Em um primeiro momento, montar uma loja virtual própria pode parecer um investimento alto de custo, tempo e conhecimento técnico. Mas não precisa ser assim! Felizmente, uma plataforma de e-commerce facilita, e muito, todos esses fatores.
As plataformas de e-commerce oferecem todas as ferramentas necessárias para criar e gerenciar a sua loja online. Mais do que montar o site que os clientes vão acessar, as plataformas garantem a base de operações para o negócio, com tudo o que o lojista precisa para otimizar cada processo das vendas.
Só para você ter uma ideia, aqui vão algumas das ferramentas disponíveis em plataformas de e-commerce:
✅ Criação da loja virtual com cadastro de produtos, fotos, preços e descrições
✅ Gerenciamento e acompanhamento de vendas realizadas e estoque
✅ Configuração de diferentes meios de pagamento
✅ Ferramentas de relacionamento com os clientes
✅ Relatórios sobre vendas e produtos
✅ Apoio à gestão de logística e frete da loja online
Bem legal, não é? Atualmente, o mercado brasileiro conta com diversas opções de plataformas de e-commerce. Estamos aqui para te apresentar uma delas, a Nuvemshop.
👉 Já vende em outros canais do e-commerce, mas acha que está na hora de partir para sua própria loja online? Leia o nosso artigo: Como saber quando é a hora de abrir sua loja virtual?
Navegação rápida
O que é a Nuvemshop?
A Nuvemshop foi criada em 2010 na Argentina, e chegou ao Brasil um pouquinho depois, no ano de 2012. Hoje são mais de 60 mil lojas virtuais cadastradas na plataforma de e-commerce, com planos que garantem as funcionalidades necessárias para negócios de diferentes tamanhos, de pequenas a grandes lojas online.
Entre as principais vantagens da plataforma, estão a personalização da identidade visual da loja online, usabilidade descomplicada e inúmeras integrações que deixam cada etapa do dia a dia bem mais simples.
Um ponto legal é que a Nuvemshop também aposta na escalabilidade do seu negócio, ou seja, deixa tudo encaminhado para quando você precisar aumentar o volume de vendas e a complexidade do gerenciamento.
Quer saber se a Nuvemshop é uma boa opção para sua loja virtual? Continue a leitura e conheça os principais recursos da plataforma de e-commerce.
Nuvemshop é boa? Veja as funcionalidades da plataforma de e-commerce
Como dissemos, a plataforma de e-commerce Nuvemshop acompanha todos os passos da sua loja online, desde a criação do site até o contato com os clientes. Mas como ela funciona, de fato, na rotina do seu e-commerce?
Separamos suas principais funcionalidades em diferentes etapas, olha só:
Montando a sua loja com a Nuvemshop
Este é, provavelmente, o primeiro contato do lojista virtual com a plataforma de e-commerce: a criação da loja virtual. Aqui a principal vantagem é não partir do zero ao desenvolver o site do e-commerce, já que você encontra uma série de templates e facilidades nas configurações das ferramentas.
Mas isso não significa que sua loja online não vai ter personalidade! Com a Nuvemshop, você tem ferramentas para criar toda a identidade visual da loja, com direito a layout e logo personalizados, do jeitinho que você preferir.
Depois de definir o visual, o sistema permite o cadastro fácil dos produtos, com fotos, descrições, alternativas de cores ou tamanhos, e, claro os preços.
E não esqueça de facilitar a vida do seu cliente! Para isso, uma dica é usar a plataforma para separar os produtos por categorias e filtros, tornando a navegação simples e intuitiva.
👉 Uma informação bem importante é que os sites criados na Nuvemshop são otimizados para navegação mobile, ou seja, em tablets e smartphones. Lembre-se que, atualmente, boa parte do público usa o celular para fazer compras pela internet, e você deve garantir que essa navegação em telas menores seja tão agradável quanto no computador.
Gestão de vitrines, produtos e estoque
A criação do site e o cadastro dos itens vendidos são só os primeiros passos na loja virtual. Depois disso, a Nuvemshop permite que você faça toda a gestão dos produtos, realizando ações em massa ou individuais, como aplicação de promoções ou mesmo inclusão e exclusão dos itens.
O lojista também pode acompanhar os produtos em estoque, com direito a alerta para quando algum estiver acabando e configuração de aviso para o cliente saber quando estiver disponível novamente.
Integrações com meios de pagamento
Apostar em alternativas de meios de pagamento é essencial para o sucesso da loja online com o público. Afinal, é preciso garantir que o seu cliente vá encontrar a opção mais conveniente para ele.
