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Estratégias de vendas online 2022: 6 dicas para impulsionar o seu e-commerce

Paulo Henrique Dias and Thiago Soares Por Paulo Henrique Dias and Thiago Soares
4 de janeiro de 2022
Em Marketing Digital
0
Home Marketing Digital
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Vender pela internet é, sem dúvidas, uma forma eficaz de impulsionar os lucros do seu negócio. Porém, para se destacar em um mercado super competitivo como o e-commerce, é preciso conhecer estratégias de vendas online realmente eficientes e que se encaixem perfeitamente ao formato de negócio da sua loja virtual. 

Já de cara, uma boa notícia é que as expectativas de crescimento para o setor são as melhores possíveis. Segundo o levantamento Market Review: Tendências do E-commerce, mesmo com o avanço das vendas online nos últimos anos, 49% dos brasileiros pretendem comprar ainda mais pela internet em 2022. 

Por isso, para ajudar lojistas experientes e iniciantes a faturarem ainda mais no mundo virtual, preparamos uma lista com 6 estratégias de vendas online que são tendências para 2022. 

Fica com a gente até o final para não perder nenhuma dica! Mas para não perder tempo, já vou te adiantar uma coisa. Oferecer entregas rápidas com valores atrativos é uma das estratégias de vendas mais importantes para este ano. 

Por isso, se procura fretes mais competitivos e um leque variado de opções de envio, cadastre-se no Melhor Envio. É só clicar no botão abaixo!

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Como criar uma estratégia de vendas online eficiente em 2022?

6 – Descubra quem é sua buyer persona

5 – Invista em anúncios pagos de forma estratégica

4 – Coloque o site da sua loja nas primeiras posições do Google utilizando estratégias de SEO

3 – Atue em diferentes plataformas de venda online

2 – Disponibilize Pix, boleto parcelado e outras condições de pagamento vantajosas para o cliente

1 – Ofereça frete rápido e barato (te ajudamos nessa!)

Navegação rápida

  • 1 As melhores estratégias de vendas online em 2022
    • 1.1 6 – Conheça sua buyer persona
    • 1.2 5 – Divulgue sua loja virtual investindo em mídia direcionada
    • 1.3 4 – Venda mais de forma orgânica utilizando técnicas de SEO no site da sua loja virtual
    • 1.4 3 – Esteja nos canais de vendas certos
    • 1.5 2 – Ofereça métodos de pagamento variados e flexíveis
    • 1.6 1 – Entrega rápida e com valores atrativos
        • 1.6.0.1 Paulo Henrique Dias
        • 1.6.0.2 Thiago Soares

As melhores estratégias de vendas online em 2022

6 – Conheça sua buyer persona

Não dá para começar uma estratégia de venda digital sem ter conhecimento da persona que movimenta o seu segmento. 

Uma persona, ou buyer persona, é a representação do cliente ideal da loja virtual. Ou seja, é a personificação do público que consome os produtos do e-commerce em questão.

A construção desse “personagem semi-fictício” é feito a partir da coleta de dados gerais do mercado e de outros mais específicos da própria loja virtual. Esse somatório de informações visa entender quem são esses consumidores potenciais e quais são os seus hábitos de consumo. 

Após esse estudo, começa o processo de responder algumas perguntas, como:

  • Qual a idade, sexo, profissão e grau de escolaridade desses clientes?
  • Quais são seus hábitos de consumo na internet?
  • Quais são seus hobbies?
  • Como é o seu estilo de vida?
  • Quais são suas dores e dificuldades no dia a dia?

Conhecer a persona foco da sua loja virtual é o primeiro passo para entender de verdade quem é o seu público-alvo. Além disso, com essa informação ficará mais fácil definir as estratégias comerciais e de marketing para se comunicar de forma eficiente com esses clientes.

Caso o seu e-commerce ainda não possua perfis de clientes mapeados, recomendamos (e muito!) que você confira o nosso artigo que ensina a criar uma persona que represente os consumidores do seu negócio! 

O que é e como definir a buyer persona da sua loja online

5 – Divulgue sua loja virtual investindo em mídia direcionada

Ok, agora que você já sabe quem é o seu público-alvo, suas necessidades e quais seus hábitos de consumo, é hora de trabalhar essas informações ao seu favor.

Uma estratégia de vendas online de sucesso passa necessariamente pela etapa de atração de clientes. Ou seja, as pessoas precisam saber sobre a sua loja virtual, o que ela vende e as vantagens de comprar no seu negócio.

