Descubra como anunciar no Instagram Ads (do jeito mais fácil ao mais “difícil”)

Você sabe como anunciar no Instagram Ads? A rede social mais popular da atualidade não pode ficar de fora da estratégia de quem vende pela internet. 

Na Black Friday de 2019, o Instagram superou o Facebook e se transformou na rede social que mais motiva compras (dados da Ebit | Nielsen). 

A plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários e uma característica única: seu público é bastante receptivo a conteúdos publicados por empresas/marcas — algo que nem sempre acontece nas outras redes.

Só para você ter uma ideia: 83% dos entrevistados em uma pesquisa da Opinion Box afirmaram seguir alguma empresa ou marca na rede social. 

É por causa desses dados (e de vários outros) que a gente preparou um tutorial que vai te ensinar a criar anúncios e promoções no Instagram.

Já avisamos logo de saída que existe um jeito fácil e outro um pouco mais “difícil” de fazer isso. Continue lendo e conheça ambos! 

Você vai aprender: 

  • O que é Instagram Ads
  • O jeito mais fácil de anunciar no Instagram 
  • O jeito mais “difícil” de anunciar no Instagram 
  • Os formatos de anúncios que podem ser veiculados (e outras dicas importantes)

O que é Instagram Ads?

Você já sabe o que é o Instagram Ads? Se sim, pode pular para a próxima seção do texto. Mas, caso queira ler um pouquinho de história antes de colocar a mão na massa, continue lendo este trecho aqui!

O ano era 2013 quando o Instagram (recém-comprado pelo Facebook) liberou a criação de anúncios na plataforma. Durante a fase de testes, apenas grandes marcas podiam utilizar o recurso. 

De maneira geral, a inovação não foi bem recebida pelo usuários. O post original em que o Instagram comunicou a nova função está cheio de comentários negativos. 

Apesar da repercussão inicial, os anúncios vieram para ficar. Em 2015, o Instagram Ads foi liberado para todos os usuários e não para de crescer desde então. 

E não é para menos: com a plataforma, qualquer pessoa pode divulgar seus produtos com a facilidade do meio digital.

Segundo estimativas, o Instagram Ads tem mais de 1 milhão de anunciantes e vai faturar US$ 12.3 bilhões com a venda de anúncios em 2020. Números impressionantes, né?

Como anunciar no Instagram Ads do jeito fácil (mas menos completo)

O jeito mais fácil de anunciar no Instagram é usar o próprio aplicativo para patrocinar as suas publicações. 

Mas, para isso dar certo, você precisa atender a alguns requisitos:

Uma vez que você cumpra os requisitos acima, o processo é bem simples. Basta procurar pela publicação que você deseja patrocinar e selecionar o botão “Promover”.

print que mostra como anunciar no Instagram Ads pelo aplicativo

A próxima tela que você vai ver é a de “Destino”. É nela que você decide para onde irá direcionar as pessoas que visualizarem o seu anúncio. No app, três opções de destino estão disponíveis:

  • Seu perfil
  • Seu site
  • Suas mensagens diretas

Para quem vende online, a opção “Seu site” costuma ser a mais adequada. É claro que isso vai depender do seu objetivo. 

Por exemplo: se sua intenção for ganhar seguidores, pode ser interessante direcionar os usuários para o seu perfil. 

a tela mostra como anunciar no Instagram Ads pelo smartphone

Após selecionar o direcionamento do seu anúncio, é hora de escolher o público-alvo, definir o orçamento e duração e criar sua promoção.

Entre essas três etapas, a seleção do público-alvo é a mais importante, pois são essas pessoas que vão ver o seu anúncio. 

Você pode escolher criar o seu próprio público ou deixar o Instagram fazer isso de forma automática. 

Uma coisa legal é que os públicos-alvo que você cria ficam disponíveis e podem ser usados em anúncios futuros. 

O próximo passo é definir o orçamento e duração do seu anúncio. Quanto mais dinheiro você investir, mais pessoas vai alcançar. 

O valor limite que você pode definir como orçamento diário é R$ 1.000, e a duração máxima do anúncio é de 30 dias.

Por último, o Instagram vai mostrar uma tela com o resumo da promoção. Você até consegue visualizar como o anúncio vai ficar selecionando a opção “Ver prévia da promoção”.

É nessa etapa que você confere se os dados do anúncio estão corretos. Se sim, é só tocar em “Criar promoção” e o Instagram vai impulsionar o seu conteúdo.

