9 marketplaces para vender roupas online

Os motivos para vender roupas online são muitos. Antes mesmo da pandemia do coronavírus obrigar muitos segmentos a se ajustarem, o comércio eletrônico já registrava um apelo forte entre os consumidores de vestuário.

Prova disso é o setor de Moda e Acessórios ter sido o que fechou 2019 no topo da preferência dos clientes digitais no Brasil. 

De acordo com a pesquisa NeoTrust, idealizada pela Compre e Confie, 21% das compras online foram concentradas nas categorias que falaremos neste post.

Então, se você tem uma loja física, ou está pensando em vender roupas no e-commerce, vale saber mais sobre o assunto! 

Mas para que você possa ingressar no mercado com maior tranquilidade é importante entender como os marketplaces são excelentes opções para tornar isso realidade. 

Quer saber como? Continue essa leitura e te ajudaremos a encontrar a direção certa! 

 Como vender roupas pela internet

Quando você avalia a possibilidade de abrir um negócio para vender roupas, ou levar a sua loja física para a internet, seu pensamento vai direto para o de abrir uma loja virtual?

Se a resposta for sim, já adiantamos aqui um alerta: na prática não é bem assim.

O que muitos empreendedores podem não perceber ao planejar sua entrada no e-commerce é que para ter lucros online não é preciso ter uma loja virtual. Chocado?

O fato é que e-commerce e loja virtual são comumente usados como sinônimos, mas na realidade possuem características diferentes. E vamos explicar!

E-commerce representa qualquer transação comercial feita pela internet. Ou seja, se uma pessoa vende regularmente camisetas através da sua conta no Facebook, podemos considerar que ela tem um e-commerce.

Por outro lado, uma loja virtual caracteriza um site (criado através de uma plataforma de e-commerce ou de desenvolvimento próprio) que contém todo o catálogo de produtos de um vendedor.

Provavelmente se você é novo no assunto deve estar se questionando: “por que não ter a minha loja virtual se eu tenho vários produtos em meu estoque?”

Simples, porque no começo da sua atividade no comércio eletrônico dificilmente você conseguirá atrair tráfego de visitantes suficiente para que a sua loja virtual seja notada pelo público.

Resumidamente, partir logo de primeira para a abertura de uma loja virtual é como escolher um ponto físico ruim que deixe a sua vitrine completamente escondida.

E é aí que os marketplaces entram! Estes são sites maiores, com nome no mercado e espaço para outros lojistas também venderem seus produtos. É como um shopping center online!

Logo, os marketplaces são uma ótima estratégia para quem quer ingressar na venda de roupas online e se conectar com os clientes. Ficou curioso? Então continue com a gente!

Quais as vantagens de vender roupas em um marketplace?

Como falamos acima, o tráfego confirmado está no topo da lista de benefícios de se vender através dos marketplaces. Mas não é só isso.

Para facilitar, separamos algumas das principais vantagens que os vendedores podem encontrar na gestão de um negócio online quando atuam em um marketplace. Veja!

O que os lojistas podem aproveitar da estrutura dos marketplaces?

🎯Segurança: aproveite a proteção contra roubos e fraudes por clonagem do cartão, além dos certificados de segurança do próprio marketplace

🎯Variedade de meios de pagamento: negociar com cada operador não é uma tarefa fácil. Pelo marketplace, além de ficar livre dessa dor de cabeça você pode oferecer diversas alternativas de pagamento simultaneamente

🎯Marketing: use os canais de marketing e mídias do marketplace pegando uma carona nas campanhas deles para vender os seus produtos

🎯Logística reversa: tenha maior facilidade para fazer trocas e devoluções ao contar com o suporte do marketplace

🎯Vendas mobile: conte com a estrutura oferecida pelos aplicativos dos marketplaces que permitem compras em dispositivos móveis como tablets e smartphones

🎯Cross-selling: geralmente os grandes sites de e-commerce atuam com a estratégia focada em sugerir outros itens para serem comprados junto com o objeto principal. Seus produtos podem aparecer entre essas opções também!

