Transportadoras do Melhor Envio: como fazer a postagem

“Comprei a etiqueta de frete. E agora?” Essa é uma pergunta comum entre os clientes do Melhor Envio. Normalmente, é preciso ir até uma unidade da transportadora escolhida, como uma agência dos Correios, por exemplo. Mas, em algumas situações, você também pode optar pela coleta domiciliar, quando o serviço estiver disponível. 

Para acabar de vez com as suas dúvidas, continue a leitura e veja como realizar a postagem das encomendas na transportadora escolhida no Melhor Envio!

Como você já sabe, aqui no Melhor Envio é possível fazer a cotação simultânea de frete com diferentes transportadoras. 

Contudo, é sempre bom lembrar que o nosso papel é fazer a intermediação entre o lojista e a empresa de transporte. Ou seja, em nenhum momento o Melhor Envio tem contato com a sua encomenda. Todo o caminho que ela percorre é de responsabilidade da transportadora escolhida, desde a postagem até a entrega.

Isso quer dizer que você não precisa se preocupar se o Melhor Envio é perto ou longe de você, ou saber como faz para nos entregar o pacote! Aliás, é até legal esclarecer que o Melhor Envio não tem endereço físico para entrega dos fretes gerados na plataforma.

💡 Leia o nosso artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o Melhor Envio.

Onde posso postar minha encomenda com a transportadora escolhida?

transportadora melhor envio
Imagem: Freepik

Depois de gerar a etiqueta de frete no Melhor Envio, você deve realizar a postagem na transportadora. Veja quais são as alternativas em cada empresa:

👉 Correios – Postagem realizada em qualquer unidade da empresa

👉 Jadlog – Postagem realizada na unidade escolhida na compra da etiqueta de frete

👉 Via Brasil – Coleta domiciliar sem custo extra para cliente no Melhor Envio 

👉 Azul Cargo Express – Postagem realizada na unidade escolhida na compra da etiqueta de frete

👉 LATAM Cargo – Postagem realizada no terminal de cargas do aeroporto escolhido na compra da etiqueta de frete

Ainda ficou com dúvidas? Sem problemas! Continue a leitura e veja detalhes sobre como postar as encomendas dos fretes gerados no Melhor Envio em cada uma das transportadoras parceiras.

Transportadoras: como postar as encomendas nos Correios

Após preparar a embalagem e colar a etiqueta de frete, você deve levar a encomenda na agência dos Correios de sua preferência! Sim, qualquer uma! Fácil, não é?

Mas vale um alerta. O CEP de origem do envio é uma das informações consideradas no cálculo de frete. Logo, se a postagem for realizada em uma agência que esteja em outra faixa de CEP daquela informada na geração da etiqueta de envio, o valor final pode sofrer alguma alteração. 

Contudo, se isso acontecer, pode continuar com a postagem normalmente, já que a diferença (para mais ou para menos) vai ser compensada na própria plataforma do Melhor Envio. Ah, e não precisa pagar nada na agência, ok?

Neste link você encontra o mapa de unidades dos Correios

👀 OBS.: o mapa mostra as Agências de Correios (AC), Agência de Correio Franqueada (AGF) e Agência de Correio Comercial (ACC). As encomendas geradas no Melhor Envio NÃO são aceitas nas ACC. Mas não precisa se preocupar, elas representam uma parte bem pequena dos locais indicados.

💡 Encontre mais informações sobre como funciona o envio de encomendas nos Correios no nosso artigo sobre as transportadoras do Melhor Envio ou na nossa Central de Ajuda

Aproveite, também, para ver o nosso vídeo com um passo a passo para gerar uma etiqueta dos Correios no Melhor Envio:

Tem serviço de coleta nos Correios?

As etiquetas de frete dos Correios com o Melhor Envio não incluem coleta domiciliar. 

Contudo, o lojista pode verificar essa possibilidade diretamente com a agência franqueada com a qual costuma trabalhar. Mas atenção: essa negociação é realizada entre cliente e agência, que vai definir as condições do serviço, como pagamento ou mesmo uma quantidade mínima de encomendas (exigência que o Melhor Envio não tem!).

Outro ponto importante é que, caso o serviço de coleta seja combinado, é interessante ter uma segunda via da etiqueta ou nota fiscal assinada pelo atendente que vai buscar a encomenda, para servir como um “comprovante de entrega”. Esse detalhe pode facilitar a resolução de algum problema que ocorra entre a coleta e a postagem de fato do objeto, já que nesse caminho a encomenda não é rastreada.

