Quais as vantagens de ingressar no e-commerce por meio de um marketplace? Quais os principais marketplaces do Brasil e como se cadastrar neles? Como anunciar no marketplace escolhido? Neste artigo especial, você encontra respostas para essas e outras perguntas.
O ritmo de desenvolvimento do e-commerce no Brasil é acelerado. Pesquisa recente do Sebrae, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), mostra que 7 em cada 10 empresas já estão vendendo por canais digitais. Dentre todas as opções disponíveis, o marketplace é um dos mais vantajosos. Mas, como anunciar no marketplace e ganhar dinheiro com e-commerce?
Uma das características mais atraentes do marketplace como porta de entrada para o comércio eletrônico é a possibilidade de começar a anunciar produtos sem precisar investir de imediato. Com planejamento e uma estratégia bem desenhada, é possível começar com pouco e ir aumentando os rendimentos à medida que os pedidos forem chegando.
Ficou curioso para descobrir como anunciar no marketplace e começar a faturar? Este artigo é para você! Continue a leitura e descubra.
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Como anunciar no marketplace: o que é marketplace?
Marketplace é um espaço virtual que reúne diversas lojas em um mesmo portal. É basicamente um shopping virtual onde as lojas possuem autonomia para vender seus produtos (em suas páginas) mas compartilham a mesma estrutura de um grande lojista ou marca (o site).
Anunciar em marketplaces se torna cada vez mais vantajoso à medida que esse tipo de canal ganha mercado. Só para se ter uma ideia, os 100 maiores marketplaces do mundo movimentaram quase US$ 2 trilhões em 2019, de acordo com a Digital Commerce.
No Brasil, os grandes marketplaces nacionais se destacam globalmente. Canais populares como Americanas, Submarino e Casas Bahia aparecem na lista de 50 maiores marketplaces do mundo.
Outro dado interessante da WebRetailer mostra que o Mercado Livre, embora seja uma empresa argentina, é o canal mais popular no Brasil. Cerca de 60% da receita líquida do Mercado Livre na América Latina vem do Brasil. Em 2020, esse canal foi o quarto marketplace mais acessado do mundo e os brasileiros respondem por boa parte desse montante.
Quando o lojista começa a pesquisar sobre como anunciar no marketplace, ele se anima ao se deparar com números como esses. Mas, como fazer parte desse mercado trilionário? O primeiro passo é compreender as vantagens de anunciar no marketplace.
💡 Se quiser se aprofundar um pouco mais nas diferenças entre e-commerce e marketplace, leia nosso artigo sobre o assunto!
Quais as vantagens de anunciar no marketplace?
Um dos motivos que explicam porque o mercado global de marketplaces não para de crescer é que esse tipo de negócio é vantajoso – tanto para a plataforma quanto para o lojista. Mas, quais vantagens seriam essas? Veja só:
Praticidade
Abrir uma loja virtual pode ser mais complexo. Muitos lojistas que estão entrando agora no comércio eletrônico podem não ter capital ou expertise para já começar seus negócios tendo sua própria loja virtual. Neste sentido, optar por um marketplace é muito prático e simplifica as coisas.
Orçamento flexível
Uma das maiores vantagens do marketplace é a possibilidade de começar a anunciar seus produtos sem precisar investir capital extra. Isso é possível porque, no modelo de negócio de muitos marketplaces, o lojista não paga uma taxa de uso, paga apenas uma porcentagem sobre as vendas. Há outros sites cobram taxas, mas possuem planos de pagamento flexíveis para os mais diversos tamanhos de negócio.
Isso possibilita que qualquer empreendedor possa se cadastrar em um marketplace, anunciar seus produtos e começar a vender.
Visibilidade
Uma das maiores dificuldades para quem está começando a sua jornada de vendas no mercado digital é conseguir visibilidade. Neste sentido, aprender como anunciar no marketplace é importante, pois o seu negócio já estará em uma plataforma que atrai muita visibilidade. Além do mais, os próprios marketplaces cuidam do marketing e da divulgação de seus canais, beneficiando todos os lojistas que fazem parte daquele marketplace.
Integração com outras soluções
Os marketplaces já possuem integração com meios de pagamentos. Muitos deles possuem integração com plataformas de e-commerce, hubs e ERPs, possibilitando uma estratégia de vendas em vários canais. Há ainda aqueles que possuem integração com a solução de frete Melhor Envio (como a Amazon e os marketplaces do grupo B2W). Tudo isso cria um ambiente simples e completo para realizar negócios.
