A entrega de encomendas é uma das maiores preocupações de quem vende pela internet. Pesquisas apontam que o frete pode ser responsável pela maior parte dos custos de um e-commerce. Por isso, ter opções e poder escolher a melhor transportadora para cada envio se torna um diferencial competitivo do seu negócio. Mas como ter acesso a isso? A resposta é simples: através do Melhor Envio!
Uma das maiores vantagens de se cadastrar no Melhor Envio, é que a plataforma permite que você realize a cotação simultânea do frete com diferentes transportadoras. Aí é só comparar as condições oferecidas e escolher a que melhor atende o seu negócio naquele momento, sem a burocracia de negociar contratos individuais com cada uma.
Basta acessar a calculadora de fretes, fazer a cotação, escolher uma entre as transportadoras parceiras e gerar a etiqueta de frete para realizar o envio.
👉 Neste artigo, você vai ver quais são as transportadoras parceiras do Melhor Envio, as vantagens oferecidas por cada uma delas e como funciona o envio de encomendas. Tem ainda o passo a passo para a geração de etiquetas de frete.
Ou seja, tudo o que você precisa saber para postar as suas encomendas e simplificar o frete do seu e-commerce com o Melhor Envio. Então, boa leitura!?
Navegação rápida
Quais são as transportadoras parceiras do Melhor Envio?
Correios
Através do Melhor Envio é possível gerar etiquetas de frete com os Correios em três modalidades: PAC (standard), SEDEX (expresso) e Mini Envios (econômico).
Todos os envios realizados com os Correios através da nossa plataforma devem estar acompanhados de nota fiscal ou declaração de conteúdo.
📌 Quer entender em quais casos cada um dos documentos se enquadra nos seus envios? Então confira: “Nota fiscal e declaração de conteúdo – o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber”.
Ao gerar as suas etiquetas de frete para envio com os Correios você tem acesso a serviços extras, que são o “Mão Própria (MP)” e também o “Aviso de Recebimento”.
O “Mão Própria (MP)” é um serviço exclusivo da transportadora. Marcando essa opção durante a geração da etiqueta de frete, você garante que apenas o destinatário possa receber a encomenda no endereço de entrega.
Mas vale ressaltar que esse é um serviço adicional e altera o valor final do envio. No momento, ele está disponível para as modalidades PAC e SEDEX.
Já o “Aviso de Recebimento” está disponível tanto para os Correios quanto para as transportadoras privadas. Marcando esta opção, o entregador deve obter as informações de quem receber a encomenda no destino, permitindo ao remetente comprovar o recebimento do volume. Esse também é um serviço adicional que pode alterar o valor do envio.
Medidas e objetos permitidos
Para envios realizados pelos Correios nas modalidades PAC e Sedex, são aceitas embalagens com até 105cm em cada lado, desde que a soma das três medidas (altura, largura e comprimento) não ultrapasse 200cm.
Há ainda as medidas mínimas, que são: 1cm de altura, 10cm de largura e 15cm de comprimento.
Em relação ao peso, os Correios aceitam objetos de até 30 kg.
No caso da modalidade Mini Envios, são aceitos pacotes de até 300 gramas que atendam as seguintes dimensões:
- Dimensões mínimas: 1cm de altura x 10cm de largura x 15cm de comprimento
- Dimensões máximas: 4cm de altura x 16cm de largura x 24cm de comprimento
Você deve estar atento ainda à lista de produtos que podem ou não ser enviados pelo Melhor Envio.
📌 Importante: Ao gerar as suas etiquetas através do Melhor Envio para fretes realizados pelos Correios, você declara que possui um e-commerce e que o envio gerado corresponde a uma venda pela internet. Conforme as regras da plataforma, é terminantemente proibido utilizar o sistema para finalidade diversa com os Correios, sob pena de exclusão da plataforma e cancelamento da conta por violação dos termos de uso.
👉 Veja também: Como calcular o frete dos Correios através do Melhor Envio.
Jadlog
A Jadlog é uma das transportadoras privadas parceiras do Melhor Envio. Ela realiza entregas com origem e destino para todo o Brasil, através do modal rodoviário.
Ao gerar uma etiqueta de frete com a transportadora, seus envios devem ser acompanhados de nota fiscal ou declaração de conteúdo. Exceto para envios com origem no estado do Paraná ou na cidade de Itajaí/SC, que exigem uso da nota fiscal, por se tratarem de regiões de fronteira e portuária, respectivamente.
As etiquetas geradas no Melhor Envio para fretes com a Jadlog contam com duas modalidades de envio: .Package e .Com. As diferenças entre elas são, basicamente, duas: o valor e o prazo de entrega.
A modalidade .Package é semelhante ao transporte econômico. Ela pode ter um prazo estimado mais longo para entrega mas um custo menor.