Pensando nisso, a Nuvemshop oferece integrações com diversos meios de pagamento:
- Débito/Crédito
- PagSeguro (com Checkout Transparente**)
- Mercado Pago
- Wirecard (com Checkout Transparente**)
- PayPal
- PagHiper
- Itaú Shopline
- Cielo
- Transferência ou depósito bancário
** O checkout Transparente, ferramenta disponível na plataforma de e-commerce, permite que o cliente finalize todo o processo de compra sem ser direcionado para outro site. Um detalhezinho que pode ajudar muito a reduzir as taxas de carrinhos abandonados na loja online.
Integração com plataformas de frete
Mais um ponto em que os consumidores online gostam de encontrar opções é no frete e métodos de entrega.
Ao menos duas modalidades devem estar disponíveis: entrega econômica, mais barata, e a entrega expressa, para quem prioriza a agilidade. Mas quanto mais opções, melhor! Desta forma você garante que o cliente vai, mais uma vez, encontrar a alternativa mais conveniente para ele.
Também é legal apostar em diferentes opções de fretes, seja com os Correios ou transportadoras privadas. Desta forma, o lojista tem mais chances de encontrar boas condições nas entregas em situações adversas.
Ao levar sua loja online para a NuvemShop e aproveitar as integrações disponíveis, você tem mais agilidade e eficiência ao encontrar, e oferecer, essas alternativas.
Gestão de negócios e integrações entre canais de vendas
Quem já vende pela internet sabe que a rotina pede atenção a diversos processos. E é claro que fica bem mais fácil quando as informações importantes estão reunidas em um só lugar. Com a Nuvemshop, você pode acompanhar todos os pedidos de compras, organizar as vendas por filtros (por estado, data, meio de envio ou canal de venda) e visualizar o histórico no painel da plataforma de e-commerce.
E não importa o tamanho da sua loja online, ficar de olho nos números é essencial para buscar bons resultados. Nisso, a Nuvemshop ajuda com acompanhamento completo das métricas e dados a que você precisa estar atento:
✅ Produtos mais vistos, vendidos e de melhor faturamento
✅ Estatísticas de conversão do processo de compras
✅ Métricas do Google Analytics
✅ Relatórios diversos sobre a performance da loja online
Ah, uma boa notícia para quem também vende em outros canais além da loja online, como loja física, marketplaces, Facebook e Instagram ou até WhatsApp: as informações sobre vendas de todos estes canais podem ser reunidas na plataforma da Nuvemshop. Assim fica bem mais fácil ver o seu negócio como um todo, certo?
Outras integrações neste sentido incluem ERPs, HUBs e outros sistemas de gestão.
Ferramentas de marketing e SEO
O site da sua loja online está no ar, as configurações de pagamento, frete e gerenciamento estão prontas e os produtos já podem ser vendidos com sucesso! Beleza, mas como levar o público até o e-commerce?
É aí que entram as ferramentas de marketing e SEO oferecidas pela Nuvemshop, que vão te ajudar a atrair os clientes certos, seja para o site ou para os perfis das redes sociais. Aqui você pode escolher entre trabalhar com tráfego orgânico, pago ou com uma mistura das duas coisas.
👉 Atenção! Para atrair o público, capriche em alguns pontos da loja online, como título e descrição dos produtos, URLs e imagens! A Nuvemshop tem algumas ferramentas para te ajudar, mas você pode ver mais dicas de marketing no artigo: SEO para loja virtual: Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego e vender mais.
Veja alguns dos recursos da plataforma:
✅ Recuperação de carrinhos abandonados
✅ Otimização de SEO
✅ Cupons de desconto, promoções e banners
✅ Captação de rastreamento e contatos dos clientes
✅ Criação de campanhas de e-mail marketing com segmentação de público
✅ Criação de páginas de conteúdo
✅ Contato e atendimento ao consumidor por chat online, WhatsApp, redes sociais e e-mail
Quais as opções de planos da Nuvemshop
Deu para perceber que as possibilidades com a plataforma de e-commerce Nuvemshop são muitas. Contudo, elas variam de acordo com o plano contratado.
