Descobrir como atrair clientes nas datas comemorativas é um dos grandes trunfos das lojas virtuais. Afinal, são várias oportunidades para ver as vendas aumentarem e cativar um novo público. Não estamos falando apenas das grandes datas do e-commerce, como Black Friday, Dia do Frete Grátis ou Dia do Consumidor. Na verdade, o comércio eletrônico também pode aproveitar, muito bem, os períodos de alta de vendas do varejo em geral, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.
Contudo, quem vende pela internet precisa de uma estratégia um pouco diferente das lojas físicas, já que as ações promocionais devem ser mais planejadas. Mais do que criar promoções, é preciso fazer com que elas cheguem ao seu público, o que pode levar um tempinho. Além disso, o ambiente online nem sempre favorece aquelas compras de véspera ou impulso, do tipo “bati o olho na vitrine, gostei e comprei”.
A boa notícia é que, com planejamento, organização e criatividade, as datas comemorativas de menor impacto para o e-commerce também podem trazer ótimos resultados, e ainda funcionam como um “ensaio” para as grandes ações do comércio eletrônico, como a Black Friday.
E o melhor, todas as ferramentas estão bem aí, no mesmo canal que você usa para vender seus produtos! Vamos ver como isso funciona?
Como atrair clientes para loja virtual nas datas comemorativas
Ao pensar sobre como atrair clientes para lojas virtuais, principalmente em períodos de maior demanda, é preciso saber conversar com o público em potencial, conhecer seus interesses e chamar sua atenção.
👉 Aliás, o lojista não deve pensar, apenas, em atrair clientes. É importante fazer com que esses consumidores completem toda a jornada de compra na loja online e, quem sabe, finalizem o processo como clientes fidelizados e promotores do seu negócio, aquelas pessoas que avaliam positivamente e até mesmo indicam o e-commerce.
Já deu para perceber que isso é mais complexo do que acertar nos posts do Instagram, né? Mas pode deixar, vamos mostrar todo esse caminho por aqui!
Planeje o calendário do e-commerce
Logo ali na introdução já deixamos claro que “planejamento” é a palavra-chave para saber como atrair clientes nas datas sazonais do varejo. E isso começa pelo próprio calendário do e-commerce!
Veja quais datas comemorativas a sua loja virtual pode aproveitar, aquelas que fazem sentido para o seu público. Ah, e vamos pensar fora da caixinha! Não tem porque uma loja de cultura geek e videogames ficar de fora das comemorações de Dia das Mães, por exemplo. Considere o nicho do seu negócio e identifique as oportunidades.
Também vale criar suas próprias datas promocionais. Que tal comemorar o aniversário da loja virtual com uma oferta imperdível para os clientes fidelizados? Ou celebrar os 10 mil seguidores no Instagram com um sorteio? Como dissemos antes, um pouco de imaginação vai ajudar bastante!
Defina os objetivos de cada ação promocional
É importante que cada promoção criada tenha um objetivo claro, que vai ajudar a determinar os passos seguintes, como a divulgação e qual vantagem a loja vai oferecer.
Por exemplo, para atrair clientes, vale apostar em ofertas, benefícios na primeira compra, frete promocional e divulgação em redes sociais com posts patrocinados. Quer ver o ticket médio aumentar? Crie kits promocionais e facilite as condições de entrega. Já para fidelizar quem já comprou por aí, pode ser interessante oferecer descontos exclusivos para um público específico. O objetivo é aumentar o engajamento em redes sociais? É um bom momento para fazer um sorteio!
Mas lembre-se que estamos falando de ações promocionais. Logo, elas devem ter data para começar e acabar! Durante esse período, faça bom proveito de gatilhos mentais poderosos do marketing, como escassez (“Desconto nos X primeiros pedidos” ou “Enquanto durarem os estoques”) ou urgência (“Por tempo limitado”, “Só até dia X”, “Oferta relâmpago”).
