Como ganhar seguidores no Instagram: dicas e cuidados

Quer ganhar seguidores no Instagram? Leia este texto e veja como bombar o seu perfil sem infringir as regras da rede social!

Com mais de 1 bilhão de contas ativas, o Instagram é uma das principais redes sociais da atualidade. E o Brasil é o segundo país com mais usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos. As empresas não estão alheias a isso. De acordo com a pesquisa Digital in Brazil 2019, o investimento em publicidade no Instagram alcança 6,2% mais contas a cada trimestre. Ou seja: um número crescente de anunciantes utiliza a rede para divulgar produtos e serviços.

Em busca de destaque nesse cenário, é natural que quem tem loja virtual procure maneiras de ganhar seguidores no Instagram. Mas é preciso ter muita atenção para não adotar práticas proibidas pela rede social! Por isso, neste post vamos dar dicas de como ganhar seguidores da maneira correta, além de citar alguns cuidados que você precisa tomar para não ser prejudicado. Vamos lá? Boa leitura!

Invista na qualidade do seu conteúdo para ganhar seguidores

Os usuários do Instagram são bastante receptivos a conteúdos produzidos por marcas. A prova disso é que mais de 80% das contas seguem alguma empresa na rede social. A oportunidade por trás de um dado como esse é nítida: as marcas que produzirem conteúdos relevantes vão ter mais chances de conquistar público e, consequentemente, vão ganhar seguidores.

Mas como entregar conteúdo de qualidade para cativar a audiência? O primeiro passo (se você nos permite o jogo de palavras) é investir na qualidade técnica do conteúdo. Suas fotos devem ser atraentes e bem iluminadas para chamar a atenção. Os vídeos não podem ser tremidos ou escuros. O áudio precisa ter qualidade. Cuidados desse tipo são essenciais para destacar as suas publicações em meio a um oceano de postagens.

  • Você não precisa saber usar softwares de edição para criar boas imagens promocionais. O Canva é um site que pode ajudá-lo a fazer designs com aparência profissional. Acesse e confira!
  • A foto saiu escura? Tremida? Quer cortar algum pedaço? Aplicativos como Snapseed e Lightroom podem resolver essas e outras situações para você. É bem útil tê-los no seu smartphone!
  • Criar vídeos promocionais é mais fácil com o Adobe Sparks. O serviço tem funções pagas, mas dá para fazer bastante coisa com a versão gratuita.

Além da qualidade técnica, as suas publicações precisam entregar algum valor para o público. Pense um pouco: você seguiria um perfil que não posta coisas que você acha relevantes?

Divulgue o seu Instagram nos outros canais da sua loja

A multicanalidade faz parte do cotidiano das lojas virtuais. Aproveite essa realidade para divulgar o seu Instagram nos demais canais do seu e-commerce. 

E-mails promocionais, newsletter, publicações em outras redes sociais, banners no seu site: aproveite todos esses espaços para divulgar o link ou o nome de usuário do seu Instagram.

Além de não custar nada, essa abordagem atrai pessoas já interessadas na sua loja de alguma forma. E isso é ótimo! Ganhar seguidores é bom, mas ganhar seguidores engajados é ainda melhor! 

Interaja com outros usuários

O ditado “quem não é visto não é lembrado” se aplica muito bem ao algoritmo do Instagram. A rede social valoriza usuários que marcam presença e interagem com outras pessoas na plataforma. E o que isso significa? Significa que o conteúdo publicado por contas muito ativas tende a ser exibido para mais pessoas! 

  • Curtir e comentar publicações de outros usuários aumenta a relevância do seu perfil no Instagram.
  • A sua publicação teve comentários? Respondê-los — e de preferência rápido — faz o Instagram entender que o seu conteúdo é relevante e precisa ser exibido para mais pessoas.
  • Fazer sorteios é um jeito eficiente de estimular interações no seu perfil e pode ajudá-lo a ganhar muitos seguidores em um curto intervalo de tempo. Dica: o SorteioGram é uma boa ferramenta para essa tarefa. 