Mas, antes de falar sobre eles, vamos ver alguns pontos importantes:
👉 O administrador da loja virtual pode autorizar o acesso de diferentes usuários, com permissões personalizadas
👉 Vendas, acessos e produtos cadastrados são ilimitados em qualquer plano
👉 Todos os planos incluem otimização da loja online para navegação mobile
👉 Os planos também incluem acesso ao sistema de gestão por aplicativo para Android e iOS
👉 Todas as alternativas incluem certificado de segurança SSL
👉 Os planos Impulso, Influência e Escala permitem a configuração de um domínio próprio (www.sualoja.com.br)
Agora sim! A plataforma oferece três alternativas de planos premium: Impulso, Influência e Escala, que variam em valor de assinatura, taxa por venda concluída e no acesso a ferramentas mais complexas, que são:
- Google Shopping e Acesso ao código-fonte HTML/CSS/JS – disponível nos planos Influência e Escala
- Múltiplos idiomas e moedas para vendas internacionais – disponível apenas no plano Escala
- Suporte em horário comercial via WhatsApp após primeiro pagamento – disponível apenas no plano Escala
Já as funcionalidades que falamos até aqui estão presentes nestas três alternativas.
A Nuvemshop oferece, ainda, o plano Básico, com taxa mensal mais baixa, mas que deixa de fora algumas das vantagens apresentadas, como customização do layout, uso de domínio próprio, alguns meios de pagamento e inclusão de ações promocionais. Contudo, é uma boa opção para quem está começando agora no mercado e ainda não pode arcar com custos fixos mais altos.
Ah, é legal saber que estes planos são escaláveis. Ou seja, você pode fazer upgrades para opções mais avançadas à medida em que sua loja online cresce no número de acessos, vendas e faturamento. Desta forma, você tem sempre o plano certo para o tamanho do e-commerce.
Melhor Envio e Nuvemshop: integração para gestão de fretes eficiente na plataforma de e-commerce
Nós, aqui do Melhor Envio, sabemos da importância em unificar as informações e facilitar a gestão dos negócios. Por isso temos uma integração nativa com a Nuvemshop, desenvolvida para otimizar a rotina de logística e entregas da sua loja online.
A primeira vantagem da integração com a plataforma de e-commerce é que os seus clientes podem fazer o cálculo do frete sem sair da loja online. Afinal, quanto mais completas forem as informações oferecidas, maiores as chances da compra ser finalizada com sucesso.
Já o lojista conta com a automatização de toda a logística de entregas em um único lugar. Ao realizar a integração entre o Melhor Envio e a Nuvemshop, você tem acesso ao painel Minhas Vendas, que sincroniza os pedidos do e-commerce com a nossa plataforma.
Assim, além do cálculo de fretes com as transportadoras escolhidas, você tem informações integradas automaticamente, reduzindo as chances de erros no valor final das entregas. Ações como conferir pedidos, cotar fretes e gerar etiquetas ficam bem mais rápidas, otimizando o processo de toda a loja virtual.
Ou seja, essa parceria entre Melhor Envio e Nuvemshop permite que você possa visualizar e administrar a demanda de entregas como um todo, e não caso a caso.
Veja outras vantagens de integrar o Melhor Envio com a sua loja virtual na Nuvemshop:
✅ Cotação de frete com as transportadoras parceiras do Melhor Envio
✅ Sincronização de pedidos da loja virtual com o gerenciamento de fretes no painel Minhas Vendas
✅ Automatização da gestão de logística
✅ Mais alternativas de fretes com Correios e transportadoras privadas em condições exclusivas, sem depender de contratos individuais
✅ Monitoramento inteligente dos envios com o Melhor Rastreio
✅ Abertura de pedido de indenização automatizada
✅ Uma informação bem importante: todas as ferramentas e vantagens do Melhor Envio são gratuitas! Pode ficar tranquilo, não é preciso arcar com mensalidades, contratos pagos ou número mínimo de envios. Você só paga pelos fretes que gerar!
Como fazer a integração do Melhor Envio com a Nuvemshop
Para ter acesso às ferramentas completas, o processo deve ser feito em duas etapas: na plataforma do Melhor Envio e na Nuvemshop.
- No melhor Envio
Com estes passos, você poderá importar os pedidos da loja virtual na Nuvemshop para a plataforma do Melhor Envio, agilizando a geração de etiquetas de frete. Contudo, isso não faz com que o cálculo de entrega apareça para os clientes da loja online.
Passo 1: Acesse sua conta no Melhor Envio e, no Painel de Controle, clique em Integrações. Depois, selecione a opção Nuvemshop.
Passo 2: Ao clicar no botão Login, você será direcionado para uma nova tela, onde vai digitar os dados de acesso da sua conta na Nuvemshop.
