Já ouviu falar na Buslog? Essa transportadora pertence ao grupo JCA, que possui diversas companhias de transporte rodoviário de passageiros. O serviço oferecido pela empresa é simples: transportar mercadorias usando os bagageiros dos ônibus de viagens.
Agora os usuários do Melhor Envio podem contar com mais uma opção de transporte: o envio de encomendas por ônibus! É possível contratar etiquetas de frete para todos os estados atendidos pela empresa!
Mas como gerar etiquetas de frete pela Buslog usando o Melhor Envio? O que a empresa não transporta? Qual a área de cobertura? Dá uma olhadinha no vídeo e descubra se essa é a melhor transportadora para sua loja virtual! Depois é só seguir a leitura para saber tudo sobre como enviar encomendas com a Buslog pelo Melhor Envio!
Transportadora Buslog: como ela funciona no Melhor Envio?
Tá na dúvida sobre quanto custa enviar encomenda por ônibus? É só conferir no site do Melhor Envio!
O princípio de funcionamento da Buslog no Melhor Envio é o mesmo de outras transportadoras parceiras: ao preencher os dados do envio na calculadora de fretes, o usuário terá acesso a cotação para o trecho descrito. Caso a Buslog atenda o trajeto, a ferramenta mostrará a empresa como uma das opções disponíveis.
A Buslog atende os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Observe na imagem abaixo uma simulação de cotação para o trecho entre o centro de São Paulo (capital) e o centro de Sorocaba (interior paulista):
📌 A modalidade de frete que a Buslog opera pelo Melhor Envio se chama Rodoviário e funciona no esquema balcão x porta, ou seja, o lojista posta a encomenda no balcão da transportadora e ela se encarrega de realizar a entrega no endereço do destinatário.
As dimensões do pacote aceitas pela transportadora Buslog são:
📌 Medidas máximas: 82cm de altura x 85cm de largura x 129cm de comprimento
📌 Peso máximo: 50 kg
👉 Não há restrições sobre medidas ou peso mínimos.
Caso queira contratar um frete pela Buslog, basta clicar na opção “Selecionar”. O lojista será direcionado a uma tela onde vai preencher os dados de envio para a geração da etiqueta de frete. Será preciso, ainda, selecionar em qual das unidades da Buslog irá fazer a postagem do pacote. Não se preocupe, pois a própria plataforma mostra um mapa com todas as unidades disponíveis na região.
Outra questão importante durante o preenchimento da etiqueta de frete é informar a chave de acesso da nota fiscal gerada para aquela transação ou preencher uma declaração de conteúdo. O documento fiscal aceito pela Buslog é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55.
💡 Lembrando que nota fiscal é um documento fiscal que serve para comprovar a transação com fins comerciais. Já a declaração de conteúdo é um documento mais simples que pode ser preenchido para informar que o pacote não tem fins comerciais ou que não incidem tributos sobre a operação. Um pouco confuso? Explicamos mais detalhadamente neste artigo: Nota fiscal e declaração de conteúdo – o que são e para que servem?
Assim como na maioria das transportadoras, o limite do seguro diverge para envios com nota fiscal ou com declaração de conteúdo. No caso da Buslog, os valores segurados são:
📌 Para envios com nota fiscal: até R$ 50.000,00
📌 Para envios com declaração de conteúdo: até R$ 1.000,00
Mas o que fazer após preencher os dados da etiqueta de frete? Descubra a seguir!
Etiqueta de frete Buslog: pagamento e dicas para impressão
Depois que a etiqueta foi preenchida, o usuário pode clicar em “adicionar ao carrinho”, caso ainda precise preencher mais etiquetas, ou em “pagar agora” caso decida finalizar a operação. Ele será encaminhado para uma tela onde deverá revisar os dados da etiqueta e da postagem antes de fazer o pagamento. Olha só:
Se estiver tudo certinho, é só clicar em “finalizar pagamento”. O lojista será direcionado para área de pagamentos e poderá quitar sua etiqueta usando a Melhor Carteira, cartão de crédito, débito, boleto bancário ou alguma das opções de pagamento virtual do Melhor Envio.