A forma mais rápida de divulgar o seu e-commerce para um número maior de pessoas é investindo em mídia paga direcionada, com anúncios de sua marca e produtos segmentados para atingir pessoas dentro da sua área de atuação e compatíveis com o seu público-alvo.

Exemplo de segmentação direcionada para anúncios de uma loja online no Instagram.

As principais formas de anunciar na internet são através de:

Social Ads – anúncios realizados em redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e Pinterest.

Links patrocinados – forma de colocar links para a sua loja online nas primeiras posições da pesquisa do Google de forma instantânea.

Remarketing – anúncio da sua loja divulgado em outros sites para pessoas que já passaram ou compraram no seu e-commerce. Essa é uma excelente forma de acelerar a jornada de compra de um cliente que está a procura de um item específico.

Essa estratégia de vendas online gera custos, por isso, tenha em mente o tamanho do seu orçamento para compra de mídia e tente concentrar esforços nessa tática em períodos específicos do ano com maior ou menor volume de vendas.

Para saber mais sobre como começar a realizar anúncios com impulsionamento pago, é só acessar esses conteúdos completos:

  • Links patrocinados: o que são é com usar para turbinar as vendas da sua loja virtual
  • Como anunciar no Instagram Ads
  • Como vender mais pela internet utilizando remarketing 

4 – Venda mais de forma orgânica utilizando técnicas de SEO no site da sua loja virtual

Caso seu e-commerce possua site próprio ou esteja no ar utilizando uma plataforma de e-commerce vale a pena começar a trabalhar o SEO da sua loja virtual.

Nesse momento você deve tá se perguntando aí do outro lado: mas afinal de contas, o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em tradução para o português “otimização para mecanismos de busca”, que são um conjunto de técnicas que tem como objetivo fazer com que um site seja melhor ranqueado em páginas de buscas, como o Google e o Bing.

Exemplo do site Melhor Envio na primeira posição sem anúncios do Google para a palavra-chave “envio barato”.

Para isso, será necessário que as páginas de vendas do seu e-commerce estejam de acordo com as boas práticas de SEO, como:

  • Uso de palavras-chaves com termos buscados pelas pessoas. 
  • Utilização desses termos nas fichas técnicas, descrições e títulos dos itens a venda no site, sempre tendo em mente a forma como esse cliente busca por esse produto.
  • Procure parceiros que possam publicar links direcionados para o site da sua loja.
  • Otimização de URLs de páginas-chave, como a página principal do seu e-commerce e páginas de produtos de alta rotatividade.

Diferente do caso anterior, aqui estamos falando de um trabalho focado em conseguir maior visibilidade em tráfego orgânico de clientes. Ou seja, acessos realizados de forma espontânea, gratuita e sem o uso de anúncios. 

Para saber como fazer pesquisas de palavras-chave, como criar descrições de produtos maximizados para mecanismos de buscas, linkagem para e-commerce e outras dicas focadas em estratégias de vendas online é só conferir o nosso guia completo de SEO para e-commerce em 2022.

3 – Esteja nos canais de vendas certos

Você sabe o que é omnichannel? O omnichannel não é propriamente uma novidade, a estratégia consiste em integrar diferentes canais de vendas (sejam eles online ou offline) para oferecer praticidade e opções ao consumidor, sempre concedendo a mesma experiência de compra independente do meio utilizado para entrar em contato com o lojista. 

O omnichannel tende a se tornar uma das estratégias de vendas online mais populares do comércio. (foto: FreePik)
O omnichannel tende a se tornar uma das estratégias de vendas online mais populares do comércio. (foto: FreePik)

Essa visão de consumo multicanal é fruto da forte digitalização do comércio, que mudou naturalmente a relação entre compradores e vendedores. Alguns exemplos desse fenômeno são as pessoas que preferem entrar em contato com o atendimento de um e-commerce pelas redes sociais, compradores impactados pelo WhatsApp que terminam a compra no site da loja, clientes que conferem o produto em uma loja física para depois concluir a venda no e-commerce, entre outros. 

Para se adaptar a esses novos padrões de consumo é preciso, cada vez mais, adotar o omnichannel como estratégia de vendas online. Veja alguns exemplos de plataformas de vendas online que são tendência em 2022:

  • Site próprio.
  • Plataformas de e-commerce (Tray, Nuvemshop, Wix, e outros).
  • Marketplaces (Mercado Livre, Submarino, Americanas, Amazon e outros).
  • Redes Sociais (Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e outros).
  • Aplicativos de envio de mensagens (WhatsApp e Telegram).
  • E-mail Marketing.