Passo 3: Com a validação das informações, você vai retornar (automaticamente) ao Melhor Envio, onde poderá visualizar a nova aba Minhas Vendas e as opções de configuração.
Passo 4: Hora de fazer as configurações das entregas! Selecione as transportadoras e serviços com que deseja trabalhar.
Passo 5: Você deve definir um endereço padrão, que pode ser aquele usado no cadastro do Melhor Envio, na Nuvemshop ou o que achar mais conveniente.
Passo 6: Escolha opções de frete, serviços extras que deseja habilitar e padrão de seguro. As alternativas habilitadas ficarão pré-selecionadas para os cálculos. Porém, você pode alterar as opções posteriormente.
🔴 Atenção! Alguns serviços adicionais de transportadoras podem representar uma cobrança extra.
Aqui você também vai autorizar o Melhor Rastreio, serviço de acompanhamento de encomendas gratuito do Melhor Envio. Você pode configurar a ferramenta para receber os códigos de rastreamento na sua conta da Nuvemshop, caso a plataforma tenha autorizado a automação.
Logo depois da configuração de Rastreio, vem o cadastro de pacote padrão. Se possível, insira essas dimensões. Assim, quando um item estiver sem dados de altura, largura, comprimento ou peso no cadastro da Nuvemshop, as informações para o cálculo de frete são preenchidas com o que você definiu como padrão no Melhor Envio.
Passo 7: Após finalizar a configuração, clique em Minhas Vendas para ver a lista de pedidos atualizada.
👉 Para mais detalhes sobre como realizar a integração, confira a Central de Ajuda do Melhor Envio ou nosso vídeo no YouTube com o passo a passo!
- Na Nuvemshop
Agora vamos ver o que deve ser feito para exibir as opções de frete para os clientes da loja virtual, com os mesmos cálculos realizados na Calculadora de Fretes do Melhor Envio.
Passo 1: Mais uma vez, acesse a sua conta no Melhor Envio e selecione Integrações no Painel de Controle. Em seguida, clique em Nuvemshop.
Passo 2: Faça o login na sua conta Nuvemshop e, se necessário, aceite a atualização exibida.
Passo 3: Ao ser encaminhado de volta ao Melhor Envio, clique no botão Configurar Frete na Loja Virtual. Aqui você vai escolher quais serviços e transportadoras serão exibidas no cálculo de frete realizado pelo cliente na loja online.
Passo 4: Você será redirecionado ao painel da conta na Nuvemshop. Ao lado de Melhor Envio, clique em Editar.
🔴 Atenção! Verifique se os produtos estão com pesos e dimensões (da embalagem) cadastrados na loja virtual, para garantir que eles apareçam para os consumidores.
Passo 5: Selecione as transportadoras e tipos de serviços que deseja incluir no cálculo de frete da loja online.
Passo 6: Clique em Salvar Alterações.
Passo 7: Veja se deu tudo certo! Acesse a página de um dos produtos da sua loja online e simule um cálculo de frete. As informações exibidas devem incluir o valor pago pelo cliente e o prazo estimado de entrega.
Agora sim, você e seus clientes podem aproveitar todas as ferramentas do Melhor Envio na loja virtual da Nuvemshop!
👉 Se ficou com alguma dúvida, veja o passo a passo desta integração na nossa Central de Ajuda ou no tutorial da Nuvemshop. Se preferir, entre em contato conosco pelo e-mail contato@melhorenvio.com.
Conheça todas as vantagens do Melhor Envio!
Se você chegou até aqui, viu que o Melhor Envio vai muito além da cotação de fretes! Nosso objetivo é aumentar a competitividade do seu e-commerce, oferecendo condições exclusivas de frete com os Correios e transportadoras privadas.
Depois disso, continuamos com você, desde o gerenciamento dos envios até o rastreamento das encomendas, que podem ser compartilhadas com os clientes! Sem esquecer do suporte com um time completo de especialistas em logística.
👉 Confira o artigo Melhor Envio: o que você precisa saber para começar a usar a plataforma.
Além de só pagar pelas etiquetas geradas na plataforma, você tem diversos meios de pagamento disponíveis.
👉 Você pode ver mais detalhes sobre isso no artigo O que você precisa saber sobre os meios de pagamento no Melhor Envio.
Ah, também temos várias integrações com outras plataformas de e-commerce, marketplaces, HUBs e ERPs, sempre buscando facilitar a rotina da loja online!
👉 Quer saber mais sobre as integrações do Melhor Envio? Leia o artigo: Faça a integração com o Melhor Envio e tenha um frete mais competitivo.
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