Como anunciar no Instagram Ads do jeito “difícil” (mas mais completo)

Usar o aplicativo do Instagram para criar anúncios é simples, mas essa simplicidade vem com um preço. O app oferece opções limitadas para a personalização de promoções.

Quem quer ter uma experiência mais completa precisa usar o Gerenciador de Anúncios, o jeito mais “difícil” de anunciar no Instagram.

Mas é “difícil” entre aspas mesmo. Como oferece muitas opções para a criação de promoções, o Gerenciador de Anúncios pode parecer complexo à primeira vista — só que ele na verdade é bem simples quando você entende a lógica.

Vamos mostrar como você pode utilizar essa ferramenta. Só que antes você precisa cumprir alguns requisitos:

Passo 1: Entender o Gerenciador de Anúncios

O Gerenciador de Anúncios é um espaço no qual você consegue criar, acompanhar e mensurar promoções pagas tanto no Instagram quanto no Facebook. 

A primeira coisa que você precisa fazer ao entrar na ferramenta é selecionar o menu “Campanhas” e clicar em “Criar” para começar sua promoção. 

print screen do gerenciador de anúncios do Facebook, uma das ferramentas usadas para anunciar no Instagram Ads

Vamos utilizar o modo de “criação guiada” neste tutorial, ok? Ele mostra todas as etapas da criação de campanhas de anúncios. 

Passo 2: Definir o objetivo de marketing da campanha 

Antes de partir para a criação dos anúncios, o Gerenciador vai pedir que você defina o objetivo de marketing da sua campanha.

Como você pode ver na imagem abaixo, são vários objetivos possíveis. Todos eles estão divididos nas categorias de “Reconhecimento”, “Consideração” e “Conversão” — os três estágios do funil de vendas.

Para quem vende pela internet, o objetivo mais comum é “Tráfego”. Afinal, você quer levar visitantes para o site da sua loja virtual, né? 

Uma vez escolhido o objetivo de marketing, a ferramenta vai pedir que você selecione o nome da sua campanha. 

Também é possível definir um teste A/B, mas não recomendamos deixar essa opção marcada se você ainda estiver aprendendo a mexer no Gerenciador de Anúncios. 

Outra opção exibida pela ferramenta é a de “Otimização do orçamento da campanha”. Se optar por deixar ela marcada, o Gerenciador vai distribuir o seu investimento de forma a melhorar os resultados da campanha. É interessante utilizar esse recurso.

como anunciar no Instagram Ads para gerar tráfego

Passo 3: Criar conjuntos de anúncios

Quando definir o objetivo de marketing e o nome da sua campanha, o Gerenciador de Anúncios vai pedir que você crie outro nome, dessa vez para o seu “Conjunto de Anúncios”

Certifique-se de usar nomes que facilitem a sua organização dentro da plataforma, pois isso vai te ajudar no momento em que você precisar lidar com várias campanhas ao mesmo tempo. 

Como escolhemos o objetivo “Tráfego”, o Gerenciador de Anúncios vai nos perguntar para onde desejamos direcionar o nosso público. Três opções estão disponíveis: site, aplicativo, Messenger e WhatsApp.

print do gerenciador de anúncios do facebook mostra como anunciar no Instagram Ads

Duas opções aparecerão desmarcadas nessa etapa. São elas: 

  • Criativos dinâmicos: você envia imagens e títulos e o Gerenciador gera combinações automáticas otimizadas para o seu público.
  • Oferta: cria uma oferta que o público pode salvar para receber lembretes personalizados. 

Fica a seu critério utilizar (ou não) essas funcionalidades. 

Passo 4: Escolher o público

Escolher o público para o qual seu anúncio será exibido é uma das etapas mais cruciais ao criar promoções em qualquer rede social. Não é diferente no Instagram. 

Você vai perceber que é possível usar uma série de filtros para criar o seu público no Gerenciador de Anúncios. 

Outra coisa bastante útil é que você pode salvar os seus públicos (repare na aba “Usar público salvo”) e utilizá-los em campanhas futuras. Esse recurso te ajuda a poupar bastante tempo.

Informações básicas para compor o seu público

  • Localizações: use para definir quais regiões você quer atingir com o seu anúncio. 
  • Idade: defina a idade das pessoas que vão ver a sua promoção.
  • Gênero: defina o gênero das pessoas que vão ver a sua promoção. 
  • Idiomas: insira um idioma se quiser mostrar seu anúncio para pessoas que falam uma língua que é incomum na sua localização. Caso isso não se aplique ao seu caso, deixe em branco.

Além dessas opções, o Gerenciador de Negócios oferece o “Direcionamento detalhado”. Essa função permite que você faça o seu anúncio chegar a pessoas com interesses e comportamentos específicos. 