Aproveite os stories do Instagram

Os stories não podem ficar de fora da sua estratégia no Instagram. Eles são ótimos para aumentar a sua relevância dentro da rede social. Publicar stories com regularidade faz o seu perfil ser exibido com mais frequência para os seus seguidores.

O Instagram disponibiliza uma série de ferramentas que permitem que você crie conteúdos interessantes nos stories. Confira 4 dicas de como usar esse recurso estrategicamente:

1) Estimule a interação: é possível usar os stories para criar enquetes, fazer perguntas, adicionar GIFs e muito mais. Aproveite todos esses recursos sempre que possível! Reter a atenção dos seus seguidores faz o Instagram entender o seu conteúdo como relevante e ajuda a espalhá-lo para mais pessoas.

2) Faça vídeos ao vivo: seus seguidores serão notificados quando você ativar o vídeo ao vivo, algo ótimo para a visibilidade do perfil. É possível aproveitar esse recurso para fazer sorteios, por exemplo.

3) Use hashtags nos stories: as hashtags podem impulsionar o seu conteúdo para quem ainda não segue o seu perfil. Só tome cuidado para não exagerar na dose e ser considerado spammer pelo Instagram. O ideal é usar apenas uma hashtag por story.

4) Gere tráfego para o seu site: contas com mais de 10.000 seguidores podem colocar links nos stories e direcionar os seguidores para uma página de produto, um dos recursos mais interessantes do Instagram para quem vende pela internet. Ainda não atingiu esse número? Coloque-o como uma meta a ser trabalhada!

como ganhar seguidores no instagram: use os stories
Aproveite os diferentes recursos do Instagram Stories para reter a atenção da sua audiência. Isso ajuda o algoritmo da rede social a entender que o seu conteúdo é relevante e deve ser mostrado para mais pessoas.

Use as hashtags com sabedoria

Usar hashtags é ótimo para aumentar o alcance das suas publicações no Instagram. Quando você usa uma hashtag, você diz para a rede social que o seu conteúdo fala sobre determinado assunto. Vamos dar um exemplo para ficar mais claro: ao postar a foto de um celular com a hashtag #xiaomi, o seu post tem mais chances de ser exibido para pessoas interessadas em produtos dessa marca.

como ganhar seguidores no instagram: use hashtags

Mas é importante ficar atento para não exagerar, pois as hashtags são uma faca de dois gumes. Utilizá-las em excesso causa o efeito contrário do desejado, ou seja, suas publicações acabam alcançando menos pessoas. Isso acontece porque o Instagram pune o seu perfil por espalhar spam. Apesar do limite de hashtags por publicação ser 30, é recomendável não usar mais de 10. 

Nunca pague para ganhar seguidores

Muita gente acaba cometendo o erro de pagar aplicativos ou sites para ganhar seguidores no Instagram. Essa prática é proibida pela rede social e você pode ter a conta suspensa se for identificado. Segundo o Instagram, qualquer site ou aplicativo utilizado para gerar curtidas, comentários e seguidores viola as Diretrizes da Comunidade.

Pare e pense: qual é a vantagem de ter mais seguidores se essas pessoas não vão comprar da sua loja? Números nas redes sociais não são sinônimo de vendas. É preferível ter 5.000 seguidores engajados com o seu negócio a ter 50.000 que não dão a mínima para as suas publicações. 

Além disso, ao pagar para ganhar seguidores você compartilha as informações de login da sua conta com aplicativos de terceiros — plataformas sem qualquer ligação com o Instagram — e está sujeito a ter a conta indevidamente utilizada por esses serviços. Fique de olho: para ver quais aplicativos têm acesso à sua conta, vá até Configurações > Segurança > Aplicativos e sites.

print do instagram mostrando o menu de configurações (dicas de como ganhar seguidores no instagram)
A imagem mostra como você pode revogar o acesso de aplicativos e sites de terceiros à sua conta a qualquer momento

Aprenda a ganhar seguidores sem infringir as políticas do Instagram

Nas próximas linhas vamos contar uma tática infalível para ganhar seguidores reais sem infringir as políticas do Instagram. Está prestando atenção? Então vamos lá! 

