Faça integração com o Melhor Envio e tenha um frete mais competitivo

Atualmente, são mais de 40 plataformas que possibilitam a integração da sua loja virtual com o Melhor Envio. São vários modelos e diferentes formatos e, dependendo do tipo de integração, o seu cliente consegue escolher os nossos fretes diretamente no site da sua loja durante a simulação e finalização do pedido. É rápido, fácil e sem burocracia! Tudo para simplificar a entrega de encomendas do seu e-commerce.

Você que vive do comércio eletrônico já sabe que o frete é um dos pilares para o sucesso do negócio. Tanto que, segundo a pesquisa E-commerce Trends, 80% dos abandonos de carrinho são motivados pelo preço da entrega da encomenda.

Imagina só… O cliente navega pela sua loja, gosta dos seus produtos, adiciona ao carrinho de compras, mas na hora de realizar o pagamento se assusta com o preço do frete e desiste da compra. Chato, não é mesmo?! 😕

Por isso, ter um frete competitivo faz a diferença! Melhor ainda se o cliente puder escolher a entrega diretamente no seu site ou plataforma.

Agora você pode estar se perguntando como fazer isso, acertei? Pois é o que você vai ver neste artigo!

Entenda como o uso da tecnologia do Melhor Envio pode simplificar o frete do seu e-commerce através da integração com a sua loja. Boa leitura!

Porque fazer a integração com o Melhor Envio

Antes de mais nada, você precisa saber que o Melhor Envio é uma plataforma online para cotação e geração de etiquetas de frete. Com a nossa tecnologia é possível comparar as condições oferecidas por diferentes transportadoras e escolher a que melhor atende o seu negócio.

Dessa forma, você fica livre da burocracia e não precisa negociar contratos individuais com as transportadoras.

Basta se cadastrar no site e utilizar a calculadora de fretes do Melhor Envio.

💡 Se você ainda não conhece o Melhor Envio, confira: “O que você precisa saber para começar a usar a plataforma”.

Mas e se você já faz muitos envios por mês? 🤔 Será que precisa calcular um por um, manualmente? Claro que não! 😄

O objetivo do Melhor Envio é simplificar a entrega de encomendas do seu e-commerce. Por isso, possibilita que você ofereça as opções de frete diretamente na sua loja ou automatize a geração de etiquetas de frete do seu negócio.

É o que acontece ao fazer a integração da sua loja virtual com a plataforma.

Como oferecer os fretes do Melhor Envio na sua loja virtual

Se você tem um site de desenvolvimento próprio, o Melhor Envio possui uma API pública que permite a integração com qualquer loja virtual. Com base nela, o seu desenvolvedor pode criar uma automação entre o sistema do Melhor Envio e o sistema do seu site.

👉 Todas as informações de que o seu desenvolvedor precisa estão neste link: API pública do Melhor Envio.

Ao realizar essa integração, você poderá oferecer as cotações de frete do Melhor Envio diretamente na sua loja e automatizar a geração de etiquetas.

Dessa forma, não precisará preencher os dados de envio manualmente. Basta que o seu cliente finalize a compra na sua loja virtual.

É possível também fazer a integração do Melhor Envio com as principais plataformas de e-commerce, ERPs, Hubs e marketplaces.

Caso você utilize uma das plataformas parceiras, poderá facilitar todo o processo de vendas da sua loja virtual.

👉 Para isso, depois de cadastrado no Melhor Envio, basta acessar a aba “Integrações” no Painel de Controle da sua conta na plataforma.

Aba Integrações no Painel de Controle
No Painel de Controle da sua conta Melhor Envio, acesse a aba “Integrações”.
Integrações
Na aba “Integrações” estão todas as plataformas parceiras do Melhor Envio com as quais é possível realizar a integração. Basta selecionar aquela que você utiliza para gerenciar a sua loja virtual e seguir as orientações.

Todas as integrações possuem manuais de uso, onde você encontra todas as informações que precisa para saber como integrar com a sua loja.

Os tutoriais também estão disponíveis em texto, na Central de Ajuda, ou em vídeo, no canal do Melhor Envio no Youtube.

Além disso, nosso time de especialistas está à disposição caso surja qualquer dúvida durante o processo. Basta enviar um e-mail para 📧 contato@melhorenvio.com.br

Ou ainda, entrar em contato através dos nossos canais oficiais de atendimento, disponíveis no fim deste artigo! 👇

Mas esteja certo de que realizar a integração com o Melhor Envio é rápido, prático e sem burocracia!