Por exemplo: se você vende insumos para artesãos, é interessante anunciar para pessoas interessadas em artesanato, não acha?

tutorial que ensina como anunciar no Instagram Ads

Também é possível excluir pessoas do seu público-alvo para otimizar o seu orçamento, mostrando o anúncio apenas para quem possa ter interesse no seu produto. 

Tome cuidado: detalhar demais o seu público pode fazer com que ele fique muito restrito. Da mesma forma, definir um público muito amplo tende a ser pouco eficaz. 

O Gerenciador de Anúncios avisa quando esse tipo de coisa acontece, basta ficar de olho no ícone similar a um velocímetro, localizado no lado direito da tela.

tutorial que ensina como anunciar no Instagram Ads

Por último, logo acima do botão de “Salvar público” temos o item “Conexões”. Com ele, você consegue alcançar (ou excluir) pessoas que tenham algum tipo de conexão específica com você. Por exemplo: é possível exibir o seu anúncio no Instagram para pessoas que já curtiram a sua página no Facebook, ou excluir essas pessoas do seu público. Vai depender da sua estratégia.

tutorial que ensina como anunciar no Instagram Ads

Passo 5: Posicionar os seus anúncios

O Gerenciador de Anúncios permite que você exiba as suas promoções em diversos lugares: Facebook, Instagram e até no Messenger (aplicativo de conversas do Facebook). 

Ou seja: você consegue veicular o seu anúncio em diferentes plataformas com uma “tacada” só. Mas talvez você não queira fazer isso. 

Se desejar restringir a exibição dos seus anúncios a determinados lugares, selecione a opção “Editar posicionamentos” e desmarque as caixinhas correspondentes aos locais nos quais você não deseja anunciar.  Mas fique de olho: por padrão, o Gerenciador de Anúncios vem com a opção “Posicionamentos automáticos” marcada.

tutorial que ensina como anunciar no Instagram Ads

Outro recurso interessante da aba “Posicionamentos” é o de filtrar para quais sistemas operacionais de dispositivos móveis (Android e iOS) o seu anúncio será exibido.

Isso pode servir para algumas situações muuuuito específicas. Se você vende acessórios para iPhones, talvez faça sentido mostrar o anúncio apenas para quem possui dispositivos iOS. 

Mas fazer isso pode ser arriscado: e se alguém usando Android estiver procurando um acessório de iPhone para presentear um(a) amigo(a)? Vale pensar cuidadosamente sobre o assunto.

Além do que já falamos, você também pode definir que apenas quem estiver com o Wi-Fi ativo receberá o seu anúncio. Isso pode ser útil se o anúncio for um vídeo, por exemplo, pois esse tipo de conteúdo demora a carregar (ou nem carrega) quando o usuário está acessando a internet pelas redes móveis.

Passo 6: Estabelecer orçamento e programação da campanha

Esse é o momento de definir quanto você vai gastar na sua campanha e por quanto tempo ela vai ficar no ar. 

No menu “Orçamento programação”, você pode escolher quanto gastar por dia (orçamento diário) ou quanto quer gastar durante toda a campanha (orçamento vitalício).

Tenha em mente o seguinte: quanto mais você investir, mais pessoas será capaz de alcançar. E vice-versa. 

Uma vez definido o orçamento, é hora de decidir a data de início e de término da sua campanha. 

Clicando em “Mostrar opções avançadas”, você vai ver o menu “Programação de Anúncios”. Ele tem uma função interessante: você pode usá-lo para definir quando os seus anúncios serão veiculados.

É possível veicular anúncios o tempo inteiro (24h por dia) ou selecionar horários específicos para fazer isso, algo que pode ser interessante se você conhece bem o comportamento do seu público na internet.

Fique de olho: você precisa configurar uma forma de pagamento antes de dar o pontapé inicial na sua campanha. Para fazer isso, basta clicar na engrenagem  (canto superior direito) e selecionar a opção “Configurações de pagamento”

Passo 7: escolher o formato do anúncio 

Essa é (na nossa opinião) a parte mais legal de criar anúncios para o Instagram. É aqui que você libera a sua criatividade, podendo usar diferentes formatos para atrair o seu público. 

Até a publicação deste artigo, esses são os formatos que você pode usar para anunciar no Instagram:

  • Carrossel (sequência de imagens ou vídeos)
  • Imagem ou vídeo único 
  • Coleção (grupo de itens que aparecem em tela cheia)
tutorial que ensina como anunciar no Instagram Ads

Para continuar o tutorial, escolhemos a opção “Imagem ou vídeo único”, pois é uma das mais utilizadas no dia a dia de quem anuncia no Instagram Ads. Com a opção selecionada, é hora de enviar a imagem ou o vídeo que você quer veicular. 

