Entenda como a versão empresarial do aplicativo faz do WhatsApp Business a ferramenta ideal para conversar com o público e engajá-lo com o seu negócio
Você já pensou em utilizar um meio de comunicação em que os consumidores abrem entre 80% e 90% das mensagens? Agora imagine esse percentual dividido dentro de um público formado por mais de 1,3 bilhão de usuários!
Pense um pouco nos números apresentados pela Resultados Digitais. Esse potencial não o instiga a saber qual canal tem esse alto poder de atração de pessoas?
Podemos garantir que é foi à toa que a empresa referência em marketing digital destaca esses dados entre as vantagens do WhatsApp Business.
Então, continue esta leitura e descubra como o seu negócio pode ser um dos 3 milhões de empresas que alavancam diariamente as vendas através do mensageiro comercial.
O que é WhatsApp Business
O WhatsApp Business é a versão empresarial do aplicativo mensagens – até então usado para conectar amigos e familiares – focada na comunicação entre empresas e clientes.
Por ser um app independente, será necessário instalar a versão WhatsApp Business no smartphone para acessar as funções exclusivas disponíveis. Ainda assim, há como ter as duas contas do mensageiro em um só celular, ou seja, a versão pessoal e a de negócios ao mesmo tempo (conforme iremos demonstrar mais adiante).
Outra boa notícia é que o app comercial também está disponível gratuitamente para download nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.
Quais as vantagens da ferramenta
Bom, mas vamos ao que você pode ganhar com o recurso! O principal benefício em usar o WhatsApp Business no seu negócio é ter um perfil mais amplo da plataforma, graças a uma variedade maior funcionalidades.
São várias vantagens, como você verá ao longo deste artigo, mas o destaque vai para o espaço que permite informar o horário de atendimento, que serve para educar sua audiência.
Com o WhatsApp empresarial, você não ficará mais refém de um mensageiro que o obrigue a estar disponível em tempo integral como na versão comum.
Este diferencial viabiliza, por exemplo, programar uma mensagem instantânea para avisar que o seu e-commerce está aberto das 9h às 18h e que a pessoa pode aguardar para ser atendida em horário comercial.
Este é um avanço e tanto, não é mesmo? Finalmente os empreendedores vão poder ter um descanso e não precisar responder um cliente às 23h30!
E tudo isso em um aplicativo que caiu no gosto do público, como você pode ver abaixo:
Confira os principais benefícios do app para empresas
- Maior credibilidade: deixe claro para o cliente que se trata de uma conta empresarial
- Recursos mais amplos: insira mais dados no perfil como o nome da empresa, o site, o endereço (com mapa) e horário de atendimento
- Automação: configure um bot (robô programado para enviar respostas automáticas) para dar as boas-vindas aos clientes que adicionarem seu perfil, por exemplo
- Abrangência: alavanque suas vendas ao trabalhar com listas de transmissão
- Mensuração: obtenha relatórios com dados de quem recebeu, abriu e clicou nos links anexados nas mensagens enviadas.
Quais as diferenças entre o WhatsApp tradicional e o comercial
Para conseguir ter um poder de atração de clientes tão alto, obviamente, o WhatApp comercial precisa permitir o dinamismo na comunicação com os clientes.
Entre as vantagens voltadas ao marketing estão a criação de respostas-padrão que podem ser emitidas automaticamente para responder perguntas frequentes como o valor dos produtos/serviços, como funciona a entrega e quais as formas de pagamento, por exemplo.
Visualize a seguir como os recursos são realmente mais abrangentes na versão Business em comparação ao perfil pessoal do aplicativo:
WhatsApp Business como estratégia de vendas
Primeiramente, precisa-se ter em mente que um dos principais objetivos do WhatsApp Business está em criar e reforçar laços de confiança com os consumidores.
Sob este foco, é possível elaborar uma estratégia ainda mais eficiente para conversar com os seus potenciais compradores.
Uma delas é poder recorrer à automação de um bot. Afinal, mensagens recorrentes como boas-vindas, alerta de horário de funcionamento e tantas outras podem ser facilmente otimizadas com um robô de atendimento.
Veja a aplicação em um desses casos: “Olá, nosso serviço está indisponível no momento. Por favor, entre em contato durante o horário de funcionamento, a partir das 9h.”
A comunicação será ainda mais assertiva se você incluir um link para o seu site que aponte para os principais produtos, a página da sua loja no Facebook ou para uma landing page na qual o cliente possa cadastrar o e-mail para receber mais informações.
Use o potencial das Listas de transmissão
Lista de transmissão é um recurso do WhatsApp que que possibilita a formação de um catálogo de destinatários pré-determinados para os quais você pode enviar mensagens repetidamente.
Detalhe: diferentemente de um grupo tradicional no WhatsApp (no qual as respostas são compartilhadas entre todos), nas listas de transmissão os retornos do público chegam somente para o gerenciador da lista. Ou seja, você!
Temos aqui algo que vale a pena investir, já que no âmbito empresarial ter listagens com contatos que não precisam ser selecionados a cada nova comunicação caracteriza uma grande sacada para turbinar as vendas.
Forme sua audiência e estabeleça um canal de comunicação
Para implementar a estratégia – que abre um importante canal de comunicação entre sua empresa e o cliente – configure o WhatsApp Business com um texto na mensagem de boas-vindas convidando-o a entrar em uma lista de transmissão.
Entenda abaixo como programar uma chamada para ação (Call to Action/CTA) para instituir suas listas de transmissão:
- A saudação inicial seria algo neste sentido: “Olá, aqui é o Paulo, da loja ABC, obrigado por esta mensagem!”. Já a sequência, pode ser adaptada com diferentes temas relevantes o suficiente para incentivar o consumidor a responder o recado.
- Para exemplificar, sugerimos aqui dois possíveis apelos para complementar o CTA: “Eu tenho uma condição exclusiva sobre o produto XXX, para receber esta e outras promoções semanalmente, responda QUERO.”
- Ou essa outra alternativa: “Eu envio promoções quinzenalmente para os meus clientes, se você quiser receber isso, basta responder com EU QUERO.”
Digamos que o plano deu certo e várias pessoas responderam que desejam receber os conteúdos. E agora?
A partir desse ponto, a proposta é incluir todos os contatos, que demonstraram interesse, em uma lista de transmissão para qual você irá enviar regularmente suas promoções.
Cada lista pode ter até 256 contatos. Já a periodicidade do envio de mensagens a essa rede vai depender do que foi combinado no convite de saudação automática, ok?
Não esqueça de investir em conteúdos de qualidade e reforçar para a sua audiência que se trata de um material exclusivo!
Tenha duas contas diferentes do WhatsApp no aparelho
Se for de seu interesse manter as duas modalidades do aplicativo de mensagens no mesmo celular, pode comemorar! É possível!
Certamente, você já possui a opção tradicional cadastrada com o seu número de telefone. Então, se o smartphone for compatível com dois chips, basta usar o segundo para registrar o perfil comercial da ferramenta.
Porém, se o aparelho tiver apenas uma entrada para chip, também não há problema, pois o WhatsApp Business pode ser validado através de um telefone fixo.
Para isso, basta selecionar que o código de validação seja fornecido via ligação telefônica (para o número fixo que você irá utilizar no cadastro). Fácil!
Invista em conhecimento e qualifique seu negócio
Gostou de saber mais sobre o WhatsApp Business e como a ferramenta pode ser útil para alavancar as suas vendas? Então, por que parar por aqui?
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