Credibilidade
Se o negócio é novo, ele pode demorar um pouco para construir uma boa reputação digital e credibilidade. Mas, ao usar um marketplace conhecido, o lojista se beneficia da credibilidade da plataforma junto ao público – o que atrai clientes e facilita a s vendas.
Diante de tantos benefícios, como anunciar no marketplace e aproveitar tudo o que esse tipo de canal oferece para turbinar as vendas e ganhar dinheiro? É o que veremos a seguir.
Como anunciar no marketplace?
Existem diversas plataformas de marketplace no mercado, cada uma com suas especificidades. Mas há algumas dicas em comum entre elas, por isso vamos focar primeiro nas dicas gerais e depois daremos algumas dicas de como anunciar no marketplace focando em algumas das principais opções do mercado.
Dica 1: escolha o canal adequado ao seu produto
Existem dezenas de grandes marketplaces no Brasil, muitos deles pertencentes ao mesmo grupo. Por exemplo: a Via Varejo é a proprietária dos marketplaces Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. Já a B2W responde pelos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime. Em outra frente, Netshoes e Zattini fazem parte do mesmo grupo, administrado pelo Magazine Luiza.
Existem ainda outros gigantes do mercado, como a Amazon e o Mercado Livre. Diante de tantas opções, qual canal escolher?
Para escolher o melhor marketplace para o seu negócio, você deve levantar todas as opções disponíveis, avaliar quais mais conversam com o público-alvo do seu negócio e quais oferecem as melhores vantagens de negócios.
👉 Alguns marketplaces cobram taxa de cadastro, enquanto outros não cobram tarifas pelo cadastramento. No caso desses, as plataformas recebem uma comissão a cada venda realizada. Essa comissão varia de acordo com o tipo de produto comercializado, daí a importância de checar com diferentes canais para avaliar se há cobrança de taxa e quais as diferenças nas porcentagens cobradas.
Dica 2: crie sua conta
Não há como anunciar no marketplace sem criar uma conta no marketplace escolhido. Neste cadastro são pedidos tanto dados pessoais do responsável pela loja quanto dados da loja em si. Para abrir uma conta em um marketplace é necessário ter um CNPJ ativo e sem restrições.
📌 Seu negócio ainda não possui CNPJ? Não se preocupe! Com a criação do MEI e do Simples Nacional, abrir um CNPJ para pequenos negócios se tornou uma tarefa simples e digitalizada.
Após preencher o cadastro com os dados requeridos, será feita uma análise por parte do marketplace. Quando essa verificação for concluída, um parecer será dado. Se estiver tudo certo, o lojista estará liberado para começar a cadastrar seus produtos e anunciar no marketplace.
Dica 3: título, o item mais importante do cadastro
Cadastrar os produtos no marketplace é uma tarefa simples, mas precisa ser realizada com atenção. O primeiro passo é escolher o título, ou nome, para o produto. Neste momento, seja o mais claro possível e pense com a cabeça do cliente.
O título do produto deve ser objetivo mas tentar cobrir o máximo de informações possível. Tipo de produto (camiseta, tênis, etc), cor, tamanho, marca e mais características que definam o produto devem estar descritas.
Por exemplo, suas chances de vender aumentam consideravelmente se, ao invés de apenas colocar o título “Tênis Masculino Comfort” você optar por “Tênis Masculino Comfort Adulto Preto Casual”. As características principais do produto foram descritas, o que facilita na hora do consumidor encontrar o produto.
💡 Uma técnica adotada por muitos lojistas que atuam em marketplaces é fazer cadastros diferentes para produtos da mesma linha, mas com características diferentes. Por exemplo: pense em um mesmo tênis presente nas cores branco e preto. Ao invés de fazer apenas um cadastro para as duas cores do mesmo modelo de tênis, faça um para cada cor, ressaltando a cor do produto no título.
Entretanto, nem todos os marketplaces permitem esse tipo de cadastro. Será necessário verificar se o marketplace escolhido permite cadastros de produtos dessa maneira.
📌 Outra dica em relação a títulos de produtos no marketplace é: aprenda sobre SEO e sempre leve em consideração o SEO ao elaborar seus títulos. Existem ferramentas para te ajudar nesse processo, como o SEMrush e o Ubersuggest.
