Smart lockers e a importância do clique e retire no e-commerce

Os smart lockers são uma tendência que não pode ser negligenciada por quem vende pela internet. Leia e saiba tudo sobre o assunto!

Você precisa ficar atento aos smart lockers (armários inteligentes). Eles são uma tendência relevante para o futuro da logística no e-commerce. Como você já está cansado de saber, o frete é o maior desafio nas compras pela internet.

Por isso, qualquer solução que contribua para simplificar a entrega de produtos precisa ser analisada com atenção. Os smart lockers são interessantes porque se propõem a resolver o problema da última milha, a etapa mais cara do frete.

Continue lendo para ficar por dentro dessa tendência que pode revolucionar as entregas do e-commerce brasileiro. 

Informações que você vai encontrar neste texto:

  • O que são smart lockers
  • Por que os smart lockers são uma tendência
  • Impactos positivos dos smart lockers para o e-commerce brasileiro
  • O sucesso do Amazon Locker
  • Quem já está usando smart lockers no Brasil
  • Como inserir essa tecnologia na sua loja virtual

O que são Smart Lockers?

Os smart lockers são terminais inteligentes usados para postar e retirar encomendas. Eles costumam ser instalados em pontos urbanos estratégicos. Normalmente lugares com grande circulação de pessoas, como estações de metrô, e shopping centers. 

A tecnologia dos smart lockers facilita a vida de todo mundo. Por um lado, as transportadoras economizam o tempo e o dinheiro gastos no deslocamento até o endereço do usuário. 

Da mesma forma, os clientes têm a liberdade para buscar o pedido a qualquer momento e não precisam se preocupar em ter alguém para receber a encomenda.

Na prática, a coisa toda funciona mais ou menos assim:

  • O smart locker aparece como uma opção de frete no checkout da loja virtual.
  • Ao optar por essa modalidade de entrega, o cliente escolhe um smart locker de localização conveniente e, após concluir a compra, recebe um código de rastreamento para acompanhar o envio do pedido.
  • Quando a encomenda chega ao smart locker previamente escolhido, uma notificação com o código para retirada é enviada para o cliente.
  • O cliente vai até o armário e retira o pedido utilizando o código que recebeu para destravar o armário.

Essa simplicidade com certeza é atraente para o público, não acha? 

Por que os smart lockers são tendência?

A prática de comprar pela internet e retirar em pontos físicos já é bastante comum no Brasil. Grandes redes varejistas trabalham com esse modelo com bastante sucesso. 

Para pequenas e médias empresas, no entanto, o compre e retire ainda não é uma realidade. E o porquê disso é bem simples: a maioria das lojas virtuais não conta com a estrutura dos grandes players, que possuem amplas redes de lojas físicas espalhadas pelo país. É por isso que os smart lockers são uma tendência tão relevante para o mercado.

A tecnologia dos armários inteligentes pode inserir as pequenas e médias empresas no jogo dos pontos de retirada, permitindo que as lojas virtuais ofereçam mais opções de entrega para seus clientes (algo que comprovadamente aumenta a taxa de conversões). 

3 impactos positivos dos smart lockers para o e-commerce brasileiro

A tecnologia dos smart lockers tem o potencial de causar uma série de impactos positivos no cenário do e-commerce nacional. Listamos aqui os 3 que julgamos mais significativos. Confira:

1) Impacto social

De acordo com o professor e pesquisador do Insper, André Duarte, 22% da população das grandes cidades vive em áreas consideradas de risco. O resultado disso é que muitas dessas pessoas acabam não sendo atendidas pelas transportadoras. No Rio de Janeiro, por exemplo, estima-se que pelo menos 47% da população tenha alguma restrição a entregas. 

Os smart lockers podem causar um impacto social positivo para esse grupo, que pode comprar pela internet e retirar no armário escolhido. Para as lojas virtuais, isso representa acesso a um grande público consumidor (o que é ótimo para as vendas).

2) Logística reversa

O smart locker também ajuda a simplificar o processo de logística reversa. Em vez de precisar ir até uma unidade de transportadora, enfrentar filas e realizar a postagem do objeto para devolução/troca, o cliente pode apenas deixar o seu pacote no armário inteligente e a empresa de transporte faz a coleta. 

Isso pode influenciar até mesmo a taxa de conversões da loja virtual. O fato de saber que a eventual troca da mercadoria será fácil ajuda o consumidor a tomar a decisão de compra.

3) Liberdade para o consumidor

Imagine a seguinte situação: você compra algo pela internet, espera ansiosamente pelo produto e vibra quando vê que ele saiu para a entrega… Mas o entregador aparece em uma hora que você não está em casa para recebê-lo, e o seu prédio não tem porteiro. A transportadora faz mais duas tentativas, não consegue te encontrar e envia o pedido de volta para o remetente. 

Quem já passou por algo semelhante com certeza conseguiu se identificar com o trecho acima. Um dos grandes trunfos dos smart lockers é acabar com esse tipo de transtorno. O consumidor tem liberdade para buscar a encomenda no horário que for conveniente, algo importante para quem não tem como receber pacotes em casa.

Amazon Locker: um case de sucesso

Especialista em identificar oportunidades e lançar tendências, a Amazon foi pioneira na implantação dos smart lockers. Em 2011, a empresa escolheu três cidades para sediarem o novo experimento: Londres, Nova York e Seattle. 

