Vender pela internet é, sem dúvidas, uma ótima maneira de impulsionar os lucros do seu negócio.
Acontece que para se destacar em um mercado competitivo como o e-commerce, é preciso conhecer estratégias de vendas online eficientes e que se encaixem ao formato de negócio da sua loja virtual.
Já de cara, uma boa notícia é que as expectativas de crescimento para o e-commerce brasileiro são as melhores possíveis.
Segundo o levantamento Tendências do Varejo 2023, feito pela OpinionBox, 49% dos brasileiros pretendiam comprar ainda mais pela internet em 2023.
Por isso, para ajudar lojistas experientes e iniciantes a faturarem ainda mais no mundo virtual, preparamos uma lista com 6 estratégias de vendas online que são tendências para 2024.
Mas já quero adiantar uma dica. Oferecer entregas rápidas com valores atrativos é uma das estratégias de vendas mais importantes para este ano.
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Navegação rápida
Como criar uma estratégia de vendas online eficiente em 2024?
6 – Conheça a sua buyer persona
5 – Aposte em anúncios pagos para atrair consumidores
4 – Voice Commerce
3 – Esteja nos canais de vendas certos
2 – Serviço de assinatura
1 – Ofereça frete rápido e barato (te ajudamos nessa!)
As melhores estratégias de vendas online em 2024
Quer conhecer estratégias testadas e comprovadas para aumentar as suas vendas? Continue a leitura deste conteúdo!
6 – Conheça a sua buyer persona
Não dá para começar uma estratégia de venda digital sem ter conhecimento da persona que movimenta o seu segmento.
Uma persona, ou buyer persona, é a representação do cliente ideal da loja virtual. Ou seja, é a personificação do público que consome os produtos do e-commerce em questão.
A construção desse “personagem” é feita a partir da coleta de dados do mercado e da própria loja virtual.
Essa soma de informações visa entender quem são esses consumidores potenciais e quais são os seus hábitos de consumo.
Após esse estudo, começa o processo de responder algumas perguntas, como:
- Qual a idade, sexo, profissão e grau de escolaridade desses clientes?
- Quais são seus hábitos de consumo na internet?
- Quais são seus passatempos?
- Como é o seu estilo de vida?
- Quais são suas dores e dificuldades no dia a dia?
Conhecer a persona da sua loja virtual é o primeiro passo para entender de verdade quem é o seu público-alvo. Para isso:
- faça pesquisas online usando o próprio Google Forms
- analise o que seus seguidores enviam no Direct e nos comentários das redes sociais
- explore recursos como “Caixa de Perguntas” e “Enquete” dos Stories do Instagram
Caso o seu e-commerce ainda não possua perfis de clientes mapeados, recomendamos que você confira o nosso artigo que ensina a criar uma persona que represente os consumidores do seu negócio!
📍 O que é e como definir a buyer persona da sua loja online
5 – Aposte em anúncios pagos para atrair consumidores
Ok, agora que você já sabe quem é o seu público-alvo, suas necessidades e quais seus hábitos de consumo, é hora de trabalhar essas informações ao seu favor.
Uma estratégia de vendas online de sucesso passa necessariamente pela etapa de atração de clientes. Ou seja, as pessoas precisam saber sobre a sua loja virtual, o que ela vende e as vantagens de comprar no seu negócio.
A forma mais rápida de divulgar o seu e-commerce para mais pessoas é investindo em mídia paga direcionada, com anúncios de sua marca e produtos segmentados para atingir pessoas dentro da sua área de atuação e compatíveis com o seu público-alvo.
As principais formas de anunciar na internet são através de:
Social Ads – anúncios realizados em redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e Pinterest
Links patrocinados – forma de colocar links para a sua loja online nas primeiras posições da pesquisa do Google de forma instantânea
Remarketing – anúncio da sua loja divulgado em outros sites para pessoas que já passaram ou compraram no seu e-commerce. Essa é uma excelente forma de acelerar a jornada de compra de um cliente que está a procura de um item específico
Para saber mais sobre como começar a realizar anúncios com impulsionamento pago, é só acessar esses conteúdos completos:
- Links patrocinados: o que são é com usar para turbinar as vendas da sua loja virtual
- Como anunciar no Instagram Ads
- Como vender mais pela internet utilizando remarketing
4 – Voice Commerce
Outra forte tendência do e-commerce para 2024 é o voice commerce, uma prática que tem sido impulsionada pelo Google, para entender melhor as buscas por voz.