Lembre-se que o Melhor Envio tem um time de especialistas pronto para oferecer suporte em situações de atraso, extravio ou avaria do pacote. Porém, o processo de rastreamento do objeto tem início quando a encomenda entra no fluxo de entrega, ou seja, a partir da postagem

A etiqueta de frete do Melhor Envio me libera da fila dos Correios?

Sim, você pode deixar o objeto com a etiqueta de frete do Melhor Envio no balcão dos Correios, sem pegar fila! Mas, antes de optar por essa alternativa, fique de olho em alguns detalhes.

correios melhor envio
Imagem: Freepik

Ao gerar uma etiqueta de frete dos Correios pelo Melhor Envio, o lojista usa um contrato firmado entre nossa plataforma e a transportadora. Este contrato representa algumas vantagens, como valores exclusivos (por conta da grande quantidade de envios que realizamos) e um “atendimento VIP” nas agências. 

Isso quer dizer que sim, a etiqueta de frete do Melhor Envio permite que você deixe o objeto no balcão para que a postagem seja finalizada, sem necessidade de esperar na fila. Sem dúvidas, uma ótima notícia para agilizar o despacho das encomendas, certo?

É claro que, quando for mais conveniente, você pode aproveitar essa vantagem! Porém, lembre-se que, nesse caso, você não vai pegar o comprovante de postagem, que é entregue nos atendimentos. 

Mas por que estamos falando isso? Para te dar um dica extra! Imagine a seguinte situação:

Você deixou sua encomenda no balcão, sem esperar o comprovante. Ótimo, economizou tempo. Porém, dois ou três dias depois, esse objeto ainda não aparece no rastreamento como “Postado”. O que fazer?

Claro que você pode entrar em contato com o Melhor Envio para saber o que aconteceu. Mas uma forma que muitas vezes se mostra mais eficiente é entrar em contato diretamente com a agência onde o objeto foi entregue, principalmente se ela for de fácil acesso para você. Afinal, imprevistos acontecem, e pode ser que sua encomenda ainda esteja por lá, aguardando a postagem.

🔴 Importante: se o problema ocorrer APÓS o objeto entrar no fluxo de rastreamento, entre em contato diretamente com o Melhor Envio, ok? Dessa forma podemos centralizar os atendimentos referentes ao seu caso e buscar a solução!

Transportadora: como postar as encomendas na Jadlog

Com a Jadlog é preciso ter uma atenção extra desde a geração na etiqueta de fretes no Melhor Envio, antes mesmo de realizar o pagamento.

Isso porque, para finalizar o processo, é preciso escolher uma unidade de postagem. E, para ajudar em um pedido de suporte futuro sobre aquela encomenda, o ideal é que a postagem seja realizada na unidade selecionada durante a geração da etiqueta de frete.

Você encontra as unidades da Jadlog nestes links:

👉 Mapa do Melhor Envio com as unidades da Jadlog

👉 Encontre a unidade da Jadlog mais próxima de você

Porém, se você tiver algum imprevisto e precisar entregar o pacote em outra unidade da Jadlog, sem problemas! Mas, nesse caso, lembre-se de guardar a informação sobre o local, ok?

Outro ponto importante sobre a Jadlog é que nem sempre a unidade de postagem vai emitir um comprovante de postagem do envio realizado. Mas não precisa se preocupar, pois já preparamos um documento para você ter essa confirmação.

print do comprovante de postagem transportadora jadlog no melhor envio

Aqui você encontra um modelinho de Comprovante de Postagem da Jadlog com o Melhor Envio, ou seja, a confirmação de que você despachou a encomenda naquela determinada unidade.

O modelinho é bem simples. Após a impressão, é só preencher os campos solicitados, com a descrição do item e o código de rastreamento. Ao finalizar a postagem, peça para o atendente assinar o documento.

🔴 ATENÇÃO: caso a unidade se recuse a assinar o comprovante, entre em contato conosco, já que esse procedimento foi um acordo entre o Melhor Envio e a Jadlog, ok?

Mas a escolha de usar ou não o documento é sua! Pode deixar que ele não é obrigatório, e as cargas que não estão acompanhadas do comprovante seguem o fluxo normal de envio.

Veja como gerar uma etiqueta de frete da Jadlog no Melhor Envio neste vídeo do nosso Canal do Youtube:

💡 E saiba mais detalhes sobre como postar uma encomenda na Jadlog no artigo sobre as transportadoras do Melhor Envio.

Tem serviço de coleta na Jadlog?