Uma vez inserida a mídia, você vai conseguir visualizar uma prévia do seu anúncio. É aqui que você insere o texto da legenda, a URL de destino do anúncio e a chamada para ação da promoção. 

O Instagram tem mais de 10 opções de chamadas para ação. São expressões como “Comprar agora”, “Cadastre-se”, “Fale conosco” e várias outras. Nessa etapa, certifique-se de escolher uma chamada para ação adequada ao conteúdo do anúncio. 

tutorial que ensina como anunciar no Instagram Ads

Preste atenção às dicas do Gerenciador de Anúncios sobre a qualidade e o tamanho dos arquivos de mídia que devem ser utilizados para anunciar na plataforma. 

Tenha em mente que enviar mídias em tamanhos errados vai ocasionar a exibição incorreta dos seus anúncios. Falaremos mais sobre isso logo adiante, continue lendo e confira!

Diretrizes de imagens, vídeos e legendas

As imagens, vídeos e textos compartilhados no Instagram precisam seguir algumas diretrizes já estabelecidas pela plataforma. 

Você provavelmente já deve ter se deparado com essas limitações. Quem nunca tentou publicar uma foto que saiu cortada ou inseriu muito texto na legenda, não é? 

Só que esses “erros” (perdoáveis nos perfis pessoais) não caem bem em anúncios de empresas. 

Para evitar que você tenha problemas com isso, reunimos algumas boas práticas que você deve adotar na hora de inserir imagens, vídeos e textos nos seus anúncios. Confira!

Imagens

Resoluções e formatos

  • Formato quadrado

Resolução mínima de 600 x 500 e máxima de 1936 x 1936

  • Paisagem 

Resolução mínima de 600 x 315 e máxima de 1936 x 1936

  • Vertical 

Resolução máxima de 600 x 750 e máxima de 1936 x 1936

Texto nas imagens

Facebook e Instagram preferem que os anúncios contenham menos de 20% de texto na imagem. É considerado texto da imagem tudo aquilo que está escrito na arte do seu anúncio — inclusive o logotipo da empresa. 

Anúncios com pouco mais de 20% de texto tendem a ter um desempenho ruim. Já anúncios com muuuito mais de 20% correm o risco de não serem veiculados. 

O próprio Facebook disponibiliza uma ferramenta para quem quer verificar a quantidade de texto nas imagens antes de criar um anúncio. Clique aqui para acessar!

Vídeos

  • O tamanho máximo do arquivo de vídeo é de até 4 GB 
  • Os vídeos para anúncios no feed podem ter até 120 segundos
  • O ideal é que seus vídeos tenham menos de 15 segundos e sejam legendados (a plataforma pode gerar legendas automáticas ou você envia um arquivo separado com as legendas)

Legenda da publicação

  • Os textos das legendas de anúncios no Instagram podem ter comprimento de até 2.200 caracteres
  • Não insira links na legenda, o espaço correto para isso é o campo “URL do site” 

Use o Pixel do Facebook para tornar seus anúncios mais eficazes

Agora que você já sabe como anunciar no Instagram, queremos falar sobre um recurso que pode aumentar bastante a eficácia das suas campanhas publicitárias. É o Pixel do Facebook.

O pixel é um código que você cola dentro da estrutura do seu site. A função dele é monitorar as ações executadas pelos visitantes. 

Funciona mais ou menos assim: cada pessoa que acessa o seu site é “carimbada” pelo pixel. Com isso, você consegue saber quais foram as ações dela enquanto navegava. 

É possível saber se o visitante adicionou um produto ao carrinho e não comprou, por exemplo.

Você pode usar os dados coletados pelo pixel para criar campanhas direcionadas especificamente para quem esteve em alguma página no seu site. 

Com certeza você já foi impactado pelo pixel do Facebook em algum momento. Sabe quando você abandona um produto no carrinho de uma loja virtual e, de repente, ele começa a aparecer para você no Facebook e no Instagram?

Isso acontece porque o lojista instalou o pixel no código do site da loja e está usando os dados coletados para gerar anúncios mais eficazes!

Aproveite e confira como instalar o pixel do Facebook no seu site!

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Ufa! Você precisou ler bastante para chegar até aqui, não é? Muito obrigado pela atenção! Esperamos que o conteúdo tenha sido útil de alguma forma! 

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