Descubra como vender mais pelas redes sociais usando dicas simples. Entenda ainda as particularidades de canais como Instagram, Facebook e WhatsApp e confira um checklist do que ficar atento ao fazer negócios pelas redes sociais!
De acordo com a pesquisa “O Impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), 59% das empresas utilizavam a internet para vender online em maio de 2020. Já em março de 2021 essa porcentagem aumentou para 67% – salto de 8% em menos de um ano!
Pela praticidade e alcance, as redes sociais se tornaram a porta de entrada para muitos negócios no meio digital. Atentas a isso, plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp se adaptaram para oferecer aos lojistas mais ferramentas de vendas, insights e a possibilidade de anunciar para aumentar seu público.
Segundo o relatório NuvemCommerce, divulgado pela Nuvemshop, a participação das redes sociais no total de vendas pela internet saltou de 22% para 34% em 2020. Parte considerável desse montante é formado por pequenos empreendedores, que fazem desses canais os seus principais pontos de vendas.
Quando nos atentamos aos canais, a pesquisa aponta que o Instagram é a rede social mais usada do Brasil para vendas, respondendo por 87% das negociações do tipo. O que ajuda a explicar esse número é o investimento que a ferramenta fez no Instagram Shopping, ferramenta da rede social que oferece uma série de facilidades para quem vende online.
Mas como vender mais pelas redes sociais? Quais as especificidades de cada canal e como criar conteúdo que acerte em cheio o público? A seguir, trataremos de todos esses assuntos. Vamos lá?
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Vender mais pelas redes sociais: quais as vantagens de usar esses canais?
De acordo com o estudo “Tempo gasto nas mídias sociais 2021”, divulgado pela Cuponation, o brasileiro gastou, em média, 4.8 horas por dia nas redes sociais em 2020. É o segundo país onde as pessoas passam mais tempo navegando nas mídias digitais, atrás apenas da Indonésia.
O WhatsApp é a rede social que mais recebe atenção dos brasileiros. Segundo o estudo, as pessoas gastam 30.3 horas por mês mandando e respondendo mensagens na rede. O Facebook aparece em segundo lugar, com média de 15.6 horas gastas na plataforma por mês e o Instagram completa o pódio, com média de 14 horas passadas por mês usando o canal.
A nível global, uma pesquisa realizada pela consultoria App Annie mostrou que o uso das redes sociais só cresce, registrando um aumento médio de 325% ano após ano.
Analisando todos esses dados, fica fácil entender porque vender mais pelas redes sociais é uma boa estratégia: é lá onde o público está!
É claro que a principal função das mídias sociais não é o comércio. Os usuários estão ali para mandar mensagens, postar fotos, assistir vídeos, compartilhar conteúdo e por aí vai. No entanto, há espaço para realizar vendas pelas redes sociais porque as pessoas gastam cada vez mais tempo nesses canais e já estão incorporando eles como parte da experiência de compras online.
Prova disso é o sucesso que muitos perfis de lojas virtuais fazem nas redes sociais. O fato de milhares – muitas vezes milhões – de usuários seguirem perfis comerciais de olho em tendências e conteúdos relacionados às marcas mostra como o usuário digital não diferencia mais as redes sociais do e-commerce. Está tudo integrado e é importante fazer parte desse movimento.
Quando uma marca constrói presença digital e passa a vender mais pelas redes sociais ela consegue:
✔️ atrair clientes para seu e-commerce
✔️ finalizar vendas pela própria rede social
✔️ exibir seus produtos e criar conteúdos relacionados a eles
✔️ firmar parcerias com outros perfis que atinjam seu público-alvo
✔️ construir reputação digital
✔️ reforçar autoridade da marca
✔️ se posicionar como referência em seu setor de atuação
E essas são apenas algumas das principais vantagens de vender mais pelas redes sociais. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre os maiores canais de vendas.
Como vender pelo Instagram?
