A escolha da transportadora parceira de um e-commerce é fundamental para a boa gestão logística do negócio. Além de questões como custo do frete, modalidades de entrega, agilidade e cuidado com os pedidos, o lojista ainda espera poder contar com a empresa de transporte em situações como atraso, extravio ou dificuldades para rastrear as encomendas.
De acordo com uma pesquisa realizada em parceria entre a Clique e Retire e o Ecommerce Brasil, 54% dos lojistas de e-commerce ouvidos consideram que seus serviços de entrega se enquadram como razoável ou ruim. Esse dado mostra como o setor ainda tem muito a melhorar para oferecer os melhores serviços de frete aos clientes.
Neste artigo, vamos mergulhar no universo das empresas de transporte para e-commerce. Ao longo do texto, te ajudaremos a entender como escolher a transportadora ideal para seu negócio, quais são as principais modalidades de entrega disponíveis no mercado e qual a importância de contar com mais de uma opção de frete.
Veja, ainda, como o Melhor Envio entra nessa história e porque mais de 100.000 lojistas de todo o país adotaram a plataforma como sua principal ferramenta de gestão de fretes. Vamos nessa?
Navegação rápida
Transportadora para e-commerce: entendendo as modalidades de frete
Existem duas modalidades de frete adotadas por quase toda transportadora que trabalha com e-commerce: entrega econômica e entrega expressa. O nome dado a esses serviços difere de empresa para empresa, mas o conceito por trás deles é basicamente o mesmo:
Entrega econômica: é o serviço de envio mais barato e o mais usado pelo e-commerce brasileiro. Nesta modalidade de frete, o prazo de entrega costuma ser de alguns dias. O serviço PAC dos Correios, o frete Package da Jadlog e a modalidade e-commerce da Azul Cargo Express são exemplos de entrega econômica.
Tipo de transporte – frete FOB e frete CIF
Quando falamos no tipo de transporte, dois conceitos relacionados a entrega também podem aparecer: frete CIF e frete FOB. Já ouviu falar neles?
O frete FOB (Free on Board, ou Livre a Bordo, numa tradução literal) é um tipo de transporte logístico onde o destinatário (cliente) se responsabiliza por retirar o pedido junto à empresa onde o produto foi comprado. É um tipo de transação comum no mercado B2B (quando uma empresa vende para outra), sendo pouco usada nas vendas online de varejo.
Já o frete CIF (Cost, Insurance and Freight, ou, Custo, Seguro e Frete) é aquele onde o vendedor assume a responsabilidade de entrega da mercadoria. Ele pode ou não repassar os gastos para o consumidor – mas o padrão de mercado é que esse custo seja pago (total ou parcialmente) pelo cliente.
📌 Como escolher o modal de transporte? O tipo de transporte logístico majoritariamente praticado no e-commerce é o frete CIF. O remetente (loja virtual) tem a tarefa de separar o pedido, empacotar, escolher a transportadora, fazer a postagem e garantir que o pedido chegará ao destinatário no prazo estipulado. Essa cadeia por vezes pode envolver ainda a troca ou devolução do produto, cabendo à empresa providenciar a logística reversa.
No mercado há exemplos de lojas virtuais e grandes e-commerces que oferecem ao cliente a opção de ir até a loja física (ou sede do e-commerce) e retirar os produtos sem cobrança de frete. No entanto, esse tipo de logística ainda representa uma pequena porcentagem do total de fretes no comércio eletrônico. O acerto do custo e dos detalhes do frete no momento da compra é o padrão do e-commerce varejista brasileiro.
Qual a importância de escolher bem a modalidade e a transportadora?
Quem começa a vender no e-commerce e em marketplaces logo percebe que a gestão logística possui grande importância no dia a dia de seus negócios. Questões como escolher a empresa de transporte que vai cuidar das entregas e encontrar maneiras de calcular frete fácil e barato em mais de uma transportadora são ações que podem tomar um certo tempo.
Em um mercado que cresceu 75% em 2020 (dados do Mastercard SpendingPulse) e já registrou alta de 31% no faturamento do primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior (de acordo com a 44ª pesquisa Webshoppers Ebit | Nielsen), oferecer opções de frete pode ser o diferencial que vai fazer com que o cliente finalize a compra.
Para se ter uma ideia, a consultoria americana PwC divulgou que 40% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar um pouco mais para receber suas encomendas o mais rápido possível. O dado saiu na pesquisa Global Consumer Insights.