Dependendo do meio de pagamento escolhido, será necessário aguardar até que o intermediador confirme a transação. Quando isso acontecer, o lojista será informado assim que puder imprimir sua etiqueta.
👉 Eis a importância de ter saldo na sua Melhor Carteira: os pagamentos de etiquetas realizados com o seu saldo são confirmados na hora, garantindo agilidade para o lojista.
Quando a etiqueta de frete estiver liberada, basta imprimir e colar o documento na parte de fora do pacote. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a evitar dores de cabeça:
📌 Imprima a etiqueta em escala normal. Impressões em tamanho menor do que 14×10 cm (ou seja, com escala abaixo de 100%), podem gerar dificuldade de leitura na hora da postagem
📌 Cuidado para não grudar fita adesiva sobre o código de barras da etiqueta
📌 Evite imprimir a etiqueta no modo “economia de tinta”, pois isso também pode dificultar a leitura do código e o conferimento das informações – o que pode gerar recusa da transportadora
Seguindo essas sugestões simples, você evita o problema de ter que reimprimir a etiqueta de frete. Mas, e depois da impressão? Como é feita a postagem na Buslog? Confira!
Postando suas encomendas
Com a etiqueta de frete corretamente impressa e colada na embalagem, basta se dirigir até a agência da Buslog escolhida durante o preenchimento do cadastro. Não se esqueça de anexar também a nota fiscal – caso a transação envolva uma – ou a declaração de conteúdo. Em ambos os casos, o documento deve ser colocado do lado de fora do pacote, protegido por um plástico transparente.
No balcão da Buslog, a encomenda será checada e validada, isso inclui peso, dimensões e verificação da nota fiscal ou da declaração de conteúdo. As unidades da Buslog podem se recusar a aceitar envios com declaração de conteúdo, caso seja constatado que a carga tenha fins comerciais.
Nesse momento de postagem, a pessoa pode solicitar o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico) ou o CT-e (Conhecimento de transporte eletrônico). São documentos que comprovam o seu envio e possuem um código que poderá ser usado para rastrear as encomendas.
Quais itens a transportadora Buslog não aceita?
Assim como outras transportadoras, a Buslog possui algumas restrições sobre o que pode ou não ser enviado pela empresa. Os itens que não podem ser transportados pela Buslog são:
- Bilhete de loteria;
- Cartão telefônico;
- Cartas pessoais, cartões postais e documentos pessoais (lei de Monopólio Postal dos Correios): certidão de nascimento, cartão de vacinação, RG, CPF, título de eleitor, certidão de alistamento militar, certidão de reservista, carteira de trabalho, cartão do cidadão, passaporte, DUT (documento único de transferência) em branco, certidão de casamento e certidão de óbito;
- Gás de qualquer tipo em cilindros sob pressão;
- Notebooks e celulares;
- Joias e pedras preciosas;
- Tintas tóxicas e inflamáveis;
- Armas, armamento e munições;
- Drogas e cigarros;
- Objetos de arte;
- Ações, dinheiro em papel ou moeda, cheques, títulos, apólices, ações, letras de câmbio e letras do Banco Central;
- Produtos tóxicos, inflamáveis, explosivos, corrosivos, pilhas e baterias de íon lítio (inflamáveis e corrosivas);
- Linha branca como geladeira, fogão, máquina de lavar, lava-louças, sem embalagem original, sem Nota Fiscal, de pessoa física;
- Móveis novos ou usados sem Nota Fiscal e sem embalagem original;
- Transporte de mudança;
- Material de construção;
- Acrílico;
- Peças em Gesso;
- Espelhos.
A transportadora possui ainda restrições quanto ao envio de alguns materiais. Confira quais são os produtos que precisam de consulta prévia junto à Buslog para obter o aceite de carga:
- Alimentos;
- Animais vivos;
- Peças automotivas;
- Animais vivos;
- Perecíveis em geral e/ou com embalagem frágil;
- Gelo seco (permitido apenas se fizer parte da embalagem do produto, desde que o conjunto seja limitado ao peso máximo permitido);
- Para-brisas e capôs;
- Vidros, cristais, porcelanas, louças e frágeis em geral.
