Quando pensamos em como vender online é normal imaginar uma loja virtual própria para oferecer nossos produtos. E claro que ver seu site cheio de acessos e pedidos é o principal objetivo dos empreendedores do e-commerce. Contudo, esse é um projeto que pede maior planejamento – e, quase sempre, algum investimento.
A boa notícia é que ninguém precisa depender exclusivamente de uma loja virtual para vender pela internet. A rede está recheada de canais bem interessantes para quem pretende dar os primeiros passos no comércio eletrônico.
Antes de mais nada, vale explicar que podemos chamar de e-commerce toda transação de compra e venda de produtos que ocorre em um ambiente virtual. É isso mesmo, se você já usa a internet para vender artesanato no Facebook ou Instagram, por exemplo, você já faz parte do e-commerce brasileiro.
Mas então o que é uma loja virtual? Bem, são os sites exclusivos de uma loja ou marca, com direito a logo, identidade visual, vitrine de produtos e ferramentas que ajudam o gerenciamento do negócio.
Como dissemos antes, embora muitas plataformas de e-commerce ajudem a montar uma loja virtual, esse é um passo que exige mais planejamento, tanto pelo lado financeiro, quanto pela gestão.
👉 O ideal é que, antes de partir para sua própria loja virtual, o lojista já tenha algumas noções, habilidades e conhecimentos sobre o mercado, aumentando as chances de sucesso do empreendimento.
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Como começar a vender online?
Mesmo sem montar uma loja virtual, começar a vender online pode ser um processo muito mais simples do que você pensa. Afinal, você pode escolher entre diferentes canais disponíveis. E o melhor é que muitos deles você, com certeza, já conhece. Dá só uma olhada:
- Marketplaces
- TikTok
Quer saber qual a melhor alternativa para começar a sua jornada no e-commerce? Siga a leitura e vejas as principais vantagens de cada um desses canais para vender na internet.
Felizmente, muitos conhecimentos podem ser adquiridos na prática! Vender produtos online em redes sociais, marketplaces e pelo WhatsApp, por exemplo, é uma excelente alternativa para ganhar experiência no e-commerce e conhecer as particularidades do setor.
Para facilitar a gestão logística da sua loja virtual, faça seu cadastro no Melhor Envio! Nossa plataforma pode ser integrada a diferentes plataformas de e-commerce, marketplaces, ERPs e Hubs.
E ainda temos uma solução especial para agilizar a cotação de frete de quem vende via redes sociais, como mostraremos ao longo do artigo. O que você está esperando? Clica no botão e se inscreva!
Como vender em marketplaces?
Uma das principais portas de entrada para o e-commerce, os marketplaces são como grandes "shoppings virtuais". Ou seja, sites onde vários lojistas podem incluir seus produtos nas vitrines.
A principal vantagem dos marketplaces é que, normalmente, são lojas online já muito conhecidas do público e com altíssimo volume de acessos. Amazon, Mercado Livre, Netshoes, Elo7 e Magalu são alguns exemplos para lá de famosos da categoria.
Outro ponto interessante é que essas plataformas já oferecem todas as ferramentas necessárias para conduzir a venda de produtos pela internet, como meios de pagamento, cadastro dos produtos na vitrine e atendimento ao consumidor.
Contudo, cabe ao lojista cuidar de todos os passos das vendas, como cadastro correto e com informações completas sobre os itens, acompanhamento de estoque, atendimento ao cliente e entrega dos produtos.
O investimento inicial necessário é bem baixinho. Mas, normalmente, as empresas cobram comissões que costumam variar entre 10% e 20% do faturamento das vendas. Em compensação, os lojistas se beneficiam das campanhas de marketing criadas pelo marketplace e contam com a credibilidade de grandes nomes do varejo, que já ganharam a confiança do público.
📌 Dica: Descubra como criar um blog e produzir conteúdo que vai te ajudar a vender online.
Como funcionam os marketplaces?