Os lojistas brasileiros parecem entender a necessidade que o mercado tem de oferecer entregas cada vez mais rápidas e eficientes. Mas também percebem que os desafios do setor são grandes. Pelo menos é o que mostra a pesquisa Clique e Retire/E-commerce Brasil. Segundo o levantamento, 57% dos lojistas de e-commerce ouvidos consideram que os prazos de entrega praticados atualmente são razoáveis. Apenas 17% avaliam que os serviços são rápidos ou muito rápidos.
Sendo assim, escolher a transportadora que vai realizar as entregas na sua loja virtual e definir quais modalidades de frete serão oferecidas aos clientes são ações essenciais para a saúde do negócio virtual.
Como escolher uma transportadora?
Mas como escolher uma transportadora? O lojista deve primeiro avaliar quais são as opções disponíveis na região onde vive. Há transportadoras que atendem todo o Brasil e há aquelas que possuem cobertura regional. Outros fatores que devem ser considerados são:
Reputação
A empresa de transporte transmite confiança e é referência no setor? Para ajudar nessa avaliação, vale a pena visitar os perfis da transportadora na rede social e em páginas como o Reclame Aqui.
Cobertura da transportadora
Qual o tamanho da cobertura da transportadora? E a frota? A empresa trabalha com quais modais de transporte? Entrega apenas por meios rodoviários ou conta com rotas aéreas, fluviais e outras opções? Quanto maior e mais diversificada é a frota da transportadora, menores as chances de problemas com um modal causarem grandes estragos na cadeia como um todo. Uma visita ao site da transportadora pode esclarecer essas questões. Se não encontrar tais informações no site, entre em contato com a empresa via telefone ou e-mail.
Modalidades de frete
Outro aspecto essencial para escolher a transportadora é avaliar quais modalidades de frete ela possui. Ter pelo menos uma opção econômica e uma expressa é fundamental. As maiores transportadoras do Brasil que atuam no e-commerce contam com diversos serviços de entrega nessas duas modalidades. Analise todos eles.
Prazo
Diretamente ligado às modalidades de frete, o prazo de entrega deve ser avaliado com cuidado. A empresa cumpre esses prazos? Quais garantias ela dá quanto a isso?
Preço do frete
O preço do frete varia bastante de acordo com a modalidade, o trajeto, o modal, o tipo de embalagem, tamanho e peso do envio e por aí vai. Uma dica para ter parâmetros em diversas transportadoras para e-commerce é fazer a cotação de um pacote padrão para o mesmo destinatário e nas mesmas modalidades de frete (econômica ou expressa). Anote os resultados e compare quanto as transportadoras estão cobrando e quais prazos estipulam.
Rastreabilidade
Cheque se o serviço de rastreamento oferecido pela transportadora é eficiente. Os clientes de hoje em dia levam muito a sério o rastreio de suas encomendas. Empresas de transporte que não oferecem uma boa experiência nesse aspecto podem prejudicar seu negócio e afastar consumidores.
Seguro
O que é feito para garantir a segurança dos pacotes enviados? Quais os protocolos da transportadora em caso de roubo, furto, extravio ou danos ao pacote? Quais os valores segurados e como é o processo para conseguir o seguro? Essas são coisas que o lojista espera nunca precisar, mas é fundamental analisar com calma o que a empresa de entrega oferece para saber como agir em situações delicadas.
Ao escolher uma transportadora para e-commerce, leve em consideração todos esses aspectos. Eles o ajudarão a tomar uma decisão mais embasada.
Como o Melhor Envio pode me ajudar?
Escolher uma transportadora para sua loja virtual pode acabar se transformando em uma tarefa complexa e detalhada. Muitos empreendedores sequer têm tempo livre para pesquisar diversas empresas de transporte e avaliar os detalhes de cada uma delas.
Seria muito mais fácil se tivesse uma plataforma online e gratuita que reunisse diversas transportadoras na mesma ferramenta e mostrasse as modalidades de frete e valores dos envios em questão de segundos. Adivinha? Essa plataforma existe e se chama Melhor Envio!
Há mais de seis anos no mercado, o Melhor Envio foi criado para facilitar a vida de quem vende online e simplificar o processo de escolha da transportadora e compra de etiquetas de frete. Por negociar fretes em grandes quantidades, a solução consegue oferecer fretes para e-commerce até 80% mais baratos do que aqueles negociados diretamente com as transportadoras!
