maior de ganhar dinheiro no Pinterest. Isso por enquanto, é claro. A rede ainda está crescendo e pode atingir um público muito maior com o passar do tempo.
Obrigado por ler até aqui! Se quiser receber mais textos como este, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que é tendência no universo do e-commerce.
PS: pode assinar sem medo. A gente não envia spam! ?
Jornalista que lê de tudo um pouco e escreve sobre um pouco de tudo. Apaixonado por criar materiais úteis para quem vende online, Lucas integra a equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma que simplifica o frete para milhares de lojistas.