Em resumo, os marketplaces funcionam mais ou menos assim:
✔ Depois de escolher um ou mais marketplaces e atender aos requisitos, o lojista - ou seller - pode começar a anunciar seus produtos
✔ O seller faz o cadastro dos produtos na plataforma, sem esquecer de apostar em descrições completas.
✔ Os itens passam a ser exibidos na vitrine do marketplace.
✔ Ao navegar no site do marketplace, o cliente encontra esse produto e realiza a compra.
✔ O lojista recebe o pedido e fica responsável pelas demais etapas de venda: separação do item, controle de estoque, emissão de documentos (como nota fiscal) e entrega do produto.
✔ O consumidor recebe o produto enviado pelo seller.
✔ Seguindo os acordos do contrato, o marketplace repassa o pagamento destinado ao lojista.
💡 Se essa parece uma boa maneira de começar no e-commerce, aproveite para ler dois artigos completos sobre o assunto:
Como anunciar no marketplace e ganhar dinheiro com e-commerce
Como vender no marketplace e se destacar da concorrência
Como vender no Facebook
No início de 2018, a rede social ganhou um espaço próprio para compra e venda de produtos online, o Facebook Marketplace. A principal vantagem do canal é que anunciar seus produtos é quase tão simples quanto compartilhar uma postagem com sua rede de amigos. A diferença é que, nessa situação, o objetivo é alcançar uma parcela dos mais de 120 milhões de usuários ativos na rede social - só no Brasil.
Os anúncios podem ser criados em perfis comerciais ou pessoais, e toda a negociação é feita diretamente entre lojistas e consumidores. Como não cobra comissões, o Facebook monetiza a ferramenta por meio de postagens impulsionadas. Isso quer dizer que o lojista pode pagar para que suas publicações alcancem um público qualificado, com mais chances de comprar aqueles produtos ou se identificar com a marca.
👉 Apesar da ajudinha do algoritmo, é importante que os lojistas acertem na comunicação com o público. O objetivo principal é vender os produtos, mas para isso é preciso criar uma conexão, por meio de postagens que gerem interesse e engajamento. Dessa forma, os possíveis clientes se sentem mais próximos da marca.
Como anunciar produtos no Facebook Marketplace?
Embora os anúncios de produtos possam ser feitos também por perfis pessoais, o mais indicado é criar um perfil profissional - ou fanpage - no Facebook. Dessa forma fica mais fácil aproveitar as ferramentas da plataforma, como criação de catálogo de produtos com fotos e descrições, apresentação da loja ou marca e contato entre clientes e lojistas.
Esse detalhe também vai fazer diferença na hora de vender usando o Instagram, como você vai ver mais para frente.
O processo é bem simples, já que o próprio Facebook oferece alguns modelinhos para montar a página e cadastrar os itens anunciados. Mais uma vez, lembre-se de incluir descrições e fotos bem detalhadas, que atraiam o interesse dos consumidores.
Após criar a loja no Facebook Marketplace, é hora de conhecer o Facebook Ads, ferramenta que vai impulsionar o alcance das publicações por meio de campanhas segmentadas, ou seja, para um público de um perfil específico.
É importante saber que o Facebook - pelo menos por enquanto - não oferece soluções para pagamento em seu marketplace. Ou seja, isso fica por conta de cada lojista. As alternativas mais usadas são links de pagamentos ou chaves PIX enviados por mensagem.
💡 Quer saber mais sobre o Facebook Marketplace? Dá uma olhadinha no artigo Como criar uma loja no Facebook.
Como vender pelo Instagram
Poucas redes sociais cumprem melhor o papel de vitrine virtual do que o Instagram. Segundo a plataforma, 70% dos interessados em moda acessam o feed de fotos e vídeos em busca de novidades. Então não é nenhuma surpresa que o queridinho dos influencers também tenha suas próprias ferramentas para vender online.
Mas, antes de ver quais são esses recursos, vale repetir o alerta que fizemos sobre as postagens no Facebook. Embora as ferramentas de vendas virtuais ajudem bastante os lojistas, não transforme o perfil do Instagram em um catálogo de produtos! Trate seus seguidores como amigos, e não apenas como possíveis consumidores.