As empresas de transporte parceiras do Melhor Envio são:
- Correios
- Jadlog
- Buslog
- Azul Cargo Express
- LATAM Cargo
O mais interessante da plataforma é que não é necessário assinar contrato com nenhuma das transportadoras parceiras para gerar as etiquetas! O usuário tem acesso às facilidades e descontos apenas se cadastrando no Melhor Envio.
O cadastro é rápido e requer alguns dados pessoais, além do envio de um comprovante de residência, documento de identificação pessoal e uma selfie segurando este mesmo documento. Essas exigências são para a segurança do próprio usuário.
O usuário estará apto a fazer cotações de frete e gerar etiquetas assim que o cadastro é aprovado. Como isso é feito? Através da Calculadora de Fretes do Melhor Envio.
Transportadora para e-commerce no Melhor Envio: conheça as opções
O Melhor Envio trabalha com 6 transportadoras parceiras. Não é necessário firmar contratos individuais com nenhuma delas. Ao fazer cadastro na plataforma, o usuário já consegue acessar as modalidades de frete e os descontos oferecidos por todas elas, sem limite mínimo de envio. Confira as opções de frete para e-commerce oferecidas por essas empresas de transporte:
Frete dos Correios
Pelo Melhor Envio, é possível contratar frete dos Correios em três modalidades: PAC (entrega econômica), Sedex e serviço de Mini Envios (para pequenos pacotes). Todas as modalidades de frete oferecidas são do tipo balcão x porta (postagem na agência dos Correios e entrega no endereço do destinatário).
Você pode conferir detalhes sobre o envio por cada uma dessas modalidades em nosso artigo sobre frete dos Correios. Também encontra informações importantes no vídeo abaixo:
Envios pela transportadora Jadlog
A transportadora Jadlog oferece duas opções de frete pelo Melhor Envio: Jadlog Package (modalidade de envio econômico) e .Com (tipo de entrega expressa). Em ambos os casos, o pacote deve ser postado na transportadora e ela se encarrega de levar até o endereço do destinatário.
Lendo nosso artigo sobre envios pela Jadlog ou assistindo ao vídeo a seguir é possível encontrar todos os detalhes sobre envios com a transportadora:
Frete pela transportadora Buslog
A Buslog usa o bagageiro de ônibus intermunicipais e interestaduais para transportar encomendas. Atuando em seis estados (SP, RJ, MG, PR, SC e RS), a transportadora oferece o frete chamado de Rodoviário, que tem prazo de entrega que varia entre 1 e 3 dias. O serviço funciona no esquema balcão x porta, assim como a Jadlog e os Correios.
Aperte o play e saiba detalhes sobre o envio pela Buslog. Caso prefira, leia nosso artigo sobre frete com a transportadora:
Transporte aéreo de cargas pela Azul Cargo Express
A Azul Cargo Express é uma das transportadoras aéreas parceiras do Melhor Envio. Atuando em cerca de 4100 cidades, a empresa oferece dois tipos de frete: Amanhã (envio expresso) e E-commerce (modalidade de entrega econômica). Poste o pacote nas agências ou terminais de carga da empresa de transporte aéreo para que a entrega seja feita no endereço designado.
Quer mais detalhes sobre como fazer o transporte aéreo de cargas pela Azul Cargo Express? Preparamos um guia detalhado sobre frete com a transportadora! Caso prefira, as informações principais também estão disponíveis nesse vídeo aqui:
Frete pela LATAM Cargo
Outra transportadora aérea parceira do Melhor Envio é a LATAM Cargo. Atuando em todo o Brasil, a empresa de transporte oferece aos usuários da plataforma o frete éFácil, onde o pacote deve ser postado no balcão da transportadora e será entregue no endereço do destinatário.
Mais informações sobre frete pela LATAM Cargo podem ser encontrados no artigo que preparamos e também no vídeo a seguir:
Agora que você já conhece todas as transportadoras parceiras do Melhor Envio e os serviços que elas oferecem, chegou o momento de entender como contratar frete com elas usando a Calculadora de Fretes do Melhor Envio. Vamos lá?
Conhecendo a Calculadora de Fretes do Melhor Envio
A Calculadora de Fretes do Melhor Envio é uma ferramenta completa para pesquisa de fretes e geração de etiquetas de envio. Também pode ser usada para gerar etiquetas de frete para logística reversa e para enviar vários volumes de uma vez só.
