Como é a postagem com cada transportadora parceira do Melhor Envio

A entrega de encomendas é uma das maiores preocupações de quem vende pela internet. Pesquisas apontam que o frete pode ser responsável pela maior parte dos custos de um e-commerce. Por isso, ter opções e poder escolher a melhor transportadora para cada envio se torna um diferencial competitivo do seu negócio. Mas como ter acesso a isso? A resposta é simples: através do Melhor Envio!

Uma das maiores vantagens de se cadastrar no Melhor Envio, é que a plataforma permite que você realize a cotação simultânea do frete com diferentes transportadoras. Aí é só comparar as condições oferecidas e escolher a que melhor atende o seu negócio naquele momento, sem a burocracia de negociar contratos individuais com cada uma.

Basta acessar a calculadora de fretes, fazer a cotação, escolher uma entre as transportadoras parceiras e gerar a etiqueta de frete para realizar o envio.

👉 Neste artigo, você vai ver quais são as transportadoras parceiras do Melhor Envio, as vantagens oferecidas por cada uma delas e como funciona o envio de encomendas. Tem ainda o passo a passo para a geração de etiquetas de frete.

Ou seja, tudo o que você precisa saber para postar as suas encomendas e simplificar o frete do seu e-commerce com o Melhor Envio. Então, boa leitura! 😉

Quais são as transportadoras parceiras do Melhor Envio

Correios

Através do Melhor Envio é possível gerar etiquetas de frete com os Correios em três modalidades: PAC (standard), SEDEX (expresso) ou Mini (econômico).

Todos os envios realizados com os Correios através da nossa plataforma devem estar acompanhados de nota fiscal ou declaração de conteúdo.

💡 Quer entender em quais casos cada um dos documentos se enquadra nos seus envios? Então confira: “Nota fiscal e declaração de conteúdo – o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber”.

Ao gerar as suas etiquetas de frete para envio com os Correios você tem acesso a serviços extras, que são o “Mão Própria (MP)” e também o “Aviso de Recebimento.

O “Mão Própria (MP)” é um serviço exclusivo da transportadora. Marcando essa opção durante a geração da etiqueta de frete, você garante que apenas o destinatário possa receber a encomenda no endereço de entrega.

Mas vale ressaltar que esse é um serviço adicional e altera o valor final do envio. No momento, ele está disponível para as modalidades PAC e SEDEX.

Já o “Aviso de Recebimento” está disponível tanto para os Correios quanto para as transportadoras privadas. Marcando esta opção, o entregador deve obter as informações de quem receber a encomenda no destino, permitindo ao remetente comprovar o recebimento do volume. Esse também é um serviço adicional que pode alterar o valor do envio.

Medidas e objetos permitidos

Para envios realizados pelos Correios, são aceitas embalagens com até 105cm em cada lado, desde que a soma das três medidas (altura, largura e comprimento) não ultrapasse 200cm.

Há ainda as medidas mínimas, que são: 1cm de altura, 10cm de largura e 15cm de comprimento.

Em relação ao peso, os Correios aceitam objetos de até 30 kg.

Peso e medidas de embalagens para postagem na transportadora "Correios"
*lembrando que 105cm é a medida permitida para cada lado, mas a soma entre as medidas não pode ultrapassar 200cm.

Você deve estar atento ainda à lista de objetos que os Correios não transportam. 👉 Confira neste artigo da Central de Ajuda do Melhor Envio.

🔴 Importante: Ao gerar as suas etiquetas através do Melhor Envio para fretes realizados pelos Correios, você declara que possui um e-commerce e que o envio gerado corresponde a uma venda pela internet. Conforme as regras da plataforma, é terminantemente proibido utilizar o sistema para finalidade diversa com os Correios, sob pena de exclusão da plataforma e cancelamento da conta por violação dos termos de uso.

Jadlog

A Jadlog é uma das transportadoras privadas parceiras do Melhor Envio. Ela realiza entregas com origem e destino para todo o Brasil, através do modal rodoviário.