Tipos de integração com plataformas parceiras

São vários modelos e diferentes formatos de integração. Dependendo da plataforma que você utiliza para gerenciar a sua loja virtual, você terá acesso a:

  • cotação de frete direto no seu site, permitindo que os seus clientes escolham a modalidade desejada já durante a realização do pedido
  • geração de etiquetas de frete de forma automatizada, sem a necessidade de realizar o processo manualmente para cada envio
  • importação dos pedidos para a plataforma do Melhor Envio, na aba “Minhas vendas” (falaremos mais sobre ela a seguir 👇)

👉 Confira quais são as plataformas de e-commerce, ERPs e marketplaces parceiras do Melhor Envio.

Entenda como funciona a aba “Minhas vendas”

É importante que você saiba que algumas integrações são desenvolvidas tecnicamente pela equipe do Melhor Envio e outras pela equipe parceira, no caso, pela plataforma onde você tem a sua loja virtual.

Quando você realiza uma integração com os módulos desenvolvidos pela equipe do Melhor Envio (que são para Wix, Bling, Nuvemshop e Loja Integrada), surge a aba “Minhas vendas” no Painel de Controle da sua conta.

Aba Minhas Vendas no Painel de Controle
Após realizar uma integração desenvolvida pelo Melhor Envio, a aba “Minhas vendas” irá surgir no Painel de Controle da sua conta.

É para lá que vão, automaticamente, todas as informações sobre as vendas realizadas na sua loja virtual.

Na aba “Aguardando Envio” você encontra todos os pedidos que já foram pagos pelos seus clientes em sua plataforma de origem, mas que ainda não foram enviados por você.

Pedidos da sua loja são importados automaticamente pra aba Minhas Vendas
Através da integração, as vendas realizadas na sua loja virtual são importadas automaticamente para a plataforma do Melhor Envio e as informações ficam disponíveis na aba “Minhas vendas”.

Na aba “Todas”, você encontra todas as suas vendas, mesmo aquelas que ainda não foram marcadas como pagas ou que já foram enviadas.

Gere a etiqueta de frete ou edite informações de envio

Você encontra à direita da tela três ícones: um carrinho , uma moeda e um lápis .

Clicando no carrinho, você adiciona aquela venda da sua loja virtual ao seu carrinho de compras de frete.

Na moeda, você vai diretamente para o checkout deste envio.

E clicando no lápis, você pode editar as informações deste frete, como os dados do destinatário, por exemplo.

🔴 Importante: caso as opções de compra (carrinho e moeda) não sejam mostradas, verifique se todas as informações necessárias para a compra e geração daquela etiqueta foram preenchidas corretamente. Para isso, clique em editar (no ícone do lápis). Esteja atento também ao seguinte: para envios realizados com transportadoras privadas, é obrigatório informar a chave da nota fiscal para a geração da etiqueta de frete. Se o envio for realizado com declaração de conteúdo, as opções de compra não serão liberadas na aba “Minhas vendas”, e será necessário gerar a etiqueta manualmente pela calculadora de fretes do Melhor Envio.

💡 Tem dúvidas sobre quando usar a nota fiscal e quando usar a declaração de conteúdo? Então aproveite e confira: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

Ícone do lápis para editar as informações
Para verificar e editar as informações de envio, clique no ícone do lápis.

Quando o serviço estiver como “Indisponível”, significa que informações do endereço do destinatário não foram incluídas ou não foram sincronizadas entre a sua loja e a plataforma, impedindo a cotação do frete.

Para solucionar, clique no ícone do lápis para editar e acrescentar os dados que estão faltando.

Indisponível significa que informações incompletas

Altere a modalidade de frete, se desejar

Já quando todas as informações estiverem preenchidas corretamente, na coluna “Serviço” você verá uma modalidade de frete pré-selecionada para este envio. As alternativas apresentadas vão variar conforme o que foi configurado por você em seu painel de integrações, no campo “Opções de frete”.

Se desejar, você poderá escolher outra modalidade de frete para o seu envio. Basta clicar na modalidade pré-selecionada e escolher outra cotação entre as apresentadas.