Para acessá-la, basta fazer login na sua conta do Melhor Envio, clicar no Painel de Controle e procurar a opção “Calculadora” no menu lateral esquerdo da tela:
Após clicar em Calculadora, a ferramenta será aberta. Repare que há alguns campos que precisam ser preenchidos para que as opções de frete disponíveis sejam exibidas: CEP de origem e destino, peso e dimensões da embalagem e valor do produto.
Caso queira enviar uma encomenda que tenha mais de um volume (embalagem), mas que vai para o mesmo destinatário, basta clicar em "Adicionar Volume”. Explicamos os detalhes de como fazer esse tipo de envio no vídeo Como enviar mais de uma encomenda no mesmo frete?
Quando tiver preenchido todos os dados, clique em Calcular. Em segundos, a Calculadora de Fretes mostrará todas as opções de envio para o destino escolhido, incluindo as transportadoras, as modalidades de frete, os valores e a economia obtida por adquirir aquele frete no Melhor Envio.
A partir das informações geradas, o lojista pode escolher se quer um frete mais barato ou mais rápido. Feita a escolha, basta clicar em Selecionar, preencher os dados para a geração da etiqueta de frete, escolher a unidade da transportadora onde será feita a postagem, pagar pela etiqueta, imprimir e colar na embalagem.
💡 Não se esqueça de anexar uma nota fiscal ou uma declaração de conteúdo, pois nenhuma das empresas de transporte para e-commerce aceita fazer os envios sem que um desses documentos esteja anexado ao pacote.
O Melhor Envio pode ser integrado a dezenas de plataformas de e-commerce, marketplaces, Hubs e ERPs. Em muitos desses casos, a geração do frete pode ser feita no momento da compra pelo próprio cliente, que vai perceber que o valor do envio é mais barato. Em outras situações, a cotação é feita por meio de tabelas de frete.
Aproveite as facilidades do Melhor Ponto
Além de ser uma plataforma de cotação e contratação de fretes para e-commerce, o Melhor Envio trabalha para se transformar em uma solução completa de logística para quem vende online. Um dos serviços mais bacanas da empresa é o Melhor Ponto.
Gratuito para usuários do Melhor Envio, o Melhor Ponto é uma rede de unidades de coleta de pacotes com etiquetas geradas pela plataforma. Suponha que você tem dez envios para fazer e gerou etiquetas de 5 transportadoras diferentes na plataforma do Melhor Envio. Ao invés de gastar um tempão indo em cada transportadora fazer os envios, basta reunir todos os pacotes e levar até uma unidade do Melhor Ponto.
A equipe no local irá separar os pacotes e destiná-los às transportadoras correspondentes. Incrível, não é mesmo?! Não bastasse a facilidade, o usuário que envia seus pacotes pelo Melhor Ponto ainda ganha 10% de cashback! O valor é depositado na carteira virtual dele no painel de controle da plataforma.
📌 Leia detalhes sobre como o Melhor Ponto funciona e confira o mapa com as unidades da rede.
A importância do rastreamento de encomendas
É muito importante verificar as possibilidades de rastreamento das encomendas que são oferecidas pelas transportadoras. O acompanhamento do andamento da entrega ajuda o cliente a conter a ansiedade, transmite credibilidade e permite que o lojista aja rapidamente em caso de imprevistos.
Quando a encomenda é postada, o lojista recebe um comprovante com um código de rastreio. Esse código pode ser consultado manualmente no site da transportadora, mas como o Melhor Envio pensa sempre em facilitar a vida dos empreendedores, ele criou o Melhor Rastreio.
📍 Melhor Rastreio é uma plataforma gratuita de cadastro e acompanhamento de códigos de rastreio. O lojista pode cadastrar quantos códigos quiser e acompanhar o status dos envios em um painel centralizado, o que lhe poupa tempo. Além disso, pode configurar alertas de e-mail para serem disparados para o cliente toda vez que o status de entrega mudar junto à transportadora.
Códigos de rastreio de quatro transportadoras podem ser cadastrados na plataforma: Correios, Jadlog, Azul Cargo Express e LATAM Cargo. E o melhor de tudo: o lojista pode cadastrar até mesmo envios que não foram feitos pelo Melhor Envio!
Viu só quantas vantagens o lojista tem ao usar o Melhor Envio? A solução oferece um conjunto de ferramentas gratuitas que facilitam muito a vida de empreendedores de todos os tamanhos.
Para se juntar a mais de 100.00 lojistas e aproveitar essas vantagens, basta clicar no banner abaixo e fazer o seu cadastro. Com certeza tem uma transportadora parceira do Melhor Envio pertinho de você!