Por fim, monitore os seus concorrentes que vendem o mesmo produto – ou produtos parecidos – e observe a construção dos títulos deles.
Dica 4: a importância da descrição e das características dos produtos
O trabalho em relação ao título do seu produto é importante se você quiser saber como anunciar no marketplace de maneira efetiva. Mas outra questão tão importante quanto isso é a descrição do produto. O título atrai o cliente, mas é a descrição do produto que pode fazer a diferença para concluir a compra.
Ao fazer o cadastro do seu produto no marketplace, você perceberá que há vários espaços para preencher as características dos produtos. Preencha o máximo de informações que puder.
Além do mais, no texto descritivo, faça uma síntese das características do produto, destacando do que ele é feito, para quê é recomendado, como funciona, etc. Não poupe detalhes pois isso pode ser decisivo para fazer com que o cliente compre.
Dica 5: cuidados na hora de precificar
Ao elaborar o preço para os produtos da sua página em marketplaces, é importante lembrar que uma porcentagem da venda irá para a plataforma. Neste sentido, quando for pensar em como anunciar no marketplace, tenha em mente que a precificação deve ser cuidadosamente calculada para evitar prejuízos.
Muitos marketplaces mostram a faixa de preço dos produtos que estão sendo cadastrados tendo como base outras lojas na plataforma. É útil se atentar a esses dados antes de definir o seu preço.
Outra dica é pesquisar a concorrência para ter uma ideia de quanto está sendo cobrado pelo produto em outros marketplaces e e-commerces.
👉 Leia também: Como oferecer descontos no marketplace sem sair no prejuízo?
Dica 6: imagem é a alma do negócio
As plataformas de marketplace permitem que você poste diversas imagens do produto, que devem ser carregadas no momento em que o produto está sendo cadastrado. Mesmo que você não tenha um acervo de fotos, é importante sempre postar mais de uma imagem.
As fotos não precisam ser exageradamente produzidas, mas devem ser nítidas, claras e mostrar o produto sob diversos ângulos. Hoje em dia, num mundo onde praticamente todo mundo possui smartphones com boas câmeras, isso não é necessariamente um problema.
Muitos lojistas não dão a devida atenção às fotos dos produtos ao se preparar para como anunciar no marketplace – justamente porque dá um certo trabalho parar para fotografá-los. Mas estamos falando de uma plataforma digital onde o cliente não está vendo pessoalmente o produto e, por isso, boas imagens são fundamentais!
Dica 7: informações de contato
É muito importante que a página do seu negócio no marketplace conte com informações de contato. Se o negócio possui uma loja virtual, é recomendado deixar link para a loja também e, dessa maneira, aproveitar o espaço e a visibilidade do marketplace para atrair pessoas para sua loja.
Escolher o canal, criar uma conta, cadastrar os produtos são os passos gerais de como anunciar no marketplace. A seguir, você vai obter algumas dicas mais específicas sobre como anunciar em alguns dos marketplaces mais populares do país. Vamos lá?
Como anunciar no marketplace do Facebook
Nem todo mundo sabe, mas o Facebook possui um marketplace. E o melhor: é gratuito! Mas, como anunciar no marketplace do Facebook?
Lançado no Brasil em 2018, o Facebook Marketplace é um espaço para anúncio e venda de produtos onde o anunciante e o comprador fazem uma negociação direta.
Como anunciar no Facebook Marketplace? É simples e o primeiro passo é ter uma conta pessoal ou empresarial do Facebook. Em seguida, basta acessar a página do Facebook Marketplace logado na sua conta, clicar no botão “criar novo classificado” e cadastrar o seu produto com nome, foto e uma breve descrição do produto.
✅ O Facebook Marketplace tem como premissa ser simples. Por isso não há integração com plataformas de pagamento e nem de frete. O anúncio é publicado gratuitamente e, caso haja algum interessado, a pessoa manda uma mensagem direta para o anunciante e os dois discutem detalhes sobre pagamento e envio direto no chat.
Por ser gratuito e muito simples, o Facebook Marketplace desponta como uma opção interessante especialmente para negócios pequenos. Cerca de 800 milhões de contas usam a plataforma em 70 países, dados informados pelo CEO da rede social, Mark Zuckerberg, ao site CNET.
Como anunciar no marketplace da Via Varejo
Via Varejo é um grupo de empresas que inclui três grandes e-commerces brasileiros: Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. Ao cadastrar seu negócio para anunciar na Via Varejo, o empreendedor estará apto a saber como anunciar no marketplace desses três shoppings virtuais.