Veja as possibilidades reais do seu e-commerce
É impossível pensar em ações promocionais sem considerar as condições financeiras do negócio e o retorno esperado. Não adianta “arriscar tudo” para fazer uma oferta super atrativa e acabar deixando um problema no fluxo de caixa, certo?
Uma dica é aproveitar essas ocasiões para agilizar o giro de estoque ou mesmo esvaziar as prateleiras daqueles itens que não têm tanta saída.
Ou considere aumentar o ticket médio da loja virtual ao oferecer kits com diferentes produtos, vantagens de cross-selling – na compra de um produto complementar – ou up selling – na aquisição de um modelo que seja superior ao escolhido.
Uma das ofertas mais poderosas do e-commerce é o Frete Grátis. Já vamos falar um pouco mais sobre isso, mas podemos adiantar que, aqui, é imprescindível avaliar as possibilidades da loja virtual para evitar prejuízos. O ideal é apostar em itens menores ou no público que mora em regiões próximas, situações em que o frete vai ter menor custo.
Capriche na divulgação
Não adianta muita coisa ter todo esse trabalho e ninguém ficar sabendo, né?! Promoção e ofertas definidas, é hora de correr para o Instagram, Facebook, e-mail, grupos do WhatsApp e todos os outros canais que ajudam a atrair clientes para o e-commerce!
Aqui, mais do que nunca, é importante saber o que o seu público procura e encontrar a melhor forma de passar a sua mensagem! Artes e imagens personalizadas que chamam atenção, frases de efeito e, claro, ofertas que agreguem valor ao seu produto são as grandes armas de atração do público. Não deixe de personalizar também o site da loja com as ações promocionais!
Veja se a ocasião pede um investimento maior e aproveite as ferramentas de links e campanhas patrocinadas no Google e em redes sociais.
Entenda a importância de direcionar essas campanhas para um público segmentado, de acordo com hábitos e interesses. Dessa forma você pode fazer com que as suas promoções cheguem nas pessoas certas, ou seja, aquelas que têm mais chances de se tornar clientes da loja virtual.
Ah, e não menos importante: lembre-se que a jornada de compra na internet é diferente dos pontos físicos.
Em primeiro lugar, esses pedidos costumam ser feitos com alguma antecedência, para que cheguem a tempo da data comemorativa. Além disso, os consumidores tendem a fazer mais pesquisas sobre preços e condições de entrega. Por mais que os gatilhos mentais busquem acelerar esse processo, você deve se antecipar e agregar valor aos produtos, mostrando que a sua loja é, de fato, a melhor opção.
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Facilite a finalização da compra
Saber como atrair o cliente para a loja virtual é importante, mas está longe de ser a única preocupação do e-commerce. Após conquistar a atenção do consumidor, é hora de agregar valor à sua marca e fazer com que ele, de fato, compre no site.
👉 Torne a jornada de compra o mais simples, atrativa e transparente possível! Imagens bem produzidas, descrições completas dos produtos e informações claras sobre as políticas de trocas e devoluções são alguns pontos que não podem ficar de fora do site.
Tenha em mente que muita gente (muita gente MESMO) vai acessar o seu site pelo smartphone. Essas pessoas vão navegar com facilidade entre os produtos e categorias da loja virtual e poder concluir as compras sem problemas?
Finalmente, permita que seus clientes tenham opções disponíveis para escolher a melhor maneira de finalizar os pedidos, principalmente em relação ao método de pagamento e ao custo e prazo do frete. Pense que, se o consumidor não encontrar a alternativa mais conveniente para ele, as chances de você ter um carrinho abandonado são muito maiores!
Ofereça atendimento de primeira
Permita que os consumidores entrem em contato com a loja sempre que for preciso, do início ao fim da jornada de compras. Em primeiro lugar, deixe os canais de atendimento bem visíveis no site – ou perfil – da loja. E, claro, dê respostas ágeis e eficientes, mostrando que você realmente está à disposição do seu público.