As etiquetas de frete da Jadlog com o Melhor Envio não incluem coleta domiciliar. 

Contudo, a dica que demos sobre os Correios vale aqui também. Ou seja, você pode negociar este serviço diretamente com a unidade com a qual costuma trabalhar.

Mais uma vez, todos os detalhes deste acordo ficam entre você e a filial da transportadora, desde as condições da realização da coleta até o pagamento. Nada disso vai passar pelo Melhor Envio.

E, como dissemos, é interessante ter uma cópia extra da nota fiscal ou etiqueta de frete assinada pelo atendente que vai buscar a encomenda no seu endereço, para ajudar a resolver alguma ocorrência futura.

Transportadoras:  como postar as encomendas na Via Brasil

Vamos começar com uma boa notícia? As etiquetas de frete da Via Brasil geradas no Melhor Envio incluem a coleta da encomenda no endereço de remetente informado

via brasil no melhor envio
Imagem: Freepik

No momento que você imprime a etiqueta de envio, o agendamento para essa coleta é feito para o dia útil seguinte, de forma automática! Ou seja, é só você finalizar o processo aqui na plataforma e aguardar um representante da transportadora no próximo dia útil. Maravilha, não é?!

Mas isso também pede alguns cuidados! Primeiro, vamos falar quais são eles, e depois explicar o motivo desses avisos.

O primeiro cuidado é ter certeza de que as informações sobre o remetente estão bem certinhas.

O segundo, garantir que tenha alguém no local para receber a coleta da Via Brasil! Lembre-se que o agendamento é automático, realizado no momento da impressão da etiqueta de frete no Melhor Envio. 

Então, digamos que você faça a geração deste frete hoje, mas sabe que não vai poder esperar a coleta amanhã. O que fazer? 

Nesse caso, o mais indicado é esperar para realizar a impressão da etiqueta de envio! Após a compra do frete, você tem até 7 dias corridos para imprimir o documento. Deixe para finalizar o processo quando puder aguardar a coleta no dia seguinte. Fácil!

Outro ponto importante é deixar o pacote já embalado, pronto para o envio, com direito à lacre e etiqueta de frete posicionada em local visível. Isso porque não é possível prever qual será o horário da coleta. Logo, é melhor garantir que esteja tudo resolvido quando o atendente da transportadora chegar, com calma e sem correria, garantindo que seu produto esteja bem embalado!

Ah, aproveite para ver 12 dicas sobre como embalar os produtos no e-commerce no nosso vídeo!

Nota fiscal é exigência dos envios realizados pela Via Brasil

🔴 ATENÇÃO: a Via Brasil só realiza envios acompanhados de nota fiscal modelo 55. No momento da coleta, é necessário entregar 2 cópias da nota fiscal ao funcionário da transportadora. 

A primeira via deve estar presa na embalagem, dentro de um saco plástico do tipo canguru. Já a segunda via precisa estar afixada na caixa, mas fora do saco plástico. Esta cópia será usada para verificação realizada pela Via Brasil, que vai conferir se os dados da nota são os mesmos indicados na etiqueta de frete. Caso seja encontrada alguma divergência entre as informações, o colaborador da transportadora está autorizado a não concluir a coleta. 

💡 Você encontra mais informações sobre as exigências da Via Brasil na Central de Ajuda do Melhor Envio. Aproveite para conferir, também as restrições da transportadora.

Evite cobranças extras

Mas por que tantos avisos sobre a postagem do frete na Via Brasil? Para evitar que a sua entrega saia mais cara do que o necessário. Ninguém aqui quer que você saia no prejuízo!

Mas, para que isso seja realmente um benefício, é importante evitar três situações: coleta frustrada, reentrega ou devolução. Veja o que elas são:

Coleta frustrada 

A transportadora tenta fazer a coleta da encomenda no endereço indicado na etiqueta de frete, mas não consegue. Isso pode acontecer quando o local informado não é encontrado, quando não tem ninguém no endereço para esperar o colaborador da empresa ou quando o pacote não está pronto para envio. Nesse caso, a Via Brasil pode cobrar uma taxa mínima, baseada no trecho do frete.

Reentrega

A transportadora não consegue concluir uma entrega e precisa fazer uma outra tentativa em data diferente. Também pode ser ocasionada por erro no endereço do destinatário ou na ausência de alguém para receber a encomenda. Nesse caso, a Via Brasil pode cobrar uma taxa de 50% do valor do frete.

