Conheça o Meus Links de Frete, nova funcionalidade gratuita do Melhor Envio que vai facilitar a vida de quem vende pelas redes sociais. Descubra como cobrar frete do cliente em vendas pelo Instagram, Facebook, WhatsApp e outros canais, de um jeito simples e rápido. Afinal, com o Meus Links de Frete, o cliente pode fazer a cotação do preço e prazos do envio sozinho, sem a ajuda do vendedor.
Quer entender como a novidade funciona? Então, aperte o play e veja como gerar e compartilhar links de cotação de frete para seus produtos, usando o Meus Links de Frete. Para mais detalhes, siga a leitura depois do vídeo!
Como cobrar frete de forma simples com o Meus Links de Frete?
A 6ª edição do relatório NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop, revelou que as vendas concluídas pelas redes sociais saltaram de 22% para 34%, representando um aumento de 12 pontos percentuais de 2019 para 2020.
O Instagram Shopping, recurso que permite vender pela rede social, é um dos destaques da pesquisa. Cerca de 87% das vendas foram realizadas pelo Instagram, enquanto o Facebook ficou com uma fatia de 13% dessas negociações. Como podemos observar, os dados mostram uma participação significativa desses canais no crescimento das vendas online.
Porém, apesar de ser um território fértil, as redes sociais ainda oferecem alguns recursos limitados para os vendedores. Um exemplo importante, é a cotação de frete. Toda vez que um lead demonstra interesse em algum produto no Instagram, por exemplo, o lojista precisa parar o trabalho, calcular o prazo e o valor do envio e repassar as informações para a pessoa interessada.
Para quem tem um volume elevado de solicitações desse tipo diariamente, ficar interrompendo as atividades para calcular o frete pode atrasar muito a rotina. Além disso, a demora em responder os consumidores acaba gerando insatisfação.
Pensando nesses desafios e em facilitar a vida de quem vende pelas redes sociais, o Melhor Envio lançou o Meus Links de Frete. Com a funcionalidade, o próprio consumidor é quem faz o cálculo do envio e tem opção de mostrar interesse pelo produto.
A maior vantagem do Meus Links de Frete, é que o vendedor não precisa mais fazer a cotação de frete toda vez que alguém entrar em contato querendo saber o valor da entrega. Para oferecer essa facilidade ao cliente, basta o lojista acessar a plataforma do Melhor Envio, preencher as informações solicitadas e compartilhar o link de frete nas redes sociais.
A partir daí, qualquer pessoa consegue calcular o frete e o lojista ainda tem a opção de escolher se quer ser notificado ou não quando alguém fizer uma cotação. Para aprender, passo a passo, como cobrar frete do cliente com o Meus Links de Frete, continue a leitura!
Como funciona o Meus Links de Frete?
Veja como usar o Meus Links de Frete e descubra como cobrar frete do cliente em vendas pelas redes sociais ficou bem mais fácil. Tudo que você precisa fazer é:
- Cadastrar as informações dos produtos vendidos.
- Definir um endereço de origem, ou seja, o endereço da sua loja ou da sua residência, por exemplo.
- Escolher as transportadoras e os serviços (modalidades de frete) que você pretende oferecer para os seus clientes.
👉 1º Passo: Cadastrar os dados do produto
Nesta etapa, você irá preencher as informações relativas às suas mercadorias. Lembrando que é preciso repetir o processo de cadastro para todos os produtos que você quiser disponibilizar o link de cotação de frete.
1. Acesse a sua conta Melhor Envio e selecione na aba lateral esquerda a opção Meus Links de Frete.
2. Clique em Cadastrar Produto.
3. Preencha os campos com as informações do produto. Você deve incluir nome, foto (opcional), valor segurado, dimensões e peso da mercadoria já embalada. Também é necessário definir um limite de unidades por cotação, ou seja, o número máximo de itens que cada cliente pode selecionar por vez. E por fim, configurar taxas e prazos adicionais, quando houver.
