Como vender no Pinterest: nichos para quem quer ganhar dinheiro

Como vender no Pinterest? 

Saber a resposta para essa pergunta pode fazer uma grande diferença no seu faturamento mensal!

Com mais de 300 milhões de usuários38 milhões apenas aqui no Brasil , o Pinterest é considerado um “unicórnio” pelo mercado financeiro. 

Já ouviu falar nesse termo? Unicórnios são startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.

Ou seja: o mercado já reconheceu o potencial do Pinterest. A empresa promete crescer ainda mais nos próximos anos, e você pode aproveitar para surfar nessa onda e ganhar dinheiro vendendo pela internet.

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura!

O que é Pinterest?

O Pinterest é uma mistura de rede social e ferramenta de busca visual. A proposta da plataforma é ajudar pessoas a encontrarem inspiração sobre os mais diversos temas. O funcionamento do Pinterest é bem parecido com murais antigos. Sabe aqueles painéis de cortiça em que as pessoas fixam mensagens, fotos e colagens com alfinetes?

Imagem: Pixabay

O Pinterest é basicamente uma versão moderna e digital desse tipo 👆 de item. Os usuários procuram imagens de seu interesse e as salvam dentro de pastas. Os itens salvos dentro de uma pasta são chamados de pin

Cada usuário pode ter diversas pastas com múltiplos pins salvos dentro delas. Com isso, é possível coletar referências sobre uma série de assuntos e organizá-las de forma coerente.  

Moda, culinária, arquitetura, estilo de vida: todos esses assuntos fazem bastante sucesso no Pinterest. O ponto central para entender os usuários da ferramenta é a palavra inspiração.

Depois de entender o básico sobre o Pinterest, você precisa saber por que é tão bom vender nesse canal. E é disso que vamos falar na sequência!

Por que vender no Pinterest?

O Pinterest nos parece bem modesto quando o comparamos com redes sociais que já ultrapassaram a casa de 1 bilhão de usuários, como Instagram e Facebook.

Mas não é exagero dizer que a plataforma ainda tem um grande espaço para crescer. Existem motivos de sobra para começar a aproveitar esse canal o quanto antes. Vamos listar alguns dos que achamos mais importantes:

Gera mais tráfego que Facebook, Snapchat e Twitter

Um estudo feito pelo próprio Pinterest concluiu que, proporcionalmente, a ferramenta gera mais tráfego que Facebook, Snapchat e Twitter. 

Isso é uma consequência direta da forma como o Pinterest lida com links. 

Explicamos: a maioria das redes sociais diminui o alcance de conteúdos que divulguem links, pois a ideia desse tipo de site é reter a atenção dos usuários por grandes intervalos de tempo.

O Pinterest não é assim. O compartilhamento de links faz parte do ecossistema da plataforma, ou seja, ela é uma grande aliada de quem quer gerar tráfego de referência (acessos que vêm a partir de outros sites). 

Suas publicações se mantêm relevantes

Ao contrário de outras redes sociais, o Pinterest não exige publicações frequentes para manter o seu perfil relevante. 

Ou seja: isso significa que você não precisa postar o tempo inteiro!

Um pin pode se manter relevante e gerar tráfego por vários meses, algo impensável em outros canais. 

Quando um usuário salva o seu pin, ele se espalha e atinge mais pessoas nos resultados de pesquisas, feeds individuais e recomendações.

Essa “durabilidade” faz com que seja menos trabalhoso (e mais proveitoso) criar conteúdo para o Pinterest, pois o próprio engajamento dos usuários faz a vida útil da publicação ser mais longa. 

Decisões de compra acontecem por lá

O Pinterest é o lugar perfeito para salvar referências e ideias de produtos que você deseja adquirir. 

Não é por acaso que 84% dos usuários do Pinterest acessam a ferramenta quando estão tentando decidir o que comprar.

Consegue perceber a relevância desse dado? Ele nos mostra como quem usa o Pinterest é receptivo a posts produzidos por empresas — uma coisa que nem sempre acontece em outros canais.

Como vender no Pinterest?

