Não é surpresa que dúvidas sobre como calcular frete fácil estejam entre as mais frequentes entre os empreendedores do e-commerce. O valor da entrega tem um papel fundamental nas vendas pela internet, já que tem que ser atrativo para o consumidor, mas sem diminuir os lucros do lojista.
Para ter uma ideia, uma pesquisa do E-commerce Trends mostrou que mais de 80% dos abandonos de carrinho são causados pelo valor do frete. Mas, embora nenhum lojista queira ver o reflexo desses números em seu negócio, bancar 100% da entrega dos produtos não é uma opção viável.
Só por aí já deu para perceber que, mais do que combinar pesos, medidas e distâncias, o frete é uma questão estratégica de toda loja online, certo?
Para calcular frete fácil, o primeiro passo é entender como funciona essa conta e conhecer quais as alternativas disponíveis para realizar as entregas da loja online.
Dessa forma, fica mais fácil encontrar a melhor opção para o seu negócio e, claro, pensar em algumas soluções que podem deixar o frete mais barato para você e, consequentemente, para seus clientes.
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Como funciona o cálculo de frete?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender os fatores principais que são considerados no cálculo do frete, seja qual for a transportadora contratada:
👉 CEP de origem
👉 CEP de destino
👉 Peso da embalagem
👉 Dimensões da embalagem (Altura, largura e comprimento)
👉 Prazo de entrega (normal ou expressa, por exemplo)
Outros pontos também entram em jogo, dá uma olhada:
Peso cúbico (ou cubagem)
O peso cúbico faz uma relação entre o peso real e o volume ocupado pelo objeto. A medida é calculada da seguinte maneira:
*Fator de Cubagem = varia de acordo com a transportadora.
Após o cálculo, as transportadoras comparam o peso real e o peso cúbico da encomenda, considerando o maior valor no cálculo do frete.
📌 Por que estamos de falando isso? Para mostrar que a embalagem escolhida é determinante no valor final do frete, pois uma embalagem maior do que o necessário pode deixar o transporte do objeto mais caro.
Tabelas de frete e outros fatores
As transportadoras incluem outros fatores no cálculo de frete, como impostos, seguros e até taxas extras de acordo com o tipo de objeto, por exemplo.
Alguns deles são inevitáveis, como os impostos. Mas outros podem fazer com que o frete fique mais caro ou mais barato.
No segundo caso, podemos destacar as medidas e o formato da embalagem, já que faixas de peso mais baixas podem ajudar na economia, enquanto objetos em formatos diferenciados costumam ter fretes mais caros do que pacotes retangulares.
📌 Falando nisso, caso seu e-commerce trabalhe com objetos maiores ou em formatos diferenciados, vale dar uma olhada no artigo Como enviar encomendas grandes ou em formatos especiais.
A modalidade de transporte, como aéreo ou rodoviário, também vai afetar o valor final do frete. Por isso, todo lojista deve pesquisar as opções disponíveis em busca do melhor custo/benefício.
Aliás, vale reforçar que nem sempre o “mais barato” vai ser a melhor opção. Afinal, as entregas econômicas costumam demorar mais tempo para chegar ao destinatário, e não podemos esquecer que alguns clientes querem ter o produto em menos tempo.
É sobre isso que vamos falar no próximo tópico!
📌 Leia também: Como criar uma tabela de frete do Melhor Envio e inserir na sua loja virtual?
Quais os tipos de frete no e-commerce?
Antes mesmo de conhecer os tipos de frete mais usados no e-commerce, vale saber que uma escolha não exclui as demais, ok? Muito pelo contrário! Quanto mais opções você oferecer aos clientes, melhor.
Além disso, algumas campanhas também podem ser criadas exclusivamente para datas promocionais, como Black Friday, Dia do Consumidor e outros períodos que você queira impulsionar as vendas.