Segundo o Hootsuite, o Instagram é a quinta maior rede social do planeta, com 1,22 bilhão de usuários ativos! Se fizermos um recorte do Brasil, 99 milhões de brasileiros usam o Instagram diariamente, o que corresponde a mais de 9% dos usuários ativos a nível global e coloca o nosso país como a terceira maior audiência da plataforma no mundo.
De olho nesse mercado, a rede social lançou o perfil comercial e a modalidade compras, também conhecido como Instagram Shopping, que nada mais é do que um tipo de perfil com recursos especiais para quem quer vender pelo canal.
Ao criar um perfil comercial no Instagram, o lojista consegue ativar a função compras, cadastrar seus produtos e colocar um link de vendas nas publicações, levando os usuários para sua loja virtual ou permitindo a finalização da compra diretamente no aplicativo.
Explicamos detalhes de como fazer isso no artigo Instagram para E-commerce. Aliás, é possível obter muito mais informações sobre como vender no Instagram lendo os conteúdos abaixo:
💡 Como cadastrar seu e-commerce no Instagram Shopping
💡 Como programar postagens no Instagram de forma gratuita?
💡 Descubra como anunciar no Instagram Ads (do jeito mais fácil ao mais “difícil”)
💡 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram: como aproveitar a rede social de forma estratégica
💡 Como fazer live no Instagram com duas pessoas ou mais?
Dicas valiosas de como vender no Instagram
Se a audiência no Instagram é grande, a concorrência também é. Por isso, os vendedores que abusam da criatividade e que entendem claramente qual público estão tentando atingir ao criar os conteúdos para vender na rede social saem na frente.
Embora vender no Instagram seja o objetivo, os lojistas precisam oferecer algo além de apenas postagens explicitamente focadas em vendas. Isso envolve a criação de conteúdo direcionado, que atinja o público-alvo, fale a língua dele e deixe-o com vontade de querer mais.
O Instagram é uma rede social visual, ou seja, fotos e vídeos são os protagonistas. É por isso que o empreendedor que quer crescer na rede deve dar atenção especial a esses tipos de mídia, entender como funcionam e como aproveitá-los da melhor maneira possível.
Recentemente, os criadores do Instagram vieram a público dizer que a rede social vai investir cada vez mais em vídeos, especialmente em formatos mais curtos e dinâmicos, como os Reels e os Stories. Uma estratégia de vendas no Instagram deve levar em consideração a produção desses tipos de conteúdo, pois a chance de atingir mais pessoas organicamente é maior.
👉 Postar stories com o dia a dia do negócio, mostrando processos como a embalagem dos pedidos e o recebimento de novos produtos, são ideias simples mas que trazem bons resultados. Além disso, ficar de olho em quais são as tendências de conteúdos dos Reels e tentar criar algo que inclua a sua loja (ou seu nicho) também pode dar certo.
Frequência é importante! Mesmo que não poste no feed todos os dias, tente postar stories diariamente. Reels são mais elaborados e podem ser postados de vez em quando. Para construir uma audiência, é necessário que o público veja que o perfil está sendo constantemente cuidado e alimentado com novos conteúdos.
💡 Por fim, uma última dica: incentive a interação do público! Faça enquetes, use as legendas das postagens para chamar as pessoas para comentar, compartilhar a publicação ou marcar outros usuários. O engajamento, ou seja, o quanto os usuários interagem com o conteúdo, é até mais importante do que o número de seguidores ou de curtidas em si.
Como vender pelo Facebook: dicas para aproveitar a plataforma
O Facebook ainda é umas das redes sociais mais usadas do mundo. Mais de 2,74 bilhões de pessoas mantêm um perfil na plataforma. A dinâmica de funcionamento do Facebook é diferente, pois a plataforma entrega o conteúdo organicamente a poucos usuários, mesmo que a página tenha muitos seguidores.
Para vender no Facebook, duas estratégias são particularmente eficientes, conforme veremos a seguir.
