WhatsApp Business: conheça as principais estratégias para vender no aplicativo

Já conhece o WhatsApp Business? Versão para empresas do popular aplicativo de mensagens possui funções importantes para quem trabalha com e-commerce. Saiba como usar as novas funcionalidades para vender mais!

O WhatsApp tem números impressionantes: 1,5 bilhão de usuários mensais ativos, 60 bilhões de mensagens enviadas por dia e um potencial infinito para quem trabalha com vendas. 

Ao longo deste texto, vamos mostrar uma série de estratégias que você pode adotar para vender com a ajuda desse aplicativo. Caso você esteja buscando informações mais básicas sobre o WhatsApp Business (funcionalidades e etc) acesse este link

Agora, se você já sabe para que serve a versão Business e quer conhecer estratégias para utilizá-la em suas vendas, este é o texto certo para você. Boa leitura!

Por que vender pelo WhatsApp Business?

Com 120 milhões de usuários ativos no Brasil, o WhatsApp se destaca por possuir uma base extremamente ativa. Segundo uma pesquisa divulgada pela Opinion Box, o aplicativo está instalado em 97% dos smartphones e 91% dos seus usuários o utilizam para ler mensagens todos os dias! 

Além disso, 68% das pessoas se comunicam com empresas ou marcas por meio do aplicativo. O número e o comportamento dos usuários transformam o WhatsApp em um canal de vendas poderoso para quem tem loja virtual. Convencido do poder dessa ferramenta? Então vamos ver algumas estratégias para utilizá-la de forma inteligente!

Use as listas de transmissão do whatsapp business

As listas de transmissão permitem o disparo de mensagens para um grande número de contatos sem a necessidade de criar grupos. Um ponto positivo dessa funcionalidade é que cada destinatário recebe a mensagem individualmente e pode respondê-la diretamente para você — ao contrário dos grupos, nos quais a conversa é pública para os membros. Isso contribui para dar um tom de personalização aos conteúdos promocionais enviados dessa forma. 

Essa função também existe na versão “normal” do aplicativo, mas o WhatsApp Business tem uma funcionalidade capaz de potencializar os resultados de uma lista de transmissão. A opção “etiquetar conversa” permite que você segmente o público de acordo com os diferentes estágios da jornada de compra. Por exemplo: quem já comprou seus produtos pode ser etiquetado como cliente e receber conteúdos promocionais diferentes daqueles que você irá enviar para as pessoas que ainda não compraram. 

imagem mostra a função "etiquetar conversas" do whatsapp business
Selecione a opção “nova etiqueta” para adicionar etiquetas que façam sentido para o seu negócio.

Essa estratégia vai ajudá-lo a entregar conteúdos mais certeiros para o seu público e, consequentemente, vai impactar positivamente as suas vendas. 

Alguns cuidados: 

  • Cada lista de transmissão pode ter até 256 membros, mas não existe limite para a quantidade de listas que você pode criar
  • Os destinatários das suas listas precisam ter o seu número salvo na agenda do celular para receber as mensagens 
  • Você também precisa ter o número do destinatário salvo na sua agenda para realizar o disparo

Leia também nossas dicas para acertar na hora de enviar encomendas!

Crie grupos para divulgar seus produtos

Além das listas de transmissão, você pode criar grupos para divulgar ofertas. Mas atenção: não é uma boa prática adicionar pessoas sem consentimento — até porque muita gente vai simplesmente sair do grupo. O interessante é divulgar o link do seu grupo nos seus principais canais (e-mail, redes sociais) e deixar os próprios clientes tomarem a decisão de ingressar ou não. 

Passo a passo para divulgar o link do seu grupo:

1) Toque no nome do grupo

visualização de um grupo de teste criado no whatsapp

2) Uma janela mostrando a foto de capa e os participantes irá aparecer. Selecione a opção “convidar via link”

exemplo de como é possível convidar pessoas para grupos no whatsapp por meio de links

3) As opções de compartilhamento do link vão aparecer na sua tela

link de convite no whatsapp

Atenção: grupos no WhatsApp podem ser difíceis de gerenciar por períodos longos de tempo. Se você quiser evitar discussões ou conversas improdutivas entre os participantes, selecione o menu “configurações do grupo” e edite quem pode enviar mensagens. 

print exibe as configurações de um grupo no whatsapp

Marque a opção “Somente admins” para permitir que somente os donos do grupo enviem mensagens. Isso ajuda a manter o canal focado apenas em divulgar ofertas e condições especiais.

Você sabe como usar as redes sociais para vender mais?

Use imagens, áudios e vídeos para divulgar produtos com criatividade

O WhatsApp é um canal excelente para divulgar conteúdo multimídia. Ao contrário do e-mail (que nem todo mundo abre) e das redes sociais (que cobram para levar o seu conteúdo para mais pessoas), o aplicativo tem uma taxa de leitura excepcional: mais de 90% das pessoas conferem suas mensagens todos os dias.

Você pode aproveitar essa característica do canal — e a facilidade de criar imagens, áudios e vídeos no smartphone — para divulgar seus produtos de maneira criativa. Por que ficar apenas nas mensagens de texto? Alimente a sua lista de contatos com conteúdos multimídia. Além disso, não se esqueça que o WhatsApp possui a ferramenta “status”. Ela funciona de maneira similar aos stories do Instagram e serve para divulgar imagens por um período de 24h.

Dica: sites como Canva e Fotor podem ajudá-lo a desenvolver imagens com aparência profissional. Confira!