Mas atenção, estar em todos os canais ao mesmo tempo não é necessariamente a melhor forma de alcançar mais clientes. Uma expansão multicanal realizada de forma não direcionada pode gerar problemas como desperdício de tempo e investimento. 

Portanto, é fundamental estar apenas nas plataformas certas para o seu tipo de negócio, canais esses que devem se alinhar com os hábitos de consumo e comportamentais do seu público-alvo. 

A gente preparou um manual onde explicamos todos os detalhes de cada canal de vendas, o foco de cada um deles e para que modelo de loja virtual eles são indicados. Confira acessando o link abaixo. 

Como definir os canais de vendas online da sua loja virtual

2 – Ofereça métodos de pagamento variados e flexíveis

Quando falamos de vendas online temos que ter em mente que vamos trabalhar com perfis muito variados de consumidores e que todos eles vão buscar condições de pagamento que melhor se encaixem ao seu orçamento.

Por isso, diversificar ao máximo os métodos de pagamentos aceitos no seu e-commerce é um dos segredos para impulsionar vendas e, ao mesmo tempo, reduzir indicadores como o abandono de carrinho. 

Em 2022, existe uma demanda muito grande dos consumidores por formas de pagamento instantâneas, como o Pix. 

O Pix é altamente vantajoso para o lojista (que recebe na hora) e também para o consumidor (que tem sua compra aprovada imediatamente, o que agiliza o processo de entrega).

Dica do melhor Envio: Saiba mais sobre o Pix e as vantagens de adotar essa forma de pagamento assistindo o vídeo especial que preparamos: 

Outra forma de pagamento instantâneo em alta é o WhatsApp Pay, que é mais indicado para pequenos lojistas que oferecem seus produtos dentro da plataforma. 

Essa funcionalidade, juntamente com o Pix, fez com que a atuação por Whatsapp se tornasse uma das melhores estratégias de vendas online para microempreendedores.

Também é importante se atentar a métodos de pagamento inclusivos para fatias consideráveis do mercado. Segundo dados do IBGE, 30% da população brasileira realiza suas compras exclusivamente com dinheiro e não possui conta bancária.

Uma boa parte desses consumidores já está digitalizada, mas o fato de não possuir um cartão de crédito ou conta bancária inviabiliza que essas pessoas comprem, muitas vezes até mais barato, pela internet.

Portanto, dependendo da sua área de atuação, estude a possibilidade de oferecer a opção de pagamento parcelado no boleto bancário ao seus clientes. 

1 – Entrega rápida e com valores atrativos

Agilidade na entrega dos produtos e competitividade no preço dos fretes estão ganhando cada vez mais importância e despontam como uma das estratégias de vendas online mais importantes de 2022. 

Mas como pequenos e médios e-commerces podem manter seu frete atrativo e fazer frente às grandes empresas? 

Uma solução para quem possui loja física é o modelo de venda clique e retire, onde o consumidor compra pela internet e pode retirar o produto na loja no mesmo dia. 

Contudo, essa estratégia só pode ser aplicada em compras realizadas em locais próximos ao lojista, o que, na maioria das vezes, não será uma realidade quando falamos de vendas pela internet. 

Uma forma fácil de oferecer frete barato e rápido ao seu cliente é utilizando o Melhor Envio, plataforma gratuita onde é possível pesquisar o menor preço e contratar fretes em diferentes transportadoras, como o Correios, Jadlog, Via Brasil, LATAM Cargo e Azul Cargo Express.

O frete contratado dentro do Melhor Envio é até 80% mais barato que quando contratado diretamente com essas empresas, pois a plataforma negocia contratos em grandes volumes, fazendo com que todos os usuários da ferramenta saiam ganhando.

Lembrando que não existe a exigência de número mínimo de envios dentros do site, você só pagará pelos pelos fretes contratados.   

Além dessas vantagens, o lojista conta com outras ferramentas gratuitas, como o Melhor Rastreio, que permite o monitoramento de todos os rastreios das encomendas em um mesmo painel.

Viu só como é vantajoso usar o Melhor Envio? Passar a usar a plataforma como parte das suas estratégias de vendas online traz praticidade e economia. Cadastre-se gratuitamente e comece a economizar com fretes agora mesmo!

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Paulo Henrique Dias
Paulo Henrique Dias
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Jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.

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Thiago Soares
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Redator especialista em e-commerce e pós-graduado em Marketing. Thiago tem como propósito ajudar lojistas de todos os tamanhos, do micro ao grande, a vender pela internet. Para isso, atua na equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojistas de todo o país.

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