Facebook Marketplace
Função lançada em 2018, o Facebook Marketplace é um espaço gratuito para anúncio e venda de produtos. Nele, o anunciante e o comprador fazem uma negociação direta, acertando detalhes de pagamento e envio.
Para colocar produtos para vender no Facebook Marketplace, é necessário ter uma conta pessoal ou empresarial do Facebook. Basta acessar a página do Facebook Marketplace logado na conta, clicar no botão “criar novo classificado” e cadastrar o produto inserindo informações como nome, foto e uma breve descrição do produto.
Quando alguém se interessa pelo classificado, a pessoa pode mandar uma mensagem ao anunciante e a negociação acontece dessa maneira.
Vender no Facebook através de anúncios
A grande maioria das lojas virtuais que querem vender mais pelas redes sociais usam o Facebook para anunciar seus produtos. Para isso, é possível criar campanhas personalizadas e segmentadas usando a ferramenta Gerenciador de Anúncios da Meta.
Embora seja possível criar publicações e pagar para impulsioná-las diretamente na página, usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook é mais estratégico, pois a ferramenta dispõe de recursos que podem deixar as publicações muito mais chamativas e assertivas.
Para entender como criar campanhas de anúncios patrocinados, confira os artigos que preparamos:
📍 Como anunciar no marketplace e ganhar dinheiro com e-commerce?
📍 Links patrocinados: o que são e como usar para turbinar as vendas
📍 Como criar um funil de vendas baseado em anúncios e atrair clientes para loja virtual?
📍 Remarketing para e-commerce: como fazer para ampliar suas vendas?
Como vender pelo WhatsApp?
Embora tenha sido desenhado para estimular o envio e recebimento de mensagens instantâneas, o WhatsApp acabou se tornando uma das ferramentas favoritas dos lojistas. Com mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil e figurando entre os aplicativos mais baixados do mundo, o WhatsApp desponta como uma poderosa ferramenta de vendas.
Além de permitir a comunicação direta com o cliente, a ferramenta também conta com funções como a lista de transmissão, que permite enviar a mesma mensagem para centenas de pessoas de usuários e os grupos, que juntam centenas de pessoas em um mesmo espaço virtual.
Recentemente, a rede social lançou o WhatsApp Pagamentos, carteira virtual acoplada à rede social. Por meio dessa função, qualquer usuário pode cadastrar um cartão de débito e realizar pagamentos instantâneos diretamente pela rede social. Só é possível cadastrar cartões e contas de bancos parceiros do WhatsApp, conforme constam nessa lista. Vale ressaltar que a solução é voltada a pessoas físicas, não a empresas. Portanto, ela pode ser útil para pequenos empreendedores.
Por fim, é possível vender mais pelas redes sociais usando o WhatsApp Business, função para negócios do aplicativo que permite a criação de catálogos de produtos, que podem ser compartilhados com os usuários e facilitar a venda direta, entre outros recursos bem legais para empresas.
💡 Leia mais sobre Como usar o WhatsApp Business para aumentar as vendas online da sua loja virtual
Venda mais pelas redes sociais usando o TikTok
Aplicativo mais baixado do mundo em 2020 e no primeiro semestre de 2021, o TikTok é a sensação do momento. Embora não conte com recursos específicos para vendas, essa rede social possui alto engajamento e pode ser usada como uma vitrine para exibição dos seus produtos. Afinal, investir na criação de conteúdo e atração de usuários é uma maneira indireta de aumentar as vendas.
Além disso, a rede social conta com uma ferramenta para anúncios em vídeo, o TikTok Ads. Assim como as ferramentas de criação de mídia paga de outras redes, no TikTok Ads é possível criar campanhas segmentadas e atingir públicos específicos. Entenda como fazer isso nesse tutorial de como anunciar no TikTok.