O primeiro passo é criar uma conta business. Caso já tenha uma conta pessoal, é recomendado convertê-la em conta business para ter acesso a dados mais precisos sobre o desempenho das suas publicações.

vender no pinterest

Não é obrigatório ter conta business para usar o Pinterest para vendas, porém isso ajuda a aproveitar melhor os recursos da plataforma. 

E depois de ter a conta? Quais são os próximos passos?

Crie pastas

Comece a criar pastas para organizar o seu conteúdo de forma clara. 

vender no pinterest

Crie pins

Depois de criar pastas, é hora de começar a elaborar seus pins. Para isso, é só selecionar este ícone “” no site ou aplicativo. Uma tela como a da imagem abaixo vai aparecer para você:

vender no pinterest

É nessa etapa que você pode inserir imagens, texto e links para as suas páginas de produto! 

Ah, e uma dica: sempre escreva as descrições dos seus pins pensando em SEO (Search Engine Optimization)

Assim como o Google, o Pinterest funciona com um sistema de buscas orientado por palavras-chave. Usar as palavras certas faz o seu conteúdo chegar até as pessoas certas, ok? 😉

Quando você tiver criado várias pastas e pins, o seu perfil no Pinterest vai ficar mais ou menos assim: 

vender no pinterest

Bem interessante, né? 

Em resumo, você só precisa:

  • ✅Criar uma conta business no Pinterest
  • ✅Criar pastas para separar os seus produtos por categoria
  • ✅Criar pins com links para suas páginas de produto

Especificações para imagens e vídeos

É interessante prestar atenção aos formatos de imagens e vídeos (sim, você também pode publicar vídeos!) aceitos pelo Pinterest. 

Isso vai te ajudar a produzir um conteúdo adequado aos padrões da ferramenta. 

Especificações de pin padrão (imagem)

  • Imagens em formato PNG ou JPEG e tamanho máximo de 32 MB
  • Proporção recomendada: 1000 x 1500 pixels
  • O título pode ter até 100 caracteres
  • A descrição pode ter até 500 caracteres (sendo que os primeiros 50-60 têm mais chance de aparecer no feed dos usuários)

Especificações de pin de vídeo

  • Arquivos nos formatos .mp4, .mov ou .m4v com tamanho máximo de 2 GB 
  • Duração entre 4 segundos (mínimo) e 15 minutos (máximo)
  • O Pinterest recomenda o uso de vídeos quadrados (proporção 1:1) ou verticais (proporção 2:3 ou 9:16)

Uma boa alternativa para criar imagens atraentes mesmo sem saber muito sobre design é a ferramenta Canva. Ela pode ser utilizada gratuitamente e já conta com templates pré-configurados para o Pinterest, você só precisa montar o seu layout.

vender no pinterest
Imagem: Canva (reprodução)

Não sabe que tipo de conteúdo publicar? Sem problema! O Pinterest tem uma página com várias dicas úteis para quem quer começar a postar na ferramenta. Clique aqui para acessar e se inspirar!

Quem está vendendo no Pinterest?

Por ser um canal usado por quem busca inspiração e referências, alguns nichos específicos fazem sucesso no Pinterest. Moda, vestuário, decoração, artesanato, acessórios, cosméticos, culinária, turismo… Ufa, é uma lista longa, né?

Todos esses assuntos são bastante populares na ferramenta! Se você já trabalha com algum deles, saiba que o Pinterest pode te fazer ganhar mais dinheiro. 

Confira algumas empresas que já estão aproveitando o potencial do canal:

Natura

A Natura é uma das marcas de produtos de beleza mais reconhecidas do Brasil e do mundo, mas nem por isso deixa de investir em canais relativamente novos como o Pinterest.

A recompensa por essa atitude antenada às tendências é que o perfil da empresa recebe quase 1 milhão de visitantes por mês!

Tok&Stok

A Tok&Stok é referência em design e decoração. Com 1,6 milhão de visualizadores mensais, a marca aproveita o Pinterest para compartilhar referências de ambientes encantadores criados com os produtos vendidos pela própria empresa.