Já a modalidade .Com é semelhante a modalidade de transporte expresso, ou seja, o tempo de entrega estimado tende a ser menor, enquanto o valor é geralmente mais alto.
Medidas e objetos permitidos
A Jadlog aceita pacotes com peso de até 120 kg e dimensões máximas de 80cm x 80cm x 80cm. Para volumes com dimensões maiores, uma taxa extra poderá ser cobrada pela unidade responsável pela entrega.
Lembrando que sempre que estiver com alguma dúvida, confirme com a unidade escolhida para a postagem se determinado produto pode ser transportado ou não, a fim de evitar transtornos.
Para os envios que realizar com a Jadlog, você pode imprimir um comprovante de postagem. O documento é interessante para que você possa comprovar que realmente postou as suas remessas e quais remessas postou, seja para compartilhar com o cliente ou para sua organização interna mesmo.
É um modelo simples, que você pode preencher com os códigos de rastreio das encomendas que está postando. O atendente da unidade da transportadora vai assinar o comprovante, confirmando quais as cargas que recebeu.
📌 Você pode baixar o arquivo acessando o link: comprovante de postagem Jadlog.
Existem dois modelos de comprovante. Um menor, que pode ser impresso várias vezes em uma mesma folha, e um maior, para quando você for realizar diversos envios de uma só vez.
Aí é só imprimir e levar junto com a sua encomenda quando for realizar a postagem.
👉 Importante: o uso do comprovante não é obrigatório para postagem com a Jadlog. A escolha é sua! Cargas não acompanhadas desse comprovante seguem sendo embarcadas normalmente, ok?!
LATAM Cargo
A LATAM Cargo é uma transportadora privada que atua com transporte aéreo de cargas.
Com a LATAM Cargo os seus envios podem ser feitos com nota fiscal ou declaração de conteúdo. Mas esteja atento às informações que constam nesses documentos, pois o valor segurado deve ser igual ao valor declarado.
👉 Saiba mais sobre a importância do valor segurado neste artigo: “Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço?”.
No momento, o Melhor Envio está disponibilizando a geração de etiquetas de frete da LATAM Cargo, com o serviço éFácil, disponível em diferentes cidades de todo o Brasil.
Medidas e objetos permitidos
A transportadora aceita embalagens com dimensões máximas de 105cm x 110cm x 160cm. O peso máximo é de 200 kg. Não há peso e dimensões mínimas.
A LATAM Cargo embarca diversos tipos de carga, inclusive as consideradas vulneráveis e de valor elevado, por exemplo.
Azul Cargo Express
A Azul Cargo Express é uma transportadora privada, parceira do Melhor Envio. A empresa faz transporte aéreo de cargas.
Através do Melhor Envio, é possível gerar fretes com a Azul Cargo Express para encomendas com origem e destino em todo o Brasil.
Os envios podem ser realizados tanto com nota fiscal eletrônica quanto com declaração de conteúdo. Porém, esteja atento aos casos em que cada documento deve ser utilizado. Isso porque a fiscalização no modal aéreo é bastante rígida, então evite transtornos!
A transportadora oferece duas modalidades de frete: “Amanhã” e “E-commerce”. E cada uma tem as dimensões máximas permitidas para as encomendas.
Medidas e objetos permitidos
Na modalidade “Amanhã”, as dimensões máximas permitidas para a embalagem de envio são de 50 cm x 50 cm x 50 cm, com peso máximo de 60kg. Enquanto na modalidade “E-commerce”, as dimensões são as mesmas, mas o peso máximo permitido é de até 5kg.
E as dimensões mínimas para envios em qualquer uma das modalidades da Azul Cargo Express são de 15cm x 15cm x 15cm, com o peso mínimo de 100g.
Buslog
A Buslog é a mais uma transportadora parceira do Melhor Envio. A empresa usa o bagageiro dos ônibus de viagens para enviar os pacotes, tornando a entrega mais rápida em muitos trechos.
A transportadora Buslog atua em seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A modalidade de frete que a Buslog opera pelo Melhor Envio se chama Rodoviário e funciona no esquema balcão x porta. Dessa maneira, o lojista posta o pacote no balcão da empresa e ela se encarrega de realizar a entrega no endereço do destinatário.
Medidas e peso permitidos pela Buslog
As dimensões das encomendas aceitas pela transportadora Buslog são:
📌 Medidas máximas: 82cm de altura x 85cm de largura x 129cm de comprimento
📌 Peso máximo: 50 kg
Não há restrições sobre medidas ou peso mínimos.
⚠️ Fique atento, pois a Buslog não transporta armas, cigarros, documentos pessoais, materiais de construção e outras cargas.
Como é feita a postagem e o envio com cada transportadora?