Como vender roupas e outros artigos em marketplace?

Cada marketplace disponibiliza um espaço exclusivo, com as principais informações sobre como funciona e um formulário para captar informações de lojistas interessados.

Vale preencher essa ficha para que as empresas retornem o contato. Faça isso com os canais que você quiser conhecer melhor.

Já antecipamos um ponto importante que não pode faltar na sua análise: entender o que você precisará pagar para estar em um marketplace.

Nesse quesito, saiba que os métodos de pagamento podem variar de um varejista para outro. Alguns cobram um percentual sobre cada venda realizada. Outros, podem combinar  o recolhimento de mensalidades e comissões a cada item comercializado.

É importante ficar atento às formas de cobrança empregadas e às características dos planos oferecidos nos canais que você cogita adicionar produtos do seu catálogo. 

A fase do seu e-commerce e o seu volume de vendas são indicadores relevantes para te auxiliar a escolher os planos tarifários que não comprometam seus lucros.

Assim você poderá decidir com maior segurança qual o melhor custo-benefício para o seu negócio e começar a vender roupas online com sucesso. 

Quanto mais completa for a sua pesquisa, melhor preparado você estará para escolher o marketplace ideal para o seu negócio!

Falando nisso, que tal conferir a lista que preparamos para te ajudar nessa busca de qual marketplace você poderá ingressar? Vem com a gente!

1- Dafiti

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Variedade de categorias é um dos diferenciais da Dafiti. Imagem: Reprodução Dafiti

De acordo com a Dafiti, cerca de 30% dos consumidores brasileiros acessam a o marketplace da marca. É uma visibilidade bastante considerável, não é mesmo?

Além disso, uma característica marcante é o canal não ser voltado apenas à moda feminina, como pode parecer à primeira vista. 

Pelo contrário, a variedade de categorias disponíveis é outro diferencial que torna a Dafiti uma alternativa interessante para vender roupas online.

O que você poderá vender: 

  • Moda feminina, masculina e infantil
  • Roupas
  • Calçados
  • Acessórios
  • Perfumaria e Beleza
  • Cama, mesa e banho
  • Equipamentos esportivos
  • Suplementos para atletas

Para saber como vender na Dafiti acesse este link.

2 – Zattini

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Imagem: Zattini (reprodução)

Para os lojistas que desejam ver seus produtos em uma vitrine lifestyle, a Zattini também ocupa um lugar de destaque no e-commerce nacional. 

Lançada em 2014, a Zattini é uma empresa do Grupo Netshoes, tradicional marketplace de artigos esportivos (e que iremos falar mais adiante) comprado pelo Magazine Luiza.

A plataforma tem um molde bem semelhante ao da Dafiti, oferecendo uma série de categorias para encaixar diversos tipos de produtos diferentes.

Conforme informa a Zattini, o site é o segundo maior canal de moda do país e recebe mais de 5 milhões de visitantes por mês. 

Portanto, é outra opção quando o assunto é flexibilidade para vender roupas: várias subcategorias dentro dos segmentos de Moda e Beleza. 

O que você poderá vender: 

  • Moda adulto e infantil
  • Roupas
  • Acessórios
  • Calçados
  • Beleza
  • Plus Size

Para saber como vender na Zattini acesse este link.

3 – Netshoes

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Imagem: Netshoes (reprodução)

Quando o assunto é moda esportiva certamente o nome Netshoes vem na nossa cabeça quase que instantaneamente, né? Bom, não é à toa. 

O Grupo Netshoes é conhecido como um dos maiores comércios eletrônicos de produtos esportivos da América Latina. Segundo a Netshoes, mensalmente suas páginas recebem mais (pasmem!) 54 milhões de visitantes!

Entretanto, diferentemente dos marketplaces anteriores que mencionamos aqui, agora estamos falando de um canal com um nicho mais fechado.

