Como enviar encomendas grandes ou em formatos especiais

O primeiro passo para saber como enviar encomendas grandes ou em formatos especiais é fazer uma boa pesquisa. Afinal, cada transportadora trabalha com limites de pesos e dimensões diferentes. Sendo assim, a escolha certa depende das necessidades dos lojistas e da natureza dos produtos vendidos.

Atualizado em 29/09/2020

Estas restrições de tamanhos, além das variações nas tabelas de cálculos de frete, tornam a tarefa de encontrar a transportadora ideal para este tipo de serviço um pouco mais complicada do que nos envios regulares. Contudo, isso não deve atrapalhar as suas vendas, certo? Pelo menos, nós achamos que não!

Com este artigo, esperamos te ajudar a escolher a transportadora mais adequada para encomendas grandes ou em formatos especiais, informando limites de pesos e dimensões de cada uma das parceiras do Melhor Envio. Além disso, claro, vamos dar algumas dicas extras para que você possa otimizar a sua gestão de frete. Vamos lá?

Imagem: Unsplash

Como enviar encomendas grandes pelos Correios 

Quem tem o hábito de enviar encomendas pelos Correios já deve ter percebido que a empresa tem algumas regras sobre dimensões e formato dos pacotes, seja nas modalidades PAC ou SEDEX. 

Vamos começar pelo limite máximo dos Correios nas dimensões do pacote, que são os mesmos em ambos os serviços:

Envio de pacotes e caixas pelos Correios

Dimensões máximas permitidas no PAC e SEDEX:

📏 Dimensões máximas de 100 x 100 x 100 cm

Soma das dimensões de uma encomenda (A + L + C): 200 cm 

Imagem: Correios

Envio de encomendas em formato de rolo ou cilindro pelos correios

Dimensões máximas permitidas no PAC e Sedex:

📏 Comprimento máximo (C) de 100 cm

📏 Diâmetro máximo (D) de 91 cm

Soma das dimensões de uma encomenda ([2xD] + C): 200 cm

Imagem: Correios

Limite de peso para PAC ou SEDEX

Já o peso máximo permitido nos envios pelos Correios é diferente nos dois serviços, e até no trecho escolhido (no caso do PAC):

PAC 

Envio para outros estados – Peso máximo de 30 Kg 

Envio dentro do mesmo estado – Peso máximo de 50 Kg 

SEDEX 

Envio dentro ou fora do estado – Peso máximo de 30 Kg 

Manuseio especial por formato ou dimensão nos Correios

🔴 É importante lembrar que os Correios cobram uma taxa extra de R$ 79 por manuseio especial por formato ou dimensão nas seguintes situações: 

Encomenda cuja maior dimensão (comprimento, largura, altura ou diâmetro) ultrapasse 70 cm

Encomenda embalada em formato do tipo rolo/cilíndrico ou esférico

Imagem: Correios

Esta taxa extra não será cobrada se a encomenda apresentar três características ao mesmo tempo:

Diâmetro da encomenda em rolo ou cilindro maior que o comprimento

Diâmetro menor ou igual a 70 cm

Rótulo de postagem colado na maior face da embalagem

👉 Veja mais informações sobre Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio? na nossa Central de Ajuda.

Enviar encomendas grandes com transportadoras privadas

Ao cotar o frete de encomendas grandes é bem importante pesquisar as transportadoras privadas, que podem ter limites de dimensões e peso maiores do que os apresentados pelos Correios.

Veja as regras aplicadas pelas transportadoras parceiras do Melhor Envio:

Jadlog

Limites de dimensões e peso das encomendas:

📏 Dimensões máximas de 80 cm x 80 cm x 80 cm

Peso máximo de 120 Kg

🔴 Atenção! A Jadlog também pode tarifar separadamente as encomendas com tamanhos superiores. Neste caso, os lojistas devem ter atenção aos volumes que passarem dos 80 cm em qualquer uma das dimensões (altura, largura ou comprimento), pois poderão incidir acréscimos. O mesmo se aplica àqueles com formatos especiais.

Como os valores variam conforme cada unidade da transportadora, a dica é contatar o local de postagem antes de gerar as etiquetas de envio. Informe-se sobre a exigência do pagamento adicional e consulte também filiais nas imediações para descobrir qual oferece o serviço mais barato ou não cobra por isso.

👉 Quer saber mais sobre as regras de envio da Jadlog? Acesse nossa Central de Ajuda e descubra O que a Jadlog não transporta? 

👉 Confira também as regiões de atuação da Jadlog.

LATAM Cargo

Limites de dimensões e peso das encomendas:

📏 Dimensões máximas de 105 cm x 110 cm x 160 cm

Peso máximo de 200 Kg

A LATAM Cargo pode ser uma boa opção para quem precisa enviar encomendas grandes e pesadas. A transportadora aérea aceita volumes com dimensões máximas de 105 cm x 110 cm x 160 cm e peso máximo de 200kg

Além disso, quem tem cadastro no Melhor Envio pode usar a LATAM Cargo com coleta grátis. O serviço é agendado através da plataforma mesmo, quando o usuário imprime a etiqueta do frete com a transportadora. Legal, né? 

🔴 Importante: a LATAM Cargo não aceita transportar alguns itens com etiquetas do Melhor Envio. Veja mais detalhes sobre as regras de transporte da LATAM Cargo.