Passo 1: 

Procure perfis concorrentes do seu. Pode ser uma loja que trabalhe com os mesmos produtos ou, ainda, algum influenciador digital do seu nicho. O importante é ser um perfil cujo público tenha interesses similares ao seu.

Vamos usar o Instagram do Melhor Envio para exemplificar o passo a passo, confira:

Passo 2:

Abra uma publicação recente do perfil e toque em “outras pessoas” para acessar a lista de usuários que curtiram aquela publicação.

Passo 3:

Abra os perfis desses usuários e comece a curtir algumas fotos. Você até pode seguir alguns, se achar adequado.

Passo 4:

Repita o processo quando tiver tempo disponível. Muita gente vai simplesmente ignorar o seu perfil, mas um número significativo com certeza vai começar a seguir você. Apesar de ser bem manual, esse método traz resultados garantidos e já foi indicado até por Neil Patel, especialista em marketing

Dica extra: aplicativos como o Unfollowers for Instagram podem ser úteis para deixar de seguir as contas que não seguirem você de volta.

Qual é o limite de pessoas que você pode seguir no Instagram?

A tática acima é muito útil para ganhar seguidores, mas é importante estar atento ao limite de pessoas que você pode seguir no Instagram. Pois é! Para reduzir a propagação de spam, a rede limitou o número máximo de perfis que cada conta pode acompanhar. Atualmente, qualquer pessoa que tente seguir mais de 7.500 contas recebe uma mensagem de erro no aplicativo. Se você encontrar algum perfil que segue mais de 7.500 pessoas é porque ele fez isso antes do Instagram implementar essa alteração!

Outra coisa importante é o número de usuários que você segue em um dia. Os termos de uso do Instagram não falam nada específico sobre isso, mas também existe um limite para a quantidade de contas que você consegue seguir a cada 24h. Esse limite parece variar de acordo com a idade da conta e o engajamento do público com ela. A estimativa mais acertada é que cada conta pode seguir até 500 perfis por dia e não mais de 30 a cada cinco minutos. Fique atento a esse limite para não ser considerado spammer pelo Instagram. 

Conclusão

O Instagram é um canal poderoso para quem vende pela internet. Na Black Friday de 2019, ele superou até mesmo o Facebook e se tornou a rede social responsável por motivar mais vendas! E agora que você leu até aqui já sabe como ganhar seguidores e fazer o seu perfil bombar! 

Só que não basta ter um perfil forte no Instagram para vender mais. Você também precisa oferecer fretes competitivos se quiser evitar que o cliente desista da compra em razão do valor da entrega. Por sorte, a tecnologia do Melhor Envio pode ajudá-lo com isso!

Use a nossa plataforma para simular os seus fretes, comparar condições entre diversas transportadoras (inclusive Correios) e gerar os seus envios pela internet. É prático e você só paga pelos fretes gerados, pois o Melhor Envio não tem mensalidade. E aí, pronto para aproveitar a tecnologia para simplificar a logística do do seu negócio?

Posts relacionados

Comentários (1)

Eu adorei as dicas práticas de como conseguir mais seguidores Instagram.

Uma coisa que eu recomendo também pedir para que seu público o siga.

Parece óbvio, mas merece ser dito: não tenha medo de pedir ocasionalmente que seu público o siga. Às vezes, as pessoas podem realmente gostar do que você publica no Instagram, mas precisam de uma cutucada antes de realmente seguirem você. Você também pode fazer isso em suas legendas do Instagram ou até mesmo inseri-lo em seu conteúdo, apresentando o que seu público obterá se o seguirem ou sugerindo conteúdo que está chegando e que eles não vão querer perder.

Deixe um comentário