Então, somente quem tiver itens ligados à prática de esportes poderá atuar nesse canal. 

A exceção poderia ficar por conta dos eletrônicos, que podem fugir um pouco e não precisam ter, necessariamente, uma conexão tão forte com o universo fitness.

O que você poderá vender: 

  • Calçados 
  • Roupas esportivas masculinas, femininas e infantis
  • Acessórios
  • Equipamentos
  • Suplementos para atletas
  • Eletrônicos

Para saber como vender na Netshoes acesse este link.

4 – Amazon

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Imagem: Amazon (reprodução)

Claro que não poderíamos deixar de fora da nossa lista a gigante do varejo digital: a Amazon.

A empresa de Jeff Bezos é uma das que mais cresce no mercado, fato que contribui para apontar os holofotes para essa vitrine. 

Esse fato talvez faça muita gente se perguntar: “será que eu posso criar um catálogo de produtos lá também?”

E a resposta é: sim! A Amazon está entre os marketplaces que você deve considerar ingressar. E a gente explica por quê!

 Quando o assunto é vender, não há limitações para a variedade de categorias que os lojistas podem se enquadrar. 

As opções vão desde roupas, higiene e limpeza, passando por ferramentas de construção, eletrônicos e até livros.

Ao contrário dos marketplaces de nicho focados somente em moda, na Amazon é possível vender muita coisa! 

Por outro lado, a concorrência entre os artigos também acaba sendo grande, já que pode haver uma variedade maior de opções e lojistas para o público comparar. 

Coloque isso na balança quando for avaliar os prós e contras na sua pesquisa de marketplaces, ok?

O que você poderá vender: 

  • Moda adulto e infantil
  • Roupas
  • Calçados
  • Acessórios
  • Eletrônicos
  • Beleza e Cuidados Pessoais
  • Livros e e-books
  • Ferramentas
  • Jóias
  • Alimentos e Bebidas
  • Pet Shop
  • Informática
  • Peças automotivas
  • Artigos Esportivos
  • Cama, Mesa e Banho
  • Eletroportáteis
  • Suplementos para atletas

Para saber como vender na Amazon acesse este link.

5 – Elo7

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Imagem: Elo7 (reprodução)

Produz suas próprias peças? Atua com produtos personalizados? Tem um marketplace especializado nesse tipo de venda: o Elo7.

Conhecido como um canal no nicho de Artesanato, o Elo7 é o meio ideal para montar o seu catálogo online quando seus itens são peças customizadas.

De acordo com os principais números divulgados pelo canal, o site recebe conta com 80 mil lojistas que formam juntos um catálogo com 3,5 milhões de produtos.

Esse site certamente está entre os procurados pelo público interessado em artigos com uma pegada mais artesanal ou que permite algum tipo de personalização.

Então, se você trabalha com itens de fabricação própria e se identifica com esse perfil, aproveite para conhecer melhor o Elo7!

O que você poderá vender: 

  • Roupas adulto e infantil
  • Acessórios
  • Bijuterias
  • Bolsas e carteiras
  • Casa e decoração
  • Saúde e Beleza
  • Pet shop

Para saber como vender no Elo7 acesse este link.

6 – Mercado Livre

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Imagem: Mercado Livre (reprodução)

Não poderíamos deixar de fora da nossa lista um dos marketplaces mais conhecidos do país: o Mercado Livre.

A característica marcante aqui é a facilidade para começar a vender roupas na plataforma, pois basta fazer o seu cadastro para começar a oferecer seus produtos rapidamente.

Portanto, o Mercado Livre (assim como o Facebook, do qual falaremos a seguir), é o marketplace que permite a maior agilidade para se iniciar a comercializar artigos online. 

Isso porque logo após fazer o seu cadastro na plataforma, você será guiado em um tutorial para criar o anúncio do seu primeiro item. O processo é bastante intuitivo e simples

O que você poderá vender:

  • Roupas masculinas, femininas e infantil
  • Calçados
  • Acessórios
  • Bolsas
  • Informática
  • Casa, Móveis e Decoração
  • Eletrodomésticos
  • Eletrônicos
  • Beleza e Cuidados Pessoais
  • Esportes e Fitness

Para saber como vender no Mercado Livre acesse este link.