Todas as alternativas apresentam pontos positivos e negativos. Ao saber um pouco mais sobre cada uma delas, fica mais fácil escolher de acordo com a prioridade do seu negócio em cada momento.
Frete econômico
Como o nome já diz, o frete econômico tem custo mais baixo, porém maior prazo de entrega.
Embora seja a mais usada e pareça a alternativa mais atrativa aos consumidores, a entrega econômica não deve ser a única opção oferecida pela loja online.
Frete expresso ou entrega expressa
Lembra quando falamos que o mais barato nem sempre é a melhor opção? Pois é, temos um dado que comprova isso. Segundo uma pesquisa realizada pela PwC, 64% dos consumidores aceitariam pagar um pouco mais para ter o produto mais rapidamente em casa.
Ou seja, muitos clientes podem preferir trocar a economia pela agilidade, e seu e-commerce não pode perder essa parcela do público.
É aí que entra o frete expresso – ou entrega expressa. Ao contrário da opção econômica, aqui o prazo é menor e o custo maior.
Estamos falando, por exemplo, do Sedex, além de alternativas de entregas expressas de transportadoras privadas.
Frete grátis
As duas palavras preferidas de quem compra pela internet, sem dúvidas, o frete grátis é o mais atrativo para os consumidores. Mas, para evitar prejuízos, deve ser usado de forma bem estratégica e, claro, após uma pesquisa para descobrir se esta é uma opção viável.
É bem importante estruturar a política de frete grátis, como direcionar a ação para compras acima de determinado valor, aumentando o ticket médio do e-commerce, ou ainda para produtos ou regiões específicas.
“Frete grátis” é um gatilho mental poderoso no e-commerce, e com um pouco de imaginação – e muita estratégia – é um excelente caminho para atrair a atenção do público!
📍 Para saber mais, veja nosso artigo Frete Grátis: mitos e verdades.
Frete fixo
Uma loja online tem a possibilidade de vender, praticamente, para qualquer lugar. Mas isso não impede que você direcione algumas ações para regiões específicas, seja por já ter um público mais forte, querer conquistar aquele mercado ou pela própria facilidade de entrega.
Uma alternativa ao frete grátis é definir um valor fixo pela entrega. Descubra o valor médio gasto com frete para localidades escolhidas e até considere se é possível arcar com parte deste custo, tornando o frete mais atrativo para os clientes.
Logística reversa
A logística reversa é o caminho de volta que uma encomenda precisa fazer, do cliente para a loja online. Isso pode ser necessário por diversos motivos, principalmente em casos de troca e devolução de produtos.
Qualquer que seja a razão, a boa prática indica que o e-commerce pague por este segundo envio – mesmo naqueles casos em que não é obrigado por lei. É um pequeno gasto extra, mas que pode ser determinante para manter uma impressão favorável sobre o seu negócio e evitar avaliações negativas.
A agilidade também conta pontos positivos, deixando claro que a loja está interessada em facilitar o lado do cliente. Alguns pontos que podem ajudar são:
✔ Tenha a rotina de logística reversa bem definida, incluindo os processos internos da loja online e o que o consumidor deverá fazer
✔ Seja transparente sobre a política de trocas e devolução do e-commerce e deixe essas informações acessíveis no site
✔ Em casos de troca, considere usar serviços de entrega expressa
✔ Compartilhe o código de rastreamento com o cliente, para que vocês possam acompanhar juntos o caminho da encomenda
📍 Leia também: Descubra como calcular frete impacta o lucro do seu e-commerce.
Como calcular frete fácil nas transportadoras
As transportadoras privadas simulam o cálculo de frete em seus sites, informando prazos e preços de acordo com CEPs de origem e destino, pesos e dimensões da encomenda e dos serviços oferecidos.
Muitas destas empresas também fazem contratos com comerciantes, buscando baratear o custo do envio de encomendas. Porém, mais uma vez, é preciso ter um volume alto de transportes realizados mensalmente para conseguir negociar valores interessantes.