Ao gerar uma etiqueta de frete com a transportadora, seus envios devem ser acompanhados de nota fiscal ou declaração de conteúdo. Exceto para envios com origem no estado do Paraná ou na cidade de Itajaí/SC, que exigem uso da nota fiscal, por se tratarem de regiões de fronteira e portuária, respectivamente.

As etiquetas geradas no Melhor Envio para fretes com a Jadlog contam com duas modalidades de envio: .Package e .Com. As diferenças entre elas são, basicamente, duas: o valor e o prazo de entrega.

A modalidade .Package é semelhante ao transporte econômico. Ela pode ter um prazo estimado mais longo para entrega mas um custo menor.

Já a modalidade .Com é semelhante a modalidade de transporte expresso, ou seja, o tempo de entrega estimado tende a ser menor, enquanto o valor é geralmente mais alto.

Medidas e objetos permitidos

A Jadlog aceita pacotes com peso de até 120 kg e dimensões máximas de 80cm x 80cm x 80cm. Para volumes com dimensões maiores, uma taxa extra poderá ser cobrada pela unidade responsável pela entrega.

Peso e medidas de embalagens para postagem na transportadora Jadlog

E você deve estar atento às restrições de transporte da Jadlog. 👉 Confira a listagem do que a empresa não transporta neste artigo da Central de Ajuda do Melhor Envio.

Lembrando que sempre que estiver com alguma dúvida, confirme com a unidade escolhida para a postagem se determinado produto pode ser transportado ou não, a fim de evitar transtornos.

Para os envios que realizar com a Jadlog, você pode imprimir um comprovante de postagem. O documento é interessante para que você possa comprovar que realmente postou as suas remessas e quais remessas postou, seja para compartilhar com o cliente ou para sua organização interna mesmo.

É um modelo simples, que você pode preencher com os códigos de rastreio das encomendas que está postando. O atendente da unidade da transportadora vai assinar o comprovante, confirmando quais as cargas que recebeu.

👉 Você pode baixar o arquivo acessando o link: comprovante de postagem Jadlog.

Existem dois modelos de comprovante. Um menor, que pode ser impresso várias vezes em uma mesma folha, e um maior, para quando você for realizar diversos envios de uma só vez.

Aí é só imprimir e levar junto com a sua encomenda quando for realizar a postagem.

🔴 Importante: o uso do comprovante não é obrigatório para postagem com a Jadlog. A escolha é sua! Cargas não acompanhadas desse comprovante seguem sendo embarcadas normalmente, ok?!

Via Brasil

A ViaBrasil é outra transportadora privada parceira do Melhor Envio. A empresa opera através do modal transaereo, mas para as etiquetas geradas em nossa plataforma, disponibiliza fretes no modo rodoviário, com origem na Região Metropolitana de São Paulo e cobertura de entrega nacional.

Medidas e objetos permitidos

Esteja atento às medidas e ao peso permitido pela transportadora. A embalagem de envio pode ter as dimensões máximas de 200cm x 200cm x 240cm (sendo as medidas correspondentes à altura, largura e comprimento, respectivamente). E o peso máximo do volume não pode ultrapassar 200kg.

Peso e medidas de embalagens para postagem na transportadora ViaBrasil

A Via Brasil possui um perfil de carga bastante abrangente. Porém, há alguns itens que a empresa não transporta.

👉 Confira a listagem completa neste artigo da Central de Ajuda do Melhor Envio.

LATAM Cargo

A LATAM Cargo é uma transportadora privada que atua com transporte aéreo de cargas.

Com a LATAM Cargo os seus envios podem ser feitos com nota fiscal ou declaração de conteúdo. Mas esteja atento às informações que constam nesses documentos, pois o valor segurado deve ser igual ao valor declarado.

💡 Saiba mais sobre a importância do valor segurado neste artigo: “Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço?”.