Para cadastrar seu negócio e começar a anunciar nos marketplaces da Via Varejo, o primeiro passo é acessar o site e fazer a solicitação. A solicitação é feita informando nome da loja, e-mail e CNPJ.
Após enviar esses dados, a equipe da Via Varejo irá analisá-los e, caso esteja tudo certo com o CNPJ, o lojista poderá receber o contrato de adesão e finalizar o cadastro. Empresas MEI também podem se cadastrar, desde que estejam habilitadas a emitir nota fiscal.
O cadastro na Via Varejo é gratuito e o lojista paga apenas uma porcentagem pelas vendas (que varia de acordo com o produto). O pagamento ao lojista é realizado duas vezes ao mês.
Quando o cadastro é aprovado, o lojista está apto a cadastrar produtos. Mas como anunciar no marketplace? No painel inicial, siga o seguinte caminho:
Catálogo > Produto > Inclusão
O primeiro passo é usar a caixa de busca que aparece para verificar se o produto que o lojista pretende cadastrar já está cadastrado no sistema. Em caso positivo, ele não precisa (e nem deve) cadastrar do zero o mesmo produto. Basta usar as informações que aparecerão para dar continuidade ao cadastro e inserir os dados da sua loja.
Caso o produto a ser cadastrado não conste no sistema, é hora de cadastrar do zero. Para isso basta clicar no botão “cadastrar novo” abaixo da caixa de buscas. O lojista será convidado a informar dados como “Quantidade”, “Preço – Mínimo e Máximo” e “Dimensões” do produto.
Após a finalização do cadastro, a Via Varejo tem até 72 horas para aprovar a inclusão do produto no catálogo da loja que fez a solicitação.
👉 Para mais detalhes sobre esses e outros procedimentos, consulte o suporte ao lojista da Via Varejo.
Como anunciar no B2W marketplace
Um dos maiores grupos de marketplaces do Brasil, a B2W responde pelos shoppings virtuais Americanas, Submarino e Shoptime. Com mais de 17 milhões de clientes ativos e mais de 2 bilhões de visitas todos os anos, o grupo B2W desponta como um dos favoritos para quem quer começar no e-commerce. Mas, como anunciar no B2W marketplace?
O primeiro passo é acessar o site de cadastro da B2W e inserir e-mail e CNPJ do seu negócio. Para que o cadastro seja aprovado, o CNPJ precisa estar ativo, ser autorizado a emitir nota fiscal e ser associado a uma CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que permita venda em varejo. Isso vale também para os MEI.
Se estiver tudo certo com o cadastro, o lojista será aprovado em até 24h. Ele receberá em seu e-mail um login e uma senha para acessar o Portal Parceiro e poderá cadastrar os dados de sua loja e os produtos do catálogo.
Para cadastrar um produto, faça login e na tela inicial, clique no menu Produtos e em seguida em Cadastro de Produtos.
Em seguida, você verá que será aberta uma caixa de pesquisas onde deverá pesquisar se o produto que deseja vender já possui cadastro no sistema da B2W. Em caso positivo, basta selecionar o produto e finalizar o cadastro adicionando algumas informações como preço, dimensões e estoque.
Caso não encontre o produto no sistema da B2W marketplace ou deseje cadastrar um produto exclusivo do zero, basta clicar no botão “quero cadastrar um produto exclusivo” ao lado da caixa de pesquisas.
Você será direcionado a uma página de cadastro do produto onde deverá preencher informações como nome do produto, categoria, descrição, variações e fotos. Após finalizar o cadastro, a B2W irá analisar o produto e, caso esteja tudo certo, disponibilizar no catálogo da sua loja.
Uma última dica: se o negócio possui um ERP, uma integradora ou uma plataforma de e-commerce que forem integradas ao sistema da B2W, é possível fazer o cadastro massivo de produtos do catálogo de forma automatizada.
💡 O cadastro de lojistas no B2W marketplace é gratuito. É cobrada uma taxa de 16% sobre cada venda realizada nos marketplaces do grupo. Viu como anunciar no marketplace não é tão complicado?
Como anunciar no marketplace do Mercado Livre
Quarto marketplace mais acessado do mundo, o argentino Mercado Livre é especialmente popular no Brasil. 60% da receita bruta da multinacional vem do Brasil! São mais de 1 milhão de produtos vendidos por dia! O que explica todo esse sucesso? A simplicidade de processos, o alcance da plataforma e a possibilidade de tanto pessoas físicas quanto jurídicas estarem aptas a anunciar e vender produtos.