O processo nos Correios é bem parecido, mas conta com algumas regras específicas. Para ficar por todos as regras é só conferir o artigo “Como calcular frete Correios usando o Melhor Envio“.
Frete mais barato é possível?
O valor do frete ainda é um dos obstáculos mais comuns do e-commerce no Brasil, principalmente em alguns cenários específicos.
Por exemplo, como evitar que o frete fique mais caro que o produto? Isso pode ser uma situação comum em lojas virtuais que trabalham com vendas de menor valor e ticket médio reduzido.
A geografia do Brasil também representa um desafio, já que as regiões Sul e Sudeste concentram boa parte dos pedidos de compras pela internet. Com isso, lojas online que têm seus estoques na região Nordeste, por exemplo, encontram mais dificuldades em oferecer fretes competitivos para boa parte dos consumidores.
Bem, nem sempre vai ser possível reduzir o valor do frete. Contudo, algumas dicas simples podem, sim, deixar o frete mais barato na sua loja online.
Entenda o frete do seu negócio
Faça um estudo sobre as condições de entrega do seu negócio. Será que o frete está realmente caro? Uma análise de concorrência pode dar a resposta.
Descubra, também, qual o impacto dos custos com frete no faturamento da sua loja. Gastos em torno de 10% ou 15% estão dentro do esperado. Porém, se essa taxa passar de, digamos, 30%, é uma boa ideia repensar a estratégia de gestão logística.
Otimize os processos internos
Caso este levantamento indique que o frete da loja online está caro, é hora de descobrir por que isso acontece.
Dependendo da causa, como distância entre o estoque da loja online e os clientes ou peso das encomendas, não há muito o que fazer. Todavia, é possível que alguns processos internos, aqueles que você pode controlar, ajudem a reduzir os gastos com entrega.
Tenha em mente que os valores cobrados combinam a tabela de frete das transportadoras com as dimensões e peso dos produtos vendidos, já embalados para envio. Será que essas informações estão todas certinhas nos cadastros? Vale a pena conferir!
A escolha da embalagem também tem um papel importante. No e-commerce, a embalagem ideal garante que os produtos cheguem em perfeitas condições aos clientes, mas com os menores tamanho e peso possíveis.
Lembra que falamos sobre o peso cúbico? Uma embalagem maior ou mais pesada que o necessário pode representar prejuízo!
📌 Saiba mais no vídeo 12 dicas para embalar corretamente a sua mercadoria, do canal do Melhor Envio no Youtube.
Trabalhe com diferentes transportadoras
Depender de um único fornecer nunca é boa ideia, e isso também vale para o transporte das encomendas.
Cada transportadora pode trazer vantagens em necessidades diferentes. Por exemplo, a melhor alternativa para entregas em estados próximos pode não ser a mais indicada para distâncias maiores. Por isso é sempre bom ter acesso aos serviços de diversas empresas de transporte. Dessa forma, você escolhe a mais indicada em cada momento.
Calcular frete fácil com um gateway de fretes
Bem, em qualquer campo de atuação, é super importante pesquisar bastante antes de escolher com quais fornecedores trabalhar, certo? Isso também vale para a transportadora que vai se responsabilizar pela entrega dos produtos do seu e-commerce.
Mas, convenhamos, fazer pesquisas individuais em diferentes empresas de transportes a cada pedido que chega na loja virtual não é nada prático. Sem falar que negociar bons contratos com diferentes empresas também não é tão fácil.
Felizmente, a solução é bem simples! Considere trabalhar com um gateway de fretes, plataforma que faz a intermediação entre o seu negócio e as transportadoras, como o Melhor Envio.
A nossa Calculadora de Fretes exibe os prazos e condições de todas as transportadoras parceiras que atuam na sua região. Assim, você faz a cotação com diversas empresas em poucos segundos. É só digitar as informações nos campos solicitados e pronto!
