Imagine a situação: você precisa enviar pedidos para um mesmo endereço, mas não consegue colocar todos os itens no mesmo pacote. O que fazer? A Calculadora de Fretes do Melhor Envio tem campos especialmente criados para te ajudar!
O campo “quantidade” e o botão “adicionar volume” são recursos da Calculadora de Fretes do Melhor Envio que podem ajudar o usuário. Usando eles, é possível agilizar o preenchimento das etiquetas de envio e pagar um frete mais barato ao despachar múltiplos volumes para o mesmo destinatário.
Entenda como essas opções funcionam, quando devem ser usadas e porque optar por elas pode baratear o custo do seu frete. Preparado? Então vamos nessa!
Ah! Caso prefira, todas as informações presentes neste artigo também estão explicadas no vídeo abaixo:
Como enviar pedidos diferentes para o mesmo endereço de uma vez só?
Antes de falar sobre como enviar múltiplos volumes para um mesmo destinatário, vamos apresentar a Calculadora de Fretes do Melhor Envio para quem ainda não a conhece.
A Calculadora é um simulador de frete. Ela permite cotação e contratação de etiquetas de envio em seis transportadoras parceiras do Melhor Envio:
Para usar a Calculadora de Fretes, não é necessário ter uma conta na nossa plataforma para cotar um frete. O cadastro só é necessário caso você deseje contratar o serviço de frete usando o Melhor Envio como intermediário. Ao usá-la, você paga até 80% mais barato no frete, graças a parceria entre o Melhor Envio e as transportadoras.
A Calculadora de Fretes está logo ali, no painel de controle da plataforma, no menu lateral esquerdo
Ao clicar nessa opção, uma nova guia abre com a Calculadora de Fretes do Melhor Envio.
Note que, para receber os resultados da cotação, você precisa preencher dados como:
- CEP do destinatário
- CEP do remetente
- Peso e dimensões do pacote
Vamos prestar atenção no botão Adicionar Volume.
Como enviar produtos de volumes diferentes no mesmo frete?
Caso o mesmo pedido precise ser colocado em pacotes diferentes e essas embalagens não são idênticas (em peso e dimensões), você deve preencher os dados de cada volume na Calculadora de Fretes do Melhor Envio.
Ao terminar de preencher as informações do pacote 1, clique no botão Adicionar volume e preencha os dados do pacote 2 e por aí em diante.
Só clique em Calcular quando tiver inserido os dados de todos os pacotes que deseja enviar no mesmo frete.
Após preencher os volumes, clique em Calcular e confira quais transportadoras parceiras do Melhor Envio disponibilizam entregas no trecho escolhido de acordo com as informações na simulação de frete.
Seguindo o exemplo dos dados inseridos nas imagens anteriores, esses são os resultados:
Reparou no exemplo que mesmo enviando três pacotes, o custo do frete em algumas transportadoras é vantajoso e mais barato do que se fossem feitos três envios diferentes?
Ainda neste artigo, vamos explicar os motivos disso acontecer. Mas antes, algumas dicas importantes sobre o preenchimento e impressão das etiquetas de frete para enviar pedidos.
Atenção aos limites de peso e dimensões ao calcular o frete de um produto
Isso é importante: mesmo enviando múltiplos pacotes em um mesmo frete, o limite de peso e dimensões máximo estipulado pelas transportadoras permanece o mesmo! Por exemplo, as dimensões máximas da Jadlog são 80 cm x 80 cm x 80 cm (altura x largura x comprimento) e o peso limite é de 120 Kg. Isso significa que todos os pacotes que o lojista quer enviar no mesmo frete precisam ter, no máximo, 80 cm de cada lado e 120 kg quando somados juntos.
Se a soma dos pacotes ultrapassar os limites permitidos, será necessário enviar pedidos em mais de um frete. Essa exigência parte das transportadoras, não do Melhor Envio.
Impressão das etiquetas de frete de volumes
Após escolher o frete para enviar pedidos, preencher os dados para gerar a etiqueta de frete e pagar pelo envio, você vai receber o arquivo com suas etiquetas para impressão.
Agora é só imprimir e colar nos pacotes que vão juntos. Ah, e fique de olho na hora de colar as etiquetas nos pacotes certos.
Veja um exemplo de frete com mais de um volume pela Jadlog:
📍 Ao enviar pedidos com volumes, a nota fiscal ou a declaração de conteúdo devem ser anexadas junto ao pacote com a etiqueta de número 1.
