Saiba tudo sobre como criar sua loja virtual com WordPress

Criar uma loja virtual se tornou o objetivo de muitas pessoas que desejam começar um negócio online ou de empreendedores que já possuem sua empresa, mas desejam expandir suas vendas e crescer a sua marca.


Com os consumidores se adaptando ao universo online e aproveitando os benefícios das lojas virtuais – como a praticidade e o conforto de fazer compras sem precisar sair de casa -, realizar a venda de produtos e serviços na internet se tornou essencial para o crescimento de negócios.

Porém, no momento de criar uma loja virtual muitas dúvidas podem surgir. Por onde começar a criação? É possível criar uma loja virtual em WordPress? O que é necessário incluir no site do meu e-commerce

Esses são apenas alguns dos questionamentos que rondam a criação de um comércio eletrônico. Pensando neles, resolvemos separar algumas dicas para te ajudar neste momento.

Continue a leitura para saber como criar sua loja virtual com WordPress e expandir o seu negócio! 

Por que utilizar o WordPress?

Para construir sua loja virtual, você precisa escolher uma plataforma para criação do site. Decidimos utilizar o WordPress como exemplo, já que é uma das opções mais escolhidas no mercado. 

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo com código aberto e gratuito, criado por um grupo de desenvolvedores líderes e que conta com uma grande comunidade composta por voluntários. 

A popularidade do sistema tem alguns motivos, como sua facilidade de uso – que permite sua utilização até mesmo para o desenvolvimento de sites mais básicos – e a sua diversidade de aplicações, com várias opções de plugins que podem ser instalados para diferentes necessidades. 

Por ter código aberto, o WordPress pode ser atualizado com frequência para a inclusão de itens de segurança ou novos recursos. Além disso, muitos tutoriais sobre o sistema são facilmente encontrados na internet. Se você tiver alguma dúvida sobre a plataforma, certamente encontrará a resposta

Além disso, o WordPress é opção muito útil para construir uma loja virtual, uma vez que conta com diversos temas predefinidos e adequados para um comércio eletrônico. Seu sistema também oferece plugins que adicionam funcionalidades ideais para vendas online – desde a exibição do produto até o checkout e pagamento. 

Por fim, um outro motivo que faz com que o WordPress seja uma das plataformas mais escolhidas para criação de e-commerces é que ele adaptável, oferecendo controle total sobre o que você faz em sua loja virtual. 

Tudo isso sem taxas contínuas – você terá custo com o sistema apenas se comprar temas ou plugins pagos. Contudo, vale lembrar, custos mensais podem vir da empresa de hospedagem de sites e do registro do domínio. 

Como criar a loja virtual no WordPress

Agora que você já sabe mais sobre o WordPress, aqui estão algumas dicas sobre como montar sua loja virtual na plataforma

1. Escolha o nome do domínio e a hospedagem de sites

A primeira coisa que você deve ter atenção no momento de criar sua loja virtual é escolher seu nome de domínio. Este será o endereço do seu site, ou seja, é o nome de domínio que você digita na barra de endereço do navegador para acessar o site. 

A compra do domínio pode ser feita de diferentes formas. Você pode comprar diretamente no WordPress, em outros sites de domínio como o Registro.br ou com a hospedagem utilizada pelo site. 

Falando em hospedagem, você vai precisar deste serviço para que a sua loja virtual seja disponibilizada na internet. Existem diversas opções de empresas de hospedagem de sites disponíveis no mercado. Portanto, no momento de escolher a ideal para o seu negócio, é importante fazer pesquisas e comparativos com as alternativas. 

Também é legal compreender como funciona o suporte técnico de hospedagens de sites, para que assim você possa fazer a utilização do WordPress na hospedagem ou para solucionar qualquer outro tipo de dúvida técnica. 

2. Escolha e instale o plugin de loja virtual 

O que irá diferenciar sua loja virtual de um site padrão é a venda de seus produtos diretamente no site. Como não existem recursos nativos de comércio eletrônico no WordPress, você precisará adicionar a funcionalidade ao site ao instalar um plugin de loja virtual

Algumas das opções mais utilizadas são:

  • WooCommerce
  • Easy Digital Downloads
  • WP eCommerce

Depois de escolher o plugin que você deseja, é necessário fazer sua instalação no WordPress. 

  • Acesse a seção de “Plugins” e clique em “Adicionar Novo”. 
  • Pesquise o plugin que deseja e clique em Enter. 
  • Pressione “Instalar agora” e a instalação será realizada. 

3. Faça a configuração das páginas dos produtos

Depois da instalação e configuração do plugin, é hora de começar a adicionar seus produtos nas páginas. Cada plugin funciona de forma diferente, mas costumam ser muito intuitivos. 

No mínimo, cada produto adicionado deve ter: 

  • Nome do produto
  • Preço 
  • Imagem
  • Descrição

Se você escolher o plugin WooCommerce, para começar a adicionar seus produtos basta ir no painel de administração do WordPress, selecionar a opção de “Produtos” na barra lateral e clicar em “Adicionar Produto”. 

Vale dizer que essa parte exige que você tenha muita atenção ao SEO para loja virtual. As técnicas de SEO são fundamentais para que suas páginas de produtos consigam obter um bom posicionamento nos resultados de sites de busca, como o Google. 

Portanto, tenha muita atenção e se dedique a aprender e a aplicar as técnicas corretamente, para que a sua loja virtual capriche na otimização. 

👉 Veja nosso artigo Como fazer a descrição de produto perfeita.

4. Pagamento

Essa é a última etapa no processo de compra, e sua configuração correta pode exigir um tempinho maior. Mas esse passo realmente pede toda a atenção, afinal, sua loja virtual necessita ter meios de receber os pagamentos dos clientes

A maioria das transações financeiras de comércio online ocorrem por meio de gateways de pagamentos, serviços que funcionam como intermediários entre você e seu cliente.

Ao finalizar a compra em sua loja virtual, o cliente é direcionado ao site do portal de pagamento, onde ele vai inserir informações financeiras ou fazer login em sua conta com o portal. 

O pagamento é recebido de forma segura para o cliente e, em seguida, o gateway de pagamento transfere o dinheiro para a conta cadastrada para o recebimento – normalmente a conta do comerciante. 

Alguns dos gateways mais utilizados são:

  • PayPal
  • PagSeguro
  • Mercado Pago
  • Cielo
  • Wirecard (antigo Moip)

Conclusão sobre loja virtual com WordPress

Agora você já sabe como funciona a criação de uma loja virtual no WordPress e porque essa é uma das opções mais escolhidas por empreendedores, por conta de sua praticidade, qualidade e variedade de funções

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que em breve você tenha a sua loja virtual da forma que você deseja, seja para dar os primeiros passos no e-commerce ou para expandir o seu negócio. 

Se você precisar de mais informações ou ajuda técnica, não hesite em procurar por uma empresa especializada para te ajudar a criar sua loja virtual!

*Guest post enviado pela equipe da Up Sites

Posts relacionados

Deixe um comentário