Devolução

Mesmo depois de mais tentativas, a transportadora não consegue entregar o pacote ao destinatário. Nesse caso, o objeto entra em processo de devolução, de volta ao remetente, e a Via Brasil pode cobrar uma taxa de 100% do valor do frete.

Vale até lembrar o que você precisa fazer para evitar estes problemas, certo? Aqui vai:

Confira se as informações de endereço de remetente e destinatário estão corretas

Certifique-se que, no dia seguinte à geração de etiqueta de frete, terá alguém para esperar pela coleta da Via Brasil

Veja o nosso vídeo com um passo a passo para gerar a etiqueta de frete da Via Brasil:

💡 E tenha mais informações sobre a empresa no nosso artigo sobre as transportadoras parceiras do Melhor Envio.

Transportadoras: como postar as encomendas Azul Cargo Express

Para realizar a postagem na Azul Cargo Express, é preciso levar sua encomenda na unidade selecionada durante a geração da etiqueta de frete ou em qualquer outra unidade no mesmo estado que a agência selecionada. Você pode encontrar a unidade mais próxima neste link.

Ao fim do atendimento, a Azul Cargo Express vai emitir o DACTE – Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico – com as informações sobre o seu envio.

🔴 Atenção: caso discorde das medidas apresentadas pela transportadora, é preciso fazer a contestação imediatamente. Caso contrário, você pode perder o direito aos reajustes de medidas. Por isso, confira tudo direitinho, ok?

Um ponto de atenção nos envios realizados pela Azul Cargo Express é que a embalagem deve chegar aberta na unidade, ou de forma que elas possam ser abertas no momento da postagem. 

Por trabalhar com transporte aéreo, a empresa tem regras rígidas de fiscalização e segurança, e por isso deve conferir os objetos. Pelo mesmo motivo, a transportadora tem o direito de recusar uma encomenda caso ela não respeite as restrições e condições impostas pela companhia.

💡 Na nossa Central de Ajuda, você confere quais são as restrições de envio da Azul Cargo Express.

Além da etiqueta de frete, também é preciso que a encomenda esteja acompanhada por nota fiscal – ou declaração de conteúdo, caso o envio não tenha fins comerciais – e pela minuta impressa.

Tem serviço de coleta na Azul Cargo Express?

As etiquetas de frete da Azul Cargo Express com o Melhor Envio não incluem coleta domiciliar. 

Porém, mais uma vez, é possível entrar em contato com a unidade mais próxima e verificar a disponibilidade deste serviço. Apenas lembre-se que qualquer acordo neste sentido envolve apenas você e a transportadora, ou seja, não tem nenhuma participação do Melhor Envio, nem mesmo em relação ao pagamento da coleta.

E, é sempre bom reforçar, ao optar por fechar uma parceria de coleta, tenha uma cópia extra da etiqueta de frete ou da nota fiscal e peça ao responsável por essa parte do transporte assinar. Desta forma, você tem um comprovante de que o objeto foi entregue à transportadora. 

Verifique, também, se é preciso que a carga seja coletada aberta, ou se essa verificação é feita no momento da coleta, pelo funcionário responsável.

Além disso, tenha em mente que esse procedimento pode interferir na conferência de envios, já que o remetente não estará presente no balcão de atendimento durante a postagem do pacote. Sendo assim, não vai ser possível contestar as medidas apresentadas pela transportadora.

Confira nosso vídeo sobre como gerar uma etiqueta da Azul Cargo Express no Melhor Envio.

Transportadoras: como postar encomendas na LATAM Cargo

A postagem de encomendas com a LATAM Cargo deve ser realizada na base de operações escolhida durante a geração da etiqueta de frete: Congonhas ou Guarulhos. 

Ambas funcionam no terminal de carga do aeroporto escolhido. Por isso, é preciso levar um documento de identificação e seguir um procedimento de autorização para entrar nas bases de operação da transportadora. Mas não é nada complicado, olha só:

✔ Ao chegar no terminal de carga do aeroporto selecionado na geração da etiqueta de frete, procure pelo totem da LATAM Cargo.

✔ Passe o código de barras exibido na etiqueta de frete ou na minuta gerada no Melhor Envio no leitor e escolha a opção “JÁ TENHO UMA E-MINUTA”. O número do código também pode ser inserido manualmente.

etiqueta de frete latam cargo melhor envio

✔ Será gerada uma senha de atendimento no balcão. Aguarde a sua senha ser chamada pelo atendente da transportadora e finalize a postagem.

✔ Ao fim do atendimento, a LATAM Cargo vai entregar o DACTE, confirmando as informações e a postagem do envio realizado.