Azul Cargo Express

Limites de dimensões e peso das encomendas:

📏 Dimensões máximas de 100 cm x 80 cm x 70 cm

Peso máximo de 60 Kg

A Azul Cargo Express é outra opção interessante para quem precisa enviar pacotes relativamente pesados. A transportadora aceita volumes com peso máximo de 60kg e dimensões máximas de 100 cm x 80 cm x 70 cm. 

🔴 Uma dica importante para quem pretende usar a Azul Cargo Express: leve a embalagem aberta ou disponível para ser aberta na unidade da transportadora, pois a empresa precisa conferir o conteúdo da encomenda por questões de segurança. As unidades possuem fita adesiva para selar a caixa depois do procedimento. 

Assim como a LATAM Cargo, a Azul Cargo Express é uma transportadora aérea. Isso significa que ela possui restrições mais rígidas em relação aos itens transportados do que as empresas exclusivamente rodoviárias. 

👉 Veja mais detalhes sobre o que você pode, ou não, transportar na Azul Cargo Express com o Melhor Envio.

O que é cubagem e como ela influencia no cálculo de frete

Imagem: Pexels

Sempre que falamos em cálculo de frete, seja no envio de objetos de maior ou menor tamanho, é importante lembrar da cubagem, ou peso cúbico.

Esta medida faz uma relação entre o peso de uma encomenda e o espaço que ela vai ocupar no transporte, e é um dos fatores que influenciam nas tabelas de frete das empresas. 

👉 O peso cúbico de uma encomenda é calculado com a seguinte fórmula:

Comprimento, Largura e Altura em centímetros (cm)

Fator de cubagem varia de acordo com a transportadora e modalidade de transporte. Os Correios, por exemplo, utilizam 6000 como padrão.

Para simplificar, as transportadoras comparam o peso cúbico (resultado do cálculo anterior) e o peso real do objeto, e consideram o maior valor no cálculo de frete.

Mas por que é importante que o lojista saiba sobre a cubagem no frete? Bem, podemos destacar dois motivos principais. 

O primeiro é que, ao saber deste cálculo, fica mais fácil saber se a embalagem utilizada é a mais adequada para o envio da encomenda. Afinal, isso mostra que o ideal é usar embalagens do tamanho exato para acomodar o produto de forma segura, já que um volume maior pode resultar em um custo mais alto.

O segundo motivo tem relação com o fator de cubagem. Como dissemos, esta é uma taxa que varia de uma transportadora para outra ou mesmo nas modalidades de transporte utilizado. 

Ou seja, no caso de encomendas grandes ou de formato especial, vale a pena fazer o cálculo de frete considerando transportadoras com envio rodoviário ou aéreo, por exemplo, para saber qual a melhor opção para cada produto.

O Melhor Envio está pronto para te ajudar em qualquer situação

Não é nenhuma novidade que as lojas virtuais só têm a ganhar ao contar com diferentes alternativas de transportadoras.

Porém, isso é ainda mais importante para e-commerces que trabalham com encomendas grandes, já que, nesses casos, a variação entre os limites de pesos e dimensões são fatores decisivos para encontrar os melhores prazos e condições.

Mais uma vez, o Melhor Envio está pronto para te ajudar! Com a nossa Calculadora de Fretes você só leva alguns segundos para encontrar a transportadora ideal para suas encomendas. 

O lojista não precisa se preocupar em correr atrás de negociações individuais com empresas de transporte, pois nós já cuidamos dessa parte! Assim, você pode aproveitar nossas condições exclusivas para gerar fretes vantajosos, sem depender de número mínimo de envios ou contratos pagos

Sem falar que todos os serviços do Melhor Envio são gratuitos, você só paga pelas etiquetas de frete que gerar na plataforma.

Ah, e se você quiser mais informações sobre o envio de encomendas grandes ou em formatos especiais, pode entrar em contato com os nossos canais de atendimento:

📧 e-mail – contato@melhorenvio.com

✉ mensagem inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio

💬 chat – https://www.melhorenvio.com.br/

Nosso time de especialistas em logística está pronto para tirar suas dúvidas sobre esses e outros assuntos relacionados à gestão logística da sua loja online!

Faça seu cadastro no Melhor Envio e aproveite essas e outras vantagens para simplificar o frete no seu e-commerce:

Posts relacionados

Comentários (2)

douglas cristiano pretto

ola sou douglas moro no RS e sou fabricante e vendedor de cabeceiras e baus de cama a 2 anos aqui na regiao
ta na hra de ampliar conto com vcs pois nao consigo enviar pelos correios minhas peças

Oi Douglas, tudo bem? O Melhor Envio com certeza pode ser útil para o seu negócio! Algumas de nossas transportadoras integradas trabalham com volumes mais pesados, como parece ser o caso dos seus produtos. Vou citar os limites de peso e dimensões para você:

– Jadlog: peso máximo de 120kg e dimensões máximas de 80cm x 80cm x 80cm
– Azul Cargo Express: peso máximo de 60kg e dimensões máximas de 100cm x 80cm x 70cm
– LATAM Cargo: peso máximo de 200kg e dimensões máximas de 105cm x 110cm x 160cm (essa opção está indisponível no momento por causa da pandemia)
– ViaBrasil: peso máximo de 200kg e dimensões máximas de 200cm x 200cm x 240cm

Se o trecho do seu frete (origem e destino) for atendido por uma dessas transportadoras, elas irão aparecer como opção na nossa Calculadora de Fretes.

Deixe um comentário