Configure mensagens automáticas

O WhatsApp Business disponibiliza 3 tipos de mensagens automáticas: de ausência, de saudação e respostas rápidas. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas, confira!

print do whatsapp business mostra os 3 tipos de mensagens automáticas configuráveis no aplicativo

Mensagem de ausência

Serve para educar o público da sua loja a respeito do horário de funcionamento. Quem enviar mensagens fora do expediente vai receber uma resposta automática previamente configurada pelo dono da conta. O recurso é eficiente para evitar um turbilhão de mensagens em ocasiões impróprias.

Mensagem de saudação

É enviada para quem entra em contato com você pela 1ª vez ou fica 14 dias inativo no chat. As mensagens de saudação são úteis para acolher novos contatos, apresentar as características do seu negócio e também reengajar potenciais clientes. Você pode usá-las criativamente. Por exemplo: disponibilizar um cupom de desconto para os contatos recém-chegados.

Respostas rápidas

Servem para agilizar as respostas aos questionamentos mais comuns feitos pelos seus clientes. Você pode configurar diversas respostas rápidas e selecionar um atalho para cada uma delas. Esse recurso é bastante útil quando você precisa responder um grande volume de pessoas.

crie um link para o seu WhatsApp

Criar um link para o seu WhatsApp encurta o caminho entre o seu cliente e você. Acompanhe os passos abaixo e veja como fazer isso!

👉 Copie e edite este link: https://wa.me/seunumerodetelefone?text=sua%20mensagem%20aqui

👉 O primeiro passo é substituir o trecho “seunumerodetelefone” pelo seu número no WhatsApp. É preciso adicionar o código internacional do Brasil (55) e o DDD da sua região. Importante: não separe os números por traços (-), pontos (.) ou qualquer outro sinal. Apenas escreva por extenso. Vai ficar assim: “55seuDDDseunumerodetelefone”.

👉 Agora você vai precisar definir uma mensagem que será enviada quando alguém clicar no seu link. Substitua o trecho “sua%20mensagem%20aqui” pela sua mensagem. Atenção: só é possível inserir espaços utilizando o código “%20” entre as palavras que você desejar separar. 

👉Fácil, não é mesmo? E, para facilitar ainda mais, a equipe do Melhor Blog vai deixar logo abaixo um modelo de link com mensagem pronta. Basta adicionar o seu número de telefone e utilizar o link onde você quiser. Uma ideia interessante é inserir o link em um botão no seu site.

Modelo de link com mensagem pronta:
https://wa.me/seunumerodetelefone?text=Olá!%20Gostaria%20de%20saber%20mais%20informações%20sobre%20sua%20loja.%20Poderia%20me%20ajudar?

Dica extra: caso queira enviar o seu link para outras pessoas, utilize um encurtador para deixá-lo mais amigável. Recomendamos o Bitly

Feche as vendas pelo WhatsApp Business

Até o momento da publicação deste artigo, o WhatsApp não possui um meio de pagamentos nativo. Isso vai mudar em breve, pois o WhatsApp Pay está em fase de testes. Porém, enquanto a ferramenta não entra em operação, como cobrar pelas vendas realizadas no aplicativo? 

Alguns lojistas optam por redirecionar o cliente para site do e-commerce, mas essa não é a prática mais eficiente. Entre o WhatsApp e o navegador, dezenas de outros aplicativos e notificações podem capturar a atenção do seu cliente, que pode acabar desistindo da compra. 

A melhor estratégia para evitar essa situação é fechar a venda pelo WhatsApp mesmo. E como? É simples! Envie um link de pagamento para o cliente (já com o valor do frete embutido). Dessa forma, ele terá menos distrações e menos chance de abandonar a compra. Mercado Pago e PayPal são dois serviços que podem ajudá-lo a fazer isso. 

A equipe do Melhor Blog criou uma conta no Mercado Pago para mostrar como é fácil gerar links de pagamento na plataforma. Confira as imagens abaixo: 

1) Depois de criar sua conta, acesse o menu “botão e link de pagamento” e clique em “criar agora. Se já tiver conta, a opção vai aparecer como “criar botão ou link“.

2) Ao clicar na opção acima, a seguinte tela vai aparecer para você. É possível adicionar valor, foto do produto, data de vencimento e mais. 

envie links de pagamento para fechar suas vendas diretamente no whatsapp business

3) Quando preencher as informações do seu pagamento, uma tela com o link vai aparecer. Basta enviá-lo para o seu cliente.

4) A tela abaixo mostra o que o cliente vê quando você envia o link do Mercado Pago para ele.

Ofereça fretes mais competitivos e evite desistências

Imagine o seguinte cenário: você investe o seu tempo para conversar com um cliente no WhatsApp, mas ele desiste da compra na última hora. E qual é o motivo por trás disso? Tem grandes chances de ser o valor do frete, responsável por mais de 80% dos carrinhos abandonados no e-commerce! 

Oferecer fretes competitivos é o único jeito de contornar essa situação. O Melhor Envio pode ajudá-lo com essa tarefa. Somos uma plataforma de gestão e geração de fretes conectada a grandes players do mercado — HUBs, ERPs e plataformas de e-commerce — na qual você consegue cotar simultaneamente com Correios e transportadoras privadas.

Milhares de encomendas são enviadas todos os meses com o intermédio da nossa plataforma. Graças a esse grande volume, o Melhor Envio consegue repassar fretes mais competitivos para os pequenos e médios lojistas. Cadastre-se agora e aproveite as vantagens da nossa tecnologia no seu e-commerce!

  • Simule os envios da sua loja com poucos cliques
  • Plataforma gratuita, você só paga pelos fretes que gerar
  • Tenha fretes competitivos mesmo sem contratos com transportadoras

Posts relacionados

Deixe um comentário