Assim como a Azul Cargo Express, a LATAM Cargo também trabalha com transporte aéreo. Logo, seu envio está sujeito a regras rígidas de segurança e fiscalização. Certifique-se de seguir as recomendações da empresa, para evitar problemas com a sua encomenda.

💡 Não deixe de conferir as restrições de envios da LATAM Cargo na Central de Ajuda do Melhor Envio.

Tem serviço de coleta na LATAM Cargo?

Não, a transportadora não realiza este serviço. É necessário levar a encomenda até a base selecionada na geração de etiqueta de frete gerada no Melhor Envio.

Regras e dicas gerais sobre postagens de encomendas nas transportadoras parceiras do Melhor Envio

Deu para perceber que cada uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio tem regras e processos específicos nas postagens das encomendas. Contudo, algumas dicas valem para todas elas:

Nota fiscal ou declaração de conteúdo

Com exceção da Via Brasil, as demais transportadoras aceitam envios acompanhados por nota fiscal ou declaração de conteúdo. 

Porém, as empresas têm o direito de rejeitar um objeto acompanhado por declaração de conteúdo se suspeitar que aquele envio faz parte de uma relação comercial ou achar que vai ter problemas com fiscalização 

Além disso, as regras para indenização por extravia ou avaria da carga são diferentes para envios realizados com nota fiscal ou declaração.

💡 Você encontra os detalhes sobre quando usar qual documento no artigo Nota fiscal e declaração de conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber.

💡 Veja também: Declaração de Conteúdo: o que é? Para que serve? Como fazer?

Tenha sempre o comprovante de envio/entrega nas transportadoras

Para fins de segurança e suporte, é super importante que você acompanhe cada passo dos seus fretes.

Aqui no Melhor Envio, nós podemos fazer o rastreamento do pacote durante todo o fluxo de envio, desde a postagem da encomenda até a entrega no destinatário. Aliás, você também pode ficar de olho neste percurso. É só digitar o código de rastreamento informado no momento da postagem no Melhor Rastreio, serviço exclusivo da nossa plataforma.

melhor rastreio

Porém, como avisamos antes, não temos como acessar informações sobre a encomenda antes da postagem ser realizada. Isso pede cuidado maior, principalmente, em casos de coleta domiciliar combinadas sem a intermediação do Melhor Envio, ou seja, com qualquer uma das transportadoras que não seja a Via Brasil.

Por isso reforçamos a indicação de ter uma via extra da etiqueta de frete ou da nota fiscal e pedir que o responsável por esta coleta confirme o recebimento da carga. Com isso você tem mais uma informação que pode ser útil se houver a necessidade de suporte.

🔴 E mais um último aviso: quando esse suporte se fizer necessário APÓS a postagem, seja para localização do objeto ou indenização, entre em contato diretamente com o Melhor Envio. Temos uma equipe preparada especialmente para lidar com estas situações.

📩 contato@melhorenvio.com

📩 https://www.facebook.com/MelhorEnvio

📩 https://www.melhorenvio.com.br/

Contudo, se for preciso localizar um objeto antes da postagem, o mais indicado é entrar em contato diretamente com a unidade responsável pela coleta ou entrega no balcão. 

Como os fretes gerados com a Via Brasil pelo Melhor Envio incluem a coleta domiciliar, ocorrências com a transportadora podem ser direcionadas ao nosso time de suporte em qualquer uma das etapas.

💡 Saiba mais sobre suporte e indenizações do artigo Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço?

Atenção às restrições de transporte

Além de problemas com a documentação exigida, qualquer uma das transportadoras pode recusar objetos que não respeitem as restrições de envios. Por isso é bom guardar os links que falam o que pode e o que não pode ser enviado em cada uma das empresas:

📍 Restrições de envios nos Correios

📍 Restrições de envios na Jadlog

📍 Restrições de envios na Via Brasil

📍 Restrições de envios na Azul Cargo Express

📍 Restrições de envios na LATAM Cargo

Cadastre-se no Melhor Envio

O Melhor Envio permite que você faça cotação de frete simultânea em diferentes transportadoras. Assim você economiza tempo ao escolher os melhores prazos e condições para realizar as entregas da sua loja online.

Além disso, você encontra uma série de ferramentas que deixam a gestão de fretes do e-commerce bem mais eficientes, e ainda conta com o suporte do nosso time especializado em logística.

E tudo isso sem precisar pagar mensalidades ou ter um número mínimo de envios! Você só paga pelos fretes que gerar na plataforma.

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