Algumas informações importantes
📍 É preciso incluir o peso e as dimensões individuais do produto embalado. Caso contrário, o valor final do frete (que vai aparecer na etiqueta de envio para o lojista) vai ser diferente do preço que aparece na cotação do cliente.
📍 Você pode habilitar ou desabilitar a opção “Adicionar botão Tenho Interesse”. Ao longo do artigo, vamos mostrar como essa solução funciona e como usá-la para gerar etiquetas de frete com mais agilidade.
📍 Outro ponto que merece atenção é o preenchimento do peso do produto. Como o sistema usado pela Calculadora de Fretes do Melhor Envio está em quilos, é comum surgirem dúvidas sobre como colocar o peso em gramas. Neste caso, basta fazer a conversão. Por exemplo, se o item tem 200g é só colocar 0,2Kg.
👉 2º Passo: Definir o endereço de origem
O segundo passo é cadastrar um endereço de origem, pois ele é usado no Meus Links de Frete como remetente do seu frete.
Se você precisar alterar ou cadastrar um novo endereço assista o vídeo no canal do Melhor Envio no YouTube. Se preferir, confira o passo a passo completo na Central de Ajuda, onde ensinamos a alterar o remetente e adicionar outros endereços!
1. Depois de cadastrar os dados do produto, role a página até encontrar a opção Origem do Envio.
2.Toque em cima do endereço desejado.
3. Prontinho, agora vamos para última etapa.
👉 3º Passo: Escolher serviços e transportadoras para trabalhar
1. Para finalizar, role a página até encontrar a opção Transportadoras. Depois, escolha as transportadoras e os serviços que você pretende disponibilizar para o cliente.
2.Toque em Salvar para finalizar o cadastro do produto.
📍 Importante: Você pode adicionar dois serviços adicionais dos Correios: Aviso de Recebimento (AR) e Mão Própria. Com o AR o lojista recebe um comprovante que a encomenda foi entregue. Já no caso do Mão Própria, apenas o destinatário, cujo nome consta na etiqueta de frete, pode receber o pacote. Os serviços acabam garantindo mais segurança, porém são cobradas taxas extras.
Na hora de escolher as transportadoras e os serviços que você pretende oferecer ao cliente, preste bastante atenção às condições de cada parceiro. Por exemplo, a Jadlog só realiza indenização por avarias em envios feitos com nota fiscal. Sendo assim, mercadorias enviadas apenas com a declaração de conteúdo não possuem direito à indenização, caso sofram algum tipo de avaria.
💡 Para saber mais sobre as regras de cada empresa e o que pode ou não ser transportado, recomendamos a leitura do artigo “Como é a postagem com cada transportadora parceira do Melhor Envio”.
💡 Veja quando usar nota fiscal e declaração de conteúdo.
Verifique também se as opções de entregas escolhidas estão disponíveis para a sua região. Assim, você não corre o risco de oferecer um meio de transporte ou uma modalidade de frete que está indisponível para a sua localidade. Isso acabaria impossibilitando o envio da encomenda, portanto, cheque essa informação com antecedência.
📌 Dica para poupar tempo
Uma alternativa para quem quer poupar tempo é configurar um o endereço de origem e transportadoras padrão. O endereço e serviços de entrega que você definir serão usados em todas as mercadorias cadastradas. Assim, você não precisa preencher essas informações toda vez que for adicionar um novo produto.
1.Depois de fazer login na sua conta do Melhor Envio, escolha a opção Meus Links de Frete.
2.No topo da página, toque em Cadastrar padrão de loja e transportadora.
3.Defina o endereço de origem, as transportadoras e as modalidades de frete que você quer usar como padrão. Toque em Salvar, para concluir a ação.
Feito isso, só é necessário preencher as informações do produto, pois o endereço de origem e as transportadoras ficam pré-configuradas. Mas, se o lojista preferir, também pode continuar fazendo alterações individuais para cada mercadoria.
