Dá pra vender pela internet sem ter estoque físico? A resposta é sim! Conheça o dropshipping e veja como isso é possível!
De acordo com o estudo “Perfil do E-commerce Brasileiro 2019”, feito em parceria entre PayPal e BigData Corp, o Brasil tem cerca de 930 mil sites de comércio eletrônico. A mesma pesquisa registrou crescimento de 37,5% no número de lojas em relação a 2018. Uma porcentagem tão expressiva quanto essa indica a grande aposta dos empreendedores no segmento.
Você também quer se juntar ao e-commerce, mas ainda não sabe como começar? Vale a pena prestar atenção no dropshipping, modalidade de negócio na qual você não precisa investir em estoque para começar a vender. A gente vai explicar o que é, quais são as vantagens, as desvantagens e tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá? Boa leitura!
Navegação rápida
O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de negócio no qual você vende produtos sem tê-los em estoque. Na prática, o lojista de dropshipping atua como intermediador entre fornecedores e clientes. Funciona mais ou menos assim:
- O cliente compra na sua loja virtual (que pode estar em marketplaces ou ter site próprio)
- Você encaminha o pedido dele para o seu fornecedor
- O fornecedor envia o pedido diretamente para o comprador, em nome da sua empresa
Nessa modalidade, o lojista nem chega a ter contato direto com o produto que será enviado para o consumidor. Isso elimina a necessidade de possuir espaço físico para montar um estoque, ou seja, você não vai precisar ter um depósito para começar a trabalhar com dropshipping. Basta ter acesso à internet e fornecedores confiáveis.
Vantagens
O dropshipping apresenta algumas vantagens interessantes para quem quer começar um e-commerce, mas não tem muitos recursos disponíveis para investir no novo negócio.
- Investimento baixo: esse talvez seja o benefício mais imediato do dropshipping. A modalidade dispensa o investimento inicial de montar um estoque, tornando muito mais barato o processo de começar a vender pela internet.
- Não exige espaço físico: o lojista de dropshipping age como intermediador, então não precisa ter depósito para armazenar os produtos, que ficam todos em posse do(s) fornecedor(es).
- Evita itens “encalhados”: como não há compra de estoque, o risco de o lojista ficar com produtos parados é completamente eliminado.
- Preocupação zero com picking (processo de separação e preparação dos pedidos para envio): o seu fornecedor é quem irá embalar o produto para o transporte. Você não vai precisar lidar com embalagens, transportadoras e outras demandas logísticas. Isso é ótimo para a escalabilidade do negócio: no dropshipping, o aumento nas vendas não vem acompanhado de trabalho extra no processamento de pedidos.
Agora você já sabe algumas das principais vantagens do dropshipping. Vamos falar um pouco sobre o outro lado da moeda?
Desvantagens
Antes de optar pelo dropshipping, você precisa saber um pouco sobre as desvantagens desse modelo de negócio.
- Não há controle sobre os envios: o fornecedor atrasou a entrega do produto? Quem fica com a reputação manchada é o lojista. O Reclame Aqui está lotado de mensagens de clientes que não receberam o produto no prazo. Isso é ruim para quem busca criar um negócio sólido e duradouro.
- A concorrência é grande: os fornecedores não oferecem produtos exclusivos para lojistas de dropshipping, ou seja, existem muitas lojas vendendo exatamente os mesmos itens. É difícil se destacar nesse cenário.
- Margem pequena: como é de se esperar, o lucro do dropshipping tende a ser baixo. O lojista precisa compensar no volume de vendas para o negócio valer a pena.
- É complicado lidar com devoluções e trocas: a logística reversa já representa um desafio para os e-commerces tradicionais. Esse problema é ainda mais marcante no dropshipping. Como os fornecedores podem estar em vários lugares do mundo, é extremamente complicado lidar com devoluções e trocas. Além disso, é importante lembrar do direito de arrependimento, presente no Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual o cliente tem até 7 dias para desistir de uma compra. Nesses casos, a legislação obriga o lojista a arcar com os custos logísticos da devolução. A pequena margem de lucro de quem pratica dropshipping pode ser bastante prejudicada por esse aspecto.
