Vender pelo Instagram é um ótimo caminho para conquistar clientes durante a Black Friday 2021. Separamos algumas dicas que vão ajudar no planejamento das ações e na busca pelos melhores resultados, confira!
A Black Friday é um momento bastante esperado no ano, tanto pelos lojistas quanto pelos compradores. Isso acontece porque é um momento no qual há diversas promoções e as duas partes saem ganhando de alguma forma.
E se você trabalha com e-commerce já deve estar se programando para a Black Friday 2021, pensando nas principais estratégias a serem usadas neste ano.
Como sabemos que um bom planejamento para e-commerces significa maior lucratividade, vamos falar sobre a melhor maneira de se preparar para vender mais na Black Friday.
Trouxemos algumas dicas para você, lojista, saber como vender pelo Instagram e atrair mais clientes para seu comércio online no período mais aguardado do ano.
Continue conosco nessa leitura para tirar suas dúvidas sobre como vender pelo Instagram na Black Friday 2021.
Quando é Black Friday em 2021?
A Black Friday 2021 acontece dia 26 de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mas por que agora é o momento de pensar nas estratégias para a data?
Por ser um momento bastante esperado, é indispensável estar com tudo alinhado para a ocasião. Então, é interessante começar a se planejar o quanto antes, afinal são muitos fatores para serem levados em conta na estratégia para o seu e-commerce.
E como o Instagram tem ganhado bastante força para lojistas, é importante entender a melhor forma de usá-lo para atrair clientes, e convertê-los em vendas, principalmente na Black Friday.
Como vender ainda mais na Black Friday usando o Instagram?
É indispensável pensar nas estratégias que estão envolvidas para um e-commerce se sair bem nas vendas usando o Instagram. Por isso, preparamos algumas dicas para vocês aplicarem em suas lojas no Instagram e vender ainda mais na Black Friday 2021.
Um convite especial
Antes de começar a dar as dicas, temos um convite especial para te fazer: entre os dias 25 e 28 de outubro, a Locaweb organiza o Universo E-commerce, evento online e gratuito de preparação para a Black Friday 2021.
Na ocasião, especialistas do comércio eletrônico se unirão a empresas do grupo Locaweb e a grandes marketplaces para compartilhar conhecimento e te ajudar a preparar a melhor Black Friday da história! Inscreva-se agora mesmo!
Confira agora nossas dicas sobre como vender no Instagram!
Dica #1 – Monte uma estratégia detalhada para vender pelo Instagram na Black Friday
Como montar essa estratégia? Bom, é importante para este momento avaliar qual é o foco da sua loja no período, as metas de vendas, os produtos que serão destaque e o orçamento previsto, tanto em relação ao lucro, quanto ao valor investido nas campanhas.
Então, é importante estruturar tudo o que precisa ser feito, antes, durante e depois da Black Friday. Invista no planejamento do conteúdo, nas ações pré-black, na estrutura do e-commerce e deixe tudo o mais alinhado possível.
Dica #2 – Planeje e agende seus posts para a Black Friday
Como estamos falando em Instagram, é interessante que o seu planejamento inclua todas as postagens para a Black Friday 2021.
Por que isso é importante? Assim como algumas lojas físicas têm suas vitrines e as montam de acordo com os eventos, as vitrines do e-commerce também precisam ser preparadas, e elas são as redes sociais, principalmente o Instagram.
Criar um planejamento para as postagens ajuda muito em como você vai atrair o cliente para sua loja, montar uma paleta de cores, ferramentas e estratégias a serem usadas.
Uma dica que damos é utilizar ferramentas para agendamento de posts como o Facebook Creator Studio, que é gratuito mas serve apenas para postagem no feed, e a Etus, uma ferramenta paga que permite o agendamento de publicações de stories, reels, feed, etc.
Com as publicações agendadas você ganha liberdade e organização. Afinal, o período da Black Friday é bem agitado, e nem sempre você pode parar para publicar nas redes. Com essas ferramentas, isso já fica encaminhado!
Dica #3 – Precifique de acordo com suas possibilidades: ofereça descontos reais
Outro ponto relevante na hora de montar o seu planejamento para o Black Friday é entender como precificar os seus produtos, afinal Black Friday é promoção.
Faça uma pesquisa bem detalhada sobre seus produtos, estoque, valores que precisam estar incluídos, gastos fixos (internet, água, logística, compra de produtos) e meta de lucro que você quer ter neste período. Anote tudo!
Depois da pesquisa feita, defina como você vai trabalhar com estes valores e com a concorrência. Você pode optar por ter preços mais baixos ou então não dar tantos descontos nos produtos, mas trabalhar com brindes, por exemplo. Há muitas outras opções, entenda sua demanda para não sair no prejuízo.
Lembre-se também dos produtos que estão parados no seu estoque. Esse é um ótimo momento para dar visibilidade e incentivar sua saída. Além disso, é muito importante ser honesto com os seus clientes, nada de cobrar metade do dobro e dizer que é desconto, hein?
Dica #4 – Opte por descrições relevantes e imagens de qualidade
As descrições são muito relevantes para as postagens, bem como a sua bio do instagram, principalmente no que diz respeito a estratégias de SEO e palavras-chave.
São esses pontos que ajudarão seu produto a ter visibilidade neste momento. Faça uma pesquisa detalhada sobre palavras-chave e use ferramentas disponíveis para entender o melhor uso delas no seu nicho.
Também dê valor às imagens, afinal elas são a alma do negócio online, já que os clientes não podem tocar nos produtos. Muitos consumidores relatam desistir de uma compra em que a fotografia não está muito boa.
Por isso, tirar fotos do produto captando detalhes, em bons posicionamentos, iluminação e qualidade é um fator diferencial para chamar atenção. Isso ajuda o cliente a entender melhor como é o produto e finalizar a compra.
Mais do que em qualquer outro lugar, as fotografias são a sua vitrine no Instagram. E ter uma vitrine atrativa, com paleta de cores harmônicas e uma atenção estética é bem interessante para chamar atenção dos consumidores, além das fotos de boa qualidade que representem bem o seu produto. Invista nisso.
Dica #5 – Fique atento à sua plataforma de e-commerce
Como o evento da Black Friday é muito esperado, é um momento de bastante fluxo para os e-commerces. Ou seja, o tráfego e as conversões aumentam muito no período.
Por isso é essencial estar atento à sua plataforma, afinal você não vai querer seu site fora do ar num momento tão importante.
Invista em uma plataforma de e-commerce que tenha várias funcionalidades e integração com formas de pagamento, envio e ferramentas de marketing, o que auxiliará bastante na hora das vendas da Black Friday 2021.
Dica #6 – Vender pelo Instagram: aposte no frete grátis quando for possível
Uma coisa que sabemos é que os clientes amam frete grátis. Até mais do que descontos nos produtos.
Então, aproveitar este momento de alta demanda e criar uma estratégia que envolva frete fixo ou frete grátis para as compras é um excelente atrativo. Faça uma pesquisa para entender a melhor forma de providenciar isto.
Seja para compras acima de um valor “x” ou para produtos específicos, cada e-commerce terá sua forma ideal para lidar com este fator, então é importante entender como aplicar na sua loja.
Estas foram algumas dicas sobre vender no Instagram na Black Friday 2021. Esperamos que elas possam ajudar. E como ainda há tempo, dá para fazer seu planejamento para esta data tão esperada.
Então, corra até a sua equipe de marketing — ou você mesmo com suas ferramentas de marketing—, faça um bom planejamento, aplique-o no seu e-commerce e boas vendas!
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