Como cobrar frete do cliente em vendas pelo Instagram, WhatsApp e outros canais?
Agora que você já sabe como o “Meus Links de Frete” funciona é hora de descobrir como cobrar frete do cliente em vendas pelas redes sociais. Depois de cadastrar os produtos e escolher os serviços de envios, você precisa compartilhar os links de frete nas redes sociais:
1.Dentro do menu Meus Links de Frete, toque em cima do ícone em formato de folha. Prontinho, o link foi copiado.
2.Agora, é só compartilhar com seus clientes.
3.Outra alternativa é tocar em Abrir Link, copiar a URL e fazer o compartilhamento nas redes sociais. A única diferença, neste caso, é que o link não fica encurtado.
Você também pode usar os links de cotação de frete nas vendas feitas em plataformas que ainda não possuem integração com o Melhor Envio. Neste caso, você deve enviar o link para o cliente fazer a cotação e, se ele demonstrar interesse em finalizar a compra, gerar a etiqueta de frete e fazer a postagem.
Cobrar frete do cliente, usando a ferramenta Meus Links de Frete, ficou muito mais fácil. Aproveite e faça seu cadastro no Melhor Envio. Temos diversas soluções gratuitas para otimizar o seu negócio!
Como gerar a etiqueta de frete pelo Meus Links de Frete?
Existem duas maneiras de gerar etiquetas de frete usando o Meus Links de Frete. A mais prática é habilitando a função “Adicionar botão Tenho Interesse”. Ao manter essa opção ativada, o cliente consegue entrar em contato com o lojista demonstrando interesse na compra. Além disso, a geração da etiqueta de frete é automatizada.
Veja como gerar etiquetas de frete com a opção “Adicionar botão Tenho Interesse” habilitada:
1.Após o cliente preencher os dados demonstrando interesse na compra, você receberá uma notificação por e-mail. Basta acessar sua conta e abrir o e-mail (lembre-se de conferir sua caixa de spam ou lixo eletrônico).
2.Toque em Calculadora: Acessar.
3.Você será direcionado para a Calculadora de Fretes do Melhor Envio, onde a quantidade de produtos e o CEP do cliente já ficam preenchidos automaticamente. Você só precisa selecionar a modalidade de envio escolhida pelo cliente. Para confirmar essa informação, volte no e-mail e verifique qual foi “Serviço selecionado”.
4. Pronto, agora é só gerar a etiqueta normalmente.
💡 Se você ainda tem dúvidas de como gerar uma etiqueta de envio, confira o artigo Como gerar e imprimir a etiqueta de frete no Melhor Envio.
Se você optar por manter o botão “Tenho Interesse” desativado, o cliente não vai conseguir entrar em contato, após a cotação de frete. Sendo assim, o lojista é quem deve contatar o consumidor e a geração da etiqueta de frete deve ser feita manualmente.
Como alterar ou excluir um produto?
Na tela de produtos cadastrados o lojista consegue alterar ou excluir produtos sempre que precisar.
👉 Para alterar alguma informação:
1. Acesse sua conta do Melhor Envio e toque em Meus Links de Frete, no menu lateral esquerdo.
2.Role a página até encontrar o produto que você quer alterar e clique no botão Editar.
3.Faça as mudanças desejadas e finalize tocando em Salvar.
👉 Para excluir um produto:
1.Vá até a aba Meus Links de Frete.
2.Marque na barra lateral as mercadorias que você quer remover.
3.Em seguida, toque no ícone Lixeira.
4.Confirma a ação tocando em Excluir.
Viu como cobrar o frete do cliente em vendas realizadas pelas redes sociais fica muito mais fácil com o Melhor Envio? Se você ainda não é cliente, o que está esperando? Faça o seu cadastro e venha descomplicar a logística do seu e-commerce!