Pela Azul Cargo Express, além das etiquetas, o lojista recebe uma minuta para cada volume e um documento master contendo as informações de todos os pacotes do envio. Esses documentos devem ser impressos e entregues com as embalagens no momento da postagem.
A LATAM Cargo também exige a apresentação de uma minuta ao enviar pedidos com diferentes volumes. O documento é único e nele constam todas as embalagens do envio. Basta imprimir e levar com os pacotes para postagem.
Por que enviar pedidos no mesmo frete pode ser vantajoso e barato?
Além de permitir que o cliente receba seus pedidos juntos, enviar pedidos de diferentes volumes em um mesmo frete pode sair mais barato. Isso porque a maioria das transportadoras considera os volumes do frete uma entrega só.
A exceção são os Correios, que não trabalham com esse tipo de frete. A empresa cobra o valor de cada entrega separado, ainda que todos os pacotes sejam para o mesmo destinatário.
Considerando o fator de cubagem ao enviar pedidos
Quando o lojista recebe vários pedidos para um mesmo endereço, a sua ideia inicial pode ser embalá-los individualmente e depois juntar todos em uma grande embalagem. Do ponto de vista da praticidade, pode até ser uma boa estratégia. Mas quando analisamos o custo para enviar pedidos dessa maneira, essa pode não ser a melhor opção. Por que?
Todas as transportadoras consideram dois tipos de peso ao fazer o cálculo do custo para enviar pedidos: o peso real e o peso cúbico.
📌 No e-commerce, a cubagem é um cálculo feito para determinar o metro cúbico (m³) de um pacote, ou seja, quanto volume ele ocupa no meio de transporte. Duas cargas podem ter o mesmo peso, mas tamanhos distintos. Sendo assim, precisam de um espaço diferente no bagageiro – o que pode levar a empresa de transporte a cobrar uma taxa extra por esse envio.
Por padrão, as transportadoras para e-commerce apuram peso cúbico e peso real dos pacotes e consideram apenas o peso real das embalagens até determinado limite. A partir daí, é feita a cobrança pelo peso cúbico e o preço do frete pode encarecer.
💡 É por isso que em muitos casos sai mais barato enviar pequenos pacotes em um mesmo frete do que um único grande pacote. Ao dividir as encomendas em embalagens menores, o lojista se livra de ter que pagar uma taxa pelo peso cúbico.
Dica:
Como saber se compensa mais enviar pedidos em uma embalagem maior ou em algumas menores? Fazendo o cálculo na Calculadora de Fretes do Melhor Envio! Teste inserir os dados de um grande pacote com todos os pedidos dentro e depois teste quanto ficaria enviar dois ou mais volumes menores em um mesmo frete.
De um jeito ou de outro, simular frete usando o Melhor Envio é simples e rápido. Em segundos o lojista já saberá qual é a melhor maneira de enviar sua encomenda ao cliente.
Use o Ponto Parceiro e o Melhor Rastreio para enviar encomenda
Além de economizar no custo do frete ao enviar pedidos, o lojista que é usuário do Melhor Envio conta com uma série de outros benefícios gratuitos.
O Ponto Parceiro é uma rede de unidades que funcionam como centralizadores de envios de diferentes transportadoras. Basta que o lojista reúna suas encomendas que estejam com etiquetas de frete geradas pelo Melhor Envio, se dirija até uma das unidades do serviço e poste os pacote. Os colaboradores do Melhor Envio se encarregam de separar os pedidos e encaminhar para as transportadoras correspondentes. O serviço atende apenas usuários do Melhor Envio e é 100% gratuito, sem alteração de valores ou prazos de entrega!
Já o Melhor Rastreio é uma plataforma de rastreamento de encomendas. Também gratuita, ela está disponível para quem usa o Melhor Envio e permite que o lojista cadastre códigos de rastreio de encomendas geradas ou não pela plataforma. Por meio de um painel centralizador, o empreendedor consegue acompanhar o status de envio de vários pedidos de uma vez só. O serviço permite ainda o cadastro de e-mail dos clientes para envio de alertas sobre o andamento dos pedidos.
O Melhor Rastreio está disponível para as transportadoras: Correios, Jadlog, Azul Cargo Express e LATAM Cargo.
Ainda não possui cadastro no Melhor Envio? Se inscreva agora mesmo e comece a enviar pedidos com economia e ter acesso a facilidades como o Ponto Parceiro e Melhor Rastreio.