Uma coisa é certa, tudo o que agiliza o processo de comunicação e compra tende a ser muito forte entre os usuários.
A crescente demanda por podcasts e o alto volume de mensagens de voz encaminhadas no WhatsApp, por exemplo, são prova disso. Assistentes de voz como Siri, Alexa, Assistente do Google, entre outros, estarão cada vez mais presentes em nossas vidas.
E a melhor parte disso é que não precisa ir tão longe para participar dessa tendência.
Otimizar títulos e descrições do seu e-commerce considerando como uma pessoa perguntaria sobre aquele produto, já é um passo importante para aparecer nos resultados de busca por voz.
3 – Esteja nos canais de vendas certos
Você sabe o que é omnichannel?
O omnichannel consiste em estar presente em diferentes canais de vendas para oferecer praticidade e opções aos consumidores, oferecendo a mesma experiência de compra independente do meio usado para entrar em contato com a loja.
O omnichannel tende a se tornar uma das estratégias de vendas online mais populares do comércio. Reprodução: Freepik
Alguns exemplos desse fenômeno são as pessoas que preferem entrar em contato com o atendimento de um e-commerce pelas redes sociais, compradores impactados pelo WhatsApp que terminam a compra no site da loja, clientes que conferem o produto em uma loja física para depois concluir a venda no e-commerce, entre outros.
Para se adaptar a esses novos padrões de consumo é preciso, cada vez mais, adotar o omnichannel como estratégia de vendas online.
Veja alguns exemplos de plataformas de vendas online que são tendência em 2024:
- Plataformas de e-commerce (Tray, Nuvemshop, Wix, e outros)
- Marketplaces (Mercado Livre, Shopee, Submarino, Americanas, Amazon e outros)
- Redes Sociais (Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e outros)
- Aplicativos de envio de mensagens (WhatsApp e Telegram)
Preparamos um manual com todos os detalhes de cada canal de vendas, o foco de cada um deles e para que modelo de loja virtual eles são indicados. Confira acessando o link abaixo:
📍 Como definir os canais de vendas online da sua loja virtual
2 – Serviço de assinatura
Criar relacionamentos duradouros vai ser um item indispensável em 2024.
Estrategicamente, muitas marcas estão oferecendo serviços de assinatura não apenas para reter clientes e garantir receitas recorrentes futuras. Essas empresas também já estão pensando em como o serviço de assinatura elimina a necessidade de fazer pedidos manualmente, possibilitando que as pessoas se preocupem com uma coisa a menos.
A assinatura baseada em serviço, por exemplo, é um dos tipos de serviço de assinatura mais comuns usados por gigantes, incluindo Petlove e WordPress.
Outro modelo que faz sucesso é a assinatura para conteúdos digitais, gigantes como Netflix, Spotify e Amazon Prime são apenas alguns exemplos.
Se essa tendência for adequada para o produto ou serviço que você vende, essa é uma excelente oportunidade de oferecer comodidade aos clientes que compram frequentemente na sua loja virtual.
1 – Entrega rápida e com valores atrativos
Agilidade na entrega dos produtos vem ganhando cada vez mais importância e está como uma das estratégias de vendas online mais importantes de 2024.
Mas como pequenos e médios e-commerces podem manter seu frete atrativo e fazer frente às grandes empresas?
Uma solução para quem possui loja física é o modelo clique e retire, onde consumidores compram pela internet e retiram o produto na loja no mesmo dia.
Contudo, essa estratégia só pode ser aplicada em compras realizadas em locais próximos ao lojista, o que, na maioria das vezes, não será uma realidade quando falamos de vendas pela internet.
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Além dessas vantagens, lojistas que usam o Melhor Envio contam com outras ferramentas gratuitas, como o Melhor Rastreio, que permite o monitoramento de todos os rastreios das encomendas em um mesmo painel.
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