No momento, o Melhor Envio está disponibilizando a geração de etiquetas de frete da LATAM Cargo apenas para cargas com origem na cidade de São Paulo/SP. Mas não há restrição para a cidade de destino da encomenda.

Para enfrentar o momento de pandemia, a LATAM Cargo criou o serviço “Juntos”. A ideia é continuar atendendo o e-commerce apesar da redução na malha aérea, que foi uma das medidas impostas para a contenção do vírus da COVID-19. 

O serviço “Juntos” possui cobertura nacional e realiza entrega em domicílio.

Medidas e objetos permitidos

A transportadora aceita embalagens com dimensões máximas de 105cm x 110cm x 160cm. O peso máximo é de 200 kg. Não há peso e dimensões mínimas.

Peso e medidas de embalagens para postagem na transportadora LATAM Cargo

A LATAM Cargo embarca diversos tipos de carga, inclusive as consideradas vulneráveis e de valor elevado, por exemplo.

👉 Confira a listagem completa do que a empresa transporta e não transporta neste artigo da Central de Ajuda do Melhor Envio.

Azul Cargo Express

A Azul Cargo Express é uma transportadora privada, parceira do Melhor Envio. A empresa faz transporte aéreo de cargas.

Através do Melhor Envio, é possível gerar fretes com a Azul Cargo Express para encomendas com origem e destino em todo o Brasil.

Os envios podem ser realizados tanto com nota fiscal eletrônica quanto com declaração de conteúdo. Porém, esteja atento aos casos em que cada documento deve ser utilizado. Isso porque a fiscalização no modal aéreo é bastante rígida, então evite transtornos!

A transportadora oferece duas modalidades de frete: “Amanhã” e “E-commerce”. E cada uma tem as dimensões máximas permitidas para as encomendas.

Medidas e objetos permitidos

Na modalidade “Amanhã”, as dimensões máximas permitidas para a embalagem de envio são de 100cm x 80cm x 70cm, com peso máximo de 60kg. Enquanto na modalidade “E-commerce”, as dimensões são as mesmas, mas o peso máximo permitido é de até 5kg.

E as dimensões mínimas para envios em qualquer uma das modalidades da Azul Cargo Express são de 15cm x 15cm x 15cm, com o peso mínimo de 100g.

Peso e medidas de embalagens para postagem na transportadora Azul Cargo Express

Vale ressaltar que a Azul Cargo Express é uma empresa aérea e por isso possui restrições mais rígidas. 👉 Veja neste artigo da Central de Ajuda do Melhor Envio a lista do que ela não transporta.

Postagem e envio com cada transportadora

Se você está nos conhecendo agora, saiba que o Melhor Envio existe para simplificar o frete para o e-commerce brasileiro. Sendo assim, todo o processo, desde a cotação e a geração da etiqueta de frete até a postagem da encomenda, é bastante fácil.

O primeiro passo para realizar um envio é fazer a cotação do frete. Isso pode ser feito diretamente na sua loja virtual se você fizer a integração com alguma das plataformas parceiras. Ou então, acessando a calculadora de fretes do Melhor Envio.

💡 Veja como fazer a integração com o Melhor Envio e oferecer fretes mais competitivos na sua loja virtual.

Após cotar, gerar e imprimir a etiqueta de frete e demais documentos necessários para o envio, é hora de fazer a postagem. 

Algumas das transportadoras parceiras do Melhor Envio oferecem a coleta de encomendas, enquanto outras exigem que você vá até uma unidade da transportadora realizar a postagem.

Quando disponível, o serviço de coleta é agendado durante a geração da etiqueta de frete e um funcionário da unidade escolhida vai até o seu endereço buscar o pacote.

👇 Abaixo, mostraremos o passo a passo para a cotação e geração da etiqueta de frete com cada uma das transportadoras parceiras.

Correios

Confira o passo a passo para a geração de uma etiqueta de frete para envio com os Correios:

Os envios gerados através do Melhor Envio para entrega com os Correios precisam ser levados até uma agência da transportadora.