O sucesso não foi imediato. Os lockers passaram despercebidos no começo. Só que isso foi mudando com o passar do tempo. De lá para cá, a Amazon já instalou mais de 2 mil lockers em mais de 900 cidades dos Estados Unidos. 

Quem mora (ou está de passagem) em uma das cidades que oferecem o serviço pode cadastrar um locker como endereço. Em vez de inserir o endereço da própria casa/hotel, o cliente pode direcionar suas encomendas para um locker. Bem prático, né?

prints da tela do aplicativo da amazon com o objetivo de mostrar como os smart lockers podem ser adicionados como endereços para retirada de mercadorias
Os clientes da Amazon podem escolher os lockers como endereço para retirada de encomendas, o que gera bastante praticidade

Vantagens do Amazon Locker:

  • Não são cobradas taxas para usar o serviço (algo atraente para quem está viajando, uma vez que alguns hotéis cobram taxas para receber pacotes) 
  • O cliente é notificado quando o produto chega 
  • É possível usar os lockers para devolver alguns tipos de encomendas (logística reversa)

Quem já está usando os smart lockers no Brasil: o exemplo da Panvel

Ok, mas e no Brasil? Também temos novidades acontecendo no cenário nacional. A rede de farmácias Panvel já está usando smart lockers nas regiões Sul e Sudeste do país. Clientes de cidades como Curitiba, Florianópolis, Londrina, São Paulo, Porto Alegre, Pelotas e outras já podem comprar pelo site ou aplicativo e retirar seus pedidos em armários inteligentes. O vídeo abaixo mostra como funciona a Retirada Expressa da Panvel: 

Além dos smart lockers, a rede utiliza a estratégia de retirada de produtos em pontos físicos. O cliente faz a compra no site ou app e apenas passa na farmácia escolhida para pegar. Como tem mais de 400 unidades, a Panvel consegue se apropriar muito bem dessa estratégia — o que, como já falamos acima, não corresponde à realidade dos pequenos e médios e-commerces. 

Os smart lockers, por outro lado, também podem ser aproveitados por quem ainda não é tão grande assim. Vale a pena ficar de olho!

Como inserir a tecnologia dos armários inteligentes na sua loja virtual?

Apesar de já ser bastante utilizada no exterior, a tecnologia dos smart lockers ainda está em fase inicial aqui no Brasil. O que não quer dizer que já não existam empresas trabalhando para transformar os armários inteligentes em uma realidade no e-commerce nacional. 

A Clique Retire é uma dessas empresas inovadoras. Eles são parceiros da Pakpobox, player que já instalou armários inteligentes em mais de 2000 localizações em 14 países. No Brasil, a Clique Retire está presente (até o momento da publicação deste artigo) no Rio de Janeiro. 

smart locker da clique retire instalado em uma estação de metrô no rio de janeiro
E-Box da Clique Retire instalado em estação de metrô no Rio de Janeiro. Foto: Pedro Teixeira / O Globo 

A empresa espalhou lockers (que eles chamam de e-Box) nas estações de metrô da capital fluminense, locais de fluxo intenso de pessoas. O mais interessante é que a Clique Retire firma parcerias com quem vende online. Se você tem um público significativo no Rio, vale a pena acessar o site da empresa e conferir as soluções que eles disponibilizam para varejistas virtuais.

Outra empresa nacional que disponibiliza armários inteligentes é a Biccateca. O modelo de negócios dessa empresa é diferente em relação à Clique Retire, pois a Biccateca comercializa seus lockers diretamente com quem tem interesse em utilizá-los como pontos de retirada — algo que pode não ser viável para boa parte dos lojistas.

Assista ao vídeo abaixo e veja como é o funcionamento dos armários inteligentes da Biccateca:

Conclusão

E afinal, será que os smart lockers “vão pegar” aqui no Brasil? Ninguém pode afirmar isso com 100% de certeza. Uma coisa, porém, é verdadeira: os armários inteligentes resolvem o problema de uma fatia considerável da população. 

E já sabe, né? É  preciso ficar de olho em qualquer tecnologia capaz de simplificar o dia a dia das pessoas. Muita gente também achou que empresas como a Uber não iriam para a frente… E o tempo já provou o contrário!

Como tudo que é novidade, os smart lockers ainda precisam passar por um processo de adaptação antes de se tornarem viáveis para a maioria dos lojistas virtuais. Por exemplo: a questão da segurança pública pode ser um obstáculo para a implementação em grande escala desse modelo no Brasil. 

Além disso, o tamanho dos armários inteligentes faz com que eles sejam uma solução para quem vende produtos não muito grandes. Ou seja: mesmo em pleno funcionamento, a modalidade dificilmente vai atender a todos os tipos de e-commerce. 

Na nossa opinião, os smart lockers são uma tendência que vale a pena observar de perto. A tecnologia dos armários inteligentes viabiliza a retirada em pontos físicos para os pequenos e médios e-commerces, algo bastante positivo para a competitividade dessas empresas. 

Frete competitivo sempre vai ser um diferencial

Oferecer fretes competitivos sempre vai ser um diferencial para qualquer loja virtual. E não importa se a sua entrega vai até a casa do cliente ou acaba em um smart locker. Oferecer preços e prazos atraentes para a clientela é essencial para o e-commerce!

Apesar disso, os pequenos e médios lojistas muitas vezes têm dificuldades de competir com os grandes players, empresas que possuem volume expressivo de entregas. E é aí que o Melhor Envio entra. Somos uma plataforma de gestão e geração de fretes a condições mais competitivas para quem vende pela internet.

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