Isso quer dizer que, mais uma vez, vale investir em conquistar a atenção e a identificação do seu público-alvo. O melhor caminho para isso é com publicações interessantes, que aproximem a marca dos seguidores e gerem engajamento.
👉 Esse é um ótimo espaço para trocar ideias com o público, seja por meio do feed, caixinhas de perguntas nos Stories ou mensagens diretas. Não esqueça o potencial de familiaridade que a rede social oferece, pois é aí que você tem maiores chances de conquistar clientes fidelizados.
Agora, sim, vamos conhecer alguns recursos bem legais do Instagram Shopping.
Instagram Shopping: recursos para vender online
O Instagram Shopping permite que lojistas e marcas montem catálogos e vitrines de produtos completos, com direito a descrição dos itens e preços, sem sair da plataforma.
Por exemplo, as marcas podem criar a aba "Loja", com o ícone de uma bolsinha no feed do perfil. Com isso, os seguidores acessam a loja ao clicar no ícone ou encontram os produtos em buscas gerais. Já clicando em um dos itens, o público é direcionado para uma página de descrição do produto. A dica, aqui, é incluir informações bem completas, para que o cliente saiba tudo o que precisa saber para tomar sua decisão sobre a compra.
Outra ferramenta interessante é a criação de coleções da loja, uma espécie de catálogo exclusivo do Instagram, também disponível no feed do perfil. Você pode ainda anunciar lançamentos e novidades por meio dos Stories com um sticker de contagem regressiva, bem legal para causar aquele suspense nos seguidores.
Para acessar as possibilidades do Instagram Shopping, é preciso ter um perfil comercial vinculado a uma FanPage no Facebook, além de um domínio, um catálogo no Facebook ou uma conta no Gerenciador de Negócios, outra ferramenta do Facebook. E por falar no seu irmão mais velho, o Instagram também permite o impulsionamento de publicações e anúncios por meio do Instagram Ads.
💡 Pronto para vender no Instagram? Não deixe de conferir outros artigos com dicas importantes:
Instagram para e-commerce: tudo o que você precisa saber para vender mais na rede social do momento!
Descubra como anunciar no Instagram Ads (do jeito mais fácil ao mais “difícil”)
Como ganhar seguidores no Instagram: dicas e cuidados
12 ideias de conteúdos para postar no Instagram: como aproveitar a rede social de forma estratégica
Ah, nesse vídeo aqui você confere um passo a passo sobre como configurar o Instagram Shopping! Olha só:
Como vender pelo WhatsApp
Outras redes sociais também aparecem como plataformas interessantes para atrair consumidores e vender pela internet. Mas antes de falar sobre elas, é importante destacar a importância do WhatsApp para os lojistas virtuais, principalmente aqueles que estão começando - embora cada vez mais marcas conhecidas apostem no aplicativo, uma das grandes tendências para o e-commerce em 2021.
Bem, o mensageiro online mais usado do Brasil dispensa apresentações. Afinal, o WhatsApp está instalado em cerca de 97% dos smartphones do país, com mais de 120 milhões de usuários ativos - sendo que cerca de 91% dessas pessoas abrem o app todos os dias.
Para o e-commerce, o WhatsApp representa a maneira mais eficiente de um vendedor online entrar em contato com seus clientes. Seguindo o que falamos sobre o Facebook: é quase como uma conversa entre amigos.
Quase. Afinal, mesmo sendo mais pessoal, a comunicação entre marca e consumidor pelo WhatsApp deve seguir algumas regrinhas de bom senso. Logo falaremos sobre isso também.