Esse é um dos principais papéis de um gateway de fretes, mas não necessariamente o único.
Como o Melhor Envio pode te ajudar a otimizar os gastos com frete? ?
Com mais de 300 mil lojistas cadastrados, o Melhor Envio tem fretes mais do que suficientes para firmar um contrato que oferece ótimas condições com várias transportadoras, inclusive com os Correios.
E assim, podemos repassar parte dessas vantagens para os nossos clientes – que, por sua vez, cobram menos pelas entregas aos consumidores.
Sempre bom saber, no Melhor Envio não tem nenhum tipo de taxa, mensalidade ou número mínimo de entregas. Você só paga pelos fretes gerados na plataforma!
Além disso, oferecemos uma série de ferramentas que agilizam a gestão logística da loja online, concentrando diversas informações importantes em um só lugar.
Entre estas ferramentas estão integrações com as plataformas de e-commerce, marketplaces, HUBs e ERPs mais usadas no mercado, para que os consumidores possam calcular o frete fácil quando fazem a compra na sua loja online.
📌 Neste link você encontra detalhes sobre todas as funções e recursos do Melhor Envio!
Mais vantagens de usar o Melhor Envio na loja online
Além da Calculadora de Fretes, o Melhor Envio oferece ferramentas e recursos desenvolvidos especialmente para facilitar e agilizar a gestão de fretes do seu e-commerce.
Para começar, todo o processo é realizado na nossa plataforma. Depois de encontrar a melhor alternativa de entrega, você já pode comprar a etiqueta de frete e deixar a encomenda pronta para despachar na transportadora!
📌 Atenção: dependendo da transportadora escolhida, será preciso ir até uma agência da empresa para realizar a postagem da encomenda.
Já as integrações do Melhor Envio permitem que você importe, de forma automatizada, as informações principais para organizar as entregas, tornando os processos internos mais rápidos e menos suscetíveis a erros.
Finalmente, você acompanha cada etapa das entregas de cada uma dos objetos em um só lugar, com o nosso Melhor Rastreio. Ah, e pode compartilhar essa informação com seus clientes, aumentando a relação de confiança com a loja online.
📍 Clique aqui para conhecer as transportadoras do Melhor Envio.
Aproveite as vantagens do Melhor Envio ?
Se você chegou até aqui, percebeu que frete competitivo é um aliado importante do seu e-commerce! Já deu para ter uma ideia de como o Melhor Envio pode te ajudar a alcançar esse objetivo? Vamos relembrar um pouquinho do que você vai encontrar por aqui:
📍 Cotação simultânea com várias transportadoras
📍 As melhores condições de fretes
📍 Rastreamento das encomendas
📍 Gerenciamento dos envios realizados
📍 Suporte de equipe especializada em logística
📍 Tudo isso sem depender de contratos pagos, mensalidades ou número mínimo de envios. É isso mesmo: você só para pelos fretes que contratar!
Gostou? Faça como mais de 300 mil lojistas de todo o Brasil e cadastre-se no Melhor Envio!
Antes de qualquer coisa, é preciso entender os fatores principais que são considerados no cálculo do frete, seja qual for a transportadora contratada:
👉 CEP de origem
👉 CEP de destino
👉 Peso da embalagem
👉 Dimensões da embalagem (Altura, largura e comprimento)
👉 Prazo de entrega (normal ou expressa, por exemplo)
Frete econômico - tem custo mais baixo, porém maior prazo de entrega.
Frete expresso ou Entrega expressa - aqui o prazo é menor e o custo maior.
Frete grátis - As duas palavras preferidas de quem compra pela internet, sem dúvidas, o frete grátis é o mais atrativo para os consumidores. Mas, para evitar prejuízos, deve ser usado de forma bem estratégica.
Frete fixo - descubra o valor médio gasto com frete para localidades escolhidas e até considere se é possível arcar com parte deste custo, tornando o frete mais atrativo para os clientes.