Você consegue realizar o envio em qualquer agência dos Correios da sua cidade que aceite postagens na modalidade Pré-Lista de Postagem (PLP). Neste caso, são todas as Agências Próprias dos Correios (ACs) e a maioria das Agências dos Correios Franqueadas (AGFs).

Para saber qual a agência mais próxima da sua casa, acesse o Mapa das Transportadoras parceiras do Melhor Envio.

Ah… e depois de realizar a postagem, não se esqueça de solicitar o seu comprovante.

Jadlog

As etiquetas do Melhor Envio não cobrem coleta grátis para envios através da Jadlog. Porém, se desejar, você pode entrar em contato com a unidade escolhida para o envio e verificar a disponibilidade de coletarem no seu endereço.

Mas esteja atento porque, neste caso, uma taxa extra será cobrada pela unidade e você deverá pagar diretamente à transportadora, sem a intermediação do Melhor Envio.

A Jadlog realiza 3 tentativas de entrega para cada envio. Em caso de atualização de “endereço não localizado”, “endereço desconhecido” ou “destinatário desconhecido”, a transportadora aguarda 10 dias corridos por informações para realizar uma nova tentativa.

Caso todas as tentativas previstas sejam realizadas sem sucesso, o pacote fica aguardando retirada na unidade mais próxima do endereço de destino por 5 dias úteis

Após isso, retorna ao remetente sem devolução do valor do envio. A carga devolvida fica aguardando ser retirada na unidade em que foi originalmente postada.

Por isso, é importante que você e seu cliente realizem o rastreamento da encomenda e acompanhem as etapas de entrega do envio.

Via Brasil

A Via Brasil realiza a coleta das encomendas, não sendo necessário que você leve o objeto até um ponto físico.

Confira a seguir como gerar uma etiqueta de frete para envio com a transportadora:

Vale destacar que, para utilizar a Via Brasil através da plataforma do Melhor Envio, é importante você lembrar que:

  • é obrigatório que o envio seja realizado com nota fiscal modelo 55
  • a transportadora realiza a coleta da encomenda com base no endereço informado durante a geração da etiqueta de frete, portanto, é fundamental que as informações estejam devidamente preenchidas
  • a coleta da encomenda é realizada no primeiro dia útil após a impressão da etiqueta de frete

Eventuais cobranças podem ser feitas pela transportadora em casos de coleta frustrada, reentrega ou devolução.

A coleta frustrada acontece quando a transportadora tenta fazer a coleta da encomenda no local indicado na etiqueta de frete mas não consegue. Isso pode ser porque não foi encontrado o endereço do remetente, ninguém foi encontrado no local ou porque o pacote não estava pronto. Acarreta uma taxa mínima baseada no trecho do frete.

A reentrega ocorre quando a transportadora não consegue concluir uma entrega e precisa realizar uma nova tentativa em um dia diferente. A reentrega pode ser causada por motivos semelhantes à coleta frustrada, como endereço inexistente ou ausência do destinatário. E acarreta uma taxa de 50% do valor do frete.

A devolução ocorre quando a transportadora não consegue entregar o pacote ao destinatário, apesar de repetidas tentativas. Nesse caso, a encomenda entra em processo de devolução, sendo encaminhada de volta ao remetente. Acarreta uma taxa de 100% do valor do frete.

🔴 Para evitar as situações descritas acima, certifique-se de estar inserindo corretamente os dados de remetente e destinatário quando gerar o frete.

LATAM Cargo

Para entender como gerar um envio utilizando a calculadora de fretes do Melhor Envio, você pode conferir o vídeo a seguir.

Para que o envio seja realizado pela LATAM Cargo, basta selecionar a transportadora durante a geração da etiqueta, como mostrou o vídeo.

E esteja atento! Como dissemos antes neste artigo, durante a pandemia de coronavírus, a LATAM Cargo (assim como outras empresas) precisou fazer adaptações para continuar operando de forma segura.

