Quais as vantagens e desvantagens de vender em marketplace

Fique por dentro das principais lógicas que regem a comercialização em marketplace e garanta seu espaço com assertividade

Começar um negócio nem sempre é uma tarefa fácil e o e-commerce não foge a essa regra. À primeira vista, pode parecer que basta colocar seus produtos à venda na internet e pronto. Os lucros logo virão como consequência. Entretanto, é preciso mais do que isso para ser um empreendedor online de sucesso. Afinal, a grande questão é que seus artigos precisam ser encontrados pelo público.

Assim como nas lojas físicas, no comércio eletrônico também é preciso “ser visto” pelos clientes. Por isso, nessa hora você deve estar se perguntando, “mas como se a internet conecta vendedores e consumidores?”

A resposta é a seguinte: toda loja virtual precisa ter tráfego de visitantes. Ou seja, pessoas que consigam encontrar o site para conferir as páginas com os itens à disposição.

É exatamente a busca por essa visibilidade que faz dos marketplaces uma alternativa para os pequenos vendedores começarem suas atividades online.

Mas você sabe quais são as vantagens e as desvantagens desses canais de venda? É o que vamos esclarecer neste artigo!

 

A audiência para começar a vender online está no marketplace

 

A audiência é o primeiro motivo que torna o marketplace o caminho mais garantido para ingressar no e-commerce. Isso porque trazer visitantes para uma loja virtual própria é a exigência mais difícil para quem vende online. E falhar neste processo pode levar um negócio promissor à falência.

Contudo, não se assuste. Nossa intenção aqui não é desmotivar quem decidiu comercializar pela internet. Pelo contrário! Queremos alertá-lo para as principais lógicas do setor, de forma a ajudá-lo a compreender as estratégias mais assertivas para ingressar e permanecer no mercado.

Agora você já sabe que o maior desafio é fazer as pessoas visitarem a sua loja. Resta entender como o marketplace resolve esse problema. Bom, neste modelo de negócio, o pequeno vendedor coloca seus produtos na vitrine de uma loja já consolidada que atrai o público com alta frequência.

Portanto, se o marketplace caracteriza um shopping online, conhecido pelos consumidores, quem oferecer seus artigos lá será realmente encontrado pelos clientes. Isso possibilita que o empreendedor digital iniciante possa tirar o desafio da formação da audiência no começo do negócio, que é exatamente quando ele mais precisa ter sua marca em evidência para poder crescer.

 

Participação em grandes campanhas de marketing

 

Hoje no Brasil dispomos de vários marketplaces à disposição dos lojistas. Amazon, Submarino, Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine Luiza e Cissa Magazine são alguns dos sites que você pode aproveitar o tráfego de compradores. Esta é a sacada do marketplace, colocar seus produtos dentro de sites conhecidos do público.

Como falamos anteriormente, o aproveitamento desse tráfego acentuado desponta como um combustível para impulsionar quem ainda não tem uma presença digital consolidada.

Os varejistas de maior porte, como os marketplaces, investem em campanhas de marketing para atração do público. Assim, os lojistas dentro desse canal também podem pegar uma carona nessa visibilidade. E o melhor, sem precisar gastar individualmente para colocar seus itens em promoção em evidência.

 

Menor investimento inicial para criar seu e-commerce

 

Ao ingressar em um marketplace, você não precisa desembolsar um valor alto para começar a atuar. Obviamente, você terá que se cadastrar em um canal e passar pela burocracia que envolverá uma série de documentos a serem apresentados.

Mas, não será necessário gastar com a tecnologia para criar um site, por exemplo. Ou com ações de divulgação da sua página. Você terá que pagar apenas a comissão dos produtos vendidos dentro do marketplace.

Este é mais um diferencial que os shoppings virtuais colocam a serviço dos pequenos vendedores.

 

Desvantagem: concorrência mais acirrada

 

Infelizmente, apesar da várias vantagens que listamos neste conteúdo, existem também algumas desvantagens a serem consideradas. A concorrência acentuada é uma delas.

Como estamos falando de um shopping que agrega lojistas, que vendem seus produtos naquele espaço, você não estará sozinho diante do público. Seus produtos serão apresentados em categorias em que outros vendedores também estarão presentes.

Lembre-se que os concorrentes comercializam os mesmos produtos que você. Isso intensifica a competição nesse espaço, que caracteriza um ótima vitrine, repleta de opções. Porém, não esqueça que a sua visibilidade é compartilhada por vários vendedores.

Além disso, se você vende produtos com uma margem de lucro muito apertada, é bom ficar atento. A comissão cobrada pelo marketplace não pode representar um índice que coloque em risco a competitividade do seu faturamento. Vamos explicar isso a seguir!

 

Desvantagem: você precisa pagar parte de tudo que vende

 

Se por um lado, você economiza em não ter que custear campanhas de divulgação, por outro, as taxas do marketplace abocanham parte do seu lucro. Dizemos isso porque as comissões pelas vendas podem ser relativamente altas em alguns casos. Fique atento, pois os índices podem variar de 10% até 25%, conforme a política de cada canal.

Também não será positivo se iludir em elevar os preços para ampliar sua lucratividade. Isso só tornará seus artigos menos atrativos diante dos outros lojistas. A dica é colocar à venda itens que você consiga oferecer um preço competitivo para ter uma margem de lucro saudável.

 

Pense em alternativas para ser competitivo

 

O marketplace é um site que reúne diversos vendedores que colocam seus produtos para vender dentro deste site. O pequeno empreendedor aproveita desse tráfego consolidado de visitantes.

Mas essa experiência será muito mais assertiva se você também pensar em uma estratégia de frete competitiva. Faça dessa tática o diferencial capaz de colocá-lo à frente dos seus concorrentes.

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