Vendas pelo WhatsApp Business
A primeira dica para quem quer vender pelo WhatsApp é baixar o app WhatsApp Business. A versão para contas comerciais no aplicativo conta com uma série de recursos que ajudam na apresentação e organização do seu negócio, dá só uma olhada:
📍 Criação de catálogo virtual de produtos com fotos, descrições e preços
📍 Exibição de um perfil comercial, com informações sobre a empresa
📍 Organização e gerenciamento de mensagens com uso de etiquetas como "Novo
pedido", "Aguardando pagamento", "Pedido enviado" e "Pedido finalizado"
📍 Disparo de mensagens em massa para grupos segmentados
📍 Respostas automáticas para oferecer atendimento ágil
📍 Configuração de respostas rápidas para aquelas perguntas mais frequentes
📍 Comunicação por meio de mensagens de texto, áudios, GIFs e até memes e vídeos
📍 Geração e compartilhamento de um QR Code para facilitar o contato dos clientes
Agora vamos às tais regrinhas sobre as quais falamos. Em resumo, cuidado para não ser incoveniente com os seus consumidores. Sim, o WhatsApp é uma excelente maneira de divulgar produtos, promoções e novidades sobre a sua loja virtual. Mas só quando o consumidor tem interesse em receber essas comunicações.
🔴 Ou seja, antes de incluir clientes novos e antigos em grupos ou listas de transmissão, certifique-se de ter sua permissão. Também vale incentivar o registro do seu contato na agenda, para evitar que as mensagens sejam entendidas como SPAM.
Dê o play nesse vídeo e confira mais informações sobre o WhatsApp Business!
E o WhatsApp Pay: é possível fazer e receber pagamentos pelo WhatsApp?
Em maio de 2021, o mensageiro online ganhou uma de suas novidades mais aguardadas: o WhatsApp Pagamentos - ou WhatsApp Pay.
Contudo, o recurso não está disponível para contas comerciais e ainda apresenta algumas restrições, como a necessidade de vinculação a um cartão de débito ou crédito compatível.
Mas isso não chega a complicar as vendas pelo WhatsApp. Uma alternativa bastante utilizada pelos lojistas é o envio de chaves PIX ou links de pagamentos na finalização das compras.
💡 Mais uma vez, vamos deixar algumas sugestões de artigos bem completos para quem quer saber mais sobre como vender no WhatsApp:
WhatsApp Business: conheça as principais estratégias para vender no aplicativo
Descubra como criar catálogo de produtos para vender no WhatsApp Business
Viralize com o TikTok
De volta às redes sociais, chegou a hora de falar sobre o TikTok, fenômeno responsável pela viralização de memes, dancinhas e bilhões de usuários em todo o mundo.
Diferentemente do Facebook e do Instagram, o TikTok não oferece ferramentas específicas para vendas de produtos - pelo menos por enquanto. Em compensação, a plataforma de vídeos curtos tem um poder de viralização impressionante!
Logo, encontrando o tom certo das publicações direcionadas para o seu público, as chances de marcas e produtos alcançarem milhares de pessoas são bem altas.
A palavra-chave do TikTok é criatividade. Efeitos especiais, filtros, hashtags e trilhas sonoras podem ser usados sem moderação - mas com um pouquinho de coerência, claro. As próprias ferramentas da plataforma facilitam as edições de vídeos e conteúdos, uma ótima notícia para quem ainda não entende muito de recursos audiovisuais.
É legal reparar que a pegada do humor é sempre bem recebida por lá. Memes e tendências de conteúdos em alta podem ser misturados com bastidores do negócio e um toque pessoal dos lojistas.
TikTok for Business
Assim como o Instagram e o Facebook, o TikTok também permite a criação de anúncios patrocinados, em vídeos ou banners, por meio da plataforma TikTok for Business.
Além de segmentar o público das campanhas - por idade, dados demográficos ou interesses - os anúncios ganham uma forcinha do algoritmo da plataforma, que tende a direcionar as publicações por meio da inteligência artificial.
Porém, o processo não é "automático", como nas redes sociais de Zuckerberg. Depois de criar uma conta no TikTok for Business é preciso que o suporte do app aprove sua candidatura.
Ah, como as vendas não são realizadas na plataforma, o lojista também precisa direcionar os seguidores interessados para outros canais, como Instagram ou mesmo o WhatsApp, seja por meio de um link na bio ou mensagens diretas.
💡 Veja mais informações sobre Como usar o TikTok no seu e-commerce.
Pinterest: um segredo valioso para o e-commerce
Sem dúvidas o Pinterest é o canal menos famoso dessa lista. Mas isso não quer dizer que seu potencial para vender online deva ser ignorado.