Se você está nos conhecendo agora, saiba que o Melhor Envio existe para simplificar o frete para o e-commerce brasileiro. Sendo assim, todo o processo, desde a cotação e a geração da etiqueta de frete até a postagem da encomenda, é bastante fácil.
O primeiro passo para realizar um envio é fazer a cotação do frete. Isso pode ser feito diretamente na sua loja virtual se você fizer a integração com alguma das plataformas parceiras. Ou então, acessando a calculadora de fretes do Melhor Envio.
📌 Veja como fazer a integração com o Melhor Envio e oferecer fretes mais competitivos na sua loja virtual.
Após cotar, gerar e imprimir a etiqueta de frete e demais documentos necessários para o envio, é hora de fazer a postagem.
Algumas das transportadoras parceiras do Melhor Envio oferecem a coleta de encomendas, enquanto outras exigem que você vá até uma unidade da transportadora realizar a postagem.
Quando disponível, o serviço de coleta é agendado durante a geração da etiqueta de frete e um funcionário da unidade escolhida vai até o seu endereço buscar o pacote.
📌 Abaixo, mostraremos o passo a passo para a cotação e geração da etiqueta de frete com cada uma das transportadoras parceiras.
Como postar os pacotes nos Correios?
Confira o passo a passo para a geração de uma etiqueta de frete para envio com os Correios:
Os envios gerados através do Melhor Envio para entrega com os Correios precisam ser levados até uma agência da transportadora.
Você consegue realizar o envio em qualquer agência dos Correios da sua cidade que aceite postagens na modalidade Pré-Lista de Postagem (PLP). Neste caso, são todas as Agências Próprias dos Correios (ACs) e a maioria das Agências dos Correios Franqueadas (AGFs).
Para saber qual a agência mais próxima da sua casa, acesse o Mapa das Transportadoras parceiras do Melhor Envio.
Ah… e depois de realizar a postagem, não se esqueça de solicitar o seu comprovante.
Como postar encomendas na Jadlog?
As etiquetas do Melhor Envio não cobrem coleta grátis para envios através da Jadlog. Porém, se desejar, você pode entrar em contato com a unidade escolhida para o envio e verificar a disponibilidade de coletarem no seu endereço.
Mas esteja atento porque, neste caso, uma taxa extra será cobrada pela unidade e você deverá pagar diretamente à transportadora, sem a intermediação do Melhor Envio.
A Jadlog realiza 3 tentativas de entrega para cada envio. Em caso de atualização de “endereço não localizado”, “endereço desconhecido” ou “destinatário desconhecido”, a transportadora aguarda 10 dias corridos por informações para realizar uma nova tentativa.
Caso todas as tentativas previstas sejam realizadas sem sucesso, o pacote fica aguardando retirada na unidade mais próxima do endereço de destino por 5 dias úteis.
Após isso, retorna ao remetente sem devolução do valor do envio. A carga devolvida fica aguardando ser retirada na unidade em que foi originalmente postada.
Por isso, é importante que você e seu cliente realizem o rastreamento da encomenda e acompanhem as etapas de entrega do envio.
Postar pacote na LATAM Cargo
Para entender como gerar um frete com a LATAM Cargo no Melhor Envio, você pode conferir o vídeo a seguir.
A postagem das encomendas deve ser realizada em uma das unidades da transportadora, que ficam localizadas nos aeroportos. Por isso, é importante que você leve um documento de identificação para conseguir entrar no terminal de carga do aeroporto. Em seguida, siga o procedimento descrito a seguir.
Postagem da LATAM Cargo no terminal de cargas do aeroporto
📌 Dentro do terminal, encontre o totem da LATAM Cargo.
📌 Utilize o código de barras da minuta ou da etiqueta de frete no leitor de código de barras do totem e escolha a opção “JÁ TENHO UMA E-MINUTA”.
👉 Ao final do procedimento no totem, será gerada uma senha para atendimento no balcão. Depois disso, basta aguardar ser chamado pelo atendente para realizar o despacho da carga.
Ao finalizar a postagem você receberá o DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele contém as informações do envio e comprova que aquela carga foi postada na transportadora.
E fique atento! Se houver necessidade de devolução da encomenda, será cobrada uma taxa adicional correspondente ao valor integral do frete.
A devolução pode ser solicitada através dos nossos canais oficiais de atendimento (disponíveis no fim deste artigo) e o valor será cobrado em forma de débito na carteira virtual, na sua conta Melhor Envio.
👉 Caso a LATAM Cargo julgue necessário por motivos operacionais, a transportadora pode embalar a carga em um flyer (um saco ou sacola que envolve as cargas pequenas para que elas não se percam dentro da aeronave), o que irá incidir em um custo adicional. Da mesma forma, a transportadora pode recusar uma carga que não esteja devidamente embalada.
Como é a postagem de encomenda na Azul Cargo Express?