Com isso, quem está interessado em deixar a casa de cara nova com certeza encontra uma série de inspirações no perfil da Tok&Stok — algo ótimo para o público e para a marca, né? 😉

Mimoo Toys

Imagine uma loja de brinquedos com mais de 600 mil visitantes por mês. Imaginou? É mais ou menos esse o número de visualizações mensais no perfil da Mimoo Toys. Segundo a fundadora da loja, Branca Polegato, o Pinterest funciona como um catálogo de produtos permanente. “Como um blog, mas com muito mais visibilidade”, acrescenta a empreendedora.

Posthaus

O Posthaus é um portal de moda que recebe quase 5 milhões de visitas mensais em seu perfil no Pinterest. 

Quem vende produtos de vestuário pode se inspirar bastante com o feed da empresa, que aposta na criação de pastas com looks específicos para diferentes estações. 

Mimos da Chris

A Mimos da Chris é uma loja de artesanatos em feltro criada pela empreendedora Christine Lima. A empresa tem um perfil bastante movimentado no Pinterest: são mais de 280 mil visualizadores mensais!

Como a Chris é nossa parceira e usa o Melhor Envio para otimizar o frete de suas vendas online, resolvemos perguntar para ela quais impactos o Pinterest vem causando no negócio.

Blog Melhor Envio

Chris, conta pra gente como está sendo a sua experiência com o Pinterest.

Chris

“O Pinterest é uma plataforma nova pra mim. Venho usando há uns 3 ou 4 meses. Ainda descobrindo e aprendendo. Pelo pouco tempo que tenho usado, o alcance já é imenso. Penso que a longo prazo isso possa me trazer ainda mais resultados e principalmente visibilidade. Eu entendo que o Pinterest é o lugar onde as pessoas vão para se inspirar, para buscar ideias… não necessariamente para compras. Então estar presente lá ajuda a construir uma boa reputação. Para ser visto como referência/inspiração pra outras pessoas.”

Blog Melhor Envio

Você acha que o Pinterest é relevante para vendas?

Chris

“Nao consigo precisar especificamente se as vendas aumentaram. Mas sem dúvidas a visibilidade e audiência sim. Não creio que seja a principal ferramenta para vendas. No meu caso, tenho utilizado em prol de visibilidade e reconhecimento dentro do meio que pretendo alcançar. Mas, considerando o alcance que as publicações tomam, pode sim vir a converter uma hora ou outra.”

Blog Melhor Envio

E qual é o impacto do Pinterest no tráfego da sua loja?

Chris

“É sempre a segunda ou terceira maior fonte de origem para minha loja no Elo7. Perdendo apenas para Instagram e Google.” 

Obrigado por falar com a gente, Chris! Sucesso e boas vendas! 😉

E Se for usar o Pinterest…

Não se limite a fazer ofertas: use os seus produtos para criar conteúdos envolventes. Como já falamos, a inspiração é o que move o Pinterest. Nunca se esqueça disso. 

Vende roupas? Em vez de postar fotos isoladas dos seus produtos, crie pastas e separe as peças para criar looks personalizados para diferentes ocasiões/estações.

Vende artesanato? Aproveite para conectar os seus produtos a ocasiões do dia a dia. Por exemplo: um conteúdo que fale sobre “dicas de decoração para festas infantis” consegue mais visibilidade que uma foto fora de contexto.

Ter esse tipo de pensamento é essencial para aproveitar todo o potencial da rede. Então já sabe: se for usar o Pinterest, aposte na criação de conteúdo inspirador. 😊

Conclusão

É possível notar que alguns nichos são mais procurados do que outros no Pinterest. Por isso, a ferramenta não pode ser aproveitada da mesma forma por empreendedores de todos os setores.

Áreas como as já citadas acima ☝ (moda, vestuário, decoração e etc) têm um potencial maior de ganhar dinheiro no Pinterest. Isso por enquanto, é claro. A rede ainda está crescendo e pode atingir um público muito maior com o passar do tempo. 

Obrigado por ler até aqui! Se quiser receber mais textos como este, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que é tendência no universo do e-commerce.

PS: pode assinar sem medo. A gente não envia spam! 😉

Deixe um comentário