Esse cuidado deve ser constante em todo o processo para garantir que o consumidor tenha uma boa experiência de compra, desde a solução de dúvidas sobre produtos ou pedidos até o acompanhamento pós-venda e a resolução de imprevistos.
💡 Leia mais sobre a importância do pós-venda no e-commerce!
Aproveite para fidelizar os clientes
Melhor do que saber como atrair os clientes para loja virtual nas datas comemorativas, é transformar essas pessoas em um público fiel da sua marca no ano inteiro.
Já falamos sobre os primeiros passos para isso: ter um site atrativo e de navegação agradável e garantir um excelente atendimento em todos os passos da compra, inclusive no pós-venda.
Mas você pode ir mais longe! Aposte no potencial do unboxing experience, aquele momento em que o consumidor, finalmente, tem o primeiro contato físico com a sua marca. Uma embalagem personalizada, um bilhetinho de agradecimento, brindes, cupons de desconto… Um pouco de imaginação para encantar o cliente pode render pontos importantes!
Mesmo depois da entrega do produto, o trabalho de pós-venda tem tudo para fidelizar quem já comprou na sua loja. Posts em blogs e redes sociais são bons canais para se fazer presente no dia a dia do público, enquanto mensagens e e-mails personalizados – com produtos e assuntos de interesse do consumidor – aumentam as chances de novas vendas.
💡 Veja mais dicas para fidelização de clientes no e-commerce!
Acompanhe os resultados das promoções criadas para atrair clientes
Depois de todo esse trabalho, você tem que saber se a estratégia para atrair clientes nas datas comemorativas deu certo, não é?
Acompanhe os resultados. Descubra se o objetivo traçado foi alcançado, se o público deu a resposta esperada, se houve retorno no faturamento, o que pode ser colocado em prática novamente em ações futuras e, claro, o que deve ser melhorado.
Lembre-se que datas de menor apelo comercial são um excelente “treino” para os grandes eventos do e-commerce, como Black Friday e Dia do Consumidor. Você não quer chegar lá despreparado, certo?
Dica extra: aposte no frete como diferencial competitivo
Achou que não ia ter um tópico dedicado ao frete neste artigo?
É impossível deixar as entregas de lado quando falamos sobre como atrair clientes no e-commerce. Cada vez mais os consumidores online avaliam as condições do frete antes de fechar uma compra. E engana-se quem pensa que a decisão é baseada apenas no custo financeiro!
Sim, o preço da entrega ainda é bem importante. Mas muita gente está disposta a pagar um pouco mais para ter o produto em mãos em menos tempo, principalmente quando falamos sobre presentes em datas comemorativas. Por isso, a sua loja deve garantir que o consumidor encontre opções de entrega disponíveis, seja para economizar ou para receber a compra mais rapidamente.
Sem falar que o frete pode servir como um atrativo das ações promocionais. É só pensar no apelo que as palavrinhas “frete grátis” tem entre os consumidores.
Para dar bons resultados – e não causar prejuízo – a possibilidade de oferecer frete grátis precisa ser bem avaliada, já que o lojista vai arcar com os custos de entrega. Mas algumas soluções facilitam esse processo.
Por exemplo, a loja pode ter frete grátis em compras acima de determinado valor, para aumentar o ticket médio durante o período promocional. Os kits de produtos, que já apareceram por aqui, também costumam funcionar bem quando combinados à entrega livre de custos.
Já o frete grátis para determinadas regiões – de preferência aquelas mais próximas do estoque da loja – é uma boa maneira de reforçar a presença da marca localmente.
💡 Veja mais ideias sobre campanhas promocionais de frete!
Acerte na gestão de frete para e-commerce com o Melhor Envio
A verdade é que, em qualquer época do ano, não podemos falar de e-commerce sem falar de frete. A gestão logística tem grande influência em diversos setores da loja virtual, desde a organização do estoque até a experiência do consumidor e o faturamento do negócio.
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