Para entender como gerar um envio com a Azul Cargo Express, você pode conferir o vídeo em nosso canal no Youtube.
Após gerar o seu frete e preparar a sua embalagem para o envio, como mostra o vídeo, você deve levar o volume até uma unidade da transportadora.
📍 Tem dúvidas sobre como preparar a sua embalagem para envio? Confira “12 dicas para embalar corretamente a mercadoria”.
📍 E atenção! Importante lembrar que a Azul Cargo Express orienta que os remetentes cheguem na transportadora com as caixas abertas ou de forma que elas possam ser abertas na hora da postagem. Isso para que seja verificado se os objetos a serem enviados não estão na lista de restrições. Mas não se preocupe: as unidades da transportadora possuem fita adesiva para selar as caixas depois.
Como é a postagem na transportadora Buslog?
É muito simples postar suas encomendas com etiquetas de frete da Buslog geradas pelo Melhor Envio!
O primeiro passo é se atentar durante o preenchimento da etiqueta para escolher um balcão da Buslog que seja perto de você, afinal, a encomenda precisará ser postada no endereço escolhido nesta etapa.
Quando a etiqueta de frete estiver finalizada e impressa, cole do lado de fora do pacote. Não se esqueça de anexar também a nota fiscal ou a declaração de conteúdo.
📍 Importante: As unidades da Buslog podem recusar envios com declaração de conteúdo, caso constatem que a carga que está sendo enviada deveria ter nota fiscal.
Em seguida, vá até a unidade da Buslog que você escolheu durante o preenchimento da etiqueta de frete. Ao chegar lá, se dirija até o balcão e fale que gostaria de fazer a postagem de um pacote com etiqueta de frete do Melhor Envio.
Sua encomenda será pesada e medida para avaliar se as dimensões e peso informados durante o preenchimento da etiqueta estão corretos. Caso haja discrepância entre os dados, a pessoa pode optar por pagar o valor faltante ou receber em créditos o valor excedente. Leia mais aqui.
Quando a postagem é concluída, o lojista recebe um DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico) ou o CT-e (Conhecimento de transporte eletrônico), documentos que comprovam a postagem e informa dados como preço do frete, peso e dimensões do pacote.
Nesses documentos também consta um código de rastreio, que pode ser usado para acompanhar o status de envio do pacote. Use o Melhor Rastreio para isso!
Não recebi DACTE ou CT-e, e agora?
Nos casos onde não é possível aguardar na unidade da transportadora Buslog pela emissão do documento, o Melhor Envio pode enviar um comprovante de postagem ao lojista, desde que ele solicite-o em até 10 dias úteis após a postagem.
👉 Para solicitar esse comprovante de postagem da Buslog, basta entrar em contato com o time de atendimento pelo chat na plataforma ou pelo e-mail contato@melhorenvio.com
Conheça o Melhor Ponto!
Uma das maiores vantagens do Melhor Envio é permitir que o lojista escolha a transportadora que desejar, levando em consideração fatores como modalidade de frete, preço e prazo.
Para facilitar ainda mais esse processo, o Melhor Envio criou o Melhor Ponto, uma rede de unidades centralizadoras de postagem de encomendas com etiquetas de fretes geradas pelo Melhor Envio.
Usando o Melhor Ponto, é possível reunir os pacotes com etiquetas de frete geradas pelo Melhor Envio para diferentes transportadoras e postar todos no mesmo lugar, economizando tempo e facilitando a mobilidade.
Por enquanto, o serviço está disponível na cidade de São Paulo, em mais de dez unidades espalhadas pela capital paulista.
📌 É importante dizer que pacotes com etiqueta de frete da transportadora Buslog só podem ser postados na unidade Melhor Ponto Morumbi.
Confira o MAPA COM ENDEREÇOS DE TODAS AS UNIDADES DO MELHOR PONTO.
Ficou alguma dúvida? Assista o vídeo abaixo e entenda em detalhes como funciona o Melhor Ponto:
Conclusão
Como você viu, as transportadoras parceiras do Melhor Envio oferecem diferentes condições, e contar com essas opções para o frete do seu negócio é um diferencial.
Para cada envio que você for realizar, poderá escolher a empresa mais adequada de acordo com o trecho, o prazo ou as características da encomenda!
Além disso, se surgir qualquer dúvida durante o processo, o Melhor Envio tem um time de especialistas à sua disposição. Você pode entrar em contato através dos nossos canais oficiais de atendimento, que são:
📍 e-mail – contato@melhorenvio.com
✉ mensagem inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio
📍 chat – https://www.melhorenvio.com.br/
Então, se cadastre no Melhor Envio agora mesmo e simplifique o frete do seu e-commerce!
📍 É grátis! Você só paga pelos fretes que gerar na plataforma. Não tem mensalidade nem limite mínimo de envios!?