Por isso, o serviço “Próximo Dia”, oferecido antes para os usuários do Melhor Envio, foi desativado pela transportadora. E para substituir, já com as mudanças necessárias, foi criado o serviço “Juntos”.

Nessa nova modalidade, o lojista precisa levar a encomenda até uma unidade da transportadora para realizar a postagem. Por se tratar de uma empresa aérea, é necessário ir até um aeroporto para despachar a carga.

Para isso, é importante que você leve um documento de identificação para conseguir entrar no terminal de carga do aeroporto. Em seguida, siga o procedimento descrito a seguir.

Como realizar a postagem no terminal rodoviário

👉 Dentro do terminal, encontre o totem da LATAM Cargo. 

👉 Utilize o código de barras da minuta ou da etiqueta de frete no leitor de código de barras do totem e escolha a opção “JÁ TENHO UMA E-MINUTA”.

Despacho LATAM Cargo
Número da E-Minuta que pode ser inserido manualmente ou lido no código de barras no totem. É esse número que está presente na etiqueta de frete do Melhor Envio e na minuta da LATAM Cargo geradas na nossa plataforma.

👉 Ao final do procedimento no totem, será gerada uma senha para atendimento no balcão. Depois disso, basta aguardar ser chamado pelo atendente para realizar o despacho da carga.

Ao finalizar a postagem você receberá o DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele contém as informações do envio e comprova que aquela carga foi postada na transportadora.

E fique atento! Se houver necessidade de devolução da encomenda, será cobrada uma taxa adicional correspondente ao valor integral do frete.

A devolução pode ser solicitada através dos nossos canais oficiais de atendimento (disponíveis no fim deste artigo 👇) e o valor será cobrado em forma de débito na carteira virtual, na sua conta Melhor Envio.

🔴 Caso a LATAM Cargo julgue necessário por motivos operacionais, a transportadora pode embalar a carga em um flyer (um saco ou sacola que envolve as cargas pequenas para que elas não se percam dentro da aeronave), o que irá incidir em um custo adicional. Da mesma forma, a transportadora pode recusar uma carga que não esteja devidamente embalada.

Azul Cargo Express

Para entender como gerar um envio com a Azul Cargo Express, você pode conferir o vídeo em nosso canal no Youtube. 🎞 Basta clicar aqui 👈!

Após gerar o seu frete e preparar a sua embalagem para o envio, como mostra o vídeo, você deve levar o volume até uma unidade da transportadora.

💡 Tem dúvidas sobre como preparar a sua embalagem para envio? Confira “12 dicas para embalar corretamente a mercadoria”.

🔴 E atenção! Importante lembrar que a Azul Cargo Express orienta que os remetentes cheguem na transportadora com as caixas abertas ou de forma que elas possam ser abertas na hora da postagem. Isso para que seja verificado se os objetos a serem enviados não estão na lista de restrições. Mas não se preocupe: as unidades da transportadora possuem fita adesiva para selar as caixas depois.

Conclusão

Como você viu, as transportadoras parceiras do Melhor Envio oferecem diferentes condições, e contar com essas opções para o frete do seu negócio é um diferencial.

Para cada envio que você for realizar, poderá escolher a empresa mais adequada de acordo com o trecho, o prazo ou as características da encomenda!

Além disso, se surgir qualquer dúvida durante o processo, o Melhor Envio tem um time de especialistas à sua disposição. Você pode entrar em contato através dos nossos canais oficiais de atendimento, que são:

📧 e-mail – contato@melhorenvio.com

✉ mensagem inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio

💬 chat – https://www.melhorenvio.com.br/

Então, se cadastre no Melhor Envio agora mesmo e simplifique o frete do seu e-commerce! 

👉 É grátis! Você só paga pelos fretes que gerar na plataforma. Não tem mensalidade nem limite mínimo de envios! 😉

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