7 – Facebook Marketplace

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Imagem: Facebook (reprodução)

Tão fácil e rápido quanto o Mercado Livre, o Facebook Marketplace também é uma solução para quem quer começar a vender o quanto antes

E para quem ainda não está familiarizado com o “braço varejista” da rede social criada por Mark Zuckerberg, fique ligado em mais este canal de vendas!

Chamamos a sua atenção para para esse meio, pois o Facebook vai muito mais além da maior rede social do mundo: é uma ótima estratégia de relacionamento com o público.

E o melhor: gratuitamente, já que o Facebook não exige nenhuma taxa ou percentual sobre as suas vendas!

O que você poderá vender:

  • Roupas masculinas, femininas e infantil
  • Calçados
  • Acessórios
  • Bolsas
  • Informática
  • Casa, Móveis e Decoração
  • Eletrodomésticos
  • Eletrônicos
  • Beleza e Cuidados Pessoais
  • Esportes e Fitness

Para saber como vender no Facebook Marketplace acesse este link.

8 – Tricae

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Imagem: Tricae (reprodução)

Se o seu público é formado por crianças então o marketplace da Tricae é a oportunidade ideal para o seu negócio. 

O mesmo vale para quem vende moda adulta, mas também oferece peças infantis. Você pode destinar o seu catálogo infantil para a visibilidade desse marketplace de nicho!

A dica aqui então é: invista nesse canal para ter os produtos destinados aos pequenos em uma vitrine especialmente procurada pelos pais!

O que você poderá vender: 

  • Roupas infantis
  • Calçados
  • Brinquedos
  • Móveis e artigos de decoração para quartos infantis
  • Moda e acessórios para gestantes
  • Material escolar como estojos, mochilas e lancheiras

Para saber como vender na Tricae acesse este link.

9 – Kanui

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Imagem: Kanui (reprodução)

Aqui temos mais uma alternativa focada no nicho de Moda Esportiva e Acessórios online. E é por isso que a Kanui também está na nossa listagem de marketplaces que devem ser considerados.

Criada em 2011 pelo grupo alemão Rocket Gmbh, a Kanui abre espaço para formar um grande catálogo coletivo repleto de artigos de grandes marcas (o que por si só já serve de atrativo do site). 

Porém, sem deixar de fora linhas menos conhecidas pelo público também. Ou seja, vale a pena conferir e ver se encaixa no seu modelo de negócio!

O que você poderá vender: 

  • Roupas esportivas e street style para adultos
  • Calçados
  • Acessórios
  • Suplementos para atletas
  • Artigos esportivos

Para saber como vender na Kanui acesse este link.

Conclusão: tenha sucesso em sua jornada!

Se você chegou até aqui, acreditamos que a leitura tenha aguçado a sua curiosidade e respondido as suas primeiras dúvidas. Ótimo!

Torcemos fortemente para termos contribuído com mais um passo importante na sua jornada empreendedora. 

Bom, mas não poderíamos concluir este artigo sem deixar clara a importância de uma boa pesquisa antes de tomar qualquer ação decisiva no seu negócio. Ou na abertura dele, não é mesmo?

Trouxemos aqui alguns exemplos de marketplaces de nicho e também outros mais amplos. Tudo para você começar o seu checklist de plataformas a serem conhecidas. 

Então, use este artigo como um guia inicial nesse processo e inclua outros marketplaces na sua própria lista de possibilidades antes de escolher o canal ideal.

Desejamos muito sucesso em seu caminho e estaremos sempre aqui como uma fonte de consulta e aprendizado sempre que você precisar. 

Ah, aproveite e se inscreva na nossa newsletter. Assim você se mantém sempre por dentro das tendências do e-commerce! 

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