Mas, como anunciar no marketplace do Mercado Livre? O primeiro passo é criar uma conta (de pessoa física ou jurídica).
📌 Pessoa física: insira nome, sobrenome, e-mail, crie uma senha e clique em Continuar.
📌 Empresa: insira CNPJ, Razão Social, e-mail, crie uma senha e clique em Continuar.
Após fazer login, clique na opção Vender, no menu superior da tela logada. Você será convidado a escolher qual tipo de anúncio de venda irá criar.
Na próxima tela, será aberta uma caixa de buscas onde você deverá pesquisar se o produto que pretende vender já consta no sistema do Mercado Livre. Em caso positivo, basta selecionar o produto e preencher informações como preço e descrição e finalizar o anúncio.
Caso o produto não conste no sistema, você será convidado a cadastrar um anúncio do zero. Deverá dar um nome ao anúncio,escolher categoria, estoque, fotos, descrição e ficha técnica. Pronto! Seu anúncio estará pronto para ir ao ar.
O anúncio básico no mercado livre é gratuito. É cobrada uma comissão por venda que pode variar de acordo com a categoria do produto e o tipo de conta (grátis, clássica ou premium). Para entender detalhes dos custos de como anunciar no marketplace do Mercado Livre, consulte este artigo explicativo.
Como anunciar no marketplace da Amazon
Segunda empresa mais valiosa do mundo, a Amazon é uma potência em marketplace e entretenimento. Assim como o Mercado Livre, o marketplace da Amazon permite que pessoas sem CNPJ possam cadastrar anúncios (usando o CPF).
Mas, como anunciar no marketplace da Amazon? O primeiro passo é criar uma conta informando nome, endereço, telefone, e-mail e CNPJ ou CPF. Também é necessário informar uma conta bancária em nome do titular do cadastro e o número de um cartão de crédito internacional.
O gerenciamento dos produtos cadastrados é feito através do Seller Central“. Para anunciar no marketplace da Amazon há dois planos (valores em vigor até a data de postagem deste artigo):
📌 Plano Individual: até 10 vendas por mês. Taxa de R$2 por produto + comissão.
📌 Plano Comercial: mais de 10 itens por mês. Mensalidade de R$19 + comissão.
O cadastro dos produtos é feito de maneira muito similar aos demais marketplaces. Primeiro o lojista deve fazer login, clicar em ‘adicionar um produto’ e verificar se o produto já existe na base de dados da plataforma. Em caso positivo, basta selecionar o produto e fazer os ajustes no anúncio.
Caso o produto ainda não conste na plataforma, será necessário cadastrar um novo produto. Procure o menu Inventário e em seguida clique em Estou adicionando um produto não vendido na Amazon. Para configurar o anúncio, será necessário informar dados como nome, descrição, preço, estoque e ficha técnica.
💡 Para mais detalhes, leia o manual de cadastro de produtos da Amazon.
Pense também na estratégia de fretes
Agora que você já descobriu como anunciar no marketplace, precisa de apenas mais uma dica que vai te ajudar a ganhar dinheiro com e-commerce: conheça o Melhor Envio e entenda como tornar o frete um aliado do seu negócio!
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Através da tecnologia passível de integração com diversas plataformas de e-commerces e também marketplaces como a Amazon e a B2W. Por isso não perca tempo, inscreva-se agora e aproveite as vantagens de usar o Melhor Envio!
Marketplace é um espaço virtual que reúne diversas lojas em um mesmo portal. É basicamente um shopping virtual onde as lojas possuem autonomia para vender seus produtos (em suas páginas) mas compartilham a mesma estrutura de um grande lojista ou marca (o site).
Anunciar em marketplaces se torna cada vez mais vantajoso à medida que esse tipo de canal ganha mercado. Só para se ter uma ideia, os 100 maiores marketplaces do mundo movimentaram quase US$ 2 trilhões em 2019, de acordo com a Digital Commerce.
Um dos motivos que explicam porque o mercado global de marketplaces não para de crescer é que esse tipo de negócio é vantajoso – tanto para a plataforma quanto para o lojista. Mas, quais vantagens seriam essas?
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-Orçamento flexível
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-Credibilidade.