Alterar opções de envio
Ao clicar na modalidade de frete pré-selecionada, abrirá esta janela com todas as opções disponíveis para este envio. Você poderá alterar clicando em “SELECIONAR”.

Você também poderá checar as informações que foram importadas do seu pedido de origem. Basta clicar no ícone da seta para baixo, ao lado da caixinha de seleção. E se precisar editar algo, vale lembrar que é só clicar no ícone do lápis.

Checar informações importadas

🔴 Importante: se algum dos seus pedidos recentes não aparecer na aba “Minhas vendas”, clique no botão “Sincronizar”, no topo da página, para que eles possam ser carregados no painel.

Sincronizar aba Minhas Vendas

Perguntas frequentes

Plataforma de E-commerce, ERP e Marketplace: o que são?

A plataforma de e-commerce é o sistema que possibilita criar e gerenciar a loja virtual. Isso pode ser feito pelo próprio lojista ou por desenvolvedores especialistas em e-commerce.

Já o ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. É uma ferramenta de gestão para o seu negócio, utilizada geralmente para gerenciar vendas, movimentações de caixa e emissão de notas fiscais.

Enquanto o marketplace é um modelo de negócio, conhecido como uma espécie de shopping center virtual porque reúne diversas marcas e lojas em um só lugar. Diversas empresas mundialmente conhecidas participam desse mercado, como Amazon, Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre e OLX, por exemplo.

Para que serve e como usar a tabela de frete?

A tabela de frete é o modo geralmente utilizado para oferecer os fretes do Melhor Envio em marketplaces.

Nessas plataformas, não é possível oferecer a cotação diretamente na sua loja. Porém, através da tabela de frete, você tem o cálculo pré-determinado e pode informar aos seus clientes.

Para utilizar uma tabela de frete é simples! Basta acessar o “Gerador de tabelas”, disponível na aba “Integrações” do Painel de Controle da sua conta Melhor Envio.

Gerador de tabelas disponível na aba Integrações
Acesse a aba “Integrações” no seu Painel de Controle e selecione o “Gerador de tabelas”, que pode ser encontrado na lista de Hubs e Marketplaces parceiros do Melhor Envio.

Passo a passo para a geração de tabela de frete

☝️ Passo 1: na aba “Integrações” do Painel de Controle da sua conta Melhor Envio, selecione o “Gerador de tabelas”.

✌️ Passo 2: na tela seguinte, selecione um dos modelos criados pelo Melhor Envio na lista à esquerda da tela ou clique em “Gerar tabela” para criar uma nova.

☝️✌️ Passo 3: para criar uma nova tabela de frete, preencha as informações básicas que são “Identificação da tabela” e “CEP de origem”.

Você pode ainda incluir configurações adicionais, acrescentando preço ou prazo ao seu frete ou ainda cadastrando uma embalagem de envio padrão. Essas informações são opcionais.

Em seguida, escolha o formato de tabela entre os modelos para B2W Marketplace, VTEX, Amazon, ou então selecione o modelo Melhor Envio para usar em qualquer marketplace.

Por fim, defina a transportadora que deseja utilizar (você pode gerar uma tabela para envio com cada uma das transportadoras parceiras) e o tipo de serviço.Depois, é só clicar em “Gerar tabela”.

Você pode fazer o download da tabela de frete.

✌️✌️ Passo 4: dentro do prazo de 48h estabelecido pelo Melhor Envio, você poderá conferir a tabela de frete no seu e-mail cadastrado na plataforma ou em “Integrações > Gerador de tabela > Tabelas de frete”.

🔴 Importante: as tabelas de frete não possuem um limite de tamanho da encomenda, por isso, é necessário que você verifique se os seus produtos estão dentro das medidas permitidas por cada transportadora. Confira este artigo da nossa Central de Ajuda para saber qual o tamanho máximo aceito pelas parceiras do Melhor Envio.

Conclusão

Ficou com alguma dúvida sobre como realizar a integração e oferecer os fretes do Melhor Envio na sua loja? Então entre em conosco através dos nossos canais oficiais de atendimento:

📧 e-mail – contato@melhorenvio.com

✉ mensagem inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio

💬 chat – https://www.melhorenvio.com.br/

Temos um time de especialistas à sua disposição para ajudar no que for necessário. E se você ainda não é cadastrado em nossa plataforma, não perca mais tempo! Se cadastre no Melhor Envio e simplifique o frete do seu e-commerce!

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