Checklist do que você precisa fazer para vender mais pelas redes sociais
Antes de efetivar uma venda pelas redes sociais, o lojista precisa estar preparado para que toda a logística envolvida corra de maneira tranquila. Por isso, preste atenção no checklist abaixo:
Antes de vender:
✔️ Prepare as fotos dos produtos;
✔️ Capriche nas legendas e nas descrições;
✔️ Use outras mídias, como stories e vídeos, para chamar atenção dos clientes;
✔️ Poste conteúdos que reforcem a credibilidade da sua loja e transmita confiança aos usuários, como comentários satisfeitos e depoimentos de clientes.
Durante a venda:
✔️ Trate os possíveis clientes sempre com educação, mesmo que a abordagem deles não seja educada;
✔️ Responda o mais rápido possível;
✔️ Escreva mensagens claras e se atente ao Português. Para facilitar, crie um roteiro de respostas prontas que podem ser usadas na maioria das situações;
✔️ Se não puder responder na hora, não visualize a mensagem e deixe o cliente sem resposta. Isso causará uma péssima impressão!
✔️ Tenha materiais complementares, como catálogos dos produtos, vídeos e depoimentos de clientes satisfeitos. tudo isso pode ajudar na persuasão e concretização da venda;
✔️ Ofereça opções de pagamento ao cliente. O Pix facilitou muito o comércio pelas redes sociais, mas quanto mais opções forem oferecidas, maiores as chances da venda ser realizada;
✔️ Ofereça o frete mais barato possível ao cliente, pois esse é um fator decisivo para que ele feche a negociação. Também é importante dispor de diferentes modalidades, como a entrega econômica (mais barata) e a entrega expressa (mais rápida). Plataformas de pesquisa e contratação de fretes como o Melhor Envio podem ajudar bastante nesse aspecto (falaremos mais sobre isso abaixo).
Após a venda:
✔️ Mantenha o cliente informado sobre o rastreamento da encomenda;
✔️ Esclareça dúvidas sobre trocas e devoluções;
✔️ Quando o cliente receber o produto, incentive que ele poste um comentário sobre o produto e sobre a experiência de compra;
✔️ Mostre-se aberto a feedbacks;
✔️ Cultive a relação com o cliente, compartilhando promoções, descontos e mantendo sua marca viva na cabeça dele.
A importância do frete para conquistar os clientes nas redes sociais
O custo de envio pode determinar se o cliente vai fechar ou não a venda. Por isso, o lojista deve prestar muita atenção a esse tópico. De acordo com a Econsultancy, 55% das desistências de compra no comércio eletrônico brasileiro são causadas pelo valor do frete.
Dessa maneira, para vender mais pelas redes sociais o lojista deve planejar estratégias de preço, divulgação e também se atentar ao valor do frete.
Como fazer isso? A plataforma de pesquisa e contratação de fretes Melhor Envio pode ajudar! Usada por mais de 100.000 lojistas de todo o país, a ferramenta centraliza a pesquisa e a contratação de envios com diferentes transportadoras. Fretes pelos Correios, Jadlog, Azul Cargo Express, LATAM Cargo, Buslog, Loggi e J&T Express podem ser encontrados na plataforma.
Para os pequenos lojistas que vendem majoritariamente pelas redes sociais, negociar valores de frete com as transportadoras muitas vezes não é uma possibilidade. Mesmo aqueles que conseguem acabam presos a uma única empresa de transporte, o que não é saudável do ponto de vista logístico.
Por negociar fretes em grandes quantidades junto às transportadoras, o Melhor Envio consegue oferecer custos até 80% mais baratos do que aqueles encontrados no balcão das transportadoras. O melhor é que os usuários da plataforma não precisam de contratos individuais com cada transportadora, podendo optar por aquela que oferecer as melhores condições de preço ou entrega.
Vender mais pelas redes sociais: ofereça frete econômico e frete expresso
Para o consumidor, ter a possibilidade de escolher entre um frete mais barato e um frete mais rápido é uma comodidade que faz diferença. Para o lojista, é a chance de ter um diferencial competitivo e vender mais pelas redes sociais. No Melhor Envio, há essas duas opções! Ao calcular o frete, o lojista encontra a aba “modalidade”, que mostra tanto entregas mais baratas quanto mais rápidas.