Isso porque, segundo a plataforma, 84% dos seus cerca de 38 milhões de clientes ativos no Brasil tendem a acessar o Pinterest na hora de decidir o que comprar.
A primeira lição sobre o Pinterest é que essa mistura de rede social com ferramenta de busca visual é baseada na inspiração. O feed do Pinterest é praticamente uma versão digital daqueles painéis de cortiça cheios de fotos e mensagens presas com alfinetes, sabe?
Ao encontrar publicações interessantes, o usuário da plataforma pode salvar esses itens em pastas separadas por assuntos, por exemplo. Ou então, carregar e compartilhar as próprias imagens em seu perfil criando os pins (que significa, literalmente, "alfinete" em inglês). Dessa forma, são compartilhadas imagens com referências variadas, como moda, viagem e turismo, culinária, decoração e etc.
Um detalhe legal é que, ao contrário do Facebook e Instagram, o Pinterest tem o compartilhamento de links como parte de seu ecossistema. Logo, você pode aproveitar as publicações para divulgar o link para o WhatsApp da sua marca, por exemplo. Dessa forma, ao se interessar por algum produto, o cliente está a poucos cliques de entrar em contato com você.
Como anunciar produtos no Pinterest?
O primeiro passo é criar uma conta comercial na plataforma e seguir os passos de configuração do perfil. Depois, é só começar a criar os seus pins:
✔ Selecione a opção "criar Pin".
✔ Escolha imagens e vídeos bem legais dos produtos. Lembre-se que o segredo aqui é a inspiração, então considere criar cenários que valorizem os itens.
✔ Adicione título, descrição e um link de destino, que o cliente vai acessar para seguir com o pedido.
✔ Escolha em qual pasta aquele Pin será salvo. Você pode separar pastas por categorias, coleções ou assuntos variados.
💡 Veja mais informações sobre o Pinterest no e-commerce nos artigos:
Saiba como o Pinterest pode fazer o seu e-commerce decolar
Como vender no Pinterest: nichos para quem quer ganhar dinheiro
E a loja virtual, como fica?
Como falamos lá no início do artigo, começar a vender pela internet usando esses canais é uma ótima forma para entrar no e-commerce e entender melhor como funciona esse setor. Mas é normal que, depois de um tempo, os empreendedores do comércio eletrônico queiram ter um espacinho exclusivo e criar sua própria loja virtual.
Aliás, isso pode até mesmo se tornar uma necessidade, já que, com o aumento das vendas, o lojista também vai precisar de ferramentas de gestão e organização mais avançadas para dar conta dos pedidos.
Porém, antes disso, é importante avaliar tudo o que foi aprendido com a experiência em redes sociais, WhatsApp e marketplaces! Algumas perguntinhas importantes:
✔ Você já definiu o seu nicho de atuação?
✔ Identificou o seu público e sabe como se comunicar com os clientes?
✔ Sabe como atrair tráfego para sua loja virtual?
✔ Entendeu as particularidades do e-commerce, como pontos de alerta e sazonalidade das vendas?
✔ Está pronto para oferecer uma boa experiência ao consumidor, em todas as etapas da compra?
✔ Já sabe como fazer as entregas dos produtos? (Spoiler: essa dica aparece aqui no fim do artigo!)
Bem, se a resposta para essas perguntas foi “sim”, ótimo! Você está no caminho certo para ter uma loja virtual exclusiva da sua marca!
👉 Mas lembre-se que, mesmo depois de montar um site próprio, você pode continuar usando todos os demais canais para atrair clientes e manter a comunicação com os consumidores. Entendendo como cada um desses canais funciona - e quais estratégias dão certo em cada plataforma - você tem um trunfo poderoso para ter uma loja virtual de sucesso!
E o frete para quem vende em redes sociais, WhatsApp e outros canais?
Com exceção dos marketplaces, que muitas vezes incluem integrações com plataformas de frete e outras ferramentas do tipo, os demais canais não contam com recursos direcionados às entregas dos produtos.