- Tributação: quem usa fornecedores internacionais para praticar o dropshipping está sujeito ao pagamento de taxas aduaneiras. Isso é importante para atuar dentro da lei e evitar problemas futuros!
Dropshipping nacional ou internacional? Qual é o melhor?
O dropshipping nacional utiliza fornecedores localizados no Brasil, evitando problemas com taxas aduaneiras e longos prazos de entrega. O dropshipping internacional, como o próprio nome indica, usa fornecedores de outros países, principalmente da China.
E afinal, qual deles é o melhor? Isso vai depender de cada estratégia, mas podemos dizer que o dropshipping nacional envolve menos variáveis de risco. Você não vai ter problemas com tributação aduaneira e os prazos de entrega tendem a ser menores, diminuindo possíveis atritos com seus clientes.
Caso opte pelos fornecedores internacionais, certifique-se de procurar assistência jurídica e contábil para auxiliá-lo nas questões legais e tributárias envolvidas no processo. Afinal, um negócio precisa funcionar dentro dos limites da lei para ter vida longa.
E como começar a vender sem estoque?
- Defina com quais produtos você deseja trabalhar.
- Procure um fornecedor. Sites como Squid Fácil e Hayamax são opções válidas para quem quer fazer dropshipping nacional. Vale conferir!
- Monte a loja virtual nos marketplaces de sua preferência. Aproveite e confira qual é o momento de deixar o marketplace para criar o seu próprio e-commerce!
- Depois é hora de anunciar os produtos para se destacar da concorrência. O e-mail marketing e as redes sociais vão ser seus aliados poderosos nessa etapa!
E afinal, dropshipping vale a pena?
Conforme falamos ao longo do texto, o dropshipping apresenta vantagens e desvantagens. Quem está começando — ou quer começar — a vender pela internet pode se beneficiar da modalidade para dar o pontapé inicial no próprio negócio. A longo prazo, porém, manter uma loja virtual funcionando exclusivamente por meio de dropshipping pode se mostrar complicado.
Imprevisibilidade nos prazos de entrega e erros por parte dos fornecedores contribuem para desgastar a relação dos clientes com a loja. Isso dificulta a fidelização. Além disso, um e-commerce com reputação ruim encontra dificuldades de se manter em operação.
Porém, apesar desses obstáculos, o dropshipping não é ilegal como alguns dizem. Quando feito de acordo com a legislação vigente, com obediência às regras fiscais, o modelo de negócio é viável. Em resumo, vai depender da seriedade do empreendedor.
Alguns cuidados para atuar dentro da lei
Mais conhecido como Lei do E-commerce, o decreto nº 7.962/2013 estabeleceu algumas regras para o comércio eletrônico. Quem adota a modalidade dropshipping para vender pela internet também precisa prestar atenção a determinados aspectos dessa lei.
- Informações como CNPJ, canais de contato da empresa e endereço precisam estar acessíveis para o consumidor
- O consumidor precisa saber que está comprando um produto não armazenado em estoque próprio e, portanto, sujeito à disponibilidade de um fornecedor
- Se utilizar fornecedores internacionais, certifique-se de informar o cliente sobre a possível cobrança de taxas aduaneiras
Importante: nenhum artigo na internet (nem mesmo este!) substitui a orientação de um profissional da área jurídica ou contábil.
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Jornalista que lê de tudo um pouco e escreve sobre um pouco de tudo. Apaixonado por criar materiais úteis para quem vende online, Lucas integra a equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma que simplifica o frete para milhares de lojistas.
Oi Lucas. Por favor, gostaria de um esclarecimento. Tanta gente que escreve sobre dropshipping acaba falando sobre a Squid Fácil. Então, por que ela tem uma reputação tão terrível no reclame aqui? Grato.
Oi Renato! Realmente, bastante válido o teu comentário, é sempre importante conferir a reputação de uma empresa antes de contratar/utilizar qualquer serviço. Quanto ao esclarecimento que pediste, não posso responder pelos demais textos na internet, mas, no caso deste aqui, a Squid foi citada somente como um exemplo de empresa que torna viável o dropshipping via fornecedores nacionais. A ideia era exemplificar que existem empresas trabalhando com isso, e não atestar a qualidade (ou não) delas. 🙂