Quem vende pelas redes sociais geralmente negocia o frete diretamente com os clientes. Nesse caso, a cotação pelo Melhor Envio pode ser feita em poucos minutos, permitindo que o lojista passe as informações ao consumidor e deixe que ele escolha o frete que melhor atenda suas necessidades.
O dados são colocados na Calculadora de Fretes do Melhor Envio, conforme imagem abaixo:
Ao clicar em “Calcular”, o lojista recebe os resultados com todas as modalidades de frete disponíveis para o trecho pesquisado. Visualiza ainda informações sobre prazo de entrega, tipo de serviço, valor e desconto obtido. Veja só:
Viu só como é simples? Basta selecionar o frete desejado, preencher os dados adicionais da etiqueta de frete, pagar, imprimir e colar no pacote.
Rastreamento de encomendas para quem vende nas redes sociais
Outro serviço gratuito oferecido pelo Melhor Envio é o Melhor Rastreio. Usando essa plataforma, o lojista consegue cadastrar códigos de envio de pacotes postados em quatro transportadoras: Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Azul Cargo Express.
O mais legal é que o Melhor Rastreio mostra um painel centralizador com as informações de todos os códigos cadastrados. Permite ainda que o lojista configure alertas de e-mail para serem enviados aos clientes toda vez que o status de entrega mudar junto às transportadoras.
📌 Para quem vende pelas redes sociais e não possui uma plataforma de e-commerce ou um EPR que faça esses processos automaticamente, é uma facilidade enorme e um diferencial que torna seu negócio mais profissional, mesmo sem um site de e-commerce!
Para entender melhor como o Melhor Rastreio funciona, assista ao vídeo abaixo:
Melhor Ponto: centralizador de postagens para facilitar sua logística
A maior novidade recente do Melhor Envio é a inauguração das unidades do Melhor Ponto. São locais onde o lojista pode ir e deixar todas as suas encomendas com etiquetas geradas pelo Melhor Envio. A equipe do Melhor Envio faz a separação dos pacotes e as transportadoras passam diariamente para recolher e realizar a postagem.
O melhor de tudo: o serviço é totalmente gratuito! Uma enorme facilidade que ajuda o lojista a economizar tempo. Confira mais detalhes sobre o serviço, os endereços das unidades e horários de funcionamento neste artigo sobre o Melhor Ponto.
Viu só quantas facilidades logísticas quem vende pelas redes sociais consegue obter ao se cadastrar gratuitamente no Melhor Envio? Toda a estrutura de um grande e-commerce ao alcance de empreendedores de todos os tamanhos!
Para aproveitar tudo isso, faça hoje mesmo o seu cadastro. É rápido e simples. 😉
Quando uma marca constrói presença digital e passa a vender mais pelas redes sociais ela consegue:
✔️ Atrair clientes para seu e-commerce
✔️ Finalizar vendas pela própria rede social
✔️ Exibir seus produtos e criar conteúdos relacionados a eles
✔️ Firmar parcerias com outros perfis que atinjam seu público-alvo
✔️ Construir reputação digital
✔️ Reforçar autoridade da marca
✔️ Se posicionar como referência em seu setor de atuação
E essas são apenas algumas das principais vantagens de vender mais pelas redes sociais. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre os maiores canais de vendas.
A rede social lançou o perfil comercial e a modalidade compras, também conhecido como Instagram Shopping, que nada mais é do que um tipo de perfil com recursos especiais para quem quer vender pelo canal.
Ao criar um perfil comercial no Instagram, o lojista consegue ativar a função compras, cadastrar seus produtos e colocar um link de vendas nas publicações, levando os usuários para sua loja virtual ou permitindo a finalização da compra diretamente no aplicativo.