Ou seja, é responsabilidade dos lojistas cuidarem da cotação de frete e contratação dos serviços nas transportadoras. Também não é possível que o cliente realize a simulação do frete durante a compra, então cabe ao lojista informar sobre custo e prazo de chegada das entregas, por exemplo.
Isso sem falar em organizar os pedidos a serem enviados, rastrear o que já está a caminho dos destinatários, calcular os custos com frete e ver se eles podem ser otimizados...
Na verdade, a entrega dos produtos nas vendas online envolve várias etapas, e conta pontos importantíssimos na decisão de compra e na satisfação dos consumidores.
👉 A missão do Melhor Envio é simplificar o frete para vendedores online, inclusive para quem ainda não tem uma loja virtual montada e faz vendas por meio do Instagram, Facebook, WhatsApp e outros canais.
Conheça o Melhor Envio
Para começar, a Calculadora de Frete do Melhor Envio permite que o lojista faça a cotação em diferentes transportadoras e escolha as condições mais convenientes para cada pedido. Dessa forma, fica mais fácil descobrir qual é o frete de menor custo ou com prazo de entrega mais rápido e passar essas informações para o seu cliente.
💡 Aqui nesse vídeo do canal do Melhor Envio no YouTube, o Rafa dá mais dicas sobre como vender no Instagram e depois mostra direitinho como quem vende por redes sociais pode usar a Calculadora de Frete para enviar os produtos!
Depois é só gerar a sua etiqueta de frete e realizar o pagamento do serviço, sem sair do Melhor Envio! Finalmente, é só ir até a transportadora escolhida e deixar a embalagem pronta para a postagem.
💡 Para ver como gerar a etiqueta de frete pelo Melhor Envio, é só dar o Play nesse outro vídeo:
Para que esse processo fique ainda mais simples, o Melhor Envio desenvolveu uma ferramenta chamada Meus Links de Frete. A funcionalidade permite aos lojistas divulgar os links da cotação de frete da plataforma para os clientes.
Dessa forma, os consumidores podem verificar prazo e custo da entrega, escolher a opção mais conveniente e demonstrar o interesse na compra. Já o vendedor vai ter acesso aos clientes interessados por meio de notificações recebidas no e-mail.
Você pode conhecer mais detalhes sobre o Meus Links de Frete do Melhor Envio neste vídeo:
O Melhor Envio é gratuito!
Uma informação bem importante: todos os serviços do Melhor Envio são gratuitos, e não tem um número mínimo de envios! Você paga apenas pelas etiquetas de frete geradas na plataforma.
E o melhor é que, muitas vezes, você encontra condições bem vantajosas e exclusivas para os clientes do Melhor Envio. Ou seja, além de deixar as entregas dos produtos bem mais simples, a plataforma também te ajuda a economizar e tornar seus produtos mais competitivos.
Lidar com a entrega de produtos é uma parte essencial para quem quer saber como vender online! Faça como milhares de vendedores virtuais de todo o Brasil e cadastre-se no Melhor Envio!
Vender produtos online em redes sociais, marketplaces e pelo WhatsApp, por exemplo, é uma excelente alternativa para ganhar experiência no e-commerce e conhecer as particularidades do setor.
E é sobre esses e outros canais para vender pela internet que vamos falar neste artigo!
Em resumo, os marketplaces funcionam mais ou menos assim:
✔ Depois de escolher um ou mais marketplaces e atender aos requisitos, o lojista - ou seller - pode começar a anunciar seus produtos
✔ O seller faz o cadastro dos produtos na plataforma, sem esquecer de apostar em descrições completas.
✔ Os itens passam a ser exibidos na vitrine do marketplace.
✔ Ao navegar no site do marketplace, o cliente encontra esse produto e realiza a compra.
✔ O lojista recebe o pedido e fica responsável pelas demais etapas de venda: separação do item, controle de estoque, emissão de documentos (como nota fiscal) e entrega do produto.
✔ O consumidor recebe o produto enviado pelo seller.
✔ Seguindo os acordos do contrato, o marketplace repassa o pagamento destinado ao lojista.