Contestação de medidas na Buslog
Quando a encomenda é postada na Buslog ou em qualquer outra transportadora parceira do Melhor Envio, é feita uma verificação do peso e das medidas para checar se eles condizem com o que foi informado no momento da geração da etiqueta de frete.
Caso o pacote seja mais leve ou menor do que o informado, a transportadora faz a devolução do valor excedente e o Melhor Envio disponibiliza esse dinheiro em forma de saldo na Melhor Carteira.
Porém, caso a encomenda seja maior ou mais pesada do que o informado, o envio é realizado normalmente, mas o valor faltante é cobrado na carteira do Melhor Envio. Nessas situações, o lojista pode realizar um procedimento chamado contestação de medidas, se considerar que os novos valores apurados não condizem com a realidade.
A Buslog só aceita a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue. Portanto, assim que notar alguma inconsistência, o lojista deve imediatamente realizar a contestação.
Para fazer isso, ele deve imprimir este documento, preencher e levar até a unidade da Buslog onde a encomenda foi postada. A agência vai verificar as informações contestadas e assinar o documento em questão.
Finalmente, o lojista deverá tirar uma foto do documento assinado pela transportadora e enviar para o time de atendimento do Melhor Envio através do e-mail contato@melhorenvio.com, para que os ajustes sejam realizados e, caso necessário, os valores excedentes cobrados pela transportadora sejam devolvidos.
Como fazer o rastreamento na Buslog?
Após postar a sua encomenda, você receberá um DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico) ou o CT-e (Conhecimento de transporte eletrônico). Usando o código de um desses documentos, é possível fazer na Buslog rastreamento direto no site.
Para isso, basta acessar a página inicial da Buslog, deslizar um pouco para baixo em busca da tela “rastreamento”, informar o código na caixinha de pesquisa e clicar em consultar. A caixinha é essa aqui:
O que fazer caso tenha realizado o rastreio na Buslog e notado algum problema? Entenda a seguir!
Entregas pela Buslog e indenizações em caso de problemas
A Buslog realiza três tentativas de entrega. Esgotadas essas possibilidades, o pacote pode ser devolvido ao remetente (mediante taxa equivalente ao valor do frete) ou retirado em um balcão da transportadora.
Importante: a transportadora cobra taxa de 50% do valor do frete caso o endereço do destinatário inicialmente informado precise ser alterado durante o processo de entrega.
Caso a encomenda sofra algum tipo de problema durante o transporte, o lojista pode solicitar o seguro. As situações seguradas pela Buslog são: avaria, extravio, furto ou roubo ou violação da encomenda.
Para solicitar o seguro em relação a avaria ou violação, o destinatário deverá verificar o pacote no momento da entrega e recusá-lo caso constate problemas, informando ao entregador que o motivo da recusa é avaria.
Caso outra pessoa tenha recebido a encomenda, o destinatário tem até 3 dias para registrar a avaria. Para isso, deve entrar em contato com o Melhor Envio, que irá intermediar a solução do problema junto à Buslog.
📌 Para entrar em contato com o time de atendimento do Melhor Envio basta mandar um e-mail para contato@melhorenvio.com ou nos enviar uma mensagem nas redes sociais (Facebook e Instagram). Se você já fez algum envio pela plataforma, também terá acesso ao chat para falar com nossa equipe.
Caso a encomenda sofra furto ou roubo durante o trajeto, o lojista também pode entrar em contato com o Melhor Envio para que ele resolva a situação junto à Buslog.
➡️ O prazo estimado para pagamento de prejuízos é de 45 dias, podendo ser maior ou menor dependendo da situação.
Viu só como usar a Buslog pelo Melhor Envio tem muitos benefícios? Além da praticidade e do valor do frete mais barato, a gente ainda te ajuda a solucionar possíveis problemas junto à transportadora.
Se você é cliente do Melhor Envio e ainda não tem acesso à Buslog, não se preocupe pois a liberação está sendo realizada de maneira gradativa e, em breve, toda a base de usuários poderá conferir essa novidade.
E se você ainda não é cliente do Melhor Envio, cadastre-se gratuitamente e comece hoje mesmo a aproveitar as vantagens oferecidas pela plataforma!