Instagram para e-commerce: tudo o que você precisa saber para vender mais na rede social do momento!

Quer aumentar as suas vendas usando a rede mais popular do momento? Então confira nossas dicas especiais sobre Instagram para e-commerce!

O Instagram é a rede social do momento! Comprada em 2012 pelo Facebook, a plataforma tem mais de 1 bilhão de contas ativas e não para de crescer. As empresas, é claro, não estão alheias a esse cenário. De acordo com dados do Digital In Brazil 2019, pesquisa realizada em parceria entre We Are Social e Hootsuite, o investimento em publicidade na rede cresce 6,2% por trimestre.

Um dos motivos por trás desse número é a receptividade do público do Instagram a conteúdos criados por empresas. De acordo com dados da própria rede, mais de 200 milhões de pessoas visitam um ou mais perfis empresariais todos os dias. Isso transforma a plataforma em uma excelente vitrine para o seu negócio! Mas afinal, como é possível usar o Instagram para e-commerce? É exatamente o que a gente vai contar pra você daqui pra frente. Boa leitura!

Instagram para e-commerce: como começar a vender na rede? 

Se você ainda não tem conta no Instagram, o primeiro passo é baixar o aplicativo e fazer o seu cadastro. Não se esqueça de conectar a conta ao Facebook da sua loja virtual. Isso é imprescindível para a criação dos seus anúncios. O segundo passo é transformar o seu perfil em uma conta comercial — algo essencial para habilitar o Instagram Shopping, o já famoso ícone de sacolinha que permite compras na rede social.

  • Abra o seu perfil e toque no ícone do canto superior direito 
  • Acesse a opção “Configurações” 
  • Toque no menu “Conta”
  • Selecione a opção “Mudar para conta profissional” 
  • Escolha uma categoria para o seu negócio
  • Caso ainda não tenha conectado sua conta do Instagram ao Facebook, o aplicativo lhe dará mais uma oportunidade para fazer isso

Ativando o Instagram Shopping

Depois de ativar a sua conta comercial, você precisa solicitar ao Instagram a liberação do recurso compras, o Instagram Shopping. Para isso, acesse “Configurações -> Empresa -> Cadastre-se para compras” e siga os procedimentos solicitados pela rede. Se o Instagram aprovar o seu pedido, será possível adicionar seus produtos a um catálogo e colocar o ícone da sacolinha nas publicações feitas pelo seu perfil. 

exemplo de varejista que utiliza o instagram shopping
Exemplo de publicação que utiliza o recurso Instagram Shopping.

Quer saber mais sobre o recurso compras? Confira o passo a passo para configurar o Instagram Shopping! 

6 dicas para ganhar seguidores no Instagram para e-commerce

Como já falamos, o comportamento dos usuários do Instagram em relação aos perfis empresariais é bastante positivo. As pessoas realmente têm interesse em consumir conteúdos produzidos por marcas. Segundo uma pesquisa do Opinion Box, 83% dos usuários seguem alguma empresa, ou seja, você tem boas chances de conquistar seguidores… Basta seguir algumas dicas simples!

1 – Use hashtags (com moderação)

Usar hashtags pode aumentar bastante o alcance das suas publicações, direcionando-as especificamente para as pessoas interessadas no seu nicho. Mas cuidado: o Instagram não gosta de quem abusa desse recurso. O limite de hashtags por publicação é 30, mas o indicado é não utilizar mais de 5 para não ser classificado como “spammer” pelo algoritmo da rede. 

Dica: crie uma hashtag específica para a sua empresa e incentive seus seguidores a utilizá-la. Grandes redes varejistas adotam essa prática, basta pesquisar por hashtags como #magalu ou #sublovers, por exemplo. 

2 – Curta publicações de outros usuários

Essa dica é baseada em um experimento feito por Neil Patel, guru do marketing digital. Ele começou a curtir fotos de usuários aleatórios que ainda não o seguiam e descobriu o seguinte: a cada 100 curtidas dadas, 21 eram recebidas de volta, além de 6 novos seguidores. 

Mas tem um jeito de otimizar essa estratégia: curtir publicações de usuários já interessados em produtos do seu nicho em vez de distribuir likes aleatórios! É simples: 

  • Vá até o perfil de uma empresa do mesmo nicho que a sua
  • Abra uma publicação qualquer e veja os usuários que a curtiram (o Instagram para smartphones nem sempre mostra essa informação, mas é possível encontrá-la na versão web do aplicativo)
  • Visite os perfis desses usuários, deixe seu like em algumas fotos e até siga quando achar apropriado 
  • Repita a estratégia enquanto achá-la proveitosa

Você sabe como usar as redes sociais para vender mais?

3 – Capriche nas fotos

Para a tática acima funcionar, o seu perfil precisa ter fotos de alta qualidade. Dessa forma, os usuários vão ter mais interesse em segui-lo. Lembre-se: o Instagram é uma rede social predominantemente visual. Tenha isso em mente na hora de criar conteúdo! 

Não entende muito de design e não tem dinheiro sobrando para investir nisso? Sites como o Canva podem ajudar quem quer criar imagens profissionais sem gastar nada. Vale conferir!

Ei! Já parou para pensar sobre como o mobile impacta o e-commerce?

4 – Aposte nos vídeos

De acordo com uma pesquisa recente, 92% dos usuários de internet no Brasil usam o celular para assistir a vídeos. O Instagram tem duas ferramentas valiosas para quem quer incluir o conteúdo audiovisual na estratégia de divulgação: o Instagram Stories (vídeos de até 1 minuto que somem em 24h) e o IGTV (para vídeos mais longos e armazenados permanentemente na plataforma). Aproveite essas funcionalidades para fazer unboxings, reviews ou simplesmente mostrar os seus produtos de uma maneira criativa!

Falando nisso, você já se inscreveu em nosso canal no YouTube?

5 – Reposte conteúdo criado pelos seus seguidores

Repostar publicações feitas pelos seus seguidores é uma excelente maneira de construir relacionamento com eles. Mas não só isso. O conteúdo criado pelos usuários tem duas grandes vantagens:

  • Já está pronto, você só precisa republicar!
  • É uma outra voz falando sobre o seu negócio! Isso é algo importante para os usuários em processo de decisão de compra. Segundo o E-commerce Quality Index, 95% dos consumidores leem opiniões de outras pessoas antes de realizar um pedido.

É óbvio que você não vai republicar qualquer publicação, mas sim aquelas relacionadas com o seu e-commerce — o post de um cliente satisfeito após receber o produto, por exemplo. Para repostar um post feito por outra conta, é preciso instalar um aplicativo específico para esse fim. O Repost for Instagram é um dos mais populares.

6 – Faça sorteios

Fazer um sorteio com certeza vai movimentar o seu perfil no Instagram. Novos seguidores e muitos comentários são consequência direta dessa estratégia, mas alguns cuidados são necessários. 

  • Estabeleça regras claras para não causar dúvidas nos seguidores. Precisa marcar quantos amigos? Seguir quais perfis? Vale comentar mais de uma vez? Certifique-se de responder a perguntas como essas para não ter problemas no futuro. 
  • Não sorteie itens que não sejam relacionados ao seu negócio de alguma forma. Não faz sentido um e-commerce de eletrônicos sortear livros, não acha? 
  • Seja transparente na hora de realizar o sorteio. Se possível, faça uma transmissão ao vivo do acontecimento. Não precisa ser nada muito produzido, o essencial é demonstrar seriedade. 

Atualmente, o SorteioGram é o site mais utilizado para fazer sorteios no Instagram.

Influenciador digital vale a pena no Instagram para e-commerce? 

De acordo com uma pesquisa do Instituto Qualibest, 55% dos consumidores confiam nas recomendações dadas por influenciadores digitais. Tem quem ainda enxergue com preconceito esse tipo de divulgação, mas com certeza funciona em determinadas estratégias. O grande segredo é saber como utilizar!

Quem está começando e tem poucos recursos financeiros para investir dificilmente encontrará vantagens em contratar influenciadores digitais. Agora, se o seu negócio já está consolidado e você tem recursos para investir, vale a pena começar a pensar no assunto. 

Pontos de atenção:

  • O número de seguidores nem sempre é a melhor métrica: às vezes, um microinfluenciador pode atingir mais pessoas do seu nicho que alguém com dezenas de milhares de seguidores. 
  • Verifique se os seguidores são reais. Desconfie de influenciadores com muitos seguidores e pouco engajamento nas publicações. Contas com essas características podem ter utilizado métodos fraudulentos para adquirir seguidores.
  • Não abandone outras estratégias de divulgação. Os influenciadores digitais podem ser aproveitados em parceria com outras estratégias de marketing, mas não podem ser o seu único canal de divulgação. 

Que tal começar a usar o e-mail marketing para vender mais?

Instagram para PC pode facilitar o seu dia a dia

Quem utiliza o Instagram para e-commerce pode sentir dificuldade de responder todos os clientes que enviam mensagens ou interagem nos comentários. Nem sempre o celular é o jeito mais prático para digitar grandes quantidades de texto, não é? Em casos assim, muita gente vai preferir usar o teclado do computador para agilizar as coisas. E é possível! Basta baixar o Instagram para Windows 10. O aplicativo — disponível gratuitamente na Microsoft Store — permite uma resposta mais rápida a mensagens diretas e comentários.

Não tem Windows 10? Baixe um emulador para usar o Android em qualquer computador desktop. Existem programas gratuitos capazes de cumprir essa tarefa. O BlueStacks é um dos mais utilizados atualmente. 

Melhore a bio do seu perfil com o Linktree

Todo mundo sabe que o Instagram só permite um único link na bio do perfil. Essa limitação incomoda alguns lojistas, pois o espaço poderia ser utilizado para divulgar outros canais do e-commerce. O Linktree é capaz de resolver essa situação. A ferramenta cria uma página específica para cada usuário e, dentro dela, ele pode adicionar quantos links quiser. Depois disso, basta colar o endereço do seu Linktree na bio do Instagram e ele vai mostrar aos visitantes os links escolhidos por você. O serviço funciona muito bem na modalidade gratuita, mas é possível pagar para obter mais funcionalidades.

exemplo de conta no instagram que utiliza o linktree para
A imagem exemplifica o funcionamento do Linktree